
Futebol Formação
Exclusivo Leonino - Treinador do Sporting safou-se da despromoção, mas vai sair no final da época
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de sub-23 do Sporting CP venceu, esta terça-feira, 3 de fevereiro, o Estoril Praia, por 3-0. Aos 38 minutos, Matheus Nunes inaugurou o marcador. Na segunda parte, João Oliveira, de grande penalidade, fez o 2-0. Já ao cair do pano, Loide Augusto apontou o terceiro e último golo do encontro. Com esta vitória, o conjunto de Leonel Pontes sobe, à condição, ao segundo lugar da Liga Revelação, com 33 pontos.
Os jovens leões entraram fortes e, logo no começo da partida, ganharam dois pontapés de canto. Aos nove minutos, Tomás Silva deu novo aviso e rematou ao lado da baliza defendida por Vladimir Stojković. Passados dez minutos, o capitão leonino tentou, novamente, a sua sorte, mas o remate voltou a não levou a melhor direção.
Por esta altura, o Sporting CP ia tendo mais bola, mas não era capaz de ferir os canarinhos, que, por sua vez, iam tentando sair em transições rápidas, embora sem grande sucesso. Com o decorrer do jogo, os leões subiram as suas linhas de pressão e intensificaram a pressão sobre o conjunto de Vasco Costa. Assim, com toda a justiça, aos 38 minutos, Matheus Nunes, do meio da rua, disparou uma bomba para o fundo das redes. Uma autêntica obra de arte do médio brasileiro, que assinou o terceiro golo esta temporada.
Até ao intervalo, os comandados de Leonel Pontes até podiam ter chegado ao 2-0, por intermédio de Miguel Luís, mas Stojković segurou estorilistas no jogo. Assim, as equipas recolheram ao balneário com 1-0 favorável à equipa verde e branca. Um resultado que premiava a maior iniciativa do Sporting CP.
No início dos segundos 45 minutos, a contenda voltou a uma toada mais combativa e menos bem jogada. O vento que se fazia sentir no Estoril em nada ajudava os jogadores. No entanto, perante o balancear para o ataque do Estoril Praia, os sub-23 leoninos souberam aproveitar o espaço concedido pelos canarinhos e, aos 62 minutos, ampliaram a vantagem. No corredor direito, Tiago Rodrigues tirou Tote Gomes do caminho, que, já dentro da grande área, carregou o avançado em falta. O árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Na conversão, João Oliveira não facilitou e fez o 2-0. Era o golo da tranquilidade para o Sporting CP.
Aos 65 minutos, Diogo Brás e Miguel Luís deram o lugar a Loide Augusto e Bruno Paz. Nota para a exibição consistente do médio verde e branco, que aproveitou para ganhar ritmo competitivo na Liga Revelação. Pouco depois, aos 74 minutos, Nuno Moreira, o herói do dérbi, substituiu Tomás Silva.
Até final da partida, houve tempo ainda para o terceiro golo verde e branco. Num contra-ataque, Nuno Moreira para o recém-entrado Loide Augusto, que, na cara de Vladimir Stojković, ainda permitiu a defesa ao guarda-redes canarinho, mas, na recarga, fez o 3-0 e fechou as contas.
Desta forma, os sub-23 do Sporting CP triunfaram no António Coimbra da Mota e sobem, à condição, ao segundo lugar da Liga Revelação, com 33 pontos, ficando à espera do desfecho do embate entre SC Braga e SL Benfica. Na próxima jornada, os leões recebem o Rio Ave. A partida realiza-se este sábado, 7 de março, pelas 11h00, no Estádio Aurélio Pereira.
Conjunto verde e branco disputou, este domingo, mais uma jornada na luta pelo campeonato nacional, que está bem colocado para conseguir
|
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Casa Pia por 2-1, este domingo, dia 13 de abril, em jogo a contar para a 10ª. jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão sub-17. Os leões somaram um triunfo importante, depois de vencerem o Leixões na última ronda.
A jogar no reduto adversário, a formação verde e branca dominou a primeira parte por completo. O primeiro golo chegou logo aos sete minutos, por Sandro Gamboa. Já na reta final do primeiro tempo, Simão Soares atirou a contar e dobrou a vantagem dos leões. A partida seguiu com esse 2-0 para o descanso.
Na segunda parte, os leões tentaram gerir a vantagem que traziam do intervalo, pausando o jogo e fazendo posses de bola mais longas. O plano resultou: o Casa Pia ainda conseguiu reduzir, mas não foi para além desse único golo e o encontro chegou ao fim com vitória do Sporting por duas bolas a uma.
Com esta vitória - a 20.ª em 29 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 28 pontos neste apuramento de campeão nacional e lideram a tabela da prova. O Benfica é segundo (26, menos um jogo). O Porto é terceiro com 23, na mesma condição dos encarnados. Na próxima jornada, o Sporting recebe o Braga. O encontro está marcado para sábado, dia 19 de abril, às 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: William Lodmel, André Machado, Duarte Correia, Jakub Stasiak, Diego Coxi, Sandro Gamboa, Ansumane Junior, Cleusio Garrafa, Manuel Lamuria, Simão Soares e José Garrafa. No banco de suplentes começaram Alexey Perestov, Daniel Ciesielski, Santiago Fernandes, Suleimane Baldé, Carlos Frederico, Leonardo Tavares, Brandão Batista, Ricardo Yordanov e José Mendes.
Emblema leonino não deu hipóteses, em casa, diante da turma algarvia e sobe, à condição, ao primeiro lugar da tabela classificativa
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Farense por 4-0, em jogo a contar para a décima jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. O Clube de Alvalade regressou assim aos triunfos, depois da derrota na última ronda diante do Porto (4-2).
A jogar em casa, os leões entraram bem no jogo e dominaram toda a primeira metade. Reisson Batista abriu o marcador logo aos 12 minutos de jogo, com Leonardo Damião a aumentar a vantagem Leonina dez minutos depois. Aos 32 minutos, a apenas oito do intervalo, foi a vez de Martim Ribeiro, irmão de Rodrigo Ribeiro (emprestado ao AVS) também fazer o gosto ao pé.
Na segunda metade, a turma algarvia ainda tentou reduzir, mas o emblema verde e branco voltou a marcar, aos 52 minutos, por Yanick Filipe e com o 4-0 no marcador foram controlando e mandando no jogo. Até ao final, o marcador não sofreu mais alterações.
Com esta vitória - a 19.ª em 28 jogos esta temporada - os comandados de António Cruz estão, à condição, no primeiro lugar com 21 pontos. O Porto é quarto com 19, mas tem menos um jogo disputado. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 27 de abril, diante do Belenenses, às 11h00, no Restelo.
A equipa apresentada pelo Sporting foi composta por: Guilherme Pinto (Guarda-redes), Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.
Equipa verde e branca esteve na frente do marcador, mas permitiu a cambalhota no marcador e pode perder a liderança já nesta jornada
|
A equipa de juniores do Sporting perdeu com o Farense (2-1), este sábado, dia 12 de março, em jogo da nona jornada da Fase de Manutenção. Os sub-19 leoninos voltaram às derrotas, depois da vitória com o Lusitânia na última partida. Têm o primeiro lugar do grupo de despromoção do campeonato nacional sub 19 em risco.
Num duelo disputado no reduto do adversário, em Faro, os jovens verdes e brancos começaram o encontro por cima, mas não conseguiram materializar as oportunidades criadas em golo. A primeira parte ficou marcada por falhas na finalização, e chegou ao fim com o nulo no marcador.
Na etapa complementar, tudo diferente: o Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador aos 59 minutos. Os leões pareciam entrar numa fase de maior controlo do jogo, mas acabaram por levar um balde de água gelada - golos do Farense aos 74 e 76 minutos da partida permitiram a reviravolta da equipa da casa. O resultado não se voltou a alterar apesar das tentativas verdes e brancas e Clube de Alvalade saiu mesmo derrotado do Algarve.
Com esta derrota - a 11ª em 35 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel continuam na primeira posição desta fase, mas à condição - com 27 pontos, mais dois que o Mafra (25), que tem menos um jogo. Os leões já têm a manutenção garantida. Relembrar que, desde a época 2002/03, que o Sporting não ficava fora da fase de apuramento de campeão nacional de juniores.
A equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco foi composta por: Luka Petric, Konstantin Nikitenko, Francisco Machado, Cristiano Palamarchuk, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Erik ngebrethsen, Diogo Martins e Sérgio Matos. No banco de suplentes estiveram Tiago Leitão, Rodrigo Quintiães, Luís Gustavo, Bento Estrela, João Rodrigues, Rodrigo Viola, Miguel Almeida, Tomás Mendes e Frederico Gomes.
Reveja um dos melhores momentos da época dos sub 19 do Sporting:
Exclusivo Leonino - Treinador do Sporting safou-se da despromoção, mas vai sair no final da época