Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA EM DISCUSSÃO NO SPORTING COM RUMO

Conversa entre Agostinho Abade, Carlos Vieira, Eduardo Baptista Correia, Miguel Frasquilho, Ricardo da Silva Oliveira e Sérgio Cintra foi moderada por Henrique Monteiro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A sustentabilidade financeira do Sporting CP foi o tema dominante do quarto debate das jornadas "Sporting Com Rumo", que decorreu esta quarta-feira, 24 de junho, no Tagus Park.

O debate contou com a presença de Agostinho Abade, Carlos Vieira, Eduardo Baptista Correia, Miguel Frasquilho, Ricardo da Silva Oliveira e Sérgio Cintra e foi moderado por Henrique Monteiro. Um dos pontos que reuniu maior consenso entre os presentes foi o de que o contexto de crise que todo o planeta está a viver pode ajudar os leões a aproximaram-se dos seus rivais visto que todos terão de fazer cortes orçamentais.


Neste sentido, Carlos Vieira, ex vice-presidente do Clube, afirmou que o Sporting CP tem "uma oportunidade única de repor alguma justiça financeira que foi originada no descalabro financeiro do projeto Roquette". Sérgio Cintra, administrador da Santa Casa, partilhou da posição defendida por Carlos Vieira, justificando que o Clube tem de olhar para o modelo de negócio "não como solução local ou portuguesa, mas dentro do que irá acontecer no panorama europeu".


Miguel Frasquilho, Presidente do Conselho de Administração da TAP, considerou que, para se alcançar a sustentabilidade financeira, é preciso "gerir com competência e liderança", mas tem visto "pouco disso no Sporting CP". Miguel Frasquilho deixou ainda elogios à contratação de Rúben Amorim: "Pode ser um ato de gestão muito valioso. Fomos contratar um líder".

Por sua vez, Ricardo Oliveira, um dos promotores da iniciativa, foi claro na defesa da manutenção da maioria do capital social da SAD por parte do Clube: “O Sporting CP deve manter, e tem todas as condições para o fazer, o controlo da SAD. Os números demonstram isso mesmo”.


As jornadas "Sporting Com Rumo" prosseguem na próxima terça-feira, 30 de junho, com o tema do debate a ser "Futebol e Modalidades". Rui Miguel Mendonça moderará o debate entre Francisco Marcos, Luis Natário, Marco Caneira, Ricardo Pereira, Rui Oliveira e Toni Bessone de Basto.


Clube

MOVIMENTO HOJE E SEMPRE SPORTING PEDE ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS E MUDANÇA NO MÉTODO DE VOTO

Adeptos do Clube de Alvalade enviaram documento a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões

  |

Icon Comentário0

André Dias Ferreira, José Pedro Dionísio e Afonso Pinto Coelho, dando voz ao Movimento Sporting com Votos nos Núcleos, pedem alterações ao método de voto no Clube de Alvalade. Os Sócios dos verdes e brancos enviaram as mudanças a realizar, num documento direcionado a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões.

"Um grupo de mais de uma centena de sócios, denominado “Sporting com voto nos núcleos” considera que os núcleos são espaços de “Sportinguismo”, que podem e devem ser utilizados para reforçar a democracia interna do clube, através da sua utilização como plataformas eleitorais numa lógica de proximidade com os sócios do Sporting", pode ler-se.


"O grupo, que junta sócios muito diversificados em termos de anos de filiação, pretende um aproximar dos sócios de todo o país ao Clube, fazendo jus à designação de “Clube de Portugal”, correspondendo à dinâmica nacional, bem visível nas recentes comemorações do título nacional de futebol", prosseguem.


"Nesta fase, ao abrigo dos números 2 a 4 do artigo 47º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, a proposta pretende uma descentralização em 7 locais de votos: um por cada grande região do Continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), Madeira e Açores, em sistema de mobilidade, como o realizado nas recentes eleições europeias", continuam.

"Os signatários pretendem a introdução na ordem de trabalhos da próxima reunião da Assembleia Geral do Clube, que deverá ser realizada até final de junho, de um ponto de discussão e votação da proposta de alteração ao regulamento da Assembleia Geral, conforme documento enviado hoje às 11h15m, via correio eletrónico, ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal, Dr. João Palma", terminam.



Clube

OBRAS EM ALVALADE A TODA A VELOCIDADE: MUDANÇAS RÁPIDAS TÊM DADO O QUE FALAR ENTRE ADEPTOS DO SPORTING

Direção verde e branca continua com alterações no reduto dos leões, com o intuito de modernizar o espaço

Mudanças em Alvalade têm dado que falar
Mudanças em Alvalade têm dado que falar

  |

Icon Comentário0

Como já antecipado pelo diário desportivo Record, o Sporting está mesmo com o pé no acelerador no que concerne às obras em Alvalade: após ter procedido à desmontagem do ecrã gigante do topo Sul do reduto principal dos leões, a estrutura verde e branca já está mesmo a intervencionar o que foi edificado na bancada Norte.

É importante ressaltar que o objetivo deste projeto, ‘Alvalade 2.0’, é desmantelar os objetos que remontam à fundação do Estádio, ou seja, agosto de 2003, colocando novos, mais funcionais e modernos. Desde que Frederico Varandas tomou posse no Sporting, em 2018, a Direção tem vindo a tomar largos passos em direção à melhoria das infraestruturas do Clube, ação que tem sido do agrado da comunidade leonina.

Vale lembrar que este projeto incidiu, para além dos dois ecrãs gigantes, sobre os anéis anteriores, as casas de banho e os elevadores. Será ainda inaugurado, na próxima época, um novo espaço – o ‘SCP Business Hub’, que servirá para receber diversos eventos e para ‘cowork’ fora dos dias de jogo.

De igual modo, o fosso de Alvalade vai ser alvo de alterações, sendo que o Sporting vai mesmo dar início às obras com o intuito de fechar o mesmo. Devido à dimensão da obra, a conclusão da mesma só será possível perspetivar durante a época de 2025/26, que também corresponde à última do mandato dos atuais órgãos sociais. Importa ainda ressalvar que os leões já renovaram toda a zona das bilheteiras em redor do Estádio.

No confronto da Seleção frente aos finlandeses, no dia 4 de junho, as obras nas bancadas já estavam à vista: segundo imagens divulgadas pelos vários meios de comunicação, os camarotes do Estádio estavam a ser intervencionados ao mesmo tempo que ocorreu o combate, tanto que nem sequer receberam público na partida amigável. Assim, o objetivo desta intervenção assenta na modernização e melhoria das condições dos camarotes.

Recorde aqui este grande momento no Estádio José Alvalade:



Clube

MODELOS DE GESTÃO DISCUTIDOS NO ‘SPORTING COM RUMO

Tomás Froes, Salema Garção, Poiares Maduro e Rui Calafate foram os convidados deste debate

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na noite passada de terça-feira, o ciclo de debates do ‘Sporting com Rumo’ regressou, com um debate sobre o tema “Estratégia Institucional e Segurança”, moderada por Carlos Andrade. Desta feita, os convidados foram Tomás Froes, Salema Garção, Poiares Maduro, Carlos Anjos e Rui Calafate, todos eles com opiniões bem distintas sobre os diferentes modelos de gestão desportivos.

Assim, nesta noite, ficou a saber-se que, dos convidados, apenas Tomás Froes concorda com a venda da SAD que, através da Sporting SGPS, continua a pertencer aos leões, explicando os seus motivos: “Cada dia que passa, o Sporting CP perde valor e, se não nos anteciparmos e vendermos a maioria do capital social da SAD, arriscamo-nos a vender a um qualquer agiota, que comprará o Clube por um valor muito menor", disse Tomás Froes, que falou ainda de "um grupo de investidores portugueses, competentes, que podem atrair profissionais de qualidade" para Alvalade.


Já Poiares Maduro, apresentou uma opinião diferente da anterior. “Discordo que a SAD seja maioritariamente detida por um grupo de investidores privados ou que fique à mercê de um 'sugar daddy', que venha cá meter dinheiro. Há clubes servidos por grandes profissionais, na Europa, e que continuam a ser geridos... como clubes", exemplificando com o caso do Bayern Munique, que tem a liderança separada da gestão.


Salema Garção e Rui Calafate, ainda são os que concordam com modelos de gestão mais semelhantes, alimentando a ideia de uma liderança e gestão que tenham a mesma pessoa, isto é, o presidente que os Sócios do Clube elegem.

"O que nós precisamos é de uma estrutura profissional, de falar verdade aos sócios, profissionalismo com competência. O presidente do Sporting tem de saber tudo, mas tem de ter gente que saiba mais do que ele nas diversas áreas", esclareceu Rui Calafate, que ainda criticou os grupos que têm “minado” o Clube ao longo de décadas.


"Não pode ser o clube dos jantares da Lapa e dos almoços da Quinta da Marinha. Em 2013, quando quis candidatar-se à presidência do Sporting, Luís Figo teve de deslocar-se a uma estância de neve na Suíça para pedir autorização a José Maria Ricciardi e a Alexandre Patrício Gouveis", contou.

Para colocar um ponto final neste assunto, Poiares Maduro aproveitou para terminar e lembrar a importância de colocar um ponto final neste tempo, que há muito se tem vindo a discutir no Clube.

“No ambiente balcanizado que se vive dentro do Sporting CP, não através do silenciamento ou suprimindo as vozes dos divergentes. A concentração do poder traz opacidade. Temos de ter transparência em relação a todos os aspetos", terminou.

Para assistir à sessão completa, veja o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=GK-qYiCrY3c

Fotografia de Record.

 

 

 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO
Clube

REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO

 

Icon Comentário0
TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING
Clube

TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’
Clube

SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’

 

Icon Comentário0