
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
21 Mai 2025 | 17:16 |
Extra Sporting; A Polícia Judiciária deteve, esta quarta-feira, dia 21 de maio, três pessoas suspeitas de terem introduzido na cadeia de abastecimento da TAP peças de motores não certificadas. Os mesmos estão indiciadas por burla, falsificação de documentos, administração danosa, atentado à segurança de transporte por ar, branqueamento, corrupção e fraude fiscal.
O caso que levou agora a dez buscas nas regiões de Lisboa, Margem Sul, Alentejo, Algarve e interior do país foi denunciado em 2023, pela própria companhia aérea em causa, que detetou que uma empresa de fornecimento de peças vendia material não certificado.
Segundo a PJ, o fornecimento de peças e componentes aeronáuticos a companhias de transporte aéreo e às respetivas unidades de manutenção era acompanhado "de documentação de certificação que se suspeita ter sido forjada". Estes componentes, classificados não cumprirão com os requisitos exigidos pelos fabricantes originais.
A TAP comunicou a deteção dos componentes suspeitos às entidades nacionais e internacionais competentes em matéria de segurança da navegação aérea, "contribuindo assim para a mitigação de quaisquer riscos e para uma rápida intervenção das autoridades de segurança aeroportuária a nível internacional", explica a PJ.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação. “Confirma-se que houve buscas esta quarta-feira relacionadas com um caso judicial em que a TAP é denunciante e sobre o qual não fazemos comentários”, disse fonte oficial da empresa à agência Lusa.
Alerta foi dado pelas 06h00 à Polícia de Segurança Pública, mas caso passou para a Polícia Judiciária, que prossegue com as devidas operações no local
30 Jul 2025 | 18:10 |
O corpo de um homem foi encontrado decapitado, esta madrugada de quinta-feira, dia 30 de julho no Pátio Salema, adiantou uma fonte da Polícia Judiciária (PJ), depois de acionada pela Polícia de Segurança Pública (PSP). O caso em causa está a chocar o país.
Segundo a fonte, o alerta foi dado à PSP e a PJ encontra-se no local onde foi encontrado o corpo, com elementos da secção de homicídios e peritos da polícia científica. A cabeça "não se encontra no local onde foi encontrado o corpo", que foi entretanto transportado para o Instituto de Medicina Legal.
O alerta foi dado pelas 06h00 à PSP e foi dado, via 112, cerca, dando conta da descoberta do cadáver de um homem, cuja idade e identidade ainda se desconhecem, perto do Teatro Nacional D. Maria II. O Pátio Salema é uma rua estreita e sem saída, que se inicia no Largo de São Domingos, nas traseiras do Rossio, no centro histórico de Lisboa.
Nas redes sociais, os portugueses manifestaram a incredulidade pelo crime ocorrido: "Como é que isto é possível? Em plena capital? Já não estamos seguros em lado nenhum" ou "Não entendo como acontecem coisas destas num País que apregoa ser um dos mais seguros do Mundo..." são alguns dos comentários sobre o homicídio em causa.
"Antes, uma noticia dessas, cá em Portugal era logo um desastre nacional e hoje parece que já começa a ser normal no dia a dia. Este pais está a mudar para bem pior e vê se diariamente" ou "Costumava ouvir este tipo de notícias em outros países!! Isto preocupa-me", pode ler-se.
Comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu que operacionais foram encaminhados para o hospital
29 Jul 2025 | 18:51 |
Quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, esta terça-feira, dia 29 de julho, durante o combate ao incêndio que deflagrou nos últimos dias, em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo. O comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que os operacionais foram encaminhados, por precaução, para o hospital de Santa Luzia.
“São ferimentos ligeiros como entorse, uma pequena queimadura num braço e numa perna. Situações muito ligeiras”, explicou em declarações à Agência Lusa. Relativamente à frente ativa na zona da Ermida, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Rui Costa adiantou que o fogo “arde com pouca intensidade” e está a ser “devidamente acompanhado pelos meios terrestres”.
“Os trabalhos estão a ser lentos, mas tudo a decorrer conforme planeado. Há equipas em terra a consolidar o incêndio. Há um helicóptero a trabalhar. Não está nenhuma aldeia em perigo. Está tudo perfeitamente controlado”, garantiu. O responsável reconheceu que a população possa sentir alguma preocupação devido ao fumo visível.
Mais de 80% dos concelhos das regiões Norte, Centro e Algarve estão esta terça-feira em perigo muito elevado ou máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo devido às temperaturas elevadas estende-se a quase todo o país, com exceção do distrito de Faro.
Nas regiões do Norte e Centro, praticamente todos os concelhos apresentam risco muito elevado ou máximo. No litoral norte, apenas os concelhos de Esposende (Braga), Póvoa de Varzim (Porto), Murtosa, Aveiro e Ílhavo (todos no distrito de Aveiro) estão em perigo moderado.
Autarca social-democrata, que já ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, disse temer que a “situação se agrave" nas próximas horas
28 Jul 2025 | 18:34 |
O fogo que deflagrou no sábado, dia 26 de julho, em Ponte da Barca, e lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês continua a ser combatido por quase quatro centenas de operacionais. Há, nesta altura, cinco meios aéreos a ajudar no combate às chamas, mas já chegaram a ser sete - entre eles quatro meios vindos de Espanha. O incêndio continua ativo com duas frentes.
Augusto Marinho: "Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra"
O presidente da Câmara do município relata as últimas horas no teatro de operações: "É um cenário muito complicado, com uma extensão grande, com muitos reacendimentos próximos das populações. Há sítios em que a população está sozinha porque os meios estão empenhados em vários teatros, não se podem desdobrar. Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra", afirmou Augusto Marinho, em declarações à agência Lusa.
Augusto Marinho adiantou que, "graças aos operacionais no terreno, para já, não há ainda casas" afetadas. "Em algumas situações acho que Deus também meteu a mão", desabafou o autarca social-democrata, visivelmente transtornado pelos incêndios na região.
Augusto Marinho: "Fogo já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas"
O fogo "já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas, entre outros", referiu, acrescentando que falou com o secretário de Estado da Proteção Civil que lhe "assegurou que todos os meios aéreos disponíveis” estavam alocados ao fogo de Ponte da Barca.
O presidente da junta de freguesia de Ermida afirma que os meios aéreos se atrasaram no combate às chamas, esta manhã. "Começaram a atuar pelas 9h20 e estava previsto ser às 8h40", afirmou Francisco Lopes. O atraso, defende, poderá ter prejudicado o combate ao incêndio. "Faz toda a diferença. É um terreno acidentado (...). Tinha de ser mesmo através de meios aéreos. E isso dificultou o combate às chamas", referiu,