Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

Técnico do Sporting 'abanou' Benfica e atira: "Uma época perfeita"

Treinador dos verdes e brancos reconhece a qualidade da temporada realizada pelos seus atletas, mas sublinha que, no Clube de Alvalade, se ambiciona sempre mais

Após a conquista do triplete do Sporting diante do Benfica, o treinador destacou a “época perfeita” dos seus atletas
Após a conquista do triplete do Sporting diante do Benfica, o treinador destacou a “época perfeita” dos seus atletas

12 Mai 2026 | 14:33 |

Icon Comentário0

O voleibol masculino do Sporting concluiu, na semana passada, “uma época perfeita”, ao conquistar o bicampeonato com uma vitória confortável na final sobre o Benfica, por 3-0, defendeu o treinador João Coelho, em entrevista à Lusa.


João Coelho: "Era inimaginável ter este nível de rendimento"


“Se pudermos falar de uma época perfeita e de atingirmos um patamar de excelência, acho que podemos olhá-la como uma referência. Acho que sim, acho que era inimaginável ter este nível de rendimento, este nível de prestação e esta constância contra um grande rival, que não desaprendeu de um dia para o outro”, esclareceu o técnico.


O Sporting não se limitou a ganhar ao Benfica, fê-lo de forma categórica, ao impor-se nos três jogos e em todos os sets da final da Liga portuguesa de 2025/26. “Se olharem aos números, talvez tenha parecido um diferencial maior do que seria suposto. (...) Assistimos à nossa melhor versão na final e a cada ponto jogávamos melhor. (...) Acho que ganhámos porque fomos melhores, claramente melhores. Esse é o nosso grande mérito, mas não foi fácil”, assinalou o treinador de 44 anos.

Na época passada, verdes e brancos tiveram de revirar um resultado negativo, pela primeira vez na sua história, de 0-2 para se imporem por 3-2 perante um finalista - igualmente as águias - com a vantagem de atuarem em casa na 'negra'.


“A equipa é mais forte este ano. Acho que esse também é outro elogio que se pode fazer: jogámos melhor, dominámos mais fases do jogo, que o ano passado não dominávamos. Defendemos um pouco mais (...), fomos dominadores no 'side out', algo em que o Benfica tem sido superior. Mantivemos todas as outras características do jogo e isso permitiu-nos encerrar com números que não eram esperados de nenhuma das partes”, reforçou.

O Sporting começou a final por vencer em casa, por 3-0, no dia 25 de abril, pelos parciais de 25-23, 28-26 e 25-19 e, a cada encontro, a superioridade leonina foi-se acentuando. Ganhou na visita ao pavilhão dos encarnados, a 2 de maio, por 25-18, 25-22 e 25-22 e, de forma ainda mais clara, numa nova receção ao rival, a 6 de maio, por 25-18, 25-17 e 25-19.

João Coelho: "Não vai ser sempre fácil"

Ninguém diria que seria em três jogos e ninguém diria que seria 9-0 em sets. Quem viu a final da Taça de Portugal, quem viu a própria Supertaça, não diria que seria tudo assim tão fácil. (...) Não vai ser sempre fácil. Podia ter sido 3-2 na mesma. Podíamos ter estado abaixo em jogos. Podíamos ter o fator a casa, que só conquistamos na última jornada, e não fazer dele uma mais-valia”, assinalou.

A “época perfeita” dos comandados de João Coelho teve o primeiro marco em outubro de 2025, com a conquista da Supertaça, graças a um triunfo por 3-1 sobre o Benfica, e o segundo ponto alto em março de 2026, com uma nova vitória na final da Taça de Portugal sobre o rival lisboeta, por 3-2.

Para o técnico, “é fundamental manter a maioria dos elementos”, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido e conseguir ambicionar mais na “participação muitíssimo meritória” na Liga dos Campeões, na qual o Sporting venceu dois jogos e perdeu quatro, terminando no terceiro lugar do Grupo D.

Claro que queremos agora manter tudo isso e perpetuar no tempo esta linha de sucesso. Manter os melhores e reforços pontuais, isso seria o ideal. Nem sempre é possível, mas um clube como o Sporting, ambicioso, quer ganhar e oferece todas as condições estruturais para que se procure diariamente um patamar de eleição. E tem que ser essa a ambição diária de quem aqui trabalha”, reforçou.


Modalidades

Confirmado! Três anos depois, craque do Sporting despede-se: "Chegou a hora de dizer adeus"

Atleta chegou ao emblema verde e branco no início da época de 2023/24, depois de uma ausência prolongada na carreira de três anos

Ozge Kinasts despediu-se da equipa de voleibol feminino do Sporting; Distribuidora de 40 anos diz adeus ao Clube de Alvalade
Ozge Kinasts despediu-se da equipa de voleibol feminino do Sporting; Distribuidora de 40 anos diz adeus ao Clube de Alvalade

07 Mai 2026 | 10:33 |

Icon Comentário0

Ozge Kinasts despediu-se da equipa de voleibol feminino do Sporting. Aos 40 anos, a distribuidora de 40 anos deixa assim o emblema verde e branco e publicou uma mensagem nas redes sociais, agradecendo aos adeptos do Clube de Alvalade.


Ozge Kinasts: "Chegou a hora de dizer adeus ao Sporting"


"Chegou a hora de dizer adeus ao Sporting. Muito obrigada pelos últimos três anos. A todos os adeptos que vieram ao Pavilhão e nos apoiaram: vocês são os melhores e eu agradeço-vos imenso. Muito obrigado por tudo", escreveu nas redes sociais.


Ozge Kinasts chegou ao Sporting no início da época de 2023/24, quando já tinha 38 anos de idade, isto depois de uma paragem de três anos. Atrás de si tinha um brilhante percurso, contando com uma Liga dos Campeões e uma CEV Challenge Cup.

Também Daniela Loureira anunciou a sua saída do Clube de Alvalade. O Sporting decidiu não acionar a cláusula de renovação de contrato da atleta, pelo que a capitã terminou a sua ligação ao emblema verde e branco (Saiba mais AQUI).


Tiago Sineiro será o treinador da equipa feminina das leoas nas próximas épocas. Natural de Matosinhos, com 36 anos, o técnico dos masculinos do Leixões desde 2021/22, foi o escolhido para sucede a João Macedo na equipa verde e branca.


Modalidades

Bicampeões! Sporting 'despacha' Benfica e faz a festa do título

Equipa de voleibol do Clube de Alvalade venceu três partidas seguidas na final da Liga UNA Seguros e fechou a temporada desportiva com mais um caneco

A equipa de voleibol do Sporting voltou a vencer o Benfica e garante a conquista do Bicampeonato, após partida no Pavilhão João Rocha
A equipa de voleibol do Sporting voltou a vencer o Benfica e garante a conquista do Bicampeonato, após partida no Pavilhão João Rocha

06 Mai 2026 | 21:29 |

Icon Comentário0

Bicampeões! A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Benfica por 3-0, esta quarta-feira, dia 6 de maio, no terceiro jogo da final da Liga UNA Seguros. Num duelo de grandes emoções da modalidade, os verdes e brancos garantiram três triunfos consecutivos e levantaram o caneco.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de 25-18, 25-17 e 25-19. Os campeões nacionais venceram a luta pelo terceiro troféu esta época, depois de também terem derrotado o rival na Supertaça (3-1) e na final da Taça de Portugal (3-2).


Com esta vitória - a 36.ª em 41 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Coelho garantiram a revalidação do título alcançado na temporada transata e ergueram o oitavo troféu do seu palmarés, o segundo de forma consecutiva.


Desta feita, depois de vencerem os primeiros três jogos numa série à melhor de cinco, a turma do Clube de Alvalade dá por terminada a sua temporada desportiva sem que tenha a necessidade de realizar qualquer partida adicional frente ao Benfica, 'despachando' o assunto.

Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira, Jan Galabov, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier, Jan Pokersnik, Armando Velásquez, Nicolás Perren, Mads Jensen e Lourenço Martins



Modalidades

Capitão do Sporting mostra-se cauteloso e não quer "dar nenhuma hipótese ao Benfica"

Líder dos verdes e brancos revela ambição para o que ainda resta disputar e apela ao apoio dos adeptos nesta fase decisiva da época

Tiago Pereira mostra-se confiante na conquista do bicampeonato nacional por parte do Sporting contra o Benfica
Tiago Pereira mostra-se confiante na conquista do bicampeonato nacional por parte do Sporting contra o Benfica

06 Mai 2026 | 12:27 |

Icon Comentário0

Depois de duas vitórias conquistadas por 3-0, a equipa de voleibol do Sporting está a um passo de se sagrar Bicampeão Nacional. Para o concretizar, terá de vencer também o Jogo 3 da final frente ao Benfica, marcado para esta quarta-feira, às 20h00, no Pavilhão João Rocha.


Tiago Pereira: "Temos de manter os índices de concentração sempre o mais alto possível"


Na antevisão ao encontro, Tiago Pereira, capitão leonino, garante que o truque passará por "manter a consistência" apresentada, também, ao longo de toda a época desportiva: “A equipa tem trabalhado muito bem ao longo de toda a época. Temos de manter os índices de concentração sempre o mais alto possível e não dar nenhuma hipótese ao Benfica para que nos possa surpreender", começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação oficiais do Clube.


Mesmo que os comandados de João Coelho somem "nove vitórias consecutivas contra o rival", Tiago Pereira sublinhou, que as duas equipas se conhecem muito bem, pelo que será difícil que uma ou outra consiga surpreender o adversário.

"Ambos os jogos, tanto o nosso como o deles, são muito esmiuçados, são estudados ao pormenor. Acho que não existe nada assim que possa surpreender muito para qualquer um dos lados. Resta-nos a nós estar no nosso melhor, fazer a nossa parte e estaremos sempre mais próximos da vitória", apontou, reconhecendo que a qualidade de ambas as equipas pode fazer o jogo pender para qualquer um dos lados.


Tiago Pereira: "Só se é campeão ao final de três"

"Nós aprendemos a lição - aprendemos ou experienciámos - o ano passado: nada está ganho quando se ganha dois jogos. Só se é campeão ao final de três. É nesse sentido que vamos abordar este jogo, como uma final, sabendo que temos de ganhar e estar no nosso melhor nível para isso. Ninguém nos vai entregar o jogo, a partida não está ganha. Não é porque vencemos os nove jogos anteriores que vamos ganhar este. Vamos agora aplicar-nos e apresentar-nos na máxima força", reforçou o capitão, destacando a importância do apoio dos Sportinguistas.

"Este pode ser o último jogo da época e nós queremos muito que eles compareçam em grande número. Tenho a certeza de que o vão fazer, mas venho apelar de qualquer das formas a que venham, a que se façam sentir, façam ouvir. Nós precisamos da força deles. Com eles, claramente, a vitória fica mais próxima. Venham dar-nos a energia que nós precisamos nos momentos chave", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! 8 anos depois, figura nuclear diz adeus ao Sporting: "Obrigado, Rui Costa"
Modalidades

Oficial! 8 anos depois, figura nuclear diz adeus ao Sporting: "Obrigado, Rui Costa"

04 Mai 2026 | 17:04

Icon Comentário0
Treinador do Sporting avisa após triunfo na Luz e deixa recado sério ao Benfica: "É para ganhar"
Modalidades

Treinador do Sporting avisa após triunfo na Luz e deixa recado sério ao Benfica: "É para ganhar"

03 Mai 2026 | 16:53

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas fecha contratação no Sporting após indicação nos bastidores
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas fecha contratação no Sporting após indicação nos bastidores

02 Mai 2026 | 14:03

Icon Comentário0