Modalidades
Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting
19 Out 2026 | 13:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
27 Mai 2020 | 18:40 |
A conquista da segunda Taça Challenge do Sporting CP faz hoje, dia 27 de maio, precisamente três (LER AQUI) e o Leonino fez questão de relembrar este feito com um dos grandes protagonistas da conquista, Hugo Canela, antigo treinador da equipa de andebol verde e branca, que esteve ao serviço leonino entre 2016 e 2019, como míster principal.
Por curiosidade, esta conquista foi mesmo a primeira alegria que Hugo Canela deu aos leões, algo que nunca irá esquecer: “Foi o primeiro título que ganhei enquanto treinador e foi logo um título internacional. Foi espetacular, acho que isso diz tudo. Primeiro título que se ganha e ser logo internacional, podendo aumentar o número de conquistas europeias para o Sporting CP foi fantástico”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.
O caminho até à vitória
Além da conquista histórica, os leões escreveram as suas páginas na Europa ainda de outra forma, vencendo todos os jogos até à final. Hugo Canela lembrou-nos a receita para esse sucesso.
“A Taça Challenge é uma competição que tem umas caraterísticas muito especiais, tínhamos uma ‘super’ equipa e as equipas que fomos apanhando foram sempre acessíveis. Fomos sempre superiores aos nossos adversários e tivemos alguma sorte também no sorteio. O facto de termos sido 100% vitoriosos tem a ver com a qualidade que a equipa tinha, eramos bastante superiores”.
Na primeira-mão, jogada em Lisboa, os leões já levavam uma vantagem de nove bolas e iam confiantes até à Roménia, ainda que com algumas reservas.
“Ficámos mais convictos quando mudaram o local onde ia ser o jogo, porque a equipa que defrontámos não jogou no seu sítio normal, porque tinha havido confusão no jogo anterior, na meia-final. Assim, sabíamos que íamos jogar num pavilhão que teria mais pessoas, mas não era a casa deles e que iriamos com uma vantagem muito confortável, além de sabermos que tínhamos mais qualidade. Fomos muito confiantes, sempre com alguma dúvida, porque íamos jogar fora e devido ao que tinha acontecido na meia-final, sempre um pouco hesitantes, mas acho que estávamos muito confiantes de que íamos ganhar, porque a vantagem era muito boa e a nossa qualidade também”, relembrou.
Também o último treino, já em solo romeno, correu como o esperado: com muito foco e muita concentração, como nos conta o antigo míster e atleta leonino.
“Tenho ideia de que as pessoas estavam muito descontraídas, com os atletas muito concentrados e focados nas suas tarefas e naquilo que tínhamos para fazer. Foi um daqueles treinos em que os jogadores não se zangam, porque estavam todos altamente focados para um objetivo que era comum a todos e que todos tinham muita vontade de conquistar”, recordou.
Com a Challenge já mão
A insegurança foi pouca. A vencer já por alguns pontos, a equipa começou a descontrair e a aperceber-se da conquista. Para o treinador, as coisas correram da mesma forma, mas veio logo à sua cabeça o que ainda faltava: o campeonato nacional.
“Houve uma altura em que já tínhamos alguma vantagem e já estávamos mais descontraídos, mas olhei para o marcador e pensei: ‘Bem, vou ganhar este título’, mas no segundo minuto logo: ‘Agora tenho de vencer o campeonato’. Foi um momento para desfrutar das coisas, mas isto tem que ver com a forma como sou e só aproveitei cerca de um minuto. O Luís Cruz veio abraçar-me, depois os jogadores e já estávamos em ambiente de festa, mas só pensava em recuperar aquela malta porque agora tínhamos de ser campeões nacionais. Foi um minuto muito bom”, lembrou.
Alvalade em festa
Para terminar em beleza, atletas, equipa técnica e staff, chegaram a Alvalade na noite seguinte, pelas 22h00, onde foram recebidos com grande euforia por alguns Sportinguistas. Para Hugo Canela, esse foi o momento alto de todas as suas conquistas de leão ao peito.
“Essa é a parte muito boa das nossas conquistas. Na primeira pessoa, vermos a alegria que damos a milhares de pessoas, que são os adeptos e Sócios do Sporting CP. Gosto muito disso, que é a possibilidade de dar alegrias às outras pessoas é algo com que me identifico bastante. Sobretudo gostando do Clube onde trabalhava e sendo sempre bem tratado pelas pessoas e pelos Sócios”, explicou, antes de terminar esta conversa com aquilo com que mais se identificava no Clube.
“Lembro-me, enquanto treinador, de ter sempre o Pavilhão muito bem composto, com recordes de bilheteiras, acho que as pessoas se identificavam com aquela coisa do atleta que foi do Sporting CP e que agora era treinador e que tinha uma postura diferente. Saber que consegui dar uma alegria a essas pessoas que me acarinhavam foi uma alegria imensa e, lá está, a chegada é sentirmos esse abraço e calor que sabemos que causamos e que é fabuloso”, concluiu.
Técnico dos verdes e brancos deixou garantias sobre a prova europeia, apesar de ter consciência das dificuldades que tem pela frente
23 Out 2026 | 11:07 |
O Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol. No final da partida, Ricardo Costa mostrou satisfação pelo percurso europeu dos leões, mas manteve um discurso de ambição controlada quanto às possibilidades de conquistar a competição.
Ricardo Costa: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista"
“Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista, porque estamos em competição e, por isso, é possível, mas eu gosto de estar com os pés bem assentes no chão e o que já temos feito tem sido histórico e algo que nenhuma equipa [em Portugal] conseguiu”, começou por afirmar o treinador do Sporting.
Apesar da prudência, Ricardo Costa não escondeu o sonho de chegar ao topo da Europa. “Sim, quero ganhar a Liga dos Campeões, quero ganhar os Jogos Olímpicos, quero ganhar o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa que nunca ganhei. Sim, gostava”, acrescentou o técnico dos verdes e brancos.
O treinador leonino recusou, porém, desviar o foco do compromisso seguinte. “O próximo jogo é com o Póvoa e é esse o nosso grande foco. Depois vamos preparar-nos para o jogo da Liga dos Campeões [com os dinamarqueses do GOG]. Eles querem retificar a imagem que deixaram cá. Agora vamos preparar o jogo do campeonato”.
Do lado do Kristianstad, Bjorn Satherstrom lamentou sobretudo a falta de eficácia dos guarda-redes. “Não foi um jogo com guarda-redes de ambos os lados. Acontece algumas vezes. Penso que jogámos bem defensivamente. Infelizmente não houve grandes defesas hoje. Se tivéssemos feito algumas talvez tivéssemos ganho, pelo menos, um ponto hoje”, explicou, destacando ainda a importância deste tipo de encontros para a evolução dos jogadores mais jovens.
Equipa dos verdes e brancos voltou a vencer para a competição europeia na partida disputada na última quinta-feira, dia 22 de outubro
23 Out 2026 | 09:39 |
A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League. Os tricampeões nacionais somaram a terceira vitória consecutiva, ao vencerem o IFK Kristianstad numa dura partida esta quinta-feira, por 42-40, no Pavilhão João Rocha.
Na ressaca de um folgado triunfo diante do Águas Santas, os leões começaram a tentar construir o triunfo desde os primeiros minutos. A certa altura, os verdes e brancos garantiram uma distância já mais confortável, por quatro golos, aos 17 minutos. Ao intervalo, o Sporting ia vencendo por 20-18.
No segundo tempo, a equipa de Alvalade geriu a vantagem sem nunca permitir que o adversário colocasse o triunfo em causa ou sequer sem perder a dianteira do marcador. Ainda assim, a partida manteve-se altamente equilibrada e competitiva, com os leões a acabaram por vencer por 42-40.
Francisco Costa foi o melhor marcador da equipa do Sporting e principal destaque do encontro, com 14 golos assinalados. Carlos Alvaréz e Martim Costa foram os nomes que se seguiram, com 6. Salvador Salvador, por seu turno, apontou 4.
Com esta vitória - a 14.ª em 16 partidas oficiais nesta temporada - os verdes e brancos continuam na liderança do grupo D da competição, com 9 pontos. O Sporting volta agora e entrar em campo no próximo domingo, 25 de outubro, frente ao Póvoa AC, no Pavilhão João Rocha.
Na antevisão à partida, jogador de 27 anos deixou claro que objetivo dos verdes e brancos passa por conquistar todos os pontos ainda em disputa
21 Out 2026 | 14:07 |
O Sporting prepara-se para receber o Kristianstad, esta quinta-feira, às 19h45, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol. Apesar de já ter garantido a presença na Main Round, a equipa leonina quer somar mais dois pontos e continuar a campanha vitoriosa na competição.
O. Thorkelsson: “O nosso objetivo é simplesmente ganhar"
Na antevisão à partida, Orri Thorkelsson - que vai sair dos leões no final da época - deixou claro que o objetivo dos verdes e brancos passa por conquistar os seis pontos ainda em disputa nesta fase: “O nosso objetivo é simplesmente ganhar. Nós quando entramos em campo fazemos sempre tudo o que podemos para vencer. Portanto, esse é o nosso objetivo para os dois jogos que faltam na fase de grupos, até porque também é importante fechar esta fase com pontos extra que levamos connosco”, afirmou o ponta islandês.
O Sporting venceu os suecos por 37-29 na primeira volta, mas o jogador não espera facilidades: “Provavelmente virão com o objetivo de fazer melhor do que fizeram nesse jogo. Lá, eles jogaram bastante bem e criaram-nos alguns problemas, mas, no geral, acho que conseguimos fazer mais paragens defensivas e estar mais equilibrados ao longo do jogo e com isso conseguimos vencê-los. Foi um bom jogo e acredito que agora também volte a ser e espero que os consigamos vencer outra vez”.
Questionado sobre o menor tempo de descanso do adversário, que jogou na segunda-feira e saiu derrotado, Orri desvalorizou qualquer possível vantagem: “É uma competição completamente diferente, por vezes há outra mentalidade e também tem muito a ver como a equipa está no momento. É melhor ter mais tempo de descanso e jogar sobre uma vitória, mas não penso muito nessas diferenças. Por isso, o certo é que temos de pensar mais em nós próprios e temos de estar muito bem preparados se quisermos vencer mais este jogo”.
Por fim, o internacional islandês deixou um apelo aos adeptos do Sporting: “Venham ao jogo. É sempre importante contar com o apoio dos nossos adeptos quando jogamos. Por isso, espero que esteja lá o maior número de pessoas possível para podermos criar juntos mais uma noite especial”, concluiu.
Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting
19 Out 2026 | 13:13
Sporting vai ao Norte dar coça ao adversário e mantém senda de vitórias
18 Out 2026 | 15:14
Exclusivo Leonino - Mais um a voar de Alvalade! Lateral direito deixa o Sporting no verão
10 Out 2026 | 13:28