Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“TÍNHAMOS UMA ‘SUPER’ EQUIPA”

Hugo Canela, ex-treinador da equipa de andebol do Sporting CP, recordou a conquista da Taça Challenge, num exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Mai 2020 | 17:40 |

Icon Comentário0

A conquista da segunda Taça Challenge do Sporting CP faz hoje, dia 27 de maio, precisamente três (LER AQUI) e o Leonino fez questão de relembrar este feito com um dos grandes protagonistas da conquista, Hugo Canela, antigo treinador da equipa de andebol verde e branca, que esteve ao serviço leonino entre 2016 e 2019, como míster principal.


Por curiosidade, esta conquista foi mesmo a primeira alegria que Hugo Canela deu aos leões, algo que nunca irá esquecer: “Foi o primeiro título que ganhei enquanto treinador e foi logo um título internacional. Foi espetacular, acho que isso diz tudo. Primeiro título que se ganha e ser logo internacional, podendo aumentar o número de conquistas europeias para o Sporting CP foi fantástico”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.


O caminho até à vitória


Além da conquista histórica, os leões escreveram as suas páginas na Europa ainda de outra forma, vencendo todos os jogos até à final. Hugo Canela lembrou-nos a receita para esse sucesso.

“A Taça Challenge é uma competição que tem umas caraterísticas muito especiais, tínhamos uma ‘super’ equipa e as equipas que fomos apanhando foram sempre acessíveis. Fomos sempre superiores aos nossos adversários e tivemos alguma sorte também no sorteio. O facto de termos sido 100% vitoriosos tem a ver com a qualidade que a equipa tinha, eramos bastante superiores”.


Na primeira-mão, jogada em Lisboa, os leões já levavam uma vantagem de nove bolas e iam confiantes até à Roménia, ainda que com algumas reservas.

“Ficámos mais convictos quando mudaram o local onde ia ser o jogo, porque a equipa que defrontámos não jogou no seu sítio normal, porque tinha havido confusão no jogo anterior, na meia-final. Assim, sabíamos que íamos jogar num pavilhão que teria mais pessoas, mas não era a casa deles e que iriamos com uma vantagem muito confortável, além de sabermos que tínhamos mais qualidade. Fomos muito confiantes, sempre com alguma dúvida, porque íamos jogar fora e devido ao que tinha acontecido na meia-final, sempre um pouco hesitantes, mas acho que estávamos muito confiantes de que íamos ganhar, porque a vantagem era muito boa e a nossa qualidade também”, relembrou.

Também o último treino, já em solo romeno, correu como o esperado: com muito foco e muita concentração, como nos conta o antigo míster e atleta leonino.

“Tenho ideia de que as pessoas estavam muito descontraídas, com os atletas muito concentrados e focados nas suas tarefas e naquilo que tínhamos para fazer. Foi um daqueles treinos em que os jogadores não se zangam, porque estavam todos altamente focados para um objetivo que era comum a todos e que todos tinham muita vontade de conquistar”, recordou.

Com a Challenge já mão

A insegurança foi pouca. A vencer já por alguns pontos, a equipa começou a descontrair e a aperceber-se da conquista. Para o treinador, as coisas correram da mesma forma, mas veio logo à sua cabeça o que ainda faltava: o campeonato nacional.

“Houve uma altura em que já tínhamos alguma vantagem e já estávamos mais descontraídos, mas olhei para o marcador e pensei: ‘Bem, vou ganhar este título’, mas no segundo minuto logo: ‘Agora tenho de vencer o campeonato’. Foi um momento para desfrutar das coisas, mas isto tem que ver com a forma como sou e só aproveitei cerca de um minuto. O Luís Cruz veio abraçar-me, depois os jogadores e já estávamos em ambiente de festa, mas só pensava em recuperar aquela malta porque agora tínhamos de ser campeões nacionais. Foi um minuto muito bom”, lembrou.

Alvalade em festa

Para terminar em beleza, atletas, equipa técnica e staff, chegaram a Alvalade na noite seguinte, pelas 22h00, onde foram recebidos com grande euforia por alguns Sportinguistas. Para Hugo Canela, esse foi o momento alto de todas as suas conquistas de leão ao peito.

“Essa é a parte muito boa das nossas conquistas. Na primeira pessoa, vermos a alegria que damos a milhares de pessoas, que são os adeptos e Sócios do Sporting CP. Gosto muito disso, que é a possibilidade de dar alegrias às outras pessoas é algo com que me identifico bastante. Sobretudo gostando do Clube onde trabalhava e sendo sempre bem tratado pelas pessoas e pelos Sócios”, explicou, antes de terminar esta conversa com aquilo com que mais se identificava no Clube.

“Lembro-me, enquanto treinador, de ter sempre o Pavilhão muito bem composto, com recordes de bilheteiras, acho que as pessoas se identificavam com aquela coisa do atleta que foi do Sporting CP e que agora era treinador e que tinha uma postura diferente. Saber que consegui dar uma alegria a essas pessoas que me acarinhavam foi uma alegria imensa e, lá está, a chegada é sentirmos esse abraço e calor que sabemos que causamos e que é fabuloso”, concluiu.


Modalidades

Oficial! Lenda do Sporting reforça rival do norte

Jogador que marcou uma geração na equipa verde e branca já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Fica, agora, a conhecer-se o próximo destino

Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino
Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino

26 Ago 2025 | 16:50 |

Icon Comentário0

Pedro Portela vai reforçar o Águas Santas, rival do Sporting no campeonato nacional de andebol. O jogador, que tem estatuto de lenda no Clube de Alvalade, vai prosseguir a sua carreira a jogar em Portugal, e ruma a um dos emblemas históricos da modalidade em solo luso.


O adeus de Pedro Portela do Sporting já tinha anunciado, tal como o Leonino tinha avançado em Exclusivo. O ponta viu o seu vínculo com a equipa verde e branca terminar no final da última temporada, que também culminou com a conquista da Liga Portuguesa e da Taça de Portugal.


No entanto, a notícia, que está a ser avançada pelo jornal Record, tem um fator surpreendente, isto porque tudo parecia indicar que Pedro Portela iria rumar à Bundesliga, para se juntar ao emblema alemão do Wetzlar. Esta informação parece, assim, desmentida pela imprensa nacional.


Pedro Portela vai continuar, desta forma, uma carreira lendária no campeonato português. O ponta deu os primeiros passos no andebol no Sporting, onde jogou os primeiros oito anos da sua carreira profissional, antes de rumar a França, para reforçar o Tremblay, onde esteve três anos. Mudou-se, depois, para o Nantes - alinhou pela equipa da Bretanha por duas temporadas. Após essa aventura no estrangeiro, voltou a casa, e representou os leões por mais duas épocas.

Ao longo da sua carreira de leão ao peito, disputou 506 jogos, e apontou 1945 golos. Conquistou quatro campeonatos nacionais de andebol, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, a caminho de um percurso lendário ao serviço do Sporting.



Modalidades

ANDEBOL DO SPORTING DÁ NOVA ABADA AO PORTO E CONQUISTA SUPERTAÇA

Emblema leonino dominou todo encontro do princípio do fim diante do rival azul e branco e leva mais um troféu para o Museu

Andebol do Sporting vence Porto e volta a erguer Supertaça da modalidade, título que conquistou nas duas últimas épocas
Andebol do Sporting vence Porto e volta a erguer Supertaça da modalidade, título que conquistou nas duas últimas épocas

23 Ago 2025 | 18:11 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting conquistou a Supertaça da modalidade ao derrotar o Porto por 36-29, este sábado, dia 23 de agosto. O Clube de Alvalade volta a erguer o título que conquistou nas duas últimas épocas e chega aos seis troféus na prova. Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado no Pavilhão Multiusos de Sines, a turma verde e branca não deu hipóteses no Clássico e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos. Os leões foram voltaram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.


Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou a 'massacrar' a turma de Magnus Andersson, fechando o marcador com uma diferença de 16 golos entre as duas formações. Nos últimos oito jogos entre as equipas, os verdes e brancos venceram sete e somaram apenas um empate.


Francisco Costa terminou como melhor marcador do encontro, com nove golos, seguido de Salvador Salvador, Natán Suárez e Carlos Álvarez, todos com quatro golos cada, foram os senhores que se seguiram. Do lado dos dragões, José Ferreira foi o melhor marcador com seis tentos apontados.

Com esta vitória - a primeira na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça - voltam a conquistar mais um título. O próximo jogo está marcado para sábado, dia 30 de agosto, frente ao Ademar León, em duelo a contar para as meias-finais da Supertaça Ibérica.



Modalidades

Supertaça Andebol 2025/26: Sporting - Porto (Final) ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do primeiro troféu da temporada, que coloca frente a frente leões e dragões

Acompanhe aqui todas as emoções da decisão da Supertaça de Andebol 2025/26 que vai colocar frente a frente Sporting e Porto
Acompanhe aqui todas as emoções da decisão da Supertaça de Andebol 2025/26 que vai colocar frente a frente Sporting e Porto

23 Ago 2025 | 15:30 |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: SPORTING 36 - 29 PORTO



59'  - Partida entra para o último minuto (35-29)


58' - Diogo Branquinho marca em contra-ataque (35-28)

55' - Leões controlam o marcador na reta final (33-27)


53' - Martim Costa marca golo importante para o Sporting (33-27)

48' - Porto recupera parte da desvantagem (29-23)

45' - Golaço de Kiko Costa (29-23)

41' - Carlos Álvarez marca de 7 metros (27-21)

36' - Romero aumenta a vantagem (24-18)

31' - Arranca a segunda parte

INTERVALO: SPORTING 20 - 15 PORTO

26' - Marca Jan Gurri (16-13)

22' - Kiko Costa marca o sexto da conta pessoal (13-11)

20' -  Andreas Kristensen faz a sua primeira defesa do jogo (11-10)

18' - Defesa de Diogo Rêma (11-10)

15' - Martim Costa devolve vantagem aos leões (9-8)

12' - Gunnarsson marca pelos dragões (7-8)

8' - Dupla defesa de Diogo Rema coloca Porto na frente (5-6)

5' - Thorkelsson mete o Sporting em vantagem (5-4)

1' - Arranca a partida. VAMOS LÁ, SPORTING!!

0' - O histórico de confrontos é favorável para os azuis e brancos, com 43 vitórias contra 27 triunfos leoninos.

0' - No total, o Sporting conta já com cinco Supertaças no seu currículo, enquanto o Porto é a equipa mais titulada neste prova, com oito.

0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal. Já o seu adversário é o vencido na final da prova rainha.

0' - A turma de Alvalade parte em busca da terceira conquista consecutiva deste troféu.

0' - O Leonino leva até si todas as emoções da decisão da Supertaça de Andebol 2025/26.

0' - O Sporting defronta o Porto, este sábado, dia 23 de agosto, às 16h15, no Pavilhão Multiusos de Sines.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Negócio fechado! Sporting despacha internacional português para a Bundesliga
Modalidades

Negócio fechado! Sporting despacha internacional português para a Bundesliga

05 Ago 2025 | 10:17

Icon Comentário0
Oficial! Sporting confirma Exclusivo Leonino e despede-se de bicampeão: "Obrigado por tanto"
Modalidades

Oficial! Sporting confirma Exclusivo Leonino e despede-se de bicampeão: "Obrigado por tanto"

04 Ago 2025 | 20:56

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino confirmado! Bicampeão pelo Sporting de saída
Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Bicampeão pelo Sporting de saída

30 Jul 2025 | 19:30

Icon Comentário0