Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“TÍNHAMOS UMA ‘SUPER’ EQUIPA”

Hugo Canela, ex-treinador da equipa de andebol do Sporting CP, recordou a conquista da Taça Challenge, num exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A conquista da segunda Taça Challenge do Sporting CP faz hoje, dia 27 de maio, precisamente três (LER AQUI) e o Leonino fez questão de relembrar este feito com um dos grandes protagonistas da conquista, Hugo Canela, antigo treinador da equipa de andebol verde e branca, que esteve ao serviço leonino entre 2016 e 2019, como míster principal.


Por curiosidade, esta conquista foi mesmo a primeira alegria que Hugo Canela deu aos leões, algo que nunca irá esquecer: “Foi o primeiro título que ganhei enquanto treinador e foi logo um título internacional. Foi espetacular, acho que isso diz tudo. Primeiro título que se ganha e ser logo internacional, podendo aumentar o número de conquistas europeias para o Sporting CP foi fantástico”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.


O caminho até à vitória


Além da conquista histórica, os leões escreveram as suas páginas na Europa ainda de outra forma, vencendo todos os jogos até à final. Hugo Canela lembrou-nos a receita para esse sucesso.

“A Taça Challenge é uma competição que tem umas caraterísticas muito especiais, tínhamos uma ‘super’ equipa e as equipas que fomos apanhando foram sempre acessíveis. Fomos sempre superiores aos nossos adversários e tivemos alguma sorte também no sorteio. O facto de termos sido 100% vitoriosos tem a ver com a qualidade que a equipa tinha, eramos bastante superiores”.


Na primeira-mão, jogada em Lisboa, os leões já levavam uma vantagem de nove bolas e iam confiantes até à Roménia, ainda que com algumas reservas.

“Ficámos mais convictos quando mudaram o local onde ia ser o jogo, porque a equipa que defrontámos não jogou no seu sítio normal, porque tinha havido confusão no jogo anterior, na meia-final. Assim, sabíamos que íamos jogar num pavilhão que teria mais pessoas, mas não era a casa deles e que iriamos com uma vantagem muito confortável, além de sabermos que tínhamos mais qualidade. Fomos muito confiantes, sempre com alguma dúvida, porque íamos jogar fora e devido ao que tinha acontecido na meia-final, sempre um pouco hesitantes, mas acho que estávamos muito confiantes de que íamos ganhar, porque a vantagem era muito boa e a nossa qualidade também”, relembrou.

Também o último treino, já em solo romeno, correu como o esperado: com muito foco e muita concentração, como nos conta o antigo míster e atleta leonino.

“Tenho ideia de que as pessoas estavam muito descontraídas, com os atletas muito concentrados e focados nas suas tarefas e naquilo que tínhamos para fazer. Foi um daqueles treinos em que os jogadores não se zangam, porque estavam todos altamente focados para um objetivo que era comum a todos e que todos tinham muita vontade de conquistar”, recordou.

Com a Challenge já mão

A insegurança foi pouca. A vencer já por alguns pontos, a equipa começou a descontrair e a aperceber-se da conquista. Para o treinador, as coisas correram da mesma forma, mas veio logo à sua cabeça o que ainda faltava: o campeonato nacional.

“Houve uma altura em que já tínhamos alguma vantagem e já estávamos mais descontraídos, mas olhei para o marcador e pensei: ‘Bem, vou ganhar este título’, mas no segundo minuto logo: ‘Agora tenho de vencer o campeonato’. Foi um momento para desfrutar das coisas, mas isto tem que ver com a forma como sou e só aproveitei cerca de um minuto. O Luís Cruz veio abraçar-me, depois os jogadores e já estávamos em ambiente de festa, mas só pensava em recuperar aquela malta porque agora tínhamos de ser campeões nacionais. Foi um minuto muito bom”, lembrou.

Alvalade em festa

Para terminar em beleza, atletas, equipa técnica e staff, chegaram a Alvalade na noite seguinte, pelas 22h00, onde foram recebidos com grande euforia por alguns Sportinguistas. Para Hugo Canela, esse foi o momento alto de todas as suas conquistas de leão ao peito.

“Essa é a parte muito boa das nossas conquistas. Na primeira pessoa, vermos a alegria que damos a milhares de pessoas, que são os adeptos e Sócios do Sporting CP. Gosto muito disso, que é a possibilidade de dar alegrias às outras pessoas é algo com que me identifico bastante. Sobretudo gostando do Clube onde trabalhava e sendo sempre bem tratado pelas pessoas e pelos Sócios”, explicou, antes de terminar esta conversa com aquilo com que mais se identificava no Clube.

“Lembro-me, enquanto treinador, de ter sempre o Pavilhão muito bem composto, com recordes de bilheteiras, acho que as pessoas se identificavam com aquela coisa do atleta que foi do Sporting CP e que agora era treinador e que tinha uma postura diferente. Saber que consegui dar uma alegria a essas pessoas que me acarinhavam foi uma alegria imensa e, lá está, a chegada é sentirmos esse abraço e calor que sabemos que causamos e que é fabuloso”, concluiu.


Modalidades

REFORÇO DO SPORTING PERDE FRENTE À ESPANHA NOS JOGOS OLÍMPICOS E VAI JUNTAR-SE AO PLANTEL LEONINO

Jogador saiu derrotado do encontro dos quartos-de-final e diz adeus ao torneio internacional

Mohamed Ali, guarda-redes do Sporting, eliminado dos Olímpicos
Mohamed Ali, guarda-redes do Sporting, eliminado dos Olímpicos

  |

Icon Comentário0

Mohamed Ali, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting, foi eliminados dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A seleção do Egito perdeu nos quartos-de-final da prova internacional frente à Espanha por 29-28, após prolongamento e, desta forma, o novo reforço dos leões deverá juntar-se ao plantel de Ricardo Costa nos próximos dias.


A seleção africana chegou a estar em vantagem de quatro golos no marcador ao intervalo (12-8), mas o adversário conseguiu a empatar ao fim de 60 minutos (25-25). No prolongamento, foram os espanhóis alcançaram o triunfo pela margem mínima e seguem para as meias-finais. O guardião realizou um total de 12 defesas (32%) no encontro.


O novo jogador do emblema verde e branco chegou ao Clube de Alvalade este verão. Os leões oficializaram a contratação da equipa de andebol para 2024/2025 no início de julho, confirmando o Exclusivo do nosso Jornal. O guarda-redes reforçou os verdes e brancos e juntar-se-á a Andre Kristensen e Santiago Póvoa como opção para a baliza. 


O jogador egípcio de 32 anos – formado no Al-Ahly – conta já com diversas passagens no seu currículo por emblemas como Zamalek (Egito), Al-Rayyan (Qatar), Angers (França) e Balonmano Sinfin (Espanha). No último verão, transferiu-se para o Ciudad de Logroño (Espanha) e, em janeiro, partiu em direção ao Bietigheim (Alemanha).

Mohamed Ali - que somou 27 jogos pelo emblema do país vizinho na primeira metade da temporada (dois golos marcados), antes da mudança para o clube germânico - virá assim para o lugar de Leo Maciel que jogará no plantel do Bidasoa em 2024/25. Este último, contabilizou cerca de 98 jogos de leão ao peito, com 11 golos marcados. Além disso, venceu um Campeonato Nacional (2023/24), duas Taças de Portugal (2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).



Modalidades

BILHETES PARA A SUPERTAÇA DO SPORTING JÁ SE ENCONTRAM DISPONÍVEIS

Informação foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de agosto, através dos meios oficiais do Clube de Alvalade

Bilhetes para a Supertaça de andebol do Sporting já se encontram disponíveis
Bilhetes para a Supertaça de andebol do Sporting já se encontram disponíveis

  |

Icon Comentário0

Esta quarta-feira, dia 7 de agosto, os meios oficiais do Sporting colocaram oficialmente à venda os bilhetes para a Supertaça de andebol. O torneio vai disputar-se a 24 e 25 de agosto no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim e jogar-se-á em formato de final four, com os verdes e brancos a jogarem a meia-final diante do ABC logo no primeiro dia de prova.


Deste modo, os ingressos encontram-se disponíveis para compra através do website do Sporting, na bilheteira online – BOL. Importa destacar que para os bilhetes relativos à meia-final os mesmos variam entre 3,5 euros para menores de 18 anos e 7 euros para adultos. Já no que concerne à final, os valores são ligeiramente mais elevados: 6€ para crianças e 12€ para adultos. Vale ainda salientar que nos casos de mobilidade reduzida apenas paga o acompanhante.


Em caso de triunfo, os comandados de Ricardo Costa jogarão a grande final no dia seguinte (25 de agosto), às 15h00. Importa lembrar que, na temporada anterior, os leões conquistaram este troféu, batendo o Benfica na grande final, por 38-34, num jogo em que Martim Costa marcou uns impressionantes nove golos.


Ao longo da sua história, o Sporting conseguiu conquistar a Supertaça por quatro vezes, sendo que Porto (oito), Benfica (sete) e ABC (sete) foram as outras equipas que já tiveram oportunidade de triunfar nesta competição. Após uma temporada fantástica, em que o andebol do Sporting venceu o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça, o conjunto orientado por Ricardo Costa quer realizar mais uma época muito positiva, sendo que a participação na Liga dos Campeões será um dos pontos altos.

No que diz respeito ao Campeonato Nacional, o Sporting também já sabe que irá começar a defesa do título na deslocação ao reduto do Águas Santas (31 de agosto). O primeiro jogo no Pavilhão João Rocha será a 7 de setembro, frente ao Vitória de Guimarães. Nota ainda para o dérbi diante do Benfica (21 de setembro, na casa dos leões) e o clássico frente ao Porto (2 de novembro, no reduto dos dragões).



Futebol

NOVO GUARDA-REDES DO SPORTING ESTÁ A POUCOS DIAS DE CHEGAR A LISBOA

Aquisição dos verdes e brancos diz estar ansioso por começar a trabalhar com os colegas

Novo guarda-redes está ansioso para começar a jogar no Sporting
Novo guarda-redes está ansioso para começar a jogar no Sporting

  |

Icon Comentário0

Mohamed Ali, novo guarda-redes de andebol do Sporting, vai disputar os quartos-de-final dos Jogos Olímpicos frente à seleção espanhola. O reforço para a equipa principal dos leões para 2024/2025, que vai juntar-se a André Kristensen e Santiago Póvoas nas possibilidades para defender a baliza dos campeões nacionais, deverá chegar a Lisboa nos próximos dias, mal termine a participação no torneio internacional na capital francesa.


É importante recordar que o guardião egípcio chegou ao Clube de Alvalade este verão. Os leões oficializaram a contratação da equipa de andebol para 2024/2025 no início do presente mês, confirmando o Exclusivo do nosso Jornal. O guarda-redes reforçou os verdes e brancos na sequência da saída de Leo Maciel.


O jogador egípcio de 32 anos – formado no Al-Ahly – conta já com diversas passagens no seu currículo por emblemas como Zamalek (Egito), Al-Rayyan (Qatar), Angers (França) e Balonmano Sinfin (Espanha). No último verão, transferiu-se para o Ciudad de Logroño (Espanha) e, em janeiro, partiu em direção à Alemanha.


O guardião chega aos leões proveniente dos alemães do Bietigheim e, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, disse ser um admirador confesso de Nani e conta que os leões são bastante conhecidos no Egito (Recorde AQUI as declarações do guardião).

Mohamed Ali - que somou 27 jogos pelo emblema do país vizinho na primeira metade da temporada (dois golos marcados) - virá assim para o lugar de Maciel que tem presença assegurada no plantel do Bidasoa em 2024/25. Este último, contabilizou cerca de 85 jogos de leão ao peito, com 10 golos marcados. Além disso, venceu uma Taça de Portugal (2022/23) e uma Supertaça (2023).


Adeptos do Egipto cantam por Mohamed Ali, entoando o nome do guardião. Assista aqui:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


GUARDA-REDES DO SPORTING NOS QUARTOS DE FINAL DOS JOGOS OLÍMPICOS DEPOIS DE DERROTAR ARGENTINA
Modalidades

GUARDA-REDES DO SPORTING NOS QUARTOS DE FINAL DOS JOGOS OLÍMPICOS DEPOIS DE DERROTAR ARGENTINA

 

Icon Comentário0
UM AZAR NUNCA VEM SÓ: PEDRO MARTÍNEZ, CENTRAL DO SPORTING, TEM DISSABOR DOS GRANDES
Modalidades

UM AZAR NUNCA VEM SÓ: PEDRO MARTÍNEZ, CENTRAL DO SPORTING, TEM DISSABOR DOS GRANDES

 

Icon Comentário0
REFORÇO DO SPORTING VIVE PESADELO: ÉPOCA NÃO COMEÇOU E JOGADOR JÁ LEVA AS MÃOS À CABEÇA
Modalidades

REFORÇO DO SPORTING VIVE PESADELO: ÉPOCA NÃO COMEÇOU E JOGADOR JÁ LEVA AS MÃOS À CABEÇA

 

Icon Comentário0