Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“TÍNHAMOS UMA ‘SUPER’ EQUIPA”

Hugo Canela, ex-treinador da equipa de andebol do Sporting CP, recordou a conquista da Taça Challenge, num exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A conquista da segunda Taça Challenge do Sporting CP faz hoje, dia 27 de maio, precisamente três (LER AQUI) e o Leonino fez questão de relembrar este feito com um dos grandes protagonistas da conquista, Hugo Canela, antigo treinador da equipa de andebol verde e branca, que esteve ao serviço leonino entre 2016 e 2019, como míster principal.


Por curiosidade, esta conquista foi mesmo a primeira alegria que Hugo Canela deu aos leões, algo que nunca irá esquecer: “Foi o primeiro título que ganhei enquanto treinador e foi logo um título internacional. Foi espetacular, acho que isso diz tudo. Primeiro título que se ganha e ser logo internacional, podendo aumentar o número de conquistas europeias para o Sporting CP foi fantástico”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.


O caminho até à vitória


Além da conquista histórica, os leões escreveram as suas páginas na Europa ainda de outra forma, vencendo todos os jogos até à final. Hugo Canela lembrou-nos a receita para esse sucesso.

“A Taça Challenge é uma competição que tem umas caraterísticas muito especiais, tínhamos uma ‘super’ equipa e as equipas que fomos apanhando foram sempre acessíveis. Fomos sempre superiores aos nossos adversários e tivemos alguma sorte também no sorteio. O facto de termos sido 100% vitoriosos tem a ver com a qualidade que a equipa tinha, eramos bastante superiores”.


Na primeira-mão, jogada em Lisboa, os leões já levavam uma vantagem de nove bolas e iam confiantes até à Roménia, ainda que com algumas reservas.

“Ficámos mais convictos quando mudaram o local onde ia ser o jogo, porque a equipa que defrontámos não jogou no seu sítio normal, porque tinha havido confusão no jogo anterior, na meia-final. Assim, sabíamos que íamos jogar num pavilhão que teria mais pessoas, mas não era a casa deles e que iriamos com uma vantagem muito confortável, além de sabermos que tínhamos mais qualidade. Fomos muito confiantes, sempre com alguma dúvida, porque íamos jogar fora e devido ao que tinha acontecido na meia-final, sempre um pouco hesitantes, mas acho que estávamos muito confiantes de que íamos ganhar, porque a vantagem era muito boa e a nossa qualidade também”, relembrou.

Também o último treino, já em solo romeno, correu como o esperado: com muito foco e muita concentração, como nos conta o antigo míster e atleta leonino.

“Tenho ideia de que as pessoas estavam muito descontraídas, com os atletas muito concentrados e focados nas suas tarefas e naquilo que tínhamos para fazer. Foi um daqueles treinos em que os jogadores não se zangam, porque estavam todos altamente focados para um objetivo que era comum a todos e que todos tinham muita vontade de conquistar”, recordou.

Com a Challenge já mão

A insegurança foi pouca. A vencer já por alguns pontos, a equipa começou a descontrair e a aperceber-se da conquista. Para o treinador, as coisas correram da mesma forma, mas veio logo à sua cabeça o que ainda faltava: o campeonato nacional.

“Houve uma altura em que já tínhamos alguma vantagem e já estávamos mais descontraídos, mas olhei para o marcador e pensei: ‘Bem, vou ganhar este título’, mas no segundo minuto logo: ‘Agora tenho de vencer o campeonato’. Foi um momento para desfrutar das coisas, mas isto tem que ver com a forma como sou e só aproveitei cerca de um minuto. O Luís Cruz veio abraçar-me, depois os jogadores e já estávamos em ambiente de festa, mas só pensava em recuperar aquela malta porque agora tínhamos de ser campeões nacionais. Foi um minuto muito bom”, lembrou.

Alvalade em festa

Para terminar em beleza, atletas, equipa técnica e staff, chegaram a Alvalade na noite seguinte, pelas 22h00, onde foram recebidos com grande euforia por alguns Sportinguistas. Para Hugo Canela, esse foi o momento alto de todas as suas conquistas de leão ao peito.

“Essa é a parte muito boa das nossas conquistas. Na primeira pessoa, vermos a alegria que damos a milhares de pessoas, que são os adeptos e Sócios do Sporting CP. Gosto muito disso, que é a possibilidade de dar alegrias às outras pessoas é algo com que me identifico bastante. Sobretudo gostando do Clube onde trabalhava e sendo sempre bem tratado pelas pessoas e pelos Sócios”, explicou, antes de terminar esta conversa com aquilo com que mais se identificava no Clube.

“Lembro-me, enquanto treinador, de ter sempre o Pavilhão muito bem composto, com recordes de bilheteiras, acho que as pessoas se identificavam com aquela coisa do atleta que foi do Sporting CP e que agora era treinador e que tinha uma postura diferente. Saber que consegui dar uma alegria a essas pessoas que me acarinhavam foi uma alegria imensa e, lá está, a chegada é sentirmos esse abraço e calor que sabemos que causamos e que é fabuloso”, concluiu.


Modalidades

Treinador do Sporting abre o livro depois de vitória com o Porto: "Não saímos daqui campeões"

Conjunto verde e branco alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante na luta pelo título da Liga Portuguesa

Sporting alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante contra o Porto na luta pelo título
Sporting alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante contra o Porto na luta pelo título

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Porto, em partida a contar para a terceira jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional. Os leões venceram os dragões por 35-32, no reduto adversário. No final da partida, Ricardo Costa, treinador verde e branco, deixou o seu comentário.


O treinador do Sporting começou por dedicar a vitória importante do Sporting a uma figura mítica do Clube que faleceu recentemente: "Quero dedicar esta vitória ao Aurélio Pereira, alguém muito importante para o futebol português e para nós, que temos jogadores da formação", começou por dizer, destacando a "perda enorme" em Portugal.


Passou, de seguida, à análise do jogo, que se pode revelar decisivo na luta pelo título nacional esta época. Sporting e Porto chegavam empatados a esta jornada do campeonato, e os leões alcançam uma preciosa vantagem, principalmente por ter sido no campo dos rivais.


"A vitória assenta bem ao Sporting, com consistência defensiva e o nosso ataque encontrou sempre boas soluções. Não saímos daqui campeões, mas era importante, julgo que o FC Porto fez um grande jogo mas estivemos bem melhor", explicou Ricardo Costa, treinador dos leões.

Por último, comentou um regresso muito importante à equipa, de um jogador que vinha a fazer muita falta aos leões: "Kiko Costa de regresso? Se cada um contribuir com o seu grão de areia...", atirou o treinador e pai de Francisco Costa, uma das maiores estrelas da equipa do Sporting.



Modalidades

Oficial! Goleador sueco do Sporting ruma a novo clube europeu em 2025/26; Varandas vê jogador sair

Jogador do emblema verde e branco sai, sem surpresas, do plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada

Oficial! Jogador sueco do Sporting sai, sem surpresas, do plantel e vai abraçar novo projeto desportivo a partir da próxima época; Varandas vê jogador sair
Oficial! Jogador sueco do Sporting sai, sem surpresas, do plantel e vai abraçar novo projeto desportivo a partir da próxima época; Varandas vê jogador sair

  |

Icon Comentário0

É oficial. William Hoghielm, pivô da equipa de andebol do Sporting, vai jogar nos nórdicos do Kristianstad na próxima temporada desportiva. O emblema revela que chegou a acordo com o jogador sueco e assinar um contrato de dois anos até ao final de 2026/2027.


"Joguei contra o Kristianstad várias vezes, sempre foi divertido. Ouvi coisas boas relativamente ao clube e às pessoas que lá trabalham diariamente para tentar atingir o sucesso. A decisão não foi difícil", referiu, em declarações aos meios de comunicação do futuro emblema.


Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025, após confirmado o adeus do ainda pupilo de Ricardo Costa.


Até ao momento, William Hoghielm soma 42 partidas na presente temporada com 75 golos marcados. O Clube de Alvalade continua em várias frentes, nomeadamente a luta pelo Campeonato, Taça de Portugal e está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Neste momento, os comandados de Ricardo Costa têm 38 pontos e seguem na liderança do Campeonato, em igualdade com o Porto. O andebol do Sporting volta a jogar no próximo sábado, dia 12 abril, diante dos dragões (18h30), na Dragão Arena, em partida da terceira ronda da fase final.


Veja a publicação do Kristianstad:


Modalidades

Técnico do Sporting antevê dérbi: "Benfica fez-nos aquilo que praticamente nenhuma equipa conseguiu"

Encontro entre rivais eternos será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam um

Encontro entre Sporting e Benfica será o quarto duelo entre as duas equipas esta época, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam um
Encontro entre Sporting e Benfica será o quarto duelo entre as duas equipas esta época, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam um

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting vai defrontar o Benfica, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Este será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam apenas um. No entanto, a vitória dos encarnados aconteceu no último encontro entre as duas equipas.


Assim sendo, Ricardo Costa, técnico do emblema verde e branco, garante que a sua equipa está mais do que avisada para os perigos que o rival traz, até porque o jogo é a eliminar e vale o apuramento para os quartos da prova. De momento, o Clube de Alvalade é o atual detentor do troféu, tendo vencido a competição nas suas últimas três edições.


  • "O Benfica fez-nos aquilo que praticamente nenhuma equipa conseguiu este ano"


"O Benfica fez-nos aquilo que praticamente nenhuma equipa conseguiu este ano: marcar-nos 38 golos e ganhar por quatro. A exceção foi o Dínamo Bucareste, na Roménia (33-29). Por isso, sabemos aquilo de que são capazes no 7x6 e em cada nuance do jogo", começou por dizer aos órgãos de comunicação do Sporting.

  • "É óbvio que são dois candidatos a vencer a Taça, mas nós temos a responsabilidade de defender as últimas três conquistas"


Ricardo Costa reconhece que estarão frente a frente dois favoritos a vencer a prova rainha, mas diz estar confiante. "É óbvio que são dois candidatos a vencer a Taça, mas nós temos a responsabilidade de defender as últimas três conquistas. Não há margem de erro: há que ganhar sim ou sim, porque queremos ir em busca da quarta Taça seguida", apontou.

Os leões, comandados por Ricardo Costa, vivem um bom momento e ficaram no primeiro lugar da fase regular à frente do Porto (63), mas com vantagem no confronto direto. O andebol do Sporting vira agora atenções para a Taça de Portugal e volta a jogar este sábado, dia 22 de março, diante do Benfica (15h30), em partida dos oitavos de final da prova rainha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Craque do Sporting eleito MVP! Carrega Portugal para mais uma vitória (Vídeo)
Modalidades

Craque do Sporting eleito MVP! Carrega Portugal para mais uma vitória (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Situação de Kiko Costa no Sporting sofre reviravolta
Modalidades

Exclusivo Leonino - Situação de Kiko Costa no Sporting sofre reviravolta

 

Icon Comentário0
Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting
Modalidades

Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting

 

Icon Comentário0