Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Depois da derrota do Sporting com o Santa Clara, por 1-0, é a arbitragem de Cláudio Pereira que continua a dar que falar. Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, não deixou de lado as suas críticas às decisões do juiz do encontro, assim com do VAR.
"Não é escamoteável que o árbitro, ou a equipa de arbitragem porque é o árbitro e o VAR, tenham tido uma partida desastrada. Quando o VAR a única vez que interveio foi para desmarcar um penálti que o árbitro tinha assinalado [a favor do Sporting], mas não assinalou nunca penáltis para o Sporting. Não posso estar caladinho, compactuando com a ilegalidade de não terem sido assinalados a favor do Sporting os penáltis a favor do Sporting. Recordo que um desses penáltis, se fosse convertido, teria resultado no 1-0 para o Sporting, e um outro, ainda que tivesse sido o empate, faria o 2-1. Para não falar também da gestão de cartões amarelos, que fez com que Cláudio Pereira tenha sido o pior elemento em campo. E, naturalmente, é merecedor de toda a crítica", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
"Não foi a retoma no campeonato que o Sporting desejava. Mas a verdade é que eu não conheço equipas, em toda a Europa, que sejam invencíveis. O Sporting perdeu os primeiros 3 pontos no campeonato, continua em 1.º lugar isolado, continua e seguramente continuará a ser o melhor ataque nesta jornada e seguramente também a melhor defesa. Tem ainda o melhor goleador do campeonato, que é o Viktor Gyokeres, com uma diferença destacadíssima. E tudo isso vai manter-se no final da jornada. O que aconteceu foi que, num campeonato longo, com 34 jornadas, o Sporting teve um tropeção. É altura de mostrar a fibra de campeão e de já na quinta-feira, em Moreira de Cónegos, voltar aquilo que tem sido a sua carreira este ano. Ou seja, ganhar o jogo", atirou ainda.
"Gostei muito das declarações finais do João Pereira em não colocar o foco na arbitragem. Gostei muito das declarações finais do Daniel Bragança, enquanto capitão de equipa, pela maneira como mostrou a raça que esta equipa tem", vincou, lembrando a confiança que tem na equipa leonina.
"Tenho toda a confiança na equipa, na equipa técnica, na estrutura do Sporting. Perdeu o seu jogo do campeonato, o primeiro, continuamos em 1º lugar destacados, isolados, com o melhor ataque da prova e melhor defesa da prova. Portanto, o jogo da próxima quinta-feira é importante, como são cada um dos jogos das 34 jornadas. Vai a Moreira de Cónegos para ganhar o jogo e trazer os 3 pontos", rematou.
Com esta derrota – a terceira em 21 encontros na presente temporada –, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, mas podem ver os rivais reduzir distâncias. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 28 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto com 27 (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Opções do técnico verde e branco têm sido reduzidas devido às constantes lesões no plantel e há dois jogadores que completaram sempre os 90 minutos
|
0Ousmane Diomande e Morten Hjulmand são totalistas de Rui Borges. Com a saída de Franco Israel e Viktor Gyokeres do onze inicial diante do Rio Ave, o central e o capitão do Sporting apresentam-se como os únicos que disputaram a totalidade dos minutos desde a chegada do técnico a Alvalade.
O médio dinamarquês foi decisivo na partida, marcando o segundo golo do encontro, através da marca de grande penalidade. Na ausencia de Gyokeres, foi o 'camisola 42' quem esteve encarregado de converter o penálti e não tremeu, dobrando a vantagem dos leões.
Já Diomande, central costa-marfinense, esteve imperial, desta vez ao lado de Gonçalo Inácio, que regressou à titularidade após lesão. Juntos, evitaram qualquer perigo que pudesse ser causado pelos vilacondenses à baliza agora defendida pelo reforço Rui Silva.
O meio-campo tem sido algo complicado para o técnico verde e branco, que teve várias ausências nos últimos encontros, sendo até obrigado a utilizar Zeno Debast mais adiantado no terreno. No entanto, Hidemasa Morita e Daniel Bragança estão de volta, o que pode significar mais descanso para Hjulmand.
Na defesa, o regresso de Inácio também abre espaço a uma menor utilização de Diomande. Com Jeremiah St. Juste livre das constantes mazelas que lhe atormentam a carreira, Rui Borges tem maior margem para escolher a dupla de centrais do Sporting, apesar da ausência de Eduardo Quaresma.
Emblema de Alvalade vai enfrentar o Leipzig, na sétima jornada da Liga dos Campeões, e dados não jogam a favor dos comandados de Rui Borges
|
0A história não joga a favor do Sporting nem de Rui Borges quando se trata de jogos na Alemanha. Em 15 partidas disputadas em solo germânico, os leões somaram apenas uma vitória, um empate e sofreram 13 derrotas. O único triunfo remonta a 7 de setembro de 2022, com Ruben Amorim no comando técnico.
Num encontro histórico, em Frankfurt, o Sporting venceu o Eintracht por 3-0, com golos de Marcus Edwards, Francisco Trincão e Nuno Santos. Jogadores como Antonio Adán, Manuel Ugarte e Pedro Porro foram titulares nessa partida, mas já não fazem parte do atual plantel verde e branco.
Rui Borges terá agora a difícil missão de tentar repetir o feito mais de dois anos depois, desta vez frente ao Leipzig, na Red Bull Arena - partida marcada para as 17h45 de quarta-feira, dia 22 de janeiro e que já tem árbitro nomeado. O treinador está ciente das dificuldades que os leões enfrentarão num palco tão exigente. Além disso, importa lembrar que o único outro resultado positivo do Sporting em jogos europeus na Alemanha foi um empate a zero em 2006, na casa do poderoso Bayern Munique.
Atualmente, o Sporting ocupa o 17.º lugar na fase de liga da Champions. A equipa orientada por Rui Borges conseguiu somar 10 pontos em seis jogos, resultado de três vitórias, um empate e duas derrotas. Por outro lado, o Leipzig está fora da competição, encontrando-se no 34.º lugar, sem qualquer ponto conquistado.
Esta nova edição da Liga dos Campeões apresenta um formato diferente, no qual os oito primeiros classificados da fase de liga avançam diretamente para os oitavos-de-final. Já as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar terão de disputar uma fase preliminar de playoff para tentarem garantir um lugar na ronda seguinte.
UEFA divulgou nomeações para as partidas da Liga dos Campeões, numa jornada em que os comandados de Rui Borges se deslocam à Alemanha
|
0A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, que Manfredas Lukjancukas, árbitro lituano, foi o escolhido para apitar a deslocação do Sporting ao terreno do Leipzig, a contar para a sétima jornada da primeira fase Liga dos Campeões.
O resto da equipa de arbitragem será composta pelos compatriotas Mangirdas Mirauskas e Vytenis Kazlauskas, que desempenharão o papel de assistentes. O italiano Daniele Chifi estará no VAR do encontro que não terá adeptos leoninos, como castigo da UEFA.
A nomeação marca uma estreia absoluta, uma vez que Manfredas Lukjancukas nunca apitou um jogo dos verdes e brancos. No entanto, o juiz esteve presente em dois encontros do Clube de Alvalade na Youth League - um empate com o Dortmund (0-0) em 2021 e uma derrota diante do AZ Alkmaar, nas grandes penalidades, em 2023.
Atualmente, o Sporting ocupa o 17.º lugar na fase de liga da Champions, com três vitórias, um empate e duas derrota em seis jogos. Com um total de 10 pontos, resultantes de um triunfo sobre o Lille (2-0), o Sturm Graz (2-0) e o Manchester City (5-2), além de um empate na Holanda contra o PSV (1-1) e desaires frente ao Arsenal (5-1) e Club Brugge (2-1), os leões estão em posição para disputar o playoff de acesso aos oitavos de final da prova milionária da UEFA.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, em jogo relativo à sétima jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Marco Rose jogar-se-á às 17h45, na Alemanha.