Futebol
Ex-treinador de Geny Catamo alerta Sporting: "É o momento certo para sair"
13 Mai 2026 | 11:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Mai 2026 | 13:40 |
A contratação de Rodrigo Zalazar por parte do Sporting continua a gerar análise e debate, sobretudo devido aos valores envolvidos na transferência do médio uruguaio proveniente do Braga. Para Tomás da Cunha, o investimento leonino deve ser encarado numa lógica puramente desportiva e não como uma operação de valorização futura.
Tomás da Cunha: "Não faz sentido falar em Zalazar numa lógica de revenda"
“Não faz sentido falar em Zalazar numa lógica de revenda, mesmo que o negócio seja sobrevalorizado, como quase todas as contratações internas”, considerou o comentador desportivo, defendendo que o internacional uruguaio representa uma aposta clara para rendimento imediato nas próximas temporadas.
Tomás da Cunha: "É uma aposta do Sporting para três/quatro temporadas"
Na visão do analista, os leões estão a contratar um jogador preparado para ter impacto direto na equipa de Rui Borges, sobretudo pela capacidade de atuar em diferentes zonas ofensivas e pela consistência na produção de golos e assistências. “É uma aposta do Sporting para três/quatro temporadas. Vale pela versatilidade e pela produção ofensiva considerável”, apontou.
Tomás da Cunha entende ainda que o reforço responde a uma necessidade evidente do plantel leonino, especialmente nas posições de apoio ao ponta-de-lança. “É claro que o Sporting precisava de aumentar qualidade e profundidade nessas posições, sobretudo pela irregularidade física de Pote”, referiu, numa alusão a Pedro Gonçalves.
O comentador acredita também que Zalazar oferece características distintas às restantes opções ofensivas do Sporting e poderá ser particularmente útil em contextos competitivos mais exigentes. “Traz um perfil diferente, que pode acrescentar em jogos grandes e na Europa”, concluiu.
Confira a publicação:
Leões e minhotos já têm tudo praticamente fechado para se dar como concluída a transferência do internacional uruguaio para Alvalade
13 Mai 2026 | 12:53 |
Tal como tinha sido adiantado, Rodrigo Zalazar já está em Lisboa para cumprir os habituais exames médicos e preparar a assinatura de contrato com o Sporting, que pode acontecer mesmo durante esta tarde. O médio ofensivo uruguaio deverá ficar ligado aos leões até 2031, formalizando ainda esta tarde um dos negócios mais sonantes do mercado nacional.
O Sporting prepara-se para pagar 30 milhões de euros ao Braga, tornando Zalazar no reforço mais caro da história do clube de Alvalade. Apesar do investimento elevado, tanto a SAD liderada por Frederico Varandas como Rui Borges acreditam que o internacional uruguaio reúne todas as condições para justificar a aposta.
A versatilidade ofensiva do jogador é um dos aspetos mais valorizados em Alvalade. Aos 26 anos e plenamente adaptado ao futebol português, Zalazar pode atuar em qualquer uma das posições atrás do ponta-de-lança, funcionando como alternativa para zonas normalmente ocupadas por Pedro Gonçalves, Francisco Trincão ou Geny Catamo.
A mudança para o Sporting surge numa fase particularmente marcante da vida do jogador. Além da transferência iminente, Zalazar casou-se recentemente e recebeu também a notícia de que integra a pré-lista de 55 jogadores do Seleção do Uruguai para o Campeonato do Mundo FIFA 2026, juntamente com Maxi Araújo.
No sentido inverso, Diogo Travassos vai transferir-se em definitivo para o Braga depois da temporada realizada por empréstimo no Moreirense. O lateral-direito formado em Alcochete rende 5,5 milhões de euros aos cofres leoninos, podendo o valor subir mais 1 milhão mediante objetivos.
Jogador do Venezia é visto como um dos alvos prioritários para a equipa orientada por Rui Borges na próxima época, mas concorrência é bastante
13 Mai 2026 | 12:45 |
O Sporting continua a dar prioridade total ao processo de contratação de Issa Doumbia, médio do Venezia, apesar da forte concorrência no dossiê, sobretudo por parte do rival Benfica. Assim sendo, os leões vão voltar a pressionar pelo jogador.
Nesse sentido, está prevista para o final desta semana uma nova ronda negocial entre dirigentes leoninos e responsáveis do clube italiano, numa tentativa de aproximar posições relativamente ao internacional sub-21 italiano, de 22 anos.
O Sporting já apresentou ao jogador uma proposta de contrato válida por cinco temporadas, até junho de 2031, oferecendo um salário na ordem dos 100 mil euros mensais e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, valor habitualmente reservado pelos leões para médios e avançados considerados estratégicos.
Depois de avançar nas conversas com o jogador, falta agora alcançar entendimento com o Venezia, que já fez saber que apenas aceita negociar o passe do médio por valores superiores a 15 milhões de euros. A subida à Serie A valorizou ainda mais Doumbia e reforçou a posição negocial do clube italiano.
Além de Sporting e Benfica, também o Brentford surge atento à situação do médio nascido em Itália, mas de origem costa-marfinense, que foi uma das grandes figuras da campanha de promoção do Venezia ao principal escalão italiano.
Clube de Alvalade tem o plano bem definido para o futuro do guardião e interessados começam a chegar-se à frente para contarem com este reforço
13 Mai 2026 | 11:52 |
Diego Callai pode estar de saída do Sporting na próxima temporada, por empréstimo, sendo neste momento o Alverca um dos clubes interessados e melhor posicionados para receber o jovem guarda-redes brasileiro na Liga Portugal Betclic.
Aos 21 anos, Callai continua tapado na hierarquia leonina por Rui Silva e João Virgínia, cenário que leva os responsáveis verdes e brancos a encararem com bons olhos uma cedência temporária para permitir ao guardião ganhar experiência regular no primeiro escalão nacional.
Formado em Alcochete desde os 11 anos, o brasileiro tem sido uma presença constante na equipa B do Sporting ao longo das últimas cinco temporadas, assumindo um papel importante na baliza leonina. Se tal se confirmar, existirá uma 'pequena' revolução, como o nosso Jornal já havia dado conta, num Exclusivo Leonino.
Apesar das mudanças ocorridas na baliza principal do Sporting nos últimos anos, Diego Callai nunca conseguiu ultrapassar o estatuto de terceira opção, algo que a estrutura leonina considera já insuficiente para a fase de desenvolvimento em que o jogador se encontra.
Nesse sentido, a ideia passa agora por colocar o guarda-redes a competir regularmente no principal escalão do futebol português, num contexto que lhe permita adquirir ritmo competitivo e consolidar evolução ao mais alto nível antes de eventualmente regressar a Alvalade com outro estatuto.
Ex-treinador de Geny Catamo alerta Sporting: "É o momento certo para sair"
13 Mai 2026 | 11:40
Rui Borges já terá encontrado solução para ausência de Ousmane Diomande no Sporting
13 Mai 2026 | 11:14
Última hora! Lesionado deixa Sporting e vai ser reavaliado fora do país
13 Mai 2026 | 11:03