Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Depois de milhões gastos, Varandas começa a "limpar a casa" do Sporting

Clube de Alvalade investiu forte nas últimas janelas de mercado, mas nem todos corresponderam às expectativas e atletas podem sair da equipa leonina

Giorgi Kochorashvili, Georgios Vagiannidis, Ricardo Mangas e Souleymane Faye devem ser as vendas de Varandas no Sporting
Giorgi Kochorashvili, Georgios Vagiannidis, Ricardo Mangas e Souleymane Faye devem ser as vendas de Varandas no Sporting

15 Jun 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

O Sporting já começou a planear a próxima temporada e há vários jogadores cujo futuro está longe de estar garantido. Depois de investimentos superiores a 25 milhões de euros em reforços recentes, a SAD liderada por Frederico Varandas avalia agora possíveis saídas de elementos que não conseguiram afirmar-se em Alvalade.


Um dos casos mais delicados é o de Giorgi Kochorashvili. O internacional georgiano admitiu recentemente atravessar um período difícil devido à falta de utilização. Contratado por 5,5 milhões de euros, mais objetivos, o médio realizou apenas 26 jogos, nove deles como titular, somando 972 minutos numa temporada em que nunca conseguiu conquistar um lugar estável na equipa de Rui Borges.


Também Georgios Vagiannidis ficou aquém das expetativas criadas à sua chegada. O lateral grego custou 12 milhões de euros ao Sporting e participou em 33 encontros, mas acabou por perder espaço na equipa, chegando a ser ultrapassado pelo central Eduardo Quaresma na hierarquia. Em Alvalade já se fala num eventual regresso à Grécia ou uma ida para o Villareal.


Ricardo Mangas e Souleymane Faye completam a lista de jogadores sob avaliação. O lateral português, contratado ao Spartak Moscovo por apenas 300 mil euros, participou em 23 partidas, enquanto Faye, adquirido ao Granada por 6,5 milhões de euros, teve um impacto muito reduzido, somando apenas 161 minutos distribuídos por nove jogos, sempre como suplente utilizado.

No total, os quatro jogadores acumulam menos minutos do que Francisco Trincão sozinho na última época. Enquanto o internacional português somou 4.602 minutos, Kochorashvili, Vagiannidis, Mangas e Faye ficaram pelos 4.400. Com Morita já de saída e possíveis mudanças no plantel, Varandas e Rui Borges afinam agora a estratégia para 2026/27, num verão que promete trazer novidades importantes a Alvalade.



Futebol

Ex treinador do Braga deixa garantia sobre Zalazar e Sporting: "Se tiver um ou dois anos..."

Investimento histórico do Clube de Alvalade continua a gerar debate, mas há quem conheça o jogador por dentro e esteja convencido do seu sucesso

Rui Duarte, antigo treinador do Braga, afirma que Zalazar vai render milhões ao Sporting se fizer um ou dois anos bons
Rui Duarte, antigo treinador do Braga, afirma que Zalazar vai render milhões ao Sporting se fizer um ou dois anos bons

15 Jun 2026 | 16:40 |

Icon Comentário0

A contratação de Rodrigo Zalazar pelo Sporting continua a dar que falar e há quem acredite que o investimento histórico dos leões poderá transformar-se num enorme negócio no futuro. Rui Duarte, antigo treinador do médio no Braga, não tem dúvidas sobre o potencial do internacional uruguaio. O técnico admitiu que o valor pago pelos leões é elevado, mas acredita plenamente no retorno.


R. Duarte: "Se tiver um ou dois bons anos no Sporting pode ser vendável"


"É muito dinheiro, 30 milhões. Ao mesmo tempo, olhando à valorização que pode ter no Sporting, quer no campeonato, quer na Champions... São investimentos grandes mas que podem ter retorno. Os jogadores valem muito pelo que produzem e, se produzir bastante, vai acabar por sair barato...Se tiver um ou dois bons anos no Sporting pode ser vendável. Se tiver rendimento, vai ser barato e justifica o investimento", afirmou, em declarações ao O JOGO.


Rui Duarte considera ainda que Zalazar chega preparado para assumir responsabilidades imediatas em Alvalade, sobretudo num cenário em que Francisco Trincão ou Pote possam sair. "O Sporting antecipou estas saídas, ou pelo menos a de um deles. Vai buscar um jogador com números, qualidade técnica e capacidade para jogar por fora como Pote e por dentro como Trincão. Pode assumir um peso idêntico", analisou.

R. Duarte: "Penso que pode jogar num grande clube do top-5 europeu"


O antigo treinador do Braga foi mais longe e acredita que o uruguaio tem qualidade para atingir patamares ainda superiores. "Acredito que está preparado para corresponder e crescer ainda mais. Penso que pode jogar num grande clube do top-5 europeu", falou.

Sobre as qualidades do jogador sul-americano, destacou: "É muito potente, forte fisicamente, remata muito bem, tem golo, assistência e percebe os momentos do jogo. É uma mais-valia para o Sporting", disse, valorizando as suas características.


Futebol

Exclusivo Leonino confirmado - Sporting anuncia razia com 5 saídas na equipa principal

Clube de Alvalade anunciou nas suas redes sociais o adeus a uma mão cheia de atletas que irão abandonar o conjunto leonino

Sporting confirmou as saídas de Catarina Potra, Brittany Raphino, Beatriz Fonseca, Rita Almeida e Anna Wellmann da equipa de futebol feminino
Sporting confirmou as saídas de Catarina Potra, Brittany Raphino, Beatriz Fonseca, Rita Almeida e Anna Wellmann da equipa de futebol feminino

15 Jun 2026 | 14:42 |

Icon Comentário0

Catarina Potra, Brittany Raphino, Beatriz Fonseca, Rita Almeida e Anna Wellmann já não são jogadoras do Sporting. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelos leões através de uma publicação nas redes sociais, confirmando alguns dos nossos Exclusivos.


"Obrigado pelo vosso esforço e dedicação ao serviço do Sporting", pode ler-se na legenda da publicação do Clube de Alvalade. Formada no Sporting, Catarina Potra passou pelos vários escalões, estreando-se pela equipa principal em 2021/22. A guarda-redes, de 20 anos, era a habitual suplente, tendo, na época passada, realizado 11 jogos, aproveitando a ausência da alemã Anna Wellmann por lesão logo no início da temporada.


A guardiã alemã também diz adeus. A atleta de 31 anos foi contratada pelo Sporting ao Bayern Munique no início da época passada. Depois de recuperar da já referida lesão, assumiu a baliza das leoas, somando 16 jogos na turma de Micael Sequeira.


Brittany Raphino, avançada de 25 anos, estava há três temporadas no Sporting depois de vários anos no futebol universitário dos EUA. Ao todo realizou 51 jogos e marcou 25 golos, tendo conquistado uma Supertaça. Beatriz Fonseca, ala internacional portuguesa, representava o Sporting desde 2024/24 depois de se ter destacado no Braga. Afirmou-se como titular, somando 25 assistências em 58 partidas.

Com parte da formação no Sporting, Rita Almeida, de 19 anos, também passou pelos vários escalões, estreando-se pela equipa principal em 2022/23. No entanto, nunca foi aposta inicial e acabou por ser emprestada por três vezes: Villarreal, Grasshoppers e Damaiense.


Confira o anúncio das saídas:


Futebol

Um ano depois, Sporting recebe sinal animador de Yeremay Hernández

Após muita insistência por parte da estrutura verde e branco, a contratação do jovem jogador espanhol poderá estar mais próxima

Yeremay Hernández é visto como uma peça fundamental para as ambições do Sporting para a próxima temporada
Yeremay Hernández é visto como uma peça fundamental para as ambições do Sporting para a próxima temporada

15 Jun 2026 | 13:46 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para continuar a fazer um forte investimento para a temporada que se aproxima. Com os cerca de 60 milhões de euros já investidos no meio-campo nas aquisições de Rodrigo Zalazar, Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen, os verdes e brancos viram, agora, as atenções para as outras posições, em especial, no flanco, onde a prioridade continua a ser Yeremay Hernández.


Cerca de um ano depois dos primeiros sinais de interesse, a estrutura liderada por Frederico Varandas continua investida na contratação do jovem jogador espanhol. Em duas temporadas, Yeremay somou 26 golos e 15 assistências ao cabo de 78 jogos oficiais, com uma consistência exibicional que desperta o interesse aos leões.


Com a promoção da formação galega a La Liga e com o aumento exponencial da cláusula de rescisão para mais de 100 milhões, o criativo é um alvo muito difícil de concretizar. Apesar das várias tentativas do Clube de Alvalade, a estrutura espanhola foi sempre recusando todas as investidas dos leões.


No entanto, segundo o jornal A Bola, Yeremay Hernández poderá, agora, estar mais disponível a uma saída do Deportivo. Isto, depois de o próprio ter dado uma entrevista ao Record, onde deixou a “porta” entreaberta ao que poderia acontecer no decorrer do mercado de transferências - dando esperança à estrutura dos verdes e brancos.

"O Sporting é um clube grande, um clube muito grande, com jogadores muito bons, estrelas, mas não posso dizer mais nada. Estou no Deportivo, gosto muito do Deportivo e tenho contrato com o clube. Então, o que posso dizer é que estou muito tranquilo. Há rumores, muita gente fala, prefiro deixar tudo nas mãos dos meus agentes", afirmou.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Diomande derrota um ex Sporting e vence pela Costa do Marfim no Mundial
Futebol

Diomande derrota um ex Sporting e vence pela Costa do Marfim no Mundial

15 Jun 2026 | 11:09

Icon Comentário0
Negócio fechado! Fabrizio Romano revela futuro de Ruben Amorim
Futebol

Negócio fechado! Fabrizio Romano revela futuro de Ruben Amorim

15 Jun 2026 | 11:51

Icon Comentário0
Sporting já prepara o contrato de Sergi Altimira: Conheça todos os detalhes
Futebol

Sporting já prepara o contrato de Sergi Altimira: Conheça todos os detalhes

15 Jun 2026 | 11:51

Icon Comentário0