
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, para defronta a equipa do Gil Vicente no estádio de Alvalade. Rui Borges falou este sábado com os jornalistas, em conferência de imprensa de antevisão da partida com a formação de Barcelos, e, entre vários temas, abordou a polémica que envolveu César Peixoto e Bruno Lage.
Relembrar que, quando o Gil Vicente encontrou o Benfica, César Peixoto cumprimentou Bruno Lage no final da partida, e disse ao técnico algo como "espero que ganhes o campeonato". Rui Borges foi questionado acerca do assunto, e respondeu sem papas na língua.
O treinador do Sporting não está preocupado com essa questão. Rui Borges foi perentório a responder á pergunta: "Não espero nada nem tenho de esperar", começou por explicar o técnico transmontano que chegou a Alvalade em dezembro de 2024.
Prosseguiu com a sua resposta: "Espero um Gil Vicente forte e desinibido, temos de estar conscientes das dificuldades e o que temos de fazer para ultrapassar esta equipa, que tem jogadores jovens que querem aparecer", rematou o treinador do Sporting.
Relembrar que o Sporting entra em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, pelas 20h30. Os leões defrontam o Gil Vicente, no estádio de Alvalade, numa altura em que batalham com o Benfica, rivais de Lisboa, pelo campeonato nacional.
Equipa que atua na Premier League está a afirmar-se como a maior interessada na contratação de um dos craques do plantel verde e branco
|
Viktor Gyokeres tem sido a grande figura do Sporting desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023. Com a saída do goleador verde e branco iminente, o Arsenal perfila-se como o maior interessado no avançado leonino, e parece não dar descanso ao assédio.
A informação é avançada por Florian Plettenberg, jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. O diretor desportivo dos ‘gunners’, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades futebolísticas de Viktor Gyokeres e está muito determinado em assegurar a contratação do internacional sueco para reforçar a frente de ataque da equipa comandada por Mikel Arteta. Alexander Isak, avançado do Newcaste, era a prioridade dos responsáveis do Arsenal, mas o valor pedido pelos ‘magpies’ é considerado excessivo.
Ainda assim, para além do Arsenal, há outros clubes que planeiam apresentar uma proposta por Gyokeres - que foi muito elogiado por Rui Calafate -, tais como Manchester United, Chelsea e Real Madrid. Por outro lado, o Bayern Munique parece estar fora da corrida, uma vez que considera que a contratação do atacante do Sporting iria obrigar a um investimento demasiado elevado.
De resto, vale lembrar que o Sporting poderá aceitar a transferência de Gyokeres, no próximo mercado de verão, por um valor inferior ao da cláusula de rescisão, que está fixada nos 100 milhões de euros. Tem sido noticiado que o Clube de Alvalade comprometeu-se com o atleta a aceitar a transferência por um valor entre os 60 e os 70 milhões de euros.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Jogador que alinha em equipa estrangeira foi orientado pelo técnico verde e branco em Portugal e revelou tudo acerca do transmontano
|
Muitas vezes criticado por não ser treinador para uma equipa grande, Rui Borges tem sido capaz de acalmar os críticos. Ainda não perdeu para as competições internas, tem o Sporting a caminho do segundo melhor ataque do século, só ficou em branco por duas vezes (contra o Dortmund), e leva um registo de 47 golos em 16 jogos fora de casa esta temporada.
Números que parecem demonstrar uma capacidade ofensiva bastante presente. O jornal A Bola falou com Lucas Rodrigues, jogador do Seoul, da Coreia do Sul, que foi treinado pelo técnico leonino no Mafra, e que por isso conhece bem Rui Borges. O jogador parece confirmar a vontade de ataque do transmontano.
"Ele é, de facto, um treinador voltado para o ataque, com variedade de estratégias e que privilegia sempre as boas tomadas de decisão. Quando fui treinado por ele [em 2022/2023, no Mafra] os treinos eram objetivos, intensos, de fácil compreensão e bastante prazerosos", começou por explicar Lucas Rodrigues.
Prosseguiu, com as qualidades que mais admirava no técnico: "Sempre o admirei pela sua postura, inteligência e competência. Estarei a torcer por ele e espero que consiga obter vitórias nos últimos três jogos, culminando a época com uma merecida conquista do campeonato".
Terminou, com a seguinte ideia: "Desde que fui treinado por ele, ficou evidente que era um treinador de outro nível. Quando assumiu a minha equipa [Mafra], tinha deixado um clube que estava no topo da tabela [Vilafranquense] e entrou como nosso treinador num momento crítico, quando estávamos na zona de descida e com todo o talento e habilidade conseguiu levar-nos até ao 6.º lugar, deixando marca na história do clube. É um treinador muito humano, compreensivo, preocupado e próximo dos jogadores", rematou Lucas Rodrigues, acerca de Rui Borges.
Jogador chegou ao Clube de Alvalade proveniente do Vitória, do Brasil. Estava emprestado ao Leiria, onde atuou à janela de transferência de inverno
|
Alisson Santos só pode vestir a Listada verde e branca na próxima época, mas já vai treinando na Academia de Alcochete, com os colegas do Sporting. O jornal A Bola avança que o extremo brasileiro tem estado a ser preparado para ser a sombra de Francisco Trincão no sistema atual de Rui Borges.
O jogador foi contratado ao Vitória, por 2,1 milhões de euros, e chega proveniente do Leiria, onde estava emprestado. Um jogador que começou a ser observado na era de Ruben Amorim, que era adepto das qualidades do brasileiro - os leões apenas avançaram para a contratação quando houve a aprovação de Rui Borges, apesar de Alisson não ter sido um pedido expresso do treinador verde e branco.
Com mais de um mês de trabalho na Academia de Alcochete, os sinais são positivos. Rui Borges estará muito agradado com o empenho do brasileiro, que mostra um perfil destemido, sem receio de partir em drible para cima do adversário.
De resto, o jornal A Bola avança que o extremo está a ser trabalhado para dois sistemas diferentes. No 3x4x3 utilizado pelo Sporting ao longo da temporada, o jogador tem sido preparado a extremo direito, a posição do campo ocupada, habitualmente, por Francisco Trincão, na equipa principal dos leões.
Para além disso, Alisson também está a ser testado num 4x3x3 e num 4x2x3x1, sistemas em que o Sporting não alinhou esta temporada, mas que Rui Borges procura, desde já, afinar, para serem utilizados no próximo ano. Neste cenário, o brasileiro aparece como extremo puro, colado à linha lateral do ataque verde e branco.