Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

TREINADOR QUE CONQUISTOU TAÇA DE PORTUGAL E SUPERTAÇA COM O SPORTING VENCE NO APURAMENTO PARA O MUNDIAL 2026

Vitória garante a primeira posição no Grupo A da segunda fase de qualificação para a prova

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Nov 2023 | 19:42 |

Icon Comentário0

A seleção do Qatar, orientada pelo treinador português Carlos Queiroz - que venceu uma Taça de Portugal e uma Supertaça no Sporting- assumiu nesta terça-feira, dia 21, a liderança do Grupo A na segunda fase de apuramento da zona asiática para o Mundial de 2026, ao derrotar a Índia por 3-0, fora de casa.


O jogo, realizado no Estádio Kalinga, em Bhubaneswar, viu o Qatar conquistar a sua segunda vitória em dois jogos no grupo, com golos de Mostafa Meshaal aos quatro minutos, Ali Almoez aos 47' e Yusuf Abdurisag aos 86.


Com esta vitória, o Qatar de Carlos Queiroz, que já tinha goleado o Afeganistão na primeira jornada por 8-1, lidera o grupo com seis pontos, seguido pela Índia com três pontos. Afegãos e a seleção do Kuwait, ambos sem pontos, enfrentam-se esta terça-feira, dia 21 de novembro.


Os dois primeiros classificados de cada um dos nove grupos nesta fase garantem a qualificação para a terceira fase e também para a Taça Asiática de futebol. Na terceira fase, as 18 equipas serão divididas em três grupos de seis, com as duas primeiras de cada grupo a apurarem-se diretamente para o Mundial de 2026. Os terceiros e quartos colocados passam para uma quarta fase, com dois grupos de três equipas.

Os vencedores desses grupos também se qualificam para o Mundial, enquanto os segundos colocados avançam para uma quinta fase. Nesta fase, as duas seleções enfrentam-se em jogos de ida e volta, e o vencedor terá uma última oportunidade, através do 'play-off' intercontinental.



Futebol

Sporting quer 'proteger' jogador e este não deverá somar minutos frente ao Porto

Equipa técnica do Clube de Alvalade encontra-se a tomar decisões a pensar no importante Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Sporting deverá preferir gerir Nuno Santos frente ao Porto e não correr riscos desnecessários na sua recuperação
Sporting deverá preferir gerir Nuno Santos frente ao Porto e não correr riscos desnecessários na sua recuperação

08 Fev 2026 | 12:04 |

Icon Comentário0

Apesar de ter regressado às opções de Rui Borges frente ao AFS, para a Taça de Portugal, Nuno Santos pode acabar por não somar minutos no Porto - Sporting, que se disputa na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em partida válida para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


No reencontro com a competição em Alvalade, o tempo em campo acabou por ser superior ao previsto. Lançado quando o Sporting vencia por 2-1, o empate do adversário levou o jogo para prolongamento, obrigando o esquerdino a cumprir mais meia hora em esforço competitivo. No final, deixou sinais de conforto físico, indicando não sentir dores.


Apesar disso, segundo revela o jornal A Bola, Nuno Santos seguirá com a comitiva para o Norte, mas não deverá somar minutos no clássico do Dragão, numa gestão preventiva da carga física após um regresso tão exigente. A psicóloga Liliana Pitacho explicou a importância da componente mental neste tipo de regressos prolongados.


"Quando há lesões recorrentes e paragens muito prolongadas, é normal que o regresso à competição seja acompanhado de muitos medos e hesitações. A adaptação à nova fase de competição pode ser sempre mais limitada devido a esses receios, do contacto, de determinados movimentos, a estar mais atento à parte física e a qualquer dor que possa surgir do que necessariamente a alguns lances de jogo e isso pode-se ressentir na fase inicial. Mas, com certeza, tendo em conta todo o dispositivo da área clínica que o clube tem, acredito que o atleta esteja a ser acompanhado e a preparação deste regresso tenha sido feita também do ponto de vista mental", sublinhou.

A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.



Futebol

Jogador do Benfica admite ter estado em negociações com o Sporting

Futebolista que chegou ao eterno rival dos leões no último mercado de transferências revelou ter tido uma proposta vinda do Clube de Alvalade

Sidny Lopes Cabral, que assinou pelo Benfica no último defeso, afirmou ter estado em conversações com o Sporting
Sidny Lopes Cabral, que assinou pelo Benfica no último defeso, afirmou ter estado em conversações com o Sporting

08 Fev 2026 | 11:27 |

Icon Comentário0

Sidny Lopes Cabral afirmou ter estado em conversações com o Sporting. Reforço de inverno do Benfica, o jogador polivalente, natural de Roterdão, nos Países Baixos, competia há três anos na quinta divisão alemã e passou pela terceira antes de assinar pelo Estrela da Amadora, no último verão.


A minha carreira tem sido uma história bastante louca. Tenho muito orgulho de ter acreditado sempre em mim. Para ser sincero, quando estava no banco na quinta divisão alemã, certamente não esperava jogar pelo Benfica”, admitiu o internacional por Cabo Verde, em entrevista à Voetbal International. O jogador projetou ainda a presença no Campeonato do Mundo: “Estou muito ansioso por isso. Esta não é propriamente uma temporada normal para mim.”


Contratado por 6 milhões de euros, Lopes Cabral revelou como foi apanhado de surpresa pelo empresário após se destacar ao serviço dos tricolores. “Ele disse que estava em negociações com o Sporting, o Braga e o Benfica... O quê?! Benfica? Quando ouvi isso, tudo o que eu queria era ir para lá”, contou o atleta, que soma um golo e duas assistências em seis jogos pelas águias.


Sidny Cabral impressionou na primeira parte da temporada pelo emblema da Reboleira, destacando-se pela sua capacidade de atuar tanto na defesa como no ataque, algo que justificou a atenção de leões e águias. Apesar de falhada a chegada do cabo-verdiano, o Sporting acabou por garantir as contratações de Luis Guilherme e Souleymane Faye.

Sidny Lopes Cabral - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - foi uma das surpresas do conjunto tricolor. Antes de rumar ao Benfica, havia realizado um total de 16 partidas oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 1.358 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou cinco golos e três assistências.



Futebol

Frederico Varandas decidiu que posição tomar sobre Villas-Boas antes do Porto - Sporting

Tensão entre os presidentes de leões e dragões tem escalado no decorrer das últimas semanas e existe grande expetativa para o Clássico

Frederico Varandas não pretende responder às provocações de André Villas-Boas antes do Clássico entre Porto e Sporting
Frederico Varandas não pretende responder às provocações de André Villas-Boas antes do Clássico entre Porto e Sporting

08 Fev 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

O clássico entre Porto e Sporting promete intensidade dentro das quatro linhas, mas também fora delas, num contexto em que ambos disputam o título ponto a ponto. Em foco está a relação entre Frederico Varandas e André Villas-Boas, marcada por episódios de tensão recentes, fruto de trocas públicas de declarações entre os dois dirigentes nos últimos meses.


Apesar desse histórico, Frederico Varandas opta, nesta fase final de preparação para o encontro da 21.ª jornada da Liga, por uma postura de silêncio. O Presidente do Sporting não pretende responder às palavras do homólogo portista, que abordou temas como a arbitragem e chegou a apontar favoritismo aos leões para o Clássico no Estádio do Dragão.


A decisão passa por evitar qualquer ruído adicional em torno do jogo. Varandas quer preservar um ambiente de tranquilidade no seio do grupo orientado por Rui Borges, consciente da importância do encontro. Nesse sentido, manterá uma postura discreta e cumprirá os procedimentos habituais.


Como é norma, o Presidente do Sporting acompanhará a equipa no estágio marcado para segunda-feira, em Gaia, seguindo depois com a comitiva para o Estádio do Dragão. No recinto portista, sentar-se-á no lugar que lhe for indicado na tribuna.

Recorde-se que, na primeira volta do campeonato, em Alvalade, Varandas e Villas-Boas estiveram sentados lado a lado, cenário que também se verificou no Dragão na segunda volta de 2024/25 e, igualmente, em Leiria, nas meias-finais da Allianz Cup dessa temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges toma decisão quanto a titular para o Porto - Sporting
Futebol

Rui Borges toma decisão quanto a titular para o Porto - Sporting

08 Fev 2026 | 10:06

Icon Comentário0
De malas feitas no Sporting, já se sabe quanto vai ganhar Matheus Reis no CSKA
Futebol

De malas feitas no Sporting, já se sabe quanto vai ganhar Matheus Reis no CSKA

08 Fev 2026 | 09:33

Icon Comentário0
Há novidades sobre Ioannidis e Debast antes do Porto - Sporting
Futebol

Há novidades sobre Ioannidis e Debast antes do Porto - Sporting

08 Fev 2026 | 09:17

Icon Comentário0