Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Treinador que venceu duas Ligas dos Campeões admite treinar o Sporting

Questionado a comentar relativamente a rumores antigos, técnico que venceu grande prova europeia assumiu possibilidade de rumar a Alvalade

Em comentários acerca da 7.ª jornada da Champions League, o técnico dos parisienses foi confrontado com a possibilidade de um dia vir a treinar o Sporting
Em comentários acerca da 7.ª jornada da Champions League, o técnico dos parisienses foi confrontado com a possibilidade de um dia vir a treinar o Sporting

20 Jan 2026 | 09:53 |

Icon Comentário0

Em antevisão ao encontro diante do Sporting - que espera oficialização de novo reforço -, que irá acontecer esta terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões, Luis Enrique, técnico do PSG,  desdobrou-se em elogios relativos ao Clube de Alvalade.


Luis Enrique: "Talvez um dia, quem sabe?"


"Talvez um dia, quem sabe?", disse o espanhol. "Gosto muito do Sporting. É uma equipa muito bem trabalhada, que ganhou a dobradinha no ano passado, este ano tem 10 pontos na Champions e está em segundo lugar na tabela classificativa da Liga portuguesa".


O treinador antevê um jogo complicado: "O jogo que eu espero é um jogo excecional, bonito, perante o Sporting que é sempre complicado, que tem jogadores de qualidade e que gosta de ter a bola. Vai ser muito difícil. O objetivo é ganhar e garantir, praticamente, a qualificação para os oitavos", referiu o técnico catalão.

"Gosto do que fazem com a bola"


"Gosto muito do que fazem com a bola. Tem personalidade para jogar desde trás. A personalidade que tiveram em ir a casa do Bayern e jogar olhos nos olhos, estiveram muito tempo a ganhar", lembrou. Desta forma, o técnico espanhol espera "apanhar uma equipa muito completa, que sabe jogar muito bem, com e sem bola", pelo que os jogadores do PSG terão de estar "atentos e motivados, porque vai ser muito difícil ganhar este jogo".

Além do mais, referiu que gostava de ver os leões chegar à final: "Espero que seja um Sporting que queira jogar, como eu tenho visto nos últimos jogos, que gosta de ter bola, que arrisca, que vai disputar o jogo para poder ganhar e isso vai tornar o jogo mais interessante e mais renhido. Espero que o Sporting passe a fase de liga e que chegue até à final", vincou o treinador dos parisienses.


Futebol

Onze provável Sporting - PSG: Lesões e castigos obrigam Rui Borges a mexer

Verdes e brancos disputam a sétima jornada da Liga dos Campeões já nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, no Estádio José Alvalade

Comandados de Rui Borges no Sporting têm duelo marcado Liga Portugal Betclic diante do Casa Pia para as 20h15 desta sexta-feira, em Alvalade
Comandados de Rui Borges no Sporting têm duelo marcado Liga Portugal Betclic diante do Casa Pia para as 20h15 desta sexta-feira, em Alvalade

20 Jan 2026 | 09:44 |

Icon Comentário0

Rui Silva, Iván Fresneda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Hidemasa Morita e João Simões; Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geny Catamo e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a sétima jornada da Champions League.


Com vários ausências para o encontro, o treinador dos leões vai fazer regressar Zeno Debast às opções iniciais com Gonçalo Inácio a voltar a ser o central pela esquerda, enquanto Iván Fresneda e Ricardo Mangas irão ocupar as laterais defensivas. Rui Silva mantém-se como dono e senhor da baliza.


No miolo, Hidemasa Morita deverá fazer dupla com João Simões, uma vez que Morten Hjulmand foi sancionado com uma partida de suspensão no último duelo frente ao Bayern de Munique. Na frente Geny Catamo deverá surgir à direita, enquanto Maxi Araújo fará de Pote na meia-esquerda, com Francisco Trincão no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.


O Sporting volta assim a entrar em campo já esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente aos franceses do PSG. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h00.

Os leões já disputaram seis jogos na prova, somando dez pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, triunfaram na receção ao Marselha, por 2-1, empataram com a Juventus, em Turim (1-1), venceram o Club Brugge, em casa, por 3-0, e foram derrotados pelo Bayern na última ronda (3-1).



Futebol

Sporting - PSG (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...

Leões e franceses disputam sétima jornada da prova milionária da UEFA, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, com apito inicial às 20h00

Sporting mede forças com o PSG, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em partida válida para a sétima jornada da Liga dos Campeões
Sporting mede forças com o PSG, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em partida válida para a sétima jornada da Liga dos Campeões

20 Jan 2026 | 09:24 |

Icon Comentário0

O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente aos franceses do PSG. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h00.


Os leões já disputaram seis jogos na prova, somando dez pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, triunfaram na receção ao Marselha, por 2-1, empataram com a Juventus, em Turim (1-1), venceram o Club Brugge, em casa, por 3-0, e foram derrotados pelo Bayern na última ronda (3-1).


Rui Silva, Iván Fresneda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Hidemasa Morita e João Simões; Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geny Catamo e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting para a partida diante dos gauleses.


Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais mais apta que tem disponível, com o regresso do defesa belga às opções iniciais, depois de um longo período de lesão. De resto, as principais alterações alterações deverão ser nos corredores ofensivos, uma vez que Maxi Araújo volta ao onze depois de cumprir uma partida de suspensão e Luis Guilherme não está inscrito.

No miolo, Morita deverá fazer dupla com João Simões, já que Morten Hjulmand viu o terceiro cartão amarelo frente ao Bayern. De resto, Geny Catamo deverá surgir novamente à direita, com Franciso Trincão no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.


Informações: Terça-feira – 20 de janeiro – 20h00 – Estádio José Alvalade

Transmissão: SportTV 5

Quem está fora: Geovany Quenda, Eduardo Quaresma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Ousmane Diomande, Fotis Ioannidis, Salvador Blopa e Nuno Santos (lesões); Morten Hjulmand (castigo)

Equipa de Arbitragem: Árbitro: Anthony Taylor; Assistentes: Gary Beswick e Adam Nunn; 4.º árbitro: Robert Jones; VAR: Jarred Gillett; AVAR: Michael Salisbury


Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - PSG da Liga dos Campeões

Treinador dos verdes e brancos abordou sétima jornada da prova milionária, nomeadamente a possibilidade de leões alcançarem um bom resultado

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Sporting e PSG, da Liga dos Campeões
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Sporting e PSG, da Liga dos Campeões

19 Jan 2026 | 20:11 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - PSG, esta segunda-feira, dia 19 de janeiro. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que conta com várias baixas.


Capacidade do Sporting em jogar na Champions


"Será um grande jogo, de Champions. Temos de demonstrar a nossa maturidade nesta competição. Temos vencido em casa, tem sido a nossa fortaleza. O Sporting, pela grande equipa que é, tem demonstrado o que é capaz, a jogar dentro e fora. Temos de ser capazes de fazê-lo novamente perante uma grande equipa, se calhar a melhor da Europa, por ter conquistado este troféu. Tivemos a sorte do sorteio nos dar duas das três melhores: o Bayern e o PSG. Juntaria aqui o Arsenal... Tem sido um orgulho para nós. Tem sido uma motivação enorme. Temos de mostrar que estamos à altura para nos batermos com ele".


Maior desafio da carreira?

"O que mais me desafiou foi o primeiro dia que entrei nesta casa. Qualquer dia que passe no Sporting é o dia mais feliz da minha vida. O meu maior desafio. Estou num grande clube e a cada dia que passa tenho de ser melhor, para acrescentar história ao Sporting. Defrontar os melhores da Europa tem de ser uma motivação boa para todos, para mostrar que somos capazes. Acima de tudo, um desafio para todos nós. Não é o maior desafio... Lesões? É algo que já falei antes do jogo com o Casa Pia. O Pote e o Ousmane Diomande poderão estar, sem certezas, no jogo de Arouca".


Número de lesionados começa a diminuir

"Dormência já está a passar... Já está o Zeno [Debast], o Dani [Bragança]. Se calhar chegam Pote e Ousmane [Diomande] no outro jogo. Claro que torna a equipa mais capaz, mais forte. Para amanhã temos de ter coragem de defrontar os melhores, em termos coletivos e individuais. Independentemente de quem jogue, todos têm de estar motivados. O Sporting tem dado a demonstração daquilo que é a grandeza deste coletivo, não só na Champions. É importante quem estará em jogo para dar uma grande resposta.

Ausência de Hjulmand? Jogará outro. Jogaremos com onze. Quem jogar dará resposta. Acima de tudo, a equipa tem demonstrado que é capaz, em que todos são solução, todos são grandes jogadores. Quando falha um colega, eles motivam-se para mostrar que somos uma verdadeira equipa e estamos lá uns para os outros".

Poderio do PSG

"A equipa tem dado uma resposta enormíssima naquilo que são jogos de Champions. Jogamos agora em casa, onde temos ganho sempre. Amanhã defrontamos a melhor equipa, que tem mais posse na Champions, mais passes, mais golos, igualado com o Dortmund, penso eu. Já nem pego nos dados do campeonato francês... É uma equipa fortíssima na reação à perda, na transição ofensiva, com muitos golos. Temos de perceber onde não podemos perder bola e onde podemos colocar algum perigo. Acredito que vão olhar para o Sporting com respeito, dado aquilo que temos feito".

'Tubarões' olham para o Sporting de que forma?

"Há uns dias li algo de um jogador do Barcelona a falar do Sporting. Isso motiva-nos a mostrar que somos bons e aquilo que somos como equipa. Respeitamos quem está do outro lado, encaramos as dificuldades e mostramos o que somos como Sporting, não só a nível externo, como interno. Olham para nós de forma diferente... Isso é mérito da equipa, como já disse, pelos últimos anos. Compete-nos a nós mostrar que somos um grande Sporting, com grandes jogadores. O coletivo faz aparecer o individual. Sabemos daquilo que o PSG é capaz, mas também sabemos que nos respeitam à sua maneira. Sabem que aqui está uma equipa motivada, com adeptos que poderão ajudar-nos a sobrepor sobre o PSG. Temos de ser muito corajosos e, acima de tudo, muito responsáveis".

Defesa sólida em casa é a principal arma?

"Penso que não é só o momento defensivo, mas também ofensivo. Temos demonstrado ser uma grande equipa. Será um jogo com duas equipas ofensivas, gostam de marcar. Mostra bem a qualidade de ambas. Sabemos que, do outro lado, está um coletivo fortíssimo, com os melhores do mundo nas suas posições. Temos de saber anular essa parte individual do PSG. Os jogos são cada vez mais resolvidos num pormenor individual, numa inspiração. Temos de conseguir anular, de alguma forma, essa inspiração".

Sporting de olho no top8

"Eu só me foco no jogo de amanhã, depois vemos o que seremos capazes, que terá sempre uma consequência. Logo veremos a consequência. Só depois pensaremos no jogo do Athletic Bilbao. Não faço contas antecipadas. Quero que a equipa demonstre a sua qualidade ofensiva e defensiva, continuando o nosso crescimento. Temos muita qualidade".

Sporting inspira-se na receita de Munique ofensivamente?

"A organização não foi diferente.. Percebo a pergunta por ter jogado o Edu [Quaresma], mas foi a lateral. Não mudámos. Não mudamos nada do que fazemos. Apenas defrontámos uma grande equipa que nos obrigou a andar num bloco mais baixo. Não é habitual. Com as grandes equipas há outras dificuldades. O Bayern foi capaz e acredito que amanhã o PSG, pelos dados que acabei de dizer, igual. Não têm posição fixa na relação com os médios, mesmo com o Vitinha. O João Neves não vai jogar. Será difícil para nós acionar os nossos meios de pressão internamente que gostamos. O que nos vai obrigar a andar mais momentos em bloco médio-baixo. Depende daquilo com que estamos a jogar. Do nosso lado não muda nada. Pode acontecer em alguns momentos ter a linha de cinco... A equipa está confiante e demonstrou isso contra o Casa Pia. Estamos lá uns para os outros. Eles são dessa fibra. Querem dar o melhor deles para quando alguém falta. Se há coisa que eu não preciso é motivá-los. Pontuar ou não, é entrar no jogo para vencer. É isso que fazemos sempre, independentemente de quem seja o adversário".

Fortaleza de Alvalade alerta o PSG e chegada de Faye a Lisboa

"Está em Lisboa, mas não é jogador do Sporting. Não me vou alongar muito para já [risos]. Quando for apresentado, podem perguntar. Em relação à fortaleza [de Alvalade], acredito que o mister Luis Enrique tenha olhado para aquilo que têm sido os nossos jogos em casa na Champions, mas também nos duelos fora. Por tudo aquilo que temos sido capazes. Vocês próprios dizem que o Sporting é que joga melhor se calhar. Não vai em primeiro, é certo, nisso dou sempre valor a quem vai em primeiro. Mérito. Temos demonstrado a nossa personalidade ao longo do tempo. As responsabilidades aumentam. Temos de falhar e errar menos, sobretudo com grandes equipas, com capacidade individual que pode mudar o jogo. A equipa está corajosa e confiante para o jogo de amanhã".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção, Sporting! Polícia prepara vigilância apertada para jogo com o PSG
Futebol

Atenção, Sporting! Polícia prepara vigilância apertada para jogo com o PSG

19 Jan 2026 | 17:44

Icon Comentário0
Nani recebeu proposta de clube que joga na Europa, mas ex Sporting recusou
Futebol

Nani recebeu proposta de clube que joga na Europa, mas ex Sporting recusou

19 Jan 2026 | 17:07

Icon Comentário0
Oficial Hugo Viana contrata jogador por 23M+10 e pode haver efeito dominó no Sporting
Futebol

Oficial Hugo Viana contrata jogador por 23M+10 e pode haver efeito dominó no Sporting

19 Jan 2026 | 17:18

Icon Comentário0