Futebol
Atacante do Sporting só volta em fevereiro e falha duelo decisivo da Champions com o Athletic Bilbao
20 Jan 2026 | 10:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2026 | 13:02 |
Luis Enrique, hoje com 55 anos, é um dos mais conceituados treinadores do espectro do futebol mundial, após passagens bem sucedidas por Barcelona, seleção espanhola e, agora, PSG. No entanto, em 2012, o cenário era bem diferente e o espanhol dava os primeiros passos na carreira de treinador.
Para recordar, o técnico catalão esteve nas cogitações do Sporting em outubro desse ano, pouco depois de ter saído do comando técnico dos italianos da Roma. Na altura, Ricardo Sá Pinto tinha sido despedido e o Sporting liderado por Godinho Lopes buscava um treinador.
Na passada segunda-feira, em antevisão ao Sporting - PSG - saiba todas as informações do encontro -, quando questionado sobre se lembrava se tinha recebido algum contacto formal, Luis Enrique negou-o. "Não. Pelo menos não me lembro, mas sempre tive um carinho especial por uma razão muito simples: o clube da minha terra e no qual me formei também é Sporting, mas de Gijón e as camisolas são iguais. Daí que há muito conheço este clube", respondeu num tom muito bem-disposto."
Não chegou Luis Enrique, haveria de chegar o belga Franky Vercauteren, após Oceano ter assumido a equipa durante quatro jogos. Numa época atribulada, o belga foi depois substituído por Jesualdo Ferreira, que lançou vários jovens e terminou a Liga no sétimo posto. Pelo meio, em março de 2013, Bruno de Carvalho venceu as eleições, numa corrida na qual também estiveram José Couceiro e Carlos Severino.
Recorde-se que o Sporting entra em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente aos franceses do PSG. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h00.
Em antevisão à grande partida entre o Clube de Alvalade e PSG, antigo lateral dos leões não segurou elogios direcionados ao seu antigo emblema
20 Jan 2026 | 12:59 |
Quatro anos e meio depois da sua saída do Sporting, Nuno Mendes está de regresso a Alvalade, onde espera ser aplaudido, mesmo e representar o PSG, adversário desta terça-feira, na sétima jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Nuno Mendes: "Espero encontrar o Sporting na final"
Quando ao adversário que espera, o lateral lançou repto: "Espero que seja um Sporting que queira jogar, que gosta de ter bola, que arrisca, que vai disputar o jogo para poder ganhar, isso vai tornar o jogo mais interessante e renhido. Espero que passem a Fase de Liga, espero encontrar o Sporting na final da Champions, aí ia ser complicado, mas o Sporting tem tudo para fazer boa caminhada e desejo a melhor sorte."
Sobre como vê este Sporting - que apresenta histórico animador contra equipas francesas -, que persegue o tricampeonato, Nuno Mendes realçou: "Está a fazer boa época, com muita qualidade, jogadores de alto nível, de vários países, vai ser um jogo difícil, como todos os da Champions, estamos cientes de que o Sporting vai entrar para ganhar e nós vamos fazer o mesmo."
Nuno Mendes: "Podemos ser favoritos e perder amanhã"
Instado a apontar a percentagem que considera o PSG ser favorito para o jogo de hoje, o ex Sporting foi cauteloso: "Isso não importa muito, podemos ser favoritos e perder amanhã. Temos de encarar o jogo com o máximo de profissionalismo, com o máximo de respeito, com alta intensidade como costumamos meter em todos os jogos, amanhã não vai fugir à regra.
Nuno Mendes regressa a Alvalade e não esconde que gostará de ser acarinhado pelos adeptos: "Espero que seja um grande dia, como é óbvio fico contente se me aplaudirem, amanhã venho para representar o PSG, mas o Sporting está presente em mim, vai ser um jogo diferente a nível pessoal, com máximo de respeito pelo Sporting".
Futebolista chegou a publicar uma fotografia, onde surgia a usar a camisola dos leões e está prestes a abarçar novo desafio na sua carreira
20 Jan 2026 | 12:24 |
O Marselha está muito perto de garantir o empréstimo de Ethan Nwaneri, jovem promessa do Arsenal, depois de ter conseguido convencer o jogador a mudar-se para França. O clube gaulês avançou de forma decisiva nas últimas horas e apresentou um projeto desportivo que agradou ao jogador inglês que foi apontado ao Sporting no último verão.
Segundo Fabrizio Romano, o clube francês bateu a concorrência de vários clubes europeus, aproveitando a forte aposta em jovens e a perspetiva de minutos regulares na equipa principal. O futebolista vê com bons olhos a possibilidade de dar um novo passo na carreira antes de se afirmar definitivamente nos 'gunners'.
Recorde-se que o nome do internacional jovem inglês já tinha sido associado ao Clube de Alvalade. Os leões chegaram a ser apontados como atentos à situação do jogador, numa altura em que Viktor Gyokeres vinha sendo apontado ao emblema orientado por Mikel Arteta, embora nunca tenha existido uma abordagem formal conhecida.
Na altura, Ethan Nwaneri publicou uma fotografia, onde surgia a usar a camisola dos leões. Nas redes sociais, surgiram vários comentários de adeptos do emblema verde e branco a questionar sobre se o internacional sub-21 inglês estaria em possíveis conversações com a SAD liderada por Frederico Varandas sobre uma possível cedência no negócio do internacional sueco (Recorde AQUI).
O avançado de 18 anos, considerado uma das maiores promessas da formação do Arsenal, tornou-se o mais jovem de sempre a jogar na Premier League em 2022, com apenas 15 anos e 181 dias. Além do mais, o pupilo de Mikel Arteta segue João Simões e Geovany Quenda no Instagram.
Veja a publicação:
No que toca ao histórico frente a equipas gaulesas, o Clube de Alvalade, até agora, apresenta um registo positivo, que dá esperanças a Rui Borges
20 Jan 2026 | 11:49 |
O PSG será o 12.º emblema gaulês que será adversário do Sporting nas competições europeias. Muitas histórias, muitos duelos que se pautaram pelo equilíbrio, como aliás dizem os números. Diante de equipas gaulesas este será o 25.º jogo diante dos leões que apresentam um saldo, ainda assim, favorável, pois registam 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas.
O atual campeão da prova vai juntar-se a outros emblemas que já desfilaram em Alvalade. A saber: Lille, Lyon, Marselha, Bordéus, Bastia, Auxerre, Monaco, Saint-Étienne, Montpellier, Metz e Sochaux. Total, 37 golos marcados, 28 sofridos. Em Alvalade, contar-se-á uma nova história, diante do colosso francês.
Jogo grande na Champions com o Sporting - que é destaque na UEFA - a vestir fato de gala para receber o gigante parisiense. Uma equipa recheada de estrelas, alguns dos melhores a nível planetário, numa noite especial nas bancadas de Alvalade que vão poder voltar a ver um dos ‘filhos’ da casa, Nuno Mendes.
Um obstáculo de exigência máxima, mais um nesta caminhada na liga milionária, que o emblema verde e branco terá de tentar ultrapassar até porque mantém intactas as ambições em continuar em prova após esta fase de liga da competição europeia.
Recorde-se que os leões entram em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da formação orientada por Luis Enrique, terá início às 20h00, em Alvalade.