
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel José, antigo treinador do Sporting, diz que nunca viu um Porto tão fraco na sua carreira. Após a goleada sofrida pelos dragões frente ao Benfica (4-1), no último domingo, dia 6 de abril, o ex-leão rasga a direção azul e branca, liderada por André Villas Boas, num encontro que teve consequências para a turma de Rui Borges.
"Tenho 64 anos de futebol e este é o pior Porto de que me lembro"
Em entrevista à Renascença, o técnico diz que este Porto desonra "a herança que Pinto da Costa deixou": "Tenho 64 anos de futebol e este é o pior Porto de que me lembro. Esta é uma equipa que não honra o passado que o Porto tem. E os portistas não se podem queixar, porque isso foi a herança que Pinto da Costa deixou", vincou.
André Villas Boas terá ido ao balneário do Porto, ao intervalo e no final da partida, a Direção decidiu manter o grupo unido por mais uns dias. O plantel seguiu, então, para estágio. Um "castigo injusto", diz Manuel José, para quem "pôr os jogadores em estágio depois de uma derrota pesadíssima, e até humilhante, é aumentar a ansiedade dos jogadores, fazer baixar os níveis de confiança".
"Parece que cometeram um crime. Quem devia ir para estágio era a Direção e não os jogadores"
"Parece que cometeram um crime. Quem devia ir para estágio era a Direção e não os jogadores". Por outro lado, Manuel José salienta que esta goleada no Dragão "é um resultado que eleva a moral dos jogadores do Benfica e da sua equipa técnica até ao limite. Ficam com a moral bem alta. Podiam ter sido cinco ou seis, podem ganhar seja a quem for. O Benfica - Sporting, provavelmente, vai ser o jogo do título", completou.
Manuel José, técnico de 78 anos, passou pelo emblema verde e brancos nos anos 80 e 90. Pelo Clube de Alvalade, o treinador esteve presente em duas ocasiões (de 1985 a 1987 e de 1989 a 1990). Neste período fez 95 jogos, venceu 57, empatou 16 e perdeu 22, não conseguindo vencer qualquer título.
Antigo jogador da equipa verde e branca vive situação delicada em Inglaterra e próximos meses podem trazer novidades à carreira do médio
|
A despromoção do Southampton para o Championship, confirmada neste domingo, pode selar o destino de Mateus Fernandes, que deverá deixar o clube inglês no final da temporada. O médio, ex-jogador do Sporting, está numa posição delicada após a queda da equipa para a segunda divisão, e a sua permanência nos Saints parece improvável, dado o seu interesse em continuar a sua carreira na Europa, numa liga de topo.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, especialista em transferências, Mateus Fernandes será uma “situação a ter em atenção no próximo mercado de verão”, o que indica que clubes europeus estão a monitorizar a sua situação. Embora ainda não tenha sido confirmada uma proposta da Juventus, como já avançou a imprensa internacional, o nome do jogador tem sido associado a várias equipas interessadas na sua contratação.
A temporada de Mateus Fernandes foi marcada por 35 jogos disputados, com um registo de três golos e cinco assistências em todas as competições. É de recordar o jogo do Southampton com o Tottenham que levou à despromoção da equipa do antigo jogador leonino. O jovem, que iniciou a sua carreira no Olhanense e passou pelo Sporting na época 2016/17, teve um ano de adaptação no Southampton, onde continuou a mostrar o seu talento. Contudo, com a despromoção do clube, a dúvida sobre o futuro do médio aumenta.
Antes de rumar à Premier League, Mateus Fernandes passou por outras etapas da sua carreira, incluindo empréstimos ao Estoril, onde teve destaque na época 2023/24 com 35 jogos, um golo e três assistências. No Sporting somou sete jogos na equipa principal em 2022/23, onde marcou um golo e fez uma assistência.
Com um valor de mercado avaliado em 15 milhões de euros, Mateus Fernandes tem agora a oportunidade de fazer a transição para um clube que ambiciona títulos. A Juventus, com o seu histórico de sucesso, surge como um possível destino, e a próxima janela de transferências será crucial para decidir os rumos da carreira do jovem talento português.
Jogador da equipa verde e branca tem sido protagonista desde que chegou a Alvalade, destacando-se bastante no último mês
|
Em apenas dois meses de Sporting, Rui Silva tornou-se a figura de confiança na baliza dos leões, e março foi o mês da sua consagração. O guarda-redes, contratado ao Betis no mercado de inverno, foi eleito o melhor guarda-redes da Liga Betclic, no mês de março, superando nomes como Lukas Hornicek (Braga) e Gabriel Batista (Santa Clara), que também estavam na luta pelo prémio. O feito não é apenas mérito de boas defesas, mas também de uma postura imbatível que tem garantido as vitórias do Sporting nas últimas semanas.
O jogador de 31 anos somou 18,52% dos votos dos treinadores da Liga, conquistando um lugar cativo entre os mais destacados da competição. Em segundo lugar, com 17,78%, ficaram Hornicek e Batista, mas a diferença de minutos jogados deu vantagem ao bracarense, que ficou atrás do guarda redes verde e branco.
Em março, o Sporting venceu Estrela da Amadora (3-0), Famalicão (3-1), Casa Pia (3-1) e Estoril (3-1), e em todos esses jogos Rui Silva foi titular, com 90 minutos de ação e sendo uma presença decisiva. Ele não apenas defendeu como também comandou a defesa, garantindo a segurança necessária para que a equipa se mantivesse no topo da Liga. Em 12 jogos pelo clube de Alvalade, a contar para a Primeira Liga e para a Taça de Portugal, Rui Silva sofreu nove golos.
A chegada de Rui Silva ao Sporting, por 4,75 milhões de euros, trouxe-lhe um compromisso até 2028. A sua chegada, por empréstimo, seguida de compra obrigatória, aumentou a confiança da equipa, que agora vê nele um pilar para as vitórias nas competições internas e, eventualmente, em competições europeias.
O guarda-redes português rumou a Espanha na época 2017/18 para representar o Granada, por onde ficou quatro épocas. Na temporada 2021/22 vestiu a camisola do Betis onde esteve até 2025, tendo sido depois emprestado aos leões. Com um início impressionante e uma exibição de topo a cada partida, Rui Silva não só garantiu o título de melhor guarda-redes de março, mas também promete estabilidade e segurança nos próximos tempos na baliza do clube leonino. É de recordar que o guardião do Sporting tem recebido bastante apoio e elogios por parte dos adeptos.
Antigo jogador do Clube de Alvalade voltou a ser decisivo na partida ao fazer golo e comoveu mundo do futebol com grande atitude em campo
|
Paulinho está a encantar no México. O antigo avançado do Sporting voltou a marcar pelo Toluca na vitória por 2-1 frente ao Santos Laguna, em jogo da 14.ª jornada da liga mexicana, mas não foi apenas o golo que o destacou no encontro. O jogador teve um gesto raro no futebol.
Paulinho pediu ao árbitro para reverter um cartão vermelho mostrado a um adversário, alegando que este não o tinha tocado. O ex Sporting, recusou tirar vantagem da situação e mostrou ao árbitro que não houve contacto. O árbitro reconsiderou e anulou a expulsão. Um gesto de fair play que já corre o mundo e está a ser elogiado tanto por adeptos como pela imprensa internacional.
O Toluca venceu por 2-1 com golos de Paulinho, aos 39 minutos, e Ruiz, já nos minutos de compensação da primeira parte. Com este resultado, a equipa mexicana consolidou a sua posição na tabela, ocupando o 2.º lugar com 30 pontos em 14 jogos, os mesmos que o líder Club América. Do outro lado, o Santos Laguna afunda-se cada vez mais no fundo da tabela, em 18.º e último lugar, com apenas 7 pontos somados.
Desde a sua chegada ao Toluca nesta temporada 2024/25, que o antigo avançado leonino se tem destacado. Paulinho leva 34 jogos, 23 golos e oito assistências, mas é o seu carácter que está a roubar atenções. O avançado português chegou ao Sporting em 2020/21, por indicação direta de Ruben Amorim, com quem já tinha trabalhado no Braga. Foi sempre um dos pilares da equipa leonina, tendo feito a sua melhor época de leão ao peito em 2023/24, com 21 golos marcados.
Formado no Santa Maria, Paulinho passou ainda pelo Trofense, Gil Vicente e Braga, destacando-se com uma temporada de ouro em 2019/20, com 25 golos e nove assistências pela equipa minhota. No Sporting somou 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).