Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Mai 2024 | 15:57 |
Rúben Amorim explicou os motivos pelos quais Pedro Gonçalves e Francisco Trincão não foram convocados por Roberto Martínez para representar a seleção nacional no Europeu. O treinador do Sporting acredita que a dupla, bem como Nuno Santos, tinham lugar entre os eleitos, mas "é difícil tirar outros jogadores".
"Os jogados são inteligentes, sabem quando estão perto de ser convocados ou não. Há sempre aquela esperançazinha, mas sabiam quem ia ser convocado. São rapazes novos e sabem que o futebol muda de um dia para outro", começou por dizer o técnico do Sporting.
"Em relação à Seleção é difícil tirar um jogador para pôr os do Sporting e o contrário seria também. Devemos ser claros com os jogadores; não teve a ver com timings ou estágios o facto de Pote e Trincão não terem sido escolhidos, foi porque as escolhas foram outras. O caminho é tornarem-se melhores jogadores, não há que pensar que têm de mudar de clube para irem à Seleção. O que têm de pensar é ser melhores jogadores, defender melhor, marcar mais...", terminou.
Na passada sexta-feira, o selecionador nacional também abordou o assunto: "São jogadores que trabalharam muito bem para ganhar dez jogos na fase de apuramento. O Francisco Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época superlativa, mas nunca fizeram parte da Seleção. Para entrar alguém, outro precisa de sair. É uma injustiça sem motivo. Eles estão ainda mais perto da Seleção", referiu, sobre os craques do Sporting.
Recorde-se que, antes do arranque do Campeonato da Europa, Portugal tem três encontros amigáveis: Finlândia (4 de junho, 19h45), Croácia (8 de junho, 17h45) e República da Irlanda (11 de junho, 19h45). Na edição transata da competição, os lusos ficaram-se pelos oitavos-de-final, tendo caído aos pés da Bélgica de Roberto Martínez, por 1-0, com um golo da autoria de Thorgan Hazard.
Presidente do Clube de Alvalade continua sem avançar por um treinador para o lugar do atual técnico, mas tem opção estudada em caso de necessidade
28 Out 2026 | 03:00 |
Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, caso o Sporting decida avançar para uma mudança no comando técnico, sabe o Leonino. A estrutura verde e branca continua a analisar todos os cenários perante os maus resultados recentes, mas, neste momento, não existe qualquer nome fechado ou negociação adiantada.
Ao que o nosso Jornal apurou, caso Rui Borges deixe Alvalade antes de ser encontrada uma solução definitiva, será Tiago Fernandes a assumir interinamente os destinos da equipa principal. O atual treinador da equipa B é a solução interna preparada pelos responsáveis leoninos para assegurar a transição e evitar uma escolha precipitada num período particularmente apertado do calendário.
Leonardo Jardim e Abel Ferreira são dois dos nomes que estão a ser equacionados para o futuro, mas nenhum se encontra, nesta altura, perto de assumir o Sporting. Ambos estão no Brasil e envolvidos na reta final do Brasileirão, sendo que uma eventual disponibilidade só deverá surgir após o final da temporada. No caso de Abel, o cenário é ainda mais complicado: o técnico está 99% certo de permanecer no Palmeiras até ao final de 2027 e não existem contactos ou negociações em curso.
A situação de Rui Borges agravou-se depois das derrotas consecutivas em Alvalade diante do LASK Linz, por 3-2, e do Académico de Viseu, por 2-1. Os leões estão já a nove pontos da liderança do campeonato e a contestação aumentou significativamente, com lenços brancos nas bancadas e a estrutura a reavaliar a continuidade do treinador, embora sem querer tomar uma decisão apenas em função da pressão exterior.
Rui Borges acredita que ainda reúne condições para inverter o momento e não pretende abandonar o cargo por iniciativa própria. Frederico Varandas, por seu lado, continua sem tomar uma decisão definitiva sobre uma eventual sucessão. Se a rutura acontecer antes de surgir o treinador escolhido para o projeto, Tiago Fernandes será chamado a assegurar a equipa principal de forma interina, dando tempo à SAD para definir o próximo passo.
Depois de duas derrotas consecutivas e de um ambiente de contestação em torno da equipa, leões voltaram aos triunfos frente aos madeirenses
27 Out 2026 | 22:14 |
O Sporting regressou aos triunfos esta terça-feira, ao bater o Marítimo por 2-1, em Alvalade, e tornou-se na primeira equipa a assegurar a presença na final four da Taça da Liga. Apesar de interromper a sequência de resultados negativos, a formação orientada por Rui Borges não realizou uma exibição particularmente convincente.
A estreia de Pedro Lima como titular acabou por ser uma das principais notas positivas da partida. O médio inaugurou o marcador aos 44 minutos, de cabeça, na sequência de um canto batido por Jesse Derry. O golo deu vantagem ao Sporting antes do intervalo, mas não apagou as dificuldades demonstradas pela equipa durante a primeira parte.
No segundo tempo, os leões baixaram o ritmo e permitiram ao Marítimo ganhar iniciativa. A equipa leonina revelou problemas na construção e recorreu frequentemente a passes longos na direção de Ioannidis. Ainda assim, Pedro Lima voltou a estar em destaque. Depois de um remate de longe de Vagiannidis, Gonçalo Tabuaço defendeu para a frente e, à terceira tentativa, o brasileiro mostrou o oportunismo necessário para bisar.
O Marítimo ainda reduziu aos 90 minutos, por intermédio de Adrián Butzke, e esteve perto de chegar ao empate, mas Rui Silva voltou a responder com uma defesa decisiva. O Sporting acabou por cumprir o objetivo e garantiu a presença na final four da Allianz Cup.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 10.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Filipe Coelho, jogar-se-á às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Comentador do Now deixou a sua opinião sobre o atual momento do técnico, além de criticar a sua postura e comunicação após a nova derrota dos leões
27 Out 2026 | 17:30 |
Rui Borges vai estar no banco do Sporting esta terça-feira frente ao Marítimo, nos quartos de final da Taça da Liga, mas isso não significa que a continuidade esteja assegurada. Pedro Sousa garante que Frederico Varandas continua a refletir sobre o futuro do treinador e deixou um aviso particularmente relevante tendo em conta a competição em causa.
Pedro Sousa: "Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”
“A decisão não está tomada ainda. Vai ser o treinador contra o Marítimo, mas não há uma decisão tomada. Frederico Varandas está a refletir. Não daria a coisa como adquirida. Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”, afirmou Pedro Sousa, recordando um precedente que coloca ainda mais peso sobre o encontro desta noite em Alvalade.
O comentador criticou também de forma muito dura a comunicação de Rui Borges depois da derrota frente ao Académico de Viseu. “Não quer ser muito corrosivo, mas isto foi confrangedor. Mais vale não falar. Pagam a multa, se for caso disso, porque isto é mau para o jornalista em causa que não faz as perguntas que quer, porque é o canal do clube. Mas isto é como aqueles filmes de realidade paralela, que estamos a viver noutro mundo”.
Pedro Sousa mostrou-se particularmente incomodado com a forma como o treinador classificou os últimos resultados do Sporting. “Resultado menos positivo? Mas o que é isto? Resultado mau, péssimo. Dois seguidos. Foi ele que aceitou este calendário, quis antecipar o de sexta porque o jogo da Champions é mais importante na terça. Podia jogar no sábado, não, preferiu assim”, acrescentou.
José Nunes e Mário Figueiredo defenderam, por outro lado, que o discurso está em linha com o perfil comunicacional que Rui Borges tem apresentado desde que chegou a Alvalade. Ambos destacaram ainda que o ambiente nas bancadas frente ao Marítimo e a reação dos adeptos poderão ter peso na avaliação que a administração fará do momento vivido pela equipa.