
Modalidades
Craque do Sporting pára seis meses e recebe mensagem de jogador do Porto: "Que volte rápido"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
A equipa principal de ténis de mesa do Sporting CP entregou, esta terça-feira, 14 de julho, os troféus conquistados na temporada de 2019/20 – Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional – ao museu do Clube. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Sporting CP, Frederico Varandas; do Diretor Geral das Modalidades, Miguel Albuquerque; do Diretor da Modalidade, Miguel Almeida; do treinador do ténis de mesa leonino, Chen Shi Chao, e ainda dos mesatenistas responsáveis pelo triplete: Diogo Carvalho, Bode Abiodun e Aruna Quadri. Em declarações ao site do Clube, Diogo Carvalho revelou que a paragem da competição devido à pandemia acabou por ser positiva para os leões: “A paragem até foi boa para nós porque conseguimos manter a nossa forma física e apresentámo-nos muito bem nos últimos jogos. Fomos, de facto, mais fortes do que as outras equipas e com isso conseguimos conquistar estes três títulos pela quinta vez consecutiva”. O atleta do Clube disse, ainda, que a conquista do triplete é a recompensa pelo trabalho ao longo de toda a temporada: “Estivemos sempre muito bem e o trabalho que tivemos ao longo do ano foi recompensado. Há é muito trabalho, assim como esforço, dedicação e devoção”. Por sua vez, Chen Shi Chao enalteceu o triunfo do Sporting CP: “A equipa está de parabéns porque, apesar de todas as contrariedades nesta fase final da temporada, conseguiu renovar os três títulos. Não é fácil manter este nível, mais ainda nestas condições, mas como trabalhamos sempre muito e como funcionamos como uma família, conseguimos, mais uma vez, vencer tudo. Espero que para o ano também”. Por fim, Miguel Almeida, Diretor da Modalidade, mostrou-se muito feliz pelas conquistas leoninas: “Tudo isto é fruto do trabalho de muitos anos. Foi mais uma época muito boa, na qual voltámos a conquistar todos os troféus em disputa e estamos muito felizes por isso. É para isto que trabalhamos”.
Fotografia de Sporting CP
Clube de Alvalade já tem acordo fechado com o jogador, que reforça plantel verde e branco com foco na luta pela conquista do tricampeonato
|
Emil Berlin é reforço da equipa de andebol do Sporting para a próxima temporada. O lateral sueco chega ao Pavilhão João Rocha proveniente do IK Savehof, clube do seu país natal com o qual terminou contrato e que representou durante toda a carreira.
O jogador de 24 anos será brevemente apresentado por Frederico Varandas, Presidente dos leões, e vai ser substituto direto de João Gomes. O 'camisola 23' do Sporting irá rumar ao Gummersbach da Bundesliga, deixando livre uma vaga para a posição.
Emil Berlin junta-se ao plantel comandado por Ricardo Costa, que ganha um alternativa a Kiko Costa. O internacional português é uma das estrelas do Sporting e a chegada do nórdico permitirá ao técnico uma rotação eficaz, dando descanso ao jovem de 20 anos.
Além de Emil Berlin, o Sporting já tem mais dois reforços confirmados para a próxima temporada. Victor Romero, pivô do Granollers chega para colmatar a saída já garantida de William Hoghielm e Carlos Álvarez, ponta do Ademar Léon, visto que Pedro Portela também estará de malas feitas para deixar Alvalade.
Emil Berlin chegou a ser considerado uma das maiores promessas da Suécia, vencendo o Campeonato da Europa da modalidade na categoria sub-18 em 2018. No entanto, ainda não conseguiu atingir o patamar perspetivado. Esta época, na EHF European League, marcou 21 golos em seis jogos.
Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, acordou saída de internacional verde e branco, que jogará no Mes Sungun em 2025/26
|
O Sporting vai ceder Tiago Macedo ao Mes Sungun. Apesar de o regresso a Alvalade ter estado fechado, os responsáveis pela equipa de futsal verde e branca terão decidido emprestar o ala internacional durante mais uma temporada, depois de uma época no Córdoba.
A informação está a ser avançada por Gustavo Muñana - jornalista espanhol especializado em assuntos relacionados com a modalidade - garantindo que o emblema iraniano terá fechado a contratação do canhoto para 2025/26, juntamente com Carlos Sanz, que deixa o Jaén.
A notícia do empréstimo de Macedo surge numa altura em que os comandados de Nuno Dias sentem a falta de um desequilibrador e em que foi revelado que o Al Nassr decidiu acabar com a equipa de futsal e Pany Varela, histórico do Sporting, está livre no merado.
Esta temporada, Tiago Macedo fez dois golos ao longo de 17 encontros pelo Córdoba. Em 2024/25, pelo Sporting, ainda realizou 32 partidas: seis na UEFA Futsal Champions League, 21 na Liga Placard, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, assinou dois golos e deu a marcar por três vezes.
O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos, tal como na temporada seguinte, em 2022/23. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira a publicação:
Aventura na Arábia Saudita virou inferno para glória do emblema verde e branco que já procura solução para o seu futuro na modalidade
|
A secção de futsal do Al Nassr vai fechar portas. Pany Varela, antigo jogador do Sporting, e restantes atletas da modalidade no emblema da Arábia Saudita já estão a par da decisão do clube da capital e preparam-se para novos passos nas respetivas carreiras desportivas.
A notícia é avançada pelo jornalista espanhol Gustavo Muñana: "O Al Nassr planeia fechar sua divisão de futsal. O clube saudita comunicou a decisão aos seus jogadores, e o craque português Pany Varela, com contrato até 2026, já está a discutir a situação com sua agência e a preparar-se para entrar no mercado europeu", pode ler-se na conta oficial do jornalista especialista em notícias da modalidade na rede social 'X'.
No verão de 2024, Pany Varela valeu uma transferência histórica no futsal, deixando o Sporting pelo Al Nassr a troco de cerca de 250 mil euros - metade da sua cláusula de rescisão - e um salário de dois anos a rondar os 300 mil euros anuais. No entanto, a aventura parece no Médio Oriente parece estar perto do fim. Pelo Al Nassr, o futsalista marcou 22 golos em 29 jogos.
Nos comentários à publicação, surgiram de imediato vários adeptos ligados ao Sporting a pedir o regresso do internacional português de 36 anos que fez história ao serviço do emblema verde e branco, Clube onde esteve durante oito temporadas - entre 2016 e 2024.
Ao todo, com a Listada verde e branca, Pany Varela contabilizou 336 partidas, 126 finalizações certeiras, 80 passes para golos e vários títulos conquistados, nomeadamente duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal. Pela Seleção Nacional, o craque - tem ainda dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Finalíssima no palmarés.
Veja a publicação de Gustavo Muñana: