Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Nov 2024 | 16:31 |
Antes de abandonar Alvalade, Ruben Amorim prometeu aos adeptos do Sporting que não iria contratar qualquer jogador dos leões no mercado de janeiro. Para cumprir a palavra, o técnico do Manchester United terá 'reservado' Geovany Quenda para a próxima época.
Os red devils fizeram a primeira sondagem pelo 'camisola 57' ainda antes de terem batido a cláusula de rescisão do técnico, pelo que o interesse já tem algum tempo. No entanto, com as palavras de Amorim, o emblema de Old Trafford espera agora conseguir assegurar o jogador para a próxima época.
Segundo o jornal A Bola, os ingleses nunca farão uma proposta abaixo dos 40 milhões de euros. Certo é que a cláusula do internacional português aponta para os 100M e Frederico Varandas não quer libertar o diamante leonino a preço de saldo.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Estrutura do Clube de Alvalade vê no extremo australiano a primeira opção para reforçar a equipa de Rui Borges, mas não é o único referenciado
23 Jul 2026 | 10:28 |
Nestory Irankunda está cada vez mais perto de reforçar o Sporting. O extremo internacional australiano é um dos principais alvos dos leões para o ataque e a proposta apresentada pela SAD verde e branca supera os 11,7 milhões de euros oferecidos pelo Celta de Vigo.
Segundo a Sky Sports, o Watford recusou a investida do emblema espanhol por considerar o valor bastante abaixo das expectativas, tendo em mãos ofertas superiores do Sporting e do Hull City. O jornal A Bola adianta que as negociações com os leões estão muito bem encaminhadas.
A primeira proposta do Sporting terá rondado os 15 milhões de euros, enquanto o clube inglês pretende receber cerca de 20 milhões, ao que os leões terão respondido com 15M+5M. As partes procuram agora aproximar posições para que o negócio possa ficar concluído durante os próximos dias.
O Watford terá ainda adquirido ao Bayern Munique mais 10% dos direitos económicos de Irankunda, depois de o jogador ter trocado os bávaros pelo emblema do Championship no último verão. A operação permite aos ingleses garantir uma fatia maior de uma futura venda.
Na temporada 2025/26, naquela que foi a sua época de estreia ao serviço do Watford, Nestory Irankunda - avaliado em 8 milhões de euros -, contabilizou o total de 42 jogos. Nos 2.211 minutos em que esteve em campo, o extremo que tem contrato até 2030 marcou quatro golos e fez quatro assistências.
Treinador pretende ter mais uma opção a Maxi Araújo e Nuno Santos, até porque o segundo ainda continua a recuperar de lesão neste momento
23 Jul 2026 | 10:02 |
A saída de Ricardo Mangas vai obrigar o Sporting a regressar ao mercado em busca de um lateral-esquerdo. O jogador, de 28 anos, tem tudo acertado para representar o Monza em 2026/27, deixando uma vaga nas opções de Rui Borges para o corredor canhoto.
Segundo o jornal Record, o acordo entre os clubes prevê um empréstimo com compra obrigatória. No final da temporada, o emblema italiano pagará 1,5 milhões de euros aos verdes e brancos, num negócio que poderá ainda render mais 300 mil euros mediante objetivos.
Com Maxi Araújo como principal opção para o lado esquerdo e Nuno Santos ainda a recuperar de problemas musculares, a SAD leonina pretende contratar uma alternativa capaz de oferecer garantias imediatas a Rui Borges nesta fase.
O Sporting procura, contudo, um jogador com margem de progressão. A intenção passa por garantir um lateral que possa assumir inicialmente um papel secundário, mas que evolua ao longo da primeira época e esteja preparado para substituir Maxi Araújo no futuro, caso o internacional uruguaio seja transferido.
Frederico Varandas, Rui Borges, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa já analisam os nomes disponíveis para a posição. A saída de Ricardo Mangas deverá acontecer muito em breve e, assim, precipitar uma nova contratação durante este mercado de verão.
Clube de Alvalade contratou o jogador ao Famalicão com o objetivo de garantir um sucessor a Ousmane Diomande, que deverá rumar a Inglaterra
23 Jul 2026 | 09:45 |
Ibrahima Ba já foi oficializado como reforço do Sporting para as próximas cinco temporadas, mas Rui Borges ainda terá de esperar para poder utilizar o defesa-central sem restrições. O jogador, de 21 anos, continua a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao menisco direito, realizada no final de maio.
De acordo com o jornal Record, o internacional senegalês terá agora de cumprir um período de quatro semanas de trabalho específico para recuperar força muscular. O central perdeu massa na zona intervencionada e ainda não está preparado para responder a todas as exigências dos treinos e da competição.
Esta condição física levou o Estrasburgo a chumbar Ibrahima Ba nos exames médicos e a desistir da contratação. O clube francês tinha chegado a acordo com o Famalicão por 21,25 milhões de euros, precisamente o mesmo valor envolvido na posterior transferência para o Sporting.
Apesar da necessidade de aguardar pela recuperação total do jogador, a estrutura leonina está tranquila em relação ao processo. Rui Borges considera que dispõe de soluções suficientes para o centro da defesa durante o período em que Ibrahima Ba não puder ser utilizado sem limitações.
Mesmo com Ousmane Diomande perto de rumar ao Nottingham Forest, o treinador conta com Eduardo Quaresma, Zeno Debast e Eduardo Felicíssimo para o lado direito do eixo defensivo. Gonçalo Inácio deverá continuar a ser a principal opção para atuar como central pela esquerda.