Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Moreirense

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa e respondeu a várias questões relacionadas com o próximo jogo - mas não só

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Abr 2025 | 14:24 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou aos jornalistas esta quinta-feira, 17 de abril, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre Sporting e Moreirense, agendado para amanhã, no Estádio José Alvalade. Leia, abaixo, tudo o que disse o treinador dos leões.


Lotação esgotada no Sporting - Moreirense


"É muito importante a presença dos adeptos na chegada ao aeroporto, no estádio. Tem sido assim desde que chegámos ao Sporting, tem havido esse apoio massivo, de nos fazerem sentir e acreditar. Eles que acreditem, porque nós acreditamos desde o primeiro dia. Os jogadores também acreditam, com ou menos qualidade, mas acreditam. Peço que os adeptos acreditem tanto como nós e que continuem a onda verde nas últimas cinco finais, que começam com o Moreirense."


Morita fora do jogo

"Morita está fora deste jogo, ainda, mas será importante, em campo, nesta reta final. Acreditamos que voltará muito em breve."


Pote ainda a recuperar

"Quem me dera poder contar com o Pote, mas esteve cinco meses parado. Requer esse cuidado a nível físico. Está longe de ser titular, vamos andar contra esse tempo e acredito que será muito importante para o que resta do campeonato."

Comentário à arbitragem 

"O treinador do Sporting está preocupado com o que controla, que é focar-se no jogo com o Moreirense. Ganhou ao Sporting em casa, ganhou ao FC Porto, empatou com o Benfica... foi ao Estádio da Luz perder 1-0, mas fez talvez o melhor jogo da época. É uma equipa competitiva, muito organizada, com rotinas muito próprias, tranquila no momento defensiva, perigosa nas bolas paradas e temos de estar preparados para o Moreirense e não com o ruído à volta do resto"

Pote pode jogar noutras posições

"O Pote dá-nos soluções, mas fisicamente, com dois médios, ele está ainda longe. Está numa pré-época, porque é preciso uma capacidade física muito grande neste sistema. Dói-lhe tudo menos a zona da lesão, porque está cansado, mas está focado em ajudar e para voltar. Ele está na mesma página de acreditar, porque quer ajudar, independentemente do tempo e isso deixa-me feliz."

Polémica expulsão de Harder

"Não me vou alongar muito sobre o Harder, festejou uma vitória e não provocou ninguém. O árbitro viu de outra forma. Mas acredito que vá ser revertida a decisão porque tudo é claro. As imagens são claras, tudo o que se passou no jogo foi bastante claro."

Prestação dos 'grandes' esta época

"Bate um pouco na mentalidade da nossa sociedade. Quando as coisas não correm como queremos dá-se sempre demérito aos outros. Quero muito ser campeão. Os adeptos e os jogadores também e vamos festejar com todo o mérito, se acontecer, porque é mais que merecido, por tudo o que já passamos, os jogadores já passaram. Eles merecem muito ser felizes e acredito que isso vá acontecer."

Sporting que encontrou antes de chegar

"Não me foco com o passado. Foco-me no presente e no que vem pela frente. Se eu entrei, foi porque essas jornadas não correram assim tão bem quanto isso. Foi num momento em que o Sporting perdeu mais pontos. Estou focado naquilo que é o Sporting e não no Benfica. Estou focado no que controlo, no Moreirense e vamos um jogo de cada vez. Não há futurologia e não há jogos fáceis porque todas as equipas são competitivas e querem tirar pontos."

Sorte precisa de trabalho

"Estrelinha dá trabalho. Há sempre trabalho. Quem for mais competente até final será campeão, já o disse. Queremos ser competentes, queremos ser campeões, e acreditamos que podemos ser felizes. A ambição, o querer, o compromisso estão lá sempre com os jogadores. Quanto ao slogan, os adeptos têm falado por nós, não precisamos de slogan para esta reta final, precisamos é que acreditem tantos como nós, que continuem a criar esta onda verde que é cada vez maior e queremos isso. É sempre possível sermos maiores e melhores em todos os aspetos."

Elogio a Debast

"O Zeno tem correspondido numa posição que não era a dele. Claro que não é um Morita, não podemos esperar certas coisas porque os jogadores têm características diferentes. O Moreirense abriu-me as portas da 1.ª liga e devo-lhe muito. É uma equipa competitiva, tem jogadores que podem ter boas tomadas decisão, com bolas paradas bem trabalhadas, temos de estar preparados para isso, a transição e as bolas paradas."

O que se passa com Morita 

"A parte mental do atleta está boa, quer ajudar a equipa e recuperar o mais rápido da equipa. O problema é o que trouxe da seleção. Em breve, dará um contributo à equipa e ele está motivadíssimo, ainda tem jogos para isso. É um jogador que admito muito e em termos mentais está muito focado. Em relação ao Harder é um momento do jogo, é explícito o que ele não fez, apenas festejou a vitória com os nossos adeptos, nunca a provocar o adversário. É natural festejarmos."

Integração de Alisson

"Tem treinado bastante com a equipa principal, está a tentar adaptar-se aos poucos e perceber as dinâmicas. Tem muito potencial, acreditamos muito nas capacidades dele e conseguimos trazê-lo antes do final da época, para conhecer colegas e tem dado uma muito boa resposta. Tem interagido muito bem com os colegas, ganha duelos e é muito bom no 1 para 1. Vai ser um jogador que se vai ouvir falar muito no futuro."

Hjulmand para sair e Vagiannidis para chegar

"Os jogadores têm cláusulas, é uma questão que me ultrapassa. O Hjulmand faz parte do plantel. Mas sim, ele pode jogar em qualquer campeonato, pelo caráter, personalidade, é muito bom, vão aparecer rumores de muitas equipas. Em relação ao Vagiannidis, não vou fazer comentários sobre um jogador que não faz parte dos quadros do Sporting".


Futebol

Sporting ganha 2-1 ao Benfica, mas continua no último lugar e a 10 pontos das águias

Num duelo disputado no emblema verde e branco, leões chegaram ao golo do triunfo ainda nos primeiros 45 minutos e conseguiram derrotar eterno rival

Sub-23 do Sporting venceram o Benfica por 2-1, esta sexta-feira, dia 24 de abril, em partida da 13.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação
Sub-23 do Sporting venceram o Benfica por 2-1, esta sexta-feira, dia 24 de abril, em partida da 13.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação

24 Abr 2026 | 17:58 |

Icon Comentário0

A equipa sub-23 do Sporting venceu o Benfica por 2-1, esta sexta-feira, dia 24 de abril, em partida da 13.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Depois da derrota pesada frente ao Torreense na ronda anterior, os leões voltaram aos triunfos.


Num jogo disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões entraram melhor e chegaram ao golo logo aos 5 minutos graças a um autogolo de Guilherme Gaspar. Depois, as águias reagiram e conseguiram empatar a partida com um golo de cabeça de Diogo Rocha (21'). O 1-1 não durou muito já que, apenas três minutos depois, Diogo Martins (24') voltou a colocar os leões na frente.  


No regresso dos balneários, a partida foi novamente bastante equilibrada e com ambas as formações a disporem de boas oportunidades para voltar a alterar o placard. Ainda assim, o Clube de Alvalade manteve a vantagem e derrotou o eterno rival.


Com esta vitória - a 11.ª em 33 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto têm oito pontos e continuam na oitava e última posição. O Benfica é quarto com 18. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo a 28 de abril, terça-feira, frente ao Santa Clara, pelas 17h30, nos Açores.

A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Leitão (Guarda-redes), Konstantin Nikitenko, Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Afonso Lee, Guilherme Santos, Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Délcio Aurélio e Rayhan Momade.



Futebol

Clássico aquece ainda mais! Porto apresenta queixa contra jogador do Sporting

Duelo entre leões e dragões continua a criar polémica fora das quatro linhas e há um episódio que promete incendiar ainda mais a rivalidade

Porto fez queixa contra o central do Sporting, Gonçalo Inácio, por falta grosseira em William Gomes no clássico da Taça de Portugal
Porto fez queixa contra o central do Sporting, Gonçalo Inácio, por falta grosseira em William Gomes no clássico da Taça de Portugal

24 Abr 2026 | 17:58 |

Icon Comentário0

O Porto decidiu avançar com uma participação disciplinar contra Gonçalo Inácio, na sequência de um lance ocorrido nos minutos iniciais da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao Sporting, na qual os leões conseguiram o acesso à final da Prova Rainha.


Em causa está uma entrada do central leonino sobre William Gomes, na qual o jogador terá pisado o tornozelo direito do adversário. O lance não foi sancionado pela equipa de arbitragem liderada por Miguel Nogueira, decisão que gerou forte contestação por parte dos dragões.


Na perspetiva do Porto, a jogada justificaria cartão vermelho direto. Os dragões entendem que a falta colocou em risco a integridade física do extremo brasileiro e impediu uma clara oportunidade de golo, uma vez que William Gomes poderia ficar isolado na área.


Os azuis e brancos criticam ainda a ausência de intervenção do VAR, considerando que o lance deveria ter sido revisto. Este episódio surge num momento de grande tensão entre os dois clubes, após um clássico marcado por vários casos polémicos.

Recorde-se que esta queixa surge apenas um dia depois de o Sporting ter anunciado uma ação semelhante contra Gabri Veiga, por uma falta sobre Morten Hjulmand no mesmo encontro, aumentando ainda mais o clima de conflito entre leões e dragões.



Futebol

Rui Borges com muitos problemas para o AFS - Sporting

Técnico dos leões tem lidado com um boletim clínico cada vez mais preenchido nesta altura decisiva da temporada desportiva

Reta final da época desportiva tem puxado cada vez mais jogadores para o departamento clínico do Clube
Reta final da época desportiva tem puxado cada vez mais jogadores para o departamento clínico do Clube

24 Abr 2026 | 17:52 |

Icon Comentário0

Depois de um dia de folga dado ao plantel na sequência do apuramento para a final da Taça de Portugal, o Sporting retomou, esta sexta-feira, o trabalho em Alcochete, tendo já em vista a deslocação ao terreno do AVS SAD, no próximo domingo, às 20h30, no encontro da 31.ª jornada do campeonato.


A sessão matinal ficou marcada por uma recuperação ativa, fruto de trabalho de ginásio como também de alguns exercícios e preparação no relvado. De resto, Rui Borges continua com o boletim clínico preenchido, já que conta com um quinteto de jogadores entregues à Unidade de Performance, pelo que não treinaram esta sexta-feira.


Assim sendo, Morten Hjulmand, com entorse no tornozelo direito, Gonçalo Inácio, com entorse traumático no tornozelo esquerdo, João Simões, operado ao quinto metatarso do pé direito, Iván Fresneda, com sintomas pubálgicos e, Ioannidis, com lesão ligamentar no joelho esquerdo são baixas para a visita ao Norte nesta jornada que se aproxima.


Por sua vez, Nuno Santos é dúvida para o jogo diante do AVS SAD. O esquerdino, que se encontra a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, já faz trabalho no relvado, pelo que alimenta a esperança de regressar este sábado aos convocados de Rui Borges.

Os leões voltam a treinar este sábado, de manhã, à porta fechada, na ala profissional da Academia, antes do técnico dos leões fazer o lançamento do encontro, em conferência de imprensa, a partir das 12h00, no Auditório António Capela, em Alcochete. De modo a colmatar o desgaste das viagens, e tal como se sucedeu na visita ao Estádio do Dragão, na Taça de Portugal, a comitiva leonina rumará novamente ao Norte este sábado à tarde, de avião.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Só há quatro futebolistas do Sporting que ainda não falharam jogos por causa das lesões
Futebol

Só há quatro futebolistas do Sporting que ainda não falharam jogos por causa das lesões

24 Abr 2026 | 15:26

Icon Comentário0
Bernardo Ribeiro defende Sporting e goza com Farioli: "É preciso ter lata"
Futebol

Bernardo Ribeiro defende Sporting e goza com Farioli: "É preciso ter lata"

24 Abr 2026 | 15:37

Icon Comentário0
Souleymane Faye pode estar de saída do Sporting
Futebol

Souleymane Faye pode estar de saída do Sporting

24 Abr 2026 | 13:36

Icon Comentário0