![Oficial! Indiscutível do Sporting assina com a BTAM](/storage/media-items/images/2025/01/morten-hjulmand-geny-catamo-sporting_20250111104632.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa principal de futebol do Sporting CP regressou, neste domingo, 20 de dezembro, aos treinos. Após a vitória, por 1-0, frente ao SC Farense, os leões realizaram trabalho de recuperação. Jovane Cabral continua de fora, tendo feito apenas “tratamento e ginásio”, segundo informação divulgada pelo Clube. Os comandados de Rúben Amorim terão agora direito a um dia de folga. Na próxima terça-feira, pelas 10h00, há novo treino na Academia Sporting.
Fotografia de Sporting CP
Técnico dos verdes e brancos decidiu fazer mudança radical no onze titular e dois jogadores duvidaram da decisão do líder do Clube de Alvalade
|
Rui Borges renovou a ala-esquerda do Sporting, com Maxi Araújo a recuar para lateral e Geovany Quenda a assumir uma posição mais adiantada no terreno. No entanto, a dupla verde e branca 'torceu o nariz' às ideias do técnico, num momento inicial, mas está totalmente adaptada à mudança.
Habituados a outras posições, os dois jogadores temeram não se adaptar ao que pretendia o novo treinador do Sporting. Quenda jogava na ala direita com Ruben Amorim e agora ganha destaque atuando como extremo no corredor canhoto dos leões.
Fruto da mudança de Quenda e da lesão de Matheus Reis, Maxi Araujo recuou para lateral-esquerdo. Apesar de preferir jogar mais adiantado no terreno, o internacional pela seleção do Uruguai está bastante agradado com a posição e tem encantado a estrutura.
De acordo com o Jornal A Bola, tanto Maxi com Quenda duvidaram das novas posições, mas a adaptação a novas funções estará bastante assimilada e os jogadores têm estado em grande plano, tendo feito uma grande partida diante do Rio Ave.
Tanto Maxi Araujo como Geovany Quenda, prometem ser peças fundamentais de Rui Borges no ataque ao bicampeonato e no que resta jogar da Champions League. O uruguaio e o português são esperados no onze do Sporting já esta quarta feira, dia 22 de janeiro, às 17h45, diante do Leipzig.
Clube do sul da Inglaterra junta-se a vários colossos europeus como interessado na joia do plantel comandado por Rui Borges
|
Ousmane Diomande continua a ser um dos jogadores mais cobiçados do plantel do Sporting, chamando a atenção de vários clubes da Premier League. O defesa-central já foi associado a emblemas de renome como o Manchester United, Manchester City, Arsenal e Chelsea. O Brighton junta-se agora à corrida, sendo apontado como potencial interessado.
O internacional pela Costa do Marfim tem contrato com o Sporting até 2027, contando com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. Desde que chegou ao Clube, na segunda metade da época 2022/2023, Diomande destacou-se rapidamente, conquistando um lugar de relevo na equipa.
Além do interesse inglês, também o Bayern de Munique, da Alemanha, surge como potencial interessado no jogador. Contudo, a transferência para o colosso alemão parece ser uma hipótese mais difícil de concretizar, visto que, segundo notícias recentes, o 'camisola 26' prefere a Premier League.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros -marcou presença em 26 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.980 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.
Treinador chegou recentemente ao Clube verde e branco e rapidamente conseguiu transformar a equipa, revelando um 'novo' e imponente leão
|
Rui Borges aplicou as suas ideias e trouxe um ADN diferente ao Sporting, em comparação com, deixando para trás o estilo do passado. Na primeira semana completa de trabalho em Alcochete, o treinador conseguiu que a equipa voltasse às grandes exibições, numa vitória expressiva sobre o Rio Ave, na qual se destacou a eficácia de um coletivo que parece bem afinado.
Mesmo sem lançar no onze inicial jogadores cruciais como Viktor Gyokeres, Hidemasa Morita e Daniel Bragança, o Sporting não teve problemas em dominar a partida. Rui Borges introduziu um novo sistema, enquanto apostava em experiências arrojadas, como a utilização de Zeno Debast no meio-campo e a estreia de um Ruo Silva, apesar dos com poucos dias de trabalho.
A nova identidade do Sporting vai além das quatro linhas, com a cumplicidade entre Rui Borges e os jogadores a ser evidente, algo que pareceu faltar aos verdes e brancos com João Pereira e a sua equipa técnica ao leme do plantel principal.
A vitória sobre o Rio Ave foi consolidada números impressionantes para a equipa. Com 30 remates, 13 deles enquadrados, o Sporting igualou o seu melhor registo da época, e atingiu o recorde de 4,54 em 'expected goals', uma métrica que avalia a probabilidade de cada remate acabar nas redes adversárias. Os leões somaram ainda 2,96 pontos esperados, que representam a vitória mais confortável de uma equipa na presente temporada da Liga.
Com Rui Borges ao leme, o Sporting renasceu e voltou à liderança isolada do campeonato, mesmo enfrentando desafios, como a ausência de jogadores chave e a gestão disciplinar de casos como o de Marcus Edwards, o treinador soube reconstruir a equipa.