Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UMA MÁ NOTÍCIA NUNCA VEM SÓ: SPORTING NÃO JOGOU EM FAMALICÃO, E AMORIM RECEBEU INFORMAÇÃO QUE O DEIXOU IRRITADÍSSIMO

Treinador dos leões teve dia para esquecer e já vai preparando embate diante da União de Leiria

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A visita do Sporting ao terreno do Famalicão, válida para a 20.ª jornada do campeonato foi cancelada. A falta de forças de segurança no reduto do emblema minhoto – fruto de uma greve – levou ao adiamento da partida, marcada para o último sábado, dia 3 de fevereiro, que será disputada numa nova data, ainda por definir. No mesmo dia, Rúben Amorim ficou a saber que Ousmane Diomande não foi convocado pelo selecionador da Costa do Marfim, pela terceira vez consecutiva.


A seleção organizador do CAN (Campeonato Africano de Nações) assegurou a sua presença nas meias-finais da prova, ao vencer o Mali por 2-1, após prolongamento. O jogo que culminou na passagem dos costa-marfinenses à próxima fase não contou com o central do Sporting.


O confronto teve início com Adama Traoré a falhar uma grande penalidade aos 16 minutos para o Mali. Aos 43 minutos, Kossounou, central compatriota de Diomande, foi expulso por acumulação de amarelos, deixando a sua equipa com 10 jogadores.


Na segunda parte, Dorgeles Nene abriu o marcador, mas a alegria maliana foi desfeita aos 90 minutos por Simon Adingra. No prolongamento, Diakité, num lance de calcanhar, marcou o golo da vitória para a Costa do Marfim no último instante do jogo, que já cheirava a desempate por grandes penalidades. Refira-se que Diakité foi também posteriormente expulso por acumulação de amarelos.

Com esta vitória, os anfitriões avançam assim para as meias-finais do CAN, enquanto que o adversário, comando por Falaye Sacko, fica pelo caminho. A turma da Costa do Marfim enfrentará agora a República Democrática do Congo nas meias-finais da competição.


Esta temporada, relembre-se, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 21 encontros (1.755 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga). O central chegou aos leões em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos.

Apesar de não ser convocado na seleção, Diomande tem sido destaque no Sporting. Reveja os melhores momentos da época do central:


Futebol

Bruno de Carvalho, ex Sporting, comparado a Villas Boas

Jornalista português assinou espaço de opinião no jornal 'A Bola' em que abordou os primeiros tempos do novo presidente do Porto e o comparou a antiga figura dos leões

Villas Boas comparado a Bruno de Carvalho, ex Sporting
Villas Boas comparado a Bruno de Carvalho, ex Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo do Carmo, jornalista português do jornal 'A Bola', assinou um texto de opinião onde abordou os primeiros meses do mandato do novo presidente do Porto, André Villas-Boas. Pelo meio, fez comparações com Frederico Varandas... e Bruno de Carvalho, para ajudar a medir a ação no dirigente nortenho.


Depois de um relato do que foram os primeiros tempos no Porto, surge a primeira comparação: "Começou bem, com um discurso honesto e sincero. Expôs as debilidades, essencialmente financeiras, assumiu as dificuldades e mostrou-se determinado em mudar o paradigma que durante décadas marcou o universo azul e branco. À Frederico Varandas, também começou por limitar o poder das claques, abrindo uma guerra com os Super Dragões".


Fez uso, então, da figura do atual Presidente do Sporting para elogiar a ação de André Villas-Boas, que tal como o seu homologo, retirou poder às claques do clube. Prosseguiu, mas a opinião de Hugo do Carmo mudou com o decorrer do texto: Depois de ilustrar alguns episódios menos positivos da equipa do Porto, que resultaram em contestação dos adeptos e maior pressão sobre Villas-Boas e também Vítor Bruno, escreveu o seguinte.


"Agora, novo episódio, no jogo com o Estrela da Amadora. Apesar de ter ganho o jogo no Dragão, o presidente deixou a tribuna e desceu ao relvado para pedir contas aos tricolores. Villas-Boas não terá gostado do comportamento do adversário e decidiu mostrar quem manda na casa, dando um péssimo exemplo".

Terminou, com a comparação ao antigo Presidente do Sporting, em tom de crítica: "Percebo o momento, compreendo a pressão a que está submetido, aceito que queira aproximar-se dos adeptos, que estavam habituados a quase só ganhar, mas Villas-Boas tem de refletir. Deu uma péssima imagem do clube e fez-me lembrar Bruno de Carvalho. Que fez tudo isto e muito mais. Com as consequências que todos sabemos", concluiu.



Futebol

Salário estratosférico afastou técnico português de rumar ao Sporting

João Pereira continua com futuro incerto no comando técnico do Clube de Alvalade; Frederico Varandas está no mercado em busca de possíveis alternativas

Salário de Abel afasta-o do Sporting, de Varandas
Salário de Abel afasta-o do Sporting, de Varandas

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira tem sido apontado como um possível sucessor de João Pereira no comando técnico do Sporting. No entanto, o salário auferido pelo treinador do Palmeiras afastou a hipóteses de a SAD, liderada por Frederico Varandas, avançar para uma possível negociação.


As informações foram avançadas, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, pelo portal 'UOL Esporte', que volta a dar atenção ao interesse dos leões, confirmam que o português esteve nas cogitações do Clube de Alvalade, mas que o vencimento terá afastado os verdes e brancos.


Isto porque, feitas as contas, o técnico ganha, por ano, cerca de seis milhões de euros. Este valor é cerca do dobre do que recebia Ruben Amorim no Sporting, e mais do triplo do que recebe João Pereira, ou seja, um valor que está longe daquilo que tem sido praticado no Clube de Alvalade, pelo menos desde que Frederico Varandas é o Presidente.


Para uma melhor noção da dimensão do salário do treinador do Palmeiras, pode dizer-se que recebe mais do que, por exemplo, Paulo Fonseca (do Milan, com 2,5 milhões de euros anuais), Thiago Motta (da Juventus, com três milhões de euros anuais) e Enzo Maresca (do Chelsea, com 5,1 milhões de euros anuais). De resto, só há dois treinadores na Liga Italiana que recebem mais: Simone Inzaghi, do Internazionale, e Antonio Conte, do Napoli.

Relembrar que Abel Ferreira chegou a representar os leões durante a sua carreira de jogador. Como treinador, também começou a carreira no Sporting, nos sub-19 e na equipa B. Esteve no Braga e no PAOK antes da aventura no Brasil, onde já conquistou sete títulos, com destaque para dois campeonatos nacionais e duas Taças dos Libertadores.



Futebol

João Pereira avisado: "Resultados do Sporting estão em risco"

Clube de Alvalade garantiu passaporte para os quartos de final da Taça de Portugal ao vencer o Santa Clara por 2-1, mas há quem deixe alerta ao técnico

Krithinas avisa João Pereira, técnico do Sporting.
Krithinas avisa João Pereira, técnico do Sporting.

  |

Icon Comentário0

O Sporting garantiu o passaporte para os quartos de final da Taça de Portugal ao vencer o Santa Clara por 2-1, após prolongamento, mas Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, deixou um alerta ao técnico, referindo que, caso as exibições não melhorarem, o treinador "coloca em risco os resultados desportivos".


"A segunda vitória consecutiva em Alvalade, novamente sofrida, desta vez com mais 30 minutos nas pernas, não deixou nenhum sportinguista descansado. Apesar de continuar na Taça de Portugal, o leão continua longe de convencer, jogando de forma desconfiante, previsível e lenta, fazendo de cada adversário uma montanha dificílima de escalar", começou por escrever.


"Quem quiser não ver o problema, vai agarrar-se aos erros dos árbitros – que os há, que os há... –, mas não será esse o caminho para tirar a equipa deste estado depressivo. Ou as coisas melhoram de forma radical ou o Sporting coloca em risco os resultados desportivos e também a valorização do plantel. Porque há vários jogadores que parecem agora bem piores do que eram há apenas um mês", apontou Sérgio Krithinas.


Neste momento, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 36 pontos. O Porto ocupa o segundo posto com 34, enquanto o Benfica fecha o pódio com 32, mas tem um jogo a menos. No quarto posto, surge o Santa Clara com 27 pontos.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Artur Jorge foi apontado ao Sporting e recusou outro clube português
Futebol

Artur Jorge foi apontado ao Sporting e recusou outro clube português

 

Icon Comentário0
Gyokeres bate recorde de Félix e continua em grande pelo Sporting
Futebol

Gyokeres bate recorde de Félix e continua em grande pelo Sporting

 

Icon Comentário0
Sérgio Krithinas teme futuro negro ao Sporting e explica porquê
Futebol

Sérgio Krithinas teme futuro negro ao Sporting e explica porquê

 

Icon Comentário0