
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres, avançado sueco que tem constituído uma peça fundamental na equipa de Rúben Amorim, destacando-se como um dos jogadores mais relevantes da temporada, e que é também sensação entre os adeptos e até outros atletas, foi a compra mais cara de sempre do Sporting. Agora, o objetivo da direção liderada por Frederico Varandas é aumentar ainda mais a cláusula de rescisão do 'camisola 9' de Alvalade, que se situa já, atualmente, nos 100 milhões de euros.
Gyokeres está no país de origem, onde tem estado ao serviço da seleção sueca para partidas amigáveis, embora a equipa orientada por Jon Dahl Tomasson não se tenha qualificado para o Euro2024. O jogador do Sporting nem chegou a entrar em campo na vitória contra a Albânia (1-0) da passada segunda-feira, 25 de março, mas só estará de regresso a Lisboa em abril.
Os agentes de Viktor Gyokeres têm intenções de abordar os administradores dos verdes e brancos aquando da chegada do avançado a Alvalade. O plano do Sporting é aproveitar o encontro para começar a delinear a estratégia que pretendem pôr em marcha. Tendo em conta o desempenho fora de série que o futebolista escandinavo tem tido, os leões querem segurá-lo durante mais uma época. Assim sendo, têm por objetivo subir a cláusula de rescisão do jogador para valores na ordem dos 120 milhões de euros, aumentando também, como seria de esperar, o ordenado, como um incentivo à permanência do avançado nórdico em terreno leonino.
Viktor Gyokeres tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, tendo vários gigantes europeus interessados na sua contratação. A sua prestação tem oferecido muito ao Sporting e, por isso mesmo, objetivo é dificultar a aquisição do jogador por parte de outros clubes e promover uma valorização no mercado ainda maior, para poder vendê-lo mais tarde por valores recorde para o clube de Alvalade.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o sueco já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no sueco para bem perto dos 30 milhões (27,8). Desde que se desembolsou tudo isto que se espera que o sueco seja a venda mais cara de sempre do clube.
Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – leva, pelo Sporting, 39 encontros realizados (3.192 minutos), 36 golos e 13 assistências, sendo a grande figura da turma de Rúben Amorim na presente temporada.
Avançado internacional canadiano está em final de contrato com os franceses do Lille e poderá ter um papel fundamental na resolução do caso do goleador leonino
|
Apesar de ser um dos clubes mais fortemente associados à contratação de Viktor Gyokeres, a Juventus tem Jonathan David como alvo principal para o reforço do ataque da equipa ‘bianconeri’, no mercado de verão. O goleador do Sporting prefere a transferência para o Arsenal – que estará disponível para ceder às exigências de Frederico Varandas - e o clube italiano foca agora atenções no internacional canadiano.
De acordo com a informação avançada pela imprensa transalpina, os dirigentes da Juventus estão empenhados em garantir a contratação de Jonathan David, que está em final de contrato com os franceses do Lille. Neste sentido, a mudança do avançado de 25 anos – avaliado em 45 milhões de euros - poderá concretizar-se a custo zero.
Ainda assim, os empresários de Jonathan David estarão a exigir um prémio de assinatura de 30 milhões de euros, um valor que Damien Comolli, diretor-geral da Juventus, pretende baixar no decorrer das negociações. O clube italiano pretende também que o atleta aceite diminuir ligeiramente o salário pedido – 7M anuais. Vale sublinhar que Dusan Vlahovic, avançado que está de saída do emblema de Turim, aufere 12M por ano.
Caso as negociações para a contratação de Jonathan David não tenham sucesso, a Juventus apostará nos alvos alternativos. Além de Gyokeres, também Victor Osimhen está bem referenciado pelos responsáveis da ‘vecchia signora’. No entanto, o Nápoles exige 75 milhões de euros para aceitar a saída do internacional nigeriano, que esteve emprestado ao Galatasaray e que é igualmente pretendido pelos sauditas do Al Hilal.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros, aos quais acresceram bónus, Gyokeres somou 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Alvalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Técnico que chegou em novembro aos red devils proveniente do Clube de Alvalade deixou estratégia de ataque ao mercado bem definida
|
Ruben Amorim pretende vender excedentários do Manchester United para atacar em força o mercado de transferências. Apesar dos red devils oficializarem a contratação de Matheus Cunha ao Wolverhampton, ainda este mês, o técnico português quer a chegada de mais reforços.
Segundo informações avançadas pelo portal The Athletic, a direção dos irmãos Glazer tem planos para ver as saídas em definitivo de nomes como Alejandro Garnacho, Marcus Rashford, Jadon Sancho e Antony, de forma a assegurar novos reforços para o seu plantel.
Este pode ser um cenário provável, visto que todos os jogadores têm interessados. O Nápoles está atento a Garnacho, o Real Betis pretende Antony a definitivo e Sancho tem várias opções no campeonato turco. O caso de maior dificuldade é o de Rashford,que afirma que só quer rumar ao Barcelona.
Caso entre dinheiro nos cofres do clube de Old Trafford, o ex- técnico do Sporting já definiu os seus principais alvos de mercado, ontem tem na sua lista de opções Bryan Mbuemo (Brentford), Antoine Semenyo (Bournemouth) e Eberechi Eze (Crystal Palace), todos jogadores para a frente de ataque.
Caso o cenário desejado por Ruben Amorim se concretizae o Manchester United replica o cenário da pré-temporada de 2014/15, quando vendeu jogadores excedentários como Alexander Buttner, que ajudaram a contratar Daley Blind, Ángel Di Maria, Marcos Rojo e Ander Herrera.
Futebolista que conquistou vários títulos de leão ao peito encerrou passagem pelo Clube de Alvalade e admitiu ter ficado abalada
|
Após oito temporadas de leão ao peito, Fátima Pinto despediu-se do Sporting, na semana passada. A médio internacional portuguesa confessou o “sentimento de tristeza” pela saída do Clube de Alvalade, mas fez questão de destacar os bons momentos que viveu ao serviço da equipa verde e branca, nos últimos anos.
Fátima Pinto: Sporting? "Clube que é casa, estive lá muitos anos e vivi muita coisa boa"
“Obviamente que a partir do momento em que se soube que ia sair do Sporting foi aquele sentimento de tristeza porque é um clube que é casa, estive lá muitos anos onde vivi muita coisa boa”, assumiu Fátima Pinto, em declarações ao jornal Record. A atleta de 29 anos garantiu ainda que está concentrada em “ajudar a Seleção Nacional” no Europeu que disputa em julho, na Suíça.
Recorde-se que, na passada sexta-feira, o Sporting recorreu aos seus canais oficiais para se despedir de Fátima Pinto, deixando uma mensagem de agradecimento: “Oito épocas de leão ao peito. Obrigado, Fátima Pinto”. O Clube de Alvalade publicou ainda um vídeo com os melhores momentos da experiente médio ao serviço das leoas.
Vale sublinhar que Fátima Pinto era uma das atletas com mais anos de leão ao peito. A atleta chegou ao Sporting em 2016, tendo cumprido oito épocas com a camisola verde e branca, nas quais somou 186 jogos, 32 golos e cinco assistências. A passagem pelo Clube de Alvalade foi interrompida na época 2022/23,na qual a jogadora atuou no Alavés, de Espanha.
De resto, a saída de Fátima Pinto confirma a autêntica revolução que acontece na equipa de futebol feminino do Sporting, da qual já saíram mais de uma dezena de atletas: Ana Borges, Diana Silva, Hannah Seabert, Jacynta Gala, Alícia Correia, Maria Ferreira, Vera Cid, Mariana Rosa, Catriona Sheppard e Andrea Norheim.