Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ana Borges, Ana Capeta, Bruna Lourenço, Diana Silva, Fátima Pinto e Joana Martins foram convocadas por Francisco Neto para representarem a Seleção Nacional nos embates da armada lusa, válidos para qualificação daa Liga das Nações, nova prova da UEFA.
As 'navegadoras' vão enfrentar a França, dia 22 de setembro, e a Noruega, 26 de Setembro, no arranque do grupo 2 da Liga A, onde Portugal está inserido. A partida com as gaulesas joga-se em Valenciennes, no Stade du Hainaut, enquanto a receção às nórdicas será no Estádio Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente.
A fase final da prova está marcada apenas para o próximo ano. A derradeira decisão joga-se entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2024, os mesmos da fase de despromoção, com os países que fizeram piores resultados durante a ronda de grupos.
Francisco Neto, selecionador nacional, voltou a mostrar confiança nas futebolistas do Sporting, depois de as ter chamado para o Mundial, que decorreu na Austrália e Nova Zelândia e viu Portugal ficar em terceiro lugar do grupo, na primeira participação de sempre.
No que toca à seleção masculina, Roberto Martínez continua a fazer vista grossa às exibições de Pedro Gonçalves e Nuno Santos, que, mais uma vez, não foram chamados. Gonçalo Inácio, por sua vez, estreou-se a marcar, com dois golos, diante do Luxemburgo.
Recorde o golo que levou as 'navegadoras' ao Mundial pela primeira vez na história:
Antigo guardião do Porto 'ficou agradado' com notícias da lesão do bósnio, que vai desfalcar a turma de Rúben Amorim durante várias partidas
|
0Franco Israel será titular do Sporting, depois da lesão de Vladan Kovacevic - que, afinal de contas, vai parar mais do que dois jogos. As notícias agradam a Jorge Amaral, que admite confiar mais no antigo guardião da Juventus do que no bósnio, que chegou a Alvalade este verão.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Afirmações do ponta de lança internacional pela Suécia, em entrevista recente, não caíram nas boas graças de antigo ativo dos leões
|
0Viktor Gyokeres admitiu, em entrevista recente, que a sua cláusula de rescisão "é demasiado alta". As afirmações do craque do Sporting não caíram bem a Augusto Inácio, que não duvida do valor do avançado de Rúben Amorim, mas deixa uma condição para a saída de Alvalade.
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Atleta do Clube de Alvalade falou sobre diferenças no conjunto verde e branco
|
0Com o aproximar da época, as jogadoras da equipa feminina do Sporting, Ana Borges, Hannah Seabert e Telma Encarnação, fizeram questão de apresentar as ‘novas adições’ ao plantel como “tranquilas e a “sentirem-se em casa”. Mesmo assim, não se esqueceram de reforçar a importância do período de adaptação e o árduo trabalho que as recém-chegadas terão de fazer.
"Fazemo-las sentir em casa e como se tivessem estado sempre aqui. Obviamente que precisam do seu tempo de adaptação, de se adaptar à equipa dentro de campo, faz parte. No entanto, têm de estar tranquilas", afirmou a capitã leonina, exaltando as contratações feitas, que enriquecem agora o emblema verde e branco.
Já a guarda-redes Hannah Seabert também não deixou nada por dizer: "Temos, agora, um grupo muito diverso, o que penso que é muito importante para trazer diferentes experiências juntas e penso que quando as colocarmos a todas em conjunto será uma imagem bonita por inteiro. Por isso, nesta pré-época esperávamos ver jogadoras a sair e outras a entrar, mas recebemos muitas coisas boas", declarou a leoa.
No novo espólio adquirido pelo Sporting, a nova ‘coroa’ da equipa e grande aposta do Clube, Telma Encarnação, revelou a sua esperança e trabalho para a conquista aos títulos, "Temos de trabalhar todos os dias, temos de ser coletivas e pensar todas pelo mesmo", assinalou a avançada. “Depende dos clubes em que se trabalha, acho que aqui o trabalho é muito mais duro", rematou a internacional.
As leoas começam oficialmente com uma viagem ao Estádio Nacional, em Oeiras, para um encontro com o Racing Power, no sábado, pelas 17h30, para a meia-final da Supertaça. As três jogadoras mostraram-se confiantes na vitória contra a equipa vencida na última Taça de Portugal, crendo que a partida poderá ser uma primeira etapa para uma época bem-sucedida.