Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting estreia-se, esta quarta-feira, dia 4 de setembro, na edição 2024/25 da Liga dos Campeões. Na Islândia, as leoas vão defrontar o Eintracht Frankfurt, adversário com muita experiência na competição. Na antevisão à partida, Mariana Cabral falou na dificuldade do desafio, mas prometeu uma equipa pronta para competir.
"Há uma energia diferente. Toda a gente está com vontade de jogar esta competição", referiu a treinadora. desvalorizando as condições meteorológicas, em Reiquiavique, na Islândia, local do encontro: "É engraçado que estamos a viver um ambiente diferente, em que está frio. Mas isso é bom, porque faz com que as jogadoras estejam muito despertas e muito ativas para o desafio, que será muito difícil.
"O adversário tem esse lado mais físico no seu jogo, de marcação individual, coisas típicas do campeonato alemão. Sabemos o que temos de fazer para contrariar isso, através da posse de bola, da circulação da mesma, embora o campo apresente dimensões reduzidas, o que nos vai dificultar a vida".
"Nos primeiros cinco minutos, vamos ter aquele friozinho na barriga, mas depois passa e estaremos dentro do jogo. A equipa sabe que tem qualidade, nível para competir e avançar nesta competição", concluiu. Caso o Sporting passe esta eliminatória, saberá que terá pela frente, no sábado, o vencedor estre as bielorrussas do Minsk e as islandesas do Breidablik.
As verdes e brancas regressam à competição pela primeira vez desde 2018/19, quando ainda estavam sob o comando técnico de Nuno Cristóvão. A edição da competição desta temporada terminará em Lisboa, com o Estádio José Alvalade a receber a final, em maio.
Atacante despede-se com mensagem emotiva nas redes sociais, onde agradece aos leões
|
0Jovane Cabral partilhou uma mensagem de agradecimento ao Sporting nas redes sociais. O agora jogador do Estrela da Amadora não esquece os 10 anos em que esteve ligado ao Clube de Alvalade e diz que "será "mais um a torcer pelo sucesso" dos verdes e brancos.
"Fechou-se um ciclo de anos de ligação a um clube que me acolheu como uma família e fez de mim o que sou hoje. Estarei eternamente agradecido e levo comigo todo aprendizado, as amizades, as alegrias e conquistas. O meu agradecimento ao Sporting, serei sempre mais um a torcer pelo teu sucesso. Até um dia", escreveu o jogador.
Também o Sporting recorreu às redes sociais para deixar uma curta mensagem de despedida ao avançado, que se encontrava contratualmente ligado ao emblema de Alvalade desde 2014, não esquecendo todo o percurso do atleta de 26 anos (Recorde AQUI).
Em 2023/24, Jovane Cabral – avaliado em 2,5 milhões de euros – fez, no total, 13 encontros nos italianos da Salernitana na primeira metade de 2023/24, antes de rumar ao Olympiacos. Por terras transalpinas, o avançado leonino contabilizou 706 minutos em campo, nos quais apontou dois golos, um diante do Frosinone e outro frente à Sampdoria. No Olympiacos, Jovane Cabral entrou em campo em apenas quatro ocasiões, duas destas como titular.
Pelo Sporting, o internacional cabo-verdiano soma 107 jogos, nos quais apontou 21 golos e fez 14 assistências para os companheiros de equipa. Vale lembrar que o atleta já venceu seis títulos pelos leões: um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Portugal (2018/19), três Taças da Liga (2018/19, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça (2021), tendo sido responsável pelo primeiro título de Amorim pelos verdes e brancos.
Jogador acabou por sair do plantel de Rúben Amorim, mas ficou em solo nacional
|
0Rodrigo Ribeiro foi oficializado no AVS por empréstimo do Sporting até ao final da época. Bruno Fernandes, jornalista de Record, comentou a saída do jovem avançado de 19 anos e revela que o mesmo tinha propostas para rumar a Inglaterra e à Arábia Saudita neste mercado.
"Perante a chegada de Conrad Harder, Rodrigo Ribeiro acaba por perder espaço e o AVS ataca o empréstimo. Recorde-se que teve a possibilidade de ir para a Arábia e para Inglaterra, mas acabou por não se concretizar", começou por dizer no programa 'Record na Hora'.
"Perde espaço com a chegada do reforço e o Sporting tenta agora, nas derradeiras horas, também potenciar aquilo que é o valor do jogador. Parece-me que, e também vendo que o AVS perdeu Nené há pouco tempo, um bom sítio para crescer", admitiu Bruno Fernandes.
Esta época, o jogador já foi utilizado por Amorim em duas oportunidades, somando o total de 18 minutos em campo. Em 2023/24, Rodrigo Ribeiro – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas cinco jogos pela equipa de Nuno Espírito Santo, nos quais disputou 15 minutos. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ter sido aposta do técnico português, também não foi utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Iván Fresneda.
Último encontro da equipa azul e branca deu que falar nas redes sociais
|
0Mariana Cabral, treinadora da equipa de futebol feminino do Sporting, "aplaudiu" recentemente o novo recorde de assistência num jogo feminino em Portugal, alcançado pelo Porto na apresentação da sua primeira equipa da história. A técnica reagiu a um emoji de palmas na publicação dos dragões, de André Villas Boas.
O encontro entre a equipa azul e branca e a União de Leiria estabeleceu um novo marco histórico de espetadores em jogos de futebol feminino em Portugal. No Estádio do Dragão entraram 31.093 espectadores, sendo a primeira vez que um jogo sem solo nacional tem mais de 30 mil espectadores.
O antigo recorde era de 27.221 espectadores, no Estádio da Luz, em 2023, num jogo do Benfica frente ao Sporting. No que à Seleção Nacional feminina diz respeito, o recorde está fixado em 20.123 espectadores, no Estádio do Bessa, também em 2023.
Depois da vitória na Supertaça, as leoas entraram a vencer na Liga BPI, somando três importantes pontos na receção ao Estoril, por 3-0. A turma de Mariana Cabral confirmou o favoritismo e conquistou os três pontos, com golos de Maísa Correia (3’), Rita Fontemanha (17’) e Telma Encarnação (45+3’).
A equipa do Sporting já está em Reiquiavique, capital da Islândia, onde entre quarta-feira e sábado vai jogar a primeira ronda num mini-torneio de qualificação para a Liga dos Campeões. O primeiro encontro será diante das alemãs do Eintracht Frankfurt, às 15h00.
Veja a publicação de Mariana Cabral: