Clube
Claque do Sporting deixa mensagem clara a Varandas sobre qual deve ser o símbolo do Clube
28 Jun 2026 | 14:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
13 Out 2023 | 08:41 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, propôs alteração dos estatutos do Clube de Alvalade, com a introdução do voto eletrónico, na Assembleia Geral do passado dia 8 de outubro. A medida foi reprovada, uma vez que não atingiu os 75% dos votos necessários, mas vai voltar 'em força', já em 2024.
“No dia que houver voto eletrónico à distância o poder fica realmente disperso e descentralizado por todos os Sócios do Sporting, e nunca mais por grupos minoritários. Este é que é o verdadeiro cerne da questão do voto eletrónico. O poder que uma minoria não quer perder para continuar a condicionar uma maioria”, disse Varandas, no Jornal Sporting.
Segundo A Bola, esse dia pode ser já em 2024, uma vez que o líder máximo dos verdes e brancos pretende convocar nova Assembleia Geral de modo a discutir novamente a mudança de estatutos para implementação do voto universal, de forma eletrónica.
Desde 2017 que as que eleições nesse ano, em 2018 e 2022 foram realizadas com voto eletrónico, sendo o processo de contagem de votos 100% digital e auditado por uma empresa externa ao clube. A possibilidade de voto eletrónico à distância é a única que permite efetivamente darmos mais um passo à frente, fundamental para que o voto seja universal”, afirmou o responsável do Conselho Diretivo leonino.
“Os 70% que votaram a favor não foram suficientes para cumprir a maioria de 75% exigida pelos estatutos. Cumpriremos sempre os estatutos, assim como o sentido de votação expresso pela maioria. Haverá novo dia, mas de pouco valerá se os sócios abdicarem de exercer o seu principal direito: participar, decidir… votar”, concluiu.
Fundando por José de Alvalade, em 1906, a Instituição celebra, no dia de hoje, uma data que será marcada por novidades no universo leonino
01 Jul 2026 | 15:43 |
O Sporting assinala, esta quarta-feira, o seu 120.º aniversário. Fundado em 1906, por José de Alvalade, o Clube nasceu sobre uma ideologia do seu fundador: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”.
Para comemorar esta marca dos verdes e brancos, foram várias as centenas de adeptos que se juntaram, perto da meia-noite, no Parque Eduardo VII, ao lado do Marquês de Pombal, em Lisboa. Assim, foi com pirotecnia que o dia 1 de julho de 2026 começou para quem festejou nos jardins desta zona da cidade.
No entanto, o dia prepara-se para ser marcado por vários anúncios e recomeços. Nomeadamente, tal como prometido pela estrutura leonina, hoje já foi apresentado o novo símbolo dos leões, tal como toda uma identidade visual, que já é visível nas diversas contas oficiais do Sporting nas redes sociais.
Para assinalar esta data histórica, será lançado um equipamento comemorativo especial, exclusivo aos Sócios. Como anunciado pelo Clube, trata-se de uma edição limitada de 1906 camisolas numeradas, número que faz alusão ao ano de fundação dos verdes e brancos.
Também a equipa principal de futebol regressa hoje, dia 1 de julho, aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo. Orientados por Rui Borges - que já conta com cinco reforços -, os verdes e brancos irão focar-se na preparação da temporada 2026/27. Apesar de alguns jogadores ainda se encontrarem ao serviço das suas seleções, espera-se que seja um dia intenso para os atletas que começam agora o período de pré-época.
Confira o momento:
Verdes e brancos escolheram o dia do 120.º aniversário do Clube para revelarem aquela que será, a partir de agora, a sua nova identidade
01 Jul 2026 | 12:42 |
O Sporting revelou, esta quarta-feira, a nova identidade visual do Clube. No dia em que celebra o 120.º aniversário, os leões divulgaram um vídeo nas redes sociais onde apresentam a nova imagem institucional, que passará a acompanhar o emblema de Alvalade a partir da temporada 2026/27.
Antes da apresentação pública, o Sporting fez chegar a novidade aos Sócios através de um email. "Antes de mostrarmos ao mundo, partilhamos contigo a nova identidade do Sporting Clube de Portugal. Um reflexo da essência do Clube, do nosso Legado e uma celebração de algo imutável nestes 120 anos: o nosso Código", pode ler-se na mensagem enviada.
O Clube aproveitou ainda para agradecer o apoio dos adeptos ao longo da sua história. "Obrigado por fazeres parte desta viagem e por seres o Leão que transmite os nossos valores de geração em geração. O que nos define nunca mudou. Sporting Sempre. Para Sempre", escreveu o Sporting.
Além do novo símbolo, o vídeo divulgado nas plataformas oficiais do Sporting apresenta outras alterações na identidade gráfica do Clube, que passarão a estar presentes na comunicação institucional a partir da nova época.
A renovação da imagem coincide com uma data histórica para o Sporting. No mesmo dia em que assinala os 120 anos de existência, o Clube dá também início à preparação da temporada 2026/27, com o arranque dos trabalhos da equipa principal às ordens de Rui Borges, na Academia Cristiano Ronaldo.
Confira o novo símbolo:
Clube de Alvalade irá apresentar todas as novidades pelas 19:06 desta quarta-feira, dia 1 de julho, através dos seus meios habituais
01 Jul 2026 | 09:05 |
O Sporting celebra esta quarta-feira, 1 de julho, o 120.º aniversário e a data ficará marcada por uma alteração histórica na identidade visual do Clube. Depois de ter prometido novidades nas últimas semanas, os leões preparam-se para apresentar oficialmente o novo símbolo.
Nas redes sociais, o Sporting já começou a dar pistas sobre a mudança, alterando alguns elementos gráficos e antecipando o visual que irá acompanhar o Clube a partir desta nova etapa. Entre as novidades destaca-se o regresso do lettering "SCP", colocado acima do elemento central do emblema, composto pelo leão e pelo escudo.
O novo lettering não é, contudo, totalmente desconhecido dos adeptos. O mesmo desenho já tinha sido utilizado no espaço do Sporting durante o Rock in Rio Lisboa, funcionando como um primeiro sinal da renovação da identidade gráfica leonina.
De resto, a apresentação do novo símbolo, marcada para as 19:06, coincide com a celebração dos 120 anos do Clube, uma data simbólica para a história leonina e que assinala o início de uma nova fase também ao nível da imagem institucional.
Além da mudança de identidade visual, esta quarta-feira marca igualmente o arranque da pré-temporada da equipa principal. Rui Borges orienta o primeiro treino de 2026/27 na Academia Cristiano Ronaldo, dando início aos trabalhos com vista à nova época.
Confira a publicação: