
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: Na última segunda-feira, um autocarro desgovernado embateu num restaurante na Gare do Oriente, em Lisboa. Esta acaba por ser o segundo episódio deste acontecimento, após uma primeira vez em dezembro de 2024, também na mesma zona do Parque das Nações.
Através de imagens partilhadas nas redes sociais, um autocarro da companhia Flixbus foi visto a seguir marcha sem motorista no interior, lançando o pânico para quem estava junto do acontecimento. O veículo apenas parou quando bateu num estabelecimento de restauração no edifício do terminal de transportes públicos.
Também no vídeo que circula pela internet, é possível ver várias pessoas a desviarem-se da viatura, bastante surpreendidas. Este episódio podia ter sido de especial perigo visto o número de passageiros que utiliza este terminal na sua comuta diária.
O subintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP), Sérgio Soares, revelou através de declarações à Agência Lusa que o transporte coletivo se destravou, derrubando “vários pilaretes e imobilizou-se num restaurante chinês que existe no local, provocando vários danos”. Felizmente, nenhum ferido foi registado.
Não é a primeira vez que um episódio destes acontece no mesmo local. Também na Gare do Oriente, no passado mês de dezembro de 2024, um autocarro da Rede Expressos embateu num estabelecimento comercial, sem registar qualquer número de feridos.
Queixa chegou na sequência da festa do 18.º aniversário da jovem estrela do Barcelona e entidade lançou comunicado a repudiar atitude do jogador
|
Extra Sporting: Lamine Yamal está envolvido em polémica. Na celebração do seu 18.º aniversário, o jovem jogador do Barcelona contratou anões como parte do entretenimento da festa, realizada no último domingo, dia 13 de julho. A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) repudiou as ações do jogador.
Através de um comunicado, a ADEE manifestou o descontentamento com esta situação: “A Associação anuncia que irá tomar medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que estes eventos violam não só a legislação em vigor, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que se pretende igualitária e respeitadora”.
Em jeito de conclusão, a entidade condenou as atitude de Lamine Yamal chamando a atenção o facto de ser “uma figura importante do desporto espanhol” e acusa-o de contratar “pessoas com nanismo” com o objetivo destas participarem em “atividades de espetáculo e atração”.
Ao momento, o jogador ainda não se manifestou sobre a sua escolha ou reagiu ao comunicado lançado pela ADEE, mas já esteve ativo nas redes sociais. Através da sua conta oficial de Instagram, o extremo-direito partilhou fotos da festa do seu 18.º aniversário.
Em 2024/25, com a camisola do Barcelona, Lamine Yamal – avaliado em 200 milhões de euros– fez 55 encontros: 35 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, cinco na Copa do Rei e dois na Supertaça Espanhola. Nos 4.553 minutos em que esteve em campo, o espanhol marcou 18 golos e fez 25 assistências.
Bombeiros foram chamados ao local às 14h35 e, neste momento, Sapadores dos Bombeiros de Benfica, dizem que fogo está extinto
|
Um incêndio no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, esta tarde, provocou uma nuvem de fumo negro e assustou quem passava no exterior. Os Sapadores Bombeiros de Benfica que explicaram que o incidente aconteceu numa zona isolada e resultou de um curto-circuito num painel fotovoltaico na cobertura do edifício.
Um incidente num painel solar, que se encontra no topo do edifício, deixou em alerta várias pessoas no local. No entanto, não foi necessário evacuar o edifício nem condicionar as entradas para o centro comercial, dado que a zona afetada não é frequentada por comerciantes e visitantes.
Os bombeiros foram chamados ao local às 14h35 e, neste momento, o fogo está extinto e poucos meios continuam no local. A administração da Sonae Sierra, a empresa do universo Sonae que gere o Centro Comercial Colombo, confirma "a ocorrência de um incidente no dia 13 de julho de 2025, pelas 14h30, relativo ao início de um foco de incêndio num quadro elétrico ligado a uma instalação especial da cobertura".
A empresa diz que "o foco foi apagado rapidamente, pela equipa de primeira intervenção do Centro, tendo ficado circunscrito à zona da cobertura e resultado apenas em danos materiais. Os Bombeiros foram chamados ao local, tendo acompanhado toda a situação".
O incidente não interferiu com o normal funcionamento do centro comercial. A gestora do Colombo reitera que "o centro é um espaço seguro, que dispõe de meios técnicos e humanos de forma a garantir o conforto e a segurança de todos aqueles que nos visitam e que aqui trabalham.”
Circulação ferroviária entre Alcântara Mar e Cais do Sodré está normalizada depois de, esta manhã de sábado, dia 12 de julho, ter ocorrida um problema
|
A circulação ferroviária na Linha de Cascais entre Alcântara Mar e Cais do Sodré está normalizada depois de, esta manhã de sábado, dia 12 de julho, ter estado a decorrer de forma alternada devido a um problema na catenária que acabou por suspender a circulação no dia anterior.
“Informamos que a circulação ferroviária na Linha de Cascais já foi totalmente retomada“, disse fonte oficial da CP – Comboios de Portugal, agradecendo a “compreensão” dos utentes. Na sexta-feira à noite a circulação foi suspensa entre as estações Algés (Oeiras) e Cais do Sodré (Lisboa).
A CP – Comboios de Portugal explicou que a carreira 201 da Carris foi reforçada, devido à suspensão da circulação ferroviária na Linha de Cascais, entre Algés e Cais do Sodré. Numa nota publicada por volta das 02h00, a CP indicou que a circulação entre as estações estava suspensa desde as 22h30 de sexta-feira devido a um problema na catenária.
Fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros confirmou à Agência Lusa a ocorrência, ao final da tarde de sexta-feira, acrescentando que foram deslocados meios para o local para auxiliar as pessoas a saírem de um comboio que parou fora da estação.
No local da avaria iniciaram-se trabalhos para a resolução do problema, mas, “apesar de todos dos esforços da Infraestruturas de Portugal, não se prevê que a situação se resolva nas próximas horas”, admitiu a empresa. Numa mensagem publicada na rede social Facebook, a empresa, posteriormente, anunciou que a situação estava normalizada.