Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Out 2024 | 07:24 |
O Sporting recebeu a maior multa da sua história vinda da UEFA, devido a vários incidentes na partida frente ao Lille, no Estádio José Alvalade, válida para a Liga dos Campeões, disputado a 17 de setembro. A sanção irá custar aos cofres de Frederico Varandas 74 mil euros e os leões foram notificados recentemente.
Na base do valor revelado pelo jornal Record, nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, estão várias violações que levaram a esta mão pesada por parte do Comité Disciplinar da UEFA, tais como a deflagração de 93 engenhos pirotécnicos nas bancadas, que acabaram mesmo por valer grande parte desta multa.
Vale lembrar, ainda, que dois adeptos acabaram feridos como consequência do manuseamento de tochas, isto no setor A17 do reduto dos verdes e brancos. No caso, uma mulher sofreu queimaduras na vista e um homem foi marcado nas costas devido a estes incidentes.
Neste momento, o Sporting soma quatro pontos na Liga dos Campeões, depois de uma vitória frente ao Lille e um empate com o PSV. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado para dia 22 de outubro, diante do Sturm Graz, na Áustria.
Antes disso, emblema verde e branco volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa jogar-se-á às 20h15, em Portimão.
Pouco tempo antes de ser conhecida a convocatória de Roberto Martínez, o capitão das Quinas foi enaltecido por um grande jogador da atualidade
19 Mai 2026 | 17:59 |
Vitinha acredita que Portugal tem “tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos”. Em declarações à FIFA, o médio afirmou estar “muito entusiasmado” por jogar um Mundial pela segunda vez na sua carreira. “Vejo-me agora com um papel mais ativo, um pouco mais importante do que antes. Estou a gostar dessa responsabilidade e a tentar dar o meu melhor para corresponder às expectativas”, garantiu.
Abordando das expectativas que os adeptos possam ter para Portugal, Vitinha espera que as pessoas assistam a partidas de “muita qualidade” da equipa das quinas, “mas, acima de tudo, que vejam o trabalho árduo e a determinação”, já que, defende, que a qualidade surge “naturalmente”, enquanto que “a vontade e o trabalho árduo são aspetos nos quais os jogadores têm de investir”.
Vitinha: "É preciso um pouco de sorte"
O médio português apontou, ainda, ao principal objetivo da equipa: A conquista inédita do Campeonato do Mundo. Vitinha afirmou, que “às vezes, tudo se resume aos detalhes” e que “também é preciso um pouco de sorte”, referindo que também há outros fatores que podem influenciar.
“Temos tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos. Estamos a trabalhar arduamente para que, quando chegar a altura, possamos ter essa pitada de sorte e chegar perto de conquistar o Mundial”, destacou.
Vitinha: "Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”
No que toca a ser colega de Cristiano Ronaldo, Vitinha não tem dúvidas: “É fantástico”. “Ele é um dos melhores jogadores da história. Sinto-me muito orgulhoso por partilhar o balneário com ele, aprender e testemunhar o seu profissionalismo. Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”, atirou.
“A forma como ele encara o futebol: com extremo profissionalismo e seriedade. Não deixa nada ao acaso. Entra em campo sabendo que está 100% preparado e que fez tudo o que estava ao seu alcance pela equipa.”, respondeu Vitinha, dizendo que esta foi a maior lição que aprendeu com o capitão das quinas.
A convocatória de Roberto Martínez será anunciada esta terça-feira. Na fase de grupos do Campeonato do Mundo, Portugal está inserido no Grupo K, onde vai jogar com a República Democrática do Congo, dia 17 de junho, com o Uzbequistão, dia 23 e com a Colômbia, dia 28.
Antigo jogador verde e branco mostrou aquilo que pensa quanto à final da Taça de Portugal, que será disputada este domingo
19 Mai 2026 | 17:31 |
Pedro Nuno da Silva Canoa, nascido a 14 de setembro de 1977, em Torres Vedras, no seio de uma família benfiquista, escolheu o Sporting para cumprir a sua formação depois de ter começado a dar os seus primeiros passos no Lourinhanense.
Nos anos 90, as oportunidades para os jogadores da formação dos leões alcançarem a equipa principal não se equiparavam às de agora, tendo-se vindo a afirmar como sénior ao serviço do Torreense. Nas vésperas da final da Taça de Portugal, partida que o deixa de coração dividido, mas, no entanto, em declarações a A Bola, revela quem gostaria de ver subir as escadarias do Jamor.
Canoa: "Gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor"
“Passei dez anos no Sporting e 14 no Torreense. É difícil, são dois clubes que me dizem muito, em diferentes alturas da carreira, mas, sinceramente, gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor, seria uma mudança de paradigma do futebol português, que as equipas de ligas inferiores podem chegar a uma final e até ganhar, como acontece em Inglaterra. Sabemos que os recursos são diferentes nos vários níveis competitivos, mas acho que era uma imagem boa para Portugal, o Torreense, da Liga 2, ganhar a Taça de Portugal”, começou por dizer.
Recuando no tempo, recorda a chegada ao Sporting, com apenas 13 anos: “Fui várias vezes observado pelo senhor Aurélio Pereira no Lourinhanense, estava um bocado escondido no limite do distrito de Lisboa, também tinha um convite do Benfica, mas optei pelo Sporting, pelos valores do clube e pela forma como foi tratado todo o processo. Cumpri lá a formação, fui campeão nacional de iniciados logo no primeiro ano e fui internacional jovem até aos sub-18".
"Nunca conseguiu chegar à equipa principal, onde tinha como referências Figo, Peixe, Paulo Torres, Filipe, Marinho, Oceano, Paulo Sousa, mas o Sporting marcou uma parte importante do seu crescimento: “Quando cheguei o treinador da equipa sénior era o Marinho Peres, não havia tanto espaço para jovens da formação, eram mais valorizados os jogadores com experiência do que propriamente um jogador de 18 anos com qualidade. Além de que não havia tanto esta vertente negocial, apenas existiam dois empresários, o Manuel Barbosa e o José Veiga, o Jorge Mendes veio depois", contou ainda.
Canoa: "O Sporting já tem muitas taças"
Tendo atingido o pico da sua carreira de sénior no Torreense, agora, não esconde a emoção de ver, 70 anos depois, a equipa azul-grená repetir a presença na final da Taça de Portugal: "No fundo, gostava que o Torreense fizesse história, o Sporting já tem muitas taças (risos), seria interessante até a nível de mentalidade de que são sempre os grandes é que ganham e que estão nos grandes momentos e nos grandes palcos", finalizou.
Sporting e Torreense defrontam-se este domingo, dia 24 de maio, no Estádio do Jamor. Com partida marcada para as 17h15, o Clube de Alvalade procura conquistar um troféu esta temporada, enquanto que a equipa de Torres Vedras procura fazer história na prova.
Leões e conjunto de Torres Vedras medem forças este domingo, dia 24 de maio, em jogo da final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor
19 Mai 2026 | 17:27 |
O Sporting iniciou esta terça-feira a preparação para a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, numa sessão realizada no Estádio Nacional, palco da decisão marcada para o próximo domingo. Um dos momentos que mais chamou a atenção acabou por envolver Ousmane Diomande, que foi dos últimos jogadores a juntar-se aos trabalhos orientados por Rui Borges.
O central chegou ao relvado depois dos restantes companheiros, mas não entrou imediatamente nos exercícios. Já no gramado do Jamor, Diomande fez uma breve pausa para rezar antes de se integrar no treino, situação que acabou por motivar a ‘demora’ do internacional costa-marfinense na sessão aberta à comunicação social.
O treino contou ainda com a presença de Frederico Varandas e ficou marcado por quatro ausências. Fotis Ioannidis, Morten Hjulmand, Iván Fresneda e Nuno Santos não subiram ao relvado com o restante grupo. No caso do capitão leonino, a permanência na Academia Cristiano Ronaldo aconteceu por precaução, depois do recente regresso à competição diante do Gil Vicente. Pote esteve presente com uma proteção na perna esquerda.
Desta forma, o Sporting procura terminar a temporada 2025/26 com um troféu, depois de assegurar o segundo lugar da Liga Portugal Betclic e o consequente regresso à Liga dos Campeões. A vitória diante do Torreense garantirá ainda presença na Supertaça frente ao Porto.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.