
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting garantiu a passagem à final da Taça de Portugal, com mais uma vitória frente ao Rio Ave (2-1), mas o verdadeiro foco do jogo acabou por ser o regresso de Pedro Gonçalves ao onze inicial, cinco meses depois da última ocasião. O 'camisola 8' esteve alinhou durante 45 minutos, e a presença nas escolhas iniciais de Rui Borges gera algumas dúvidas.
Vasco Borges: "Melhor forma de Pote recuperar é como titular"
“Pote é sempre um elemento diferenciador no ataque do Sporting”, garante Vasco Borges. O jornalista acredita que o médio já demonstrou sinais mais do que suficientes de recuperação e defende que o melhor caminho para regressar à melhor forma é, precisamente, somar minutos, de preferência, como titular. Com a reta final da época à porta, o especialista vê em Pedro Gonçalves uma peça-chave para o dérbi e a grande final no Jamor. "O jogador tem demonstrado estar a recuperar a um bom ritmo e ainda vai a tempo de ser uma figura importante para a decisiva reta final da temporada, com a visita ao Estádio da Luz ao virar da esquina", apontou, ao jornal Record.
Filipe Balreira: "Pote? Só deve voltar a 100% em jogos grandes"
Já Filipe Balreira, adota uma perspetiva mais cautelosa. Embora reconheça a qualidade do médio ofensivo e os bons sinais deixados na última partida, avisa que o ritmo competitivo ainda não está no ponto. "Pote deu uma boa resposta em campo contra o Rio Ave, tendo toques de qualidade e decisivos no ataque, mesmo sem ser a um ritmo elevado", afirmou. Para o jornalista, Pedro Gonçalves, deve continuar a entrar aos poucos e só voltar aos 90 minutos completos em desafios de exigência máxima. Jogar intensamente no Bessa, já no domingo, poderá ser um risco desnecessário. "Para já não parece que o criativo consiga ainda somar muitos mais minutos (e intensos) com o Boavista, mas pode voltar a fazer 90' com o Gil Vicente ou Benfica", escreveu.
O médio português de 26 anos, chegou ao Sporting na temporada 2020/21 e demonstrou logo desde o início que viria a tornar-se num pilar fundamental no meio campo, na altura de Ruben Amorim. Esta temporada, sofreu uma lesão grave em novembro e ficou afastado dos relvados durante seis meses. Até ao momento realizou 15 jogos, cinco golos e seis assistências.
Com o dérbi à vista e o título nacional ainda em jogo, o treinador Rui Borges enfrenta uma decisão delicada. Forçar o regresso total de Pote pode dar um novo brilho ao ataque leonino, mas a gestão física do jogador será crucial para não comprometer os objetivos do clube. O Sporting joga a 31.ª ronda da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - no próximo domingo, frente ao Boavista no Estádio do Bessa, às 20h30.
Futebolista que é colocado na porta de saída do Clube de Alvalade no próximo mercado de transferências aborda futuro dos verdes e brancos
|
Iván Fresneda foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória do Sporting, por 2-1, frente ao Rio Ave, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O lateral-direito garantiu que a 'dobradinha' é o grande foco de todo o plantel e que esta reta final será decisiva.
“Ganhar a Taça e campeonato, esse é o objetivo principal. Era um objetivo nosso vir cá extra confiantes e demonstrar que somos merecedores de ir à final da Taça. Foi o que fizemos. Controlámos os jogos da eliminatória. Eles também tiveram as oportunidades, mas acho que definimos muito bem e estivemos bem no ataque”, disse o jovem.
Questionado sobre algumas trocas feitas por Rui Borges, no onze inicial e durante o encontro, Fresneda admitiu que "era importante gerir a condição física de todos. É igual onde cada um joga, porque temos de dar o máximo, seja em que posição for”, terminou o lateral-direito.
Vale recordar que, recentemente a possível saída do 'camisola 22' voltou a ser tema. Em janeiro, Fresneda esteve com pé e meio no Como, da Serie A, mas acabou por ficar em Alvalade. No entanto, foi novamente apontado a uma eventual transferência.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade ficou satisfeito com a vitória sobre o Rio Ave e deixa aviso quanto ao campeonato
|
O Sporting venceu o Rio Ave, por 2-1, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal - veja AQUI o resumo. Eduardo Barroso aplaudiu o regresso de Pedro Gonçalves à titularidade, mas aponta alguma "falta de ritmo" do 'camisola 8', fruto dos cinco meses que esteve parado,
Eduardo Barroso: "Foi muito bom ver o Pedro Gonçalves de início"
"Foi um jogo tranquilo, com muita gestão dos nossos jogadores. Foi muito bom ver o Pedro Gonçalves de início, ainda não tem o ritmo ideal. É o caminho para a dobradinha. Agora, quem ganhar na Luz é campeão", disse, em declarações ao jornal Record.
André Martins: "Em vantagem, Sporting preparou dérbi na Luz"
André Martins, antigo jogador dos leões, admite que "estando em vantagem já com dois golos, o Sporting acabou por fazer alguma gestão". Rui Borges "deu minutos a Pedro Gonçalves e preparou-o para o dérbi na Luz", refere o ex-médio dos verdes e brancos, afirmando que "O Rio Ave quis aparecer e fez um golo, mas o Sporting foi superior a duas mãos".
Luís Martins: "Sporting segue em frente com todo o mérito"
Para Luís Martins, antigo técnico da formação leonina, foi uma "Segunda mão normal. O Sporting já tinha dominado na primeira, segue em frente com todo o mérito. Serviu ainda para gerir alguns jogadores, como Pote, que precisava de ser titular já há alguns jogos e vai ter peso na Luz".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Treinador dos verdes e brancos justifica não utilização de futebolista leonino e massa associativa do Clube de Alvalade pede mais minutos
|
Biel chegou ao Sporting em janeiro, mas tem sido poucos utilizado por Rui Borges. O extremo disputou 22 minutos na vitória sobre o Rio Ave, por 2-1 - veja AQUI os golos - e, no final do encontro, o técnico elogiou o desempenho do extremo, motivando reação de alguns adeptos leoninos.
"Em relação ao Biel, ele tem treinado bem e crescido muito, não tem tido grandes oportunidades, é certo, mas teve agora e entrou muito bem. É um jogador que tem uma tomada de decisão muito refinada", disse o técnico dos verdes e brancos, na conferência de imprensa.
Apesar de ter elogiado o 'camisola 30', Rui Borges explica que "é um jogador que joga numa posição onde há vários futebolistas importantes e que estão numa fase boa: Geny, Quenda, Trincão, Pote...", atirou, garantindo que "Agora, é uma decisão do treinador", mas que Biel "é um miúdo incrível. Tenta fazer o que a gente lhe pede, por vezes fico triste de não lhe poder dar mais minutos, por opção, apenas e só, porque ele merece, como todos os outros, mas tem dado resposta muito boa".
Nas redes sociais, alguns adeptos leoninos falam em injustiça para com o avançado brasileiro. Com bons pormenores no Rio Ave - Sporting, Biel terá deixado a massa associativa do Clube de Alvalade com curiosidade para ver mais vezes o jogador dentro das quatro linhas.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 24 anos foi lançado em seis partidas: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos), com o Estrela da Amadora (um minuto), e em ambos os encontros da Taça de Portugal, diante do Rio Ave (três e 22 minutos)