
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Olivia Smith, jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting, foi titular pela seleção do Canadá na vitória frente ao México, por 2-0 e acabou por receber o prémio de melhor jogadora jovem da Gold Cup, ela que deverá estar de saída de Alvalade com uma quantia recorde à mistura.
De acordo com as mais recentes notícias, a médio da equipa de Mariana Cabral deverá mudar-se para Inglaterra após apenas uma temporada de verde e branco. No caso, a transferência da jogadora poderá mesmo quebrar o recorde de vendas em Portugal, isto no que toca a futebol feminino e, como tal, valer uma boa verba ao Clube de Alvalade no próximo verão.
A verdade é que, por esta altura, a canadiana está ‘segura’ com uma cláusula de rescisão na ordem dos 250 mil euros e, ao que parece, terá tido o destaque suficiente para que poder rumar a Inglaterra exatamente por esse valor. O Arsenal surge como forte candidato à contratação da futebolista, no entanto, o Liverpool parece estar a passar a perna aos gunners e garantir, assim, Olivia Smith na Women’s Super League.
Esta temporada, Olivia Smith realizou 28 partidas de leão rampante ao peito: 18 na Liga BPI, cinco na Taça da Liga, quatro na Taça de Portugal e uma na Supertaça Feminina, totalizando 1.930 minutos. A ponta-de-lança registou 16 golos e dez assistências. Posto isto, a jogadora conseguiu 26 contribuições para golo em somente 28 encontros, o que lhe valeu ter sido considerada a jogadora do ano na principal competição em Portugal, também pelo Zerozero.
A canadiana chegou esta temporada ao Sporting, depois uma temporada nos Estados Unidos da América, ao serviço dos Penn State Nittany Lions. Durante o processo de formação, todo realizado no Canadá, Smith representou os North Toronto Nitros e os Super REX Ontario.
Confira a publicação:
https://twitter.com/FutFemSCP/status/1797252949804040520
Craque dos quadros verdes e brancos concedeu, recentemente, uma entrevista, na qual contou muito sobre a temporada dos leões
|
Francisco Trincão, bicampeão pelo Sporting, concedeu, recentemente, uma entrevista na Rádio Comercial, onde fez um balanço da época verde e branca. Entre muitos aspetos, destacou a saída de Ruben Amorim, e o jogo fora contra o Boavista. Relembrar que o extremo dos leões foi o rei das assistências em Portugal.
No programa de rádio ‘Manhãs da Comercial’, Trincão abordou as duas mudanças que se verificaram no comando técnico do Sporting. Sobre a saída de Ruben Amorim, em novembro, o “camisola 17” admitiu o “choque” no balneário: “Foi difícil, ele não saiu logo, não acreditávamos que saía. Não sei se houve alguém que não chorasse. Ficou toda a gente triste. Estava tudo em choque”.
Trincão admitiu os “resultados complicados”, sob a orientação de João Pereira, mas assegurou que a equipa “não deixou de acreditar”: “O Presidente agiu rápido, mas não foi culpa do mister, coitado, que fez sempre tudo”. Já sobre Rui Borges, o internacional português destacou que “conseguiu unir toda a gente”.
Recordando os últimos jogos do campeonato, Trincão destacou a importância do golo que marcou logo aos três minutos do dérbi frente ao Benfica e o triunfo frente ao Vitória de Guimarães, na última jornada: “Não deixámos de acreditar porque, senão, não teríamos sido campeões”. Questionado sobre o seu melhor jogo na temporada, o extremo de 25 anos destacou a goleada 5-0 no reduto do Boavista, referente à 31ª jornada, com um “ambiente incrível”. Já a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, “é para ganhar”.
Num registo mais descontraído, Trincão disse que vai “ficar” no Sporting e promete “tentar trancar” Viktor Gyokeres na Academia de Alcochete, para evitar a sua saída no mercado de verão. Antigo companheiro de Lionel Messi no Barcelona, o “camisola 17” revelou ainda que não recebeu nenhuma mensagem do astro argentino a felicitá-lo pelo bicampeonato.
Capitão do Clube de Alvalade não escondeu a emoção ao ver milhares em Lisboa e revelou o que sentiu numa época marcada por dificuldades
|
O capitão do Sporting, Morten Hjulmand, foi um dos protagonistas da homenagem que decorreu esta segunda-feira na Câmara Municipal de Lisboa. A equipa foi recebida por Carlos Moedas, presidente da autarquia, e exibiu o troféu de campeão nacional aos milhares de adeptos que se concentraram no centro da capital. Do alto da varanda, Hjulmand discursou ao canal televisivo do clube, elogiando o “apoio incondicional” dos Sportinguistas ao longo da temporada.
"Está a ser fantástico, sei que é segunda-feira, estiveram todos a trabalhar, ainda assim estão aqui novamente, a apoiar, isso significa muito e estamos a festejar com eles.“, disse o médio dinamarquês. O jogador destacou ainda que não teve tempo para descansar após a conquista do título, mas que a energia vinda dos adeptos é mais forte que qualquer cansaço.
Hjulmand aproveitou o momento para fazer um balanço da temporada, frisando que a caminhada até ao título não foi fácil. "Em relação a esta época, foi difícil, apesar de termos tido muitas lesões e alguns maus resultados, continuámos a ganhar jogos e a conquistar pontos".
O capitão do Sporting sublinhou que a consistência da equipa fez a diferença na luta pelo campeonato, uma batalha muito dura contra o Benfica: “As duas derrotas no campeonato dizem tudo, estou muito orgulhoso".
A equipa de Rui Borges começou hoje os treinos no Jamor, para a final da Taça de Portugal, que está marcada para o próximo domingo, com o Benfica, às 17h15. Após ter conquistado o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos, o Sporting quer vencer a prova rainha e acabar a época com chave de ouro.
Polícia de Segurança Pública apresentou o plano de segurança para o dérbi entre leões e encarnados referente à final da Taça de Portugal
|
A final da Taça de Portugal, entre Sporting e Benfica, joga-se às 17h15 do próximo domingo, no Jamor. A Polícia de Segurança Pública já definiu o plano de segurança para o dérbi entre leões e encarnados, que é considerado de risco máximo. Em declarações aos jornalistas, Carla Duarte, comandante da PSP de Oeiras, adiantou alguns pormenores e esclareceu que o acesso ao perímetro do Estádio Nacional apenas será permitido na manhã do dia do jogo.
“Essa questão foi ponderada, houve reuniões e ficou decidido abrir as portas às 6 da manhã. O controlo está a ser feito desde ontem e não vai ser permitido acampar. Queremos garantir a maior segurança de todos e a melhor forma é abrir as portas no domingo às 6h00. Existe um controlo de acesso, que será feito até domingo. Não é permitida a deslocação de viaturas ou de tendas às imediações do estádio”, disse Carla Duarte, numa conferência de imprensa realizada no Jamor.
A comandante da PSP afirmou também que as portas do Jamor abrem às 14h15 e o procedimento será apertado: “O controlo de bilhetes será feito apenas na entrada do estádio, nos arredores não haverá. Sabemos que é uma festa familiar e que gostam os adeptos gostam de vir para cá. Vai ser possível haver adeptos sem bilhetes à volta do estádio. Os procedimentos na entrada serão apertados e esperamos que possa decorrer com tranquilidade”.
Carla Duarte garantiu ainda que a PSP está empenhada em garantir que tudo decorra sem perturbações, ao nível da segurança: “O policiamento começou ontem. Embora habitual, reforçámos o policiamento, com equipas de intervenção rápida, trânsito e grupo operacional cinotécnico. Todas as valências que a PSP tem estarão empenhadas para garantir que todo o evento decorra tranquilidade e segurança”.
A terminar, Carla Duarte deixou uma mensagem aos adeptos, apelando ao ‘fair play’: “O maior apelo que a PSP faz a todos os adeptos e claques é que vivam a festa desportiva e familiar e respeitem os adversários como se de um familiar ou amigo se tratasse. Todos temos um papel e exemplo a dar. Que o ‘fair play’ vença e todos juntos consigamos respeitar a diferença”.