Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Abr 2024 | 12:02 |
O Sporting venceu o Vitória de Guimarães (3-0), no passado domingo, 21 de abril, em jogo válido para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O resultado da disputa significou, para a equipa de Alvalade, a permanência na liderança do campeonato nacional, com mais três pontos somados e uma distância de registo das equipas que se seguem na tabela. A partida contou com bancadas lotadas e apoio incondicional dos adeptos, como se tem vindo a verificar ao longo da época.
A onda verde que se sentiu em Alvalade começou horas antes do pontapé de partida, na Academia. Às 07h30, estavam já lá presentes muitos adeptos, em incentivo aos jogadores leoninos e à equipa técnica do Sporting. Mais tarde, já junto ao Estádio de Alvalade, foram aos milhares os Sportinguistas que receberam o autocarro dos leões, em cânticos, onde ressoou “Eu quero o Sporting campeão!”, por entre as tochas verdes.
Na antevisão ao jogo que aumentou a vantagem do Sporting no campeonato e lhe conferiu uma primeira posição bastante confortável, Rúben Amorim tinha tentado – como, de resto, tem vindo a fazer já há algum tempo – refrear o entusiasmo dos adeptos verdes e brancos, cuja euforia se tem vindo a manifestar fortemente, perante uma possibilidade de conquista do título cada vez mais iminente. Contudo, as tentativas de Amorim foram em vão, e o técnico recebeu até um pedido direto das bancadas de Alvalade.
Após a vitória em casa do passado domingo, o Sporting soma mais três pontos, levando já 80, a uma distância de 10 do Benfica, segundo classificado – embora as águias tenham ainda um jogo a menos. A fechar o pódio, surgem o Porto e o Braga, empatados a 62. Com o mais recente triunfo em Alvalade, marcado por um estádio repleto a festejar prematuramente um título que se revela mais e mais próximo, o Sporting está agora apenas a duas vitórias de ser campeão.
O Sporting volta a entrar em campo frente ao Porto no próximo domingo, dia 28 de abril, às 20h30. A deslocação ao Estádio do Dragão diz respeito a jogo válido para a 31.ª jornada do Campeonato Nacional. Em caso de triunfo verde e branco no Dragão, a turma de Rúben Amorim fica a uma vitória do título – vitória essa facilmente conquistada caso se mantenha o registo imbatível do Sporting em Alvalade.
Confira o momento em que os adeptos leoninos receberam o autocarro da equipa de Amorim junto ao Estádio de Alvalade:
Antigo jogador do Clube de Alvalade acredita que o central neerlandês poderia ser útil para Rui Borges nesta fase da temporada desportiva
09 Jan 2026 | 12:32 |
A crise no eixo defensivo do Sporting voltou a ganhar destaque após a derrota frente ao Vitória SC, na meia-final da Taça da Liga, que deixou Eduardo Quaresma fora de combate, já depois da ausência de Ousmane Diomande (CAN) e de Zeno Debast, ainda lesionado. O cenário reacendeu o debate em torno de Jeremiah St. Juste, afastado da equipa principal desde a época passada.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Carlos Xavier defendeu que a reintegração do central neerlandês pode fazer sentido nesta fase da temporada, marcada por jogos consecutivos e poucas opções para Rui Borges.
"Na falta de matéria... Não sei como as coisas estão, não sei se houve retrocesso sobre essa questão, mas acho que poderia ser ótimo para o Sporting se St. Juste pudesse voltar. Os castigos, por vezes, são perdoados. Está nas mãos de Rui Borges", começou por dizer o antigo jogador dos leões, que sublinha a escassez de soluções e a experiência do defesa como fatores relevantes neste contexto.
"Com todas as lesões, é óbvio que é preciso ter gente capaz e com experiência. O St. Juste já deu créditos de que pode ser útil no passado, e não sei quanto tempo irá demorar a recuperação de Zeno Debast, acho que está para breve, mas com o Diomande na CAN e o Edu a estar muito tempo parado, com certeza que temos de recorrer ao que temos... e o que temos está lá", atirou Carlos Xavier.
No entanto, Carlos Xavier reconhece que a decisão não é simples e depende de várias vontades: "Ainda assim, não sei se a intenção da direção e da equipa técnica do Sporting será devolver o St. Juste à equipa ou não. No meu ponto de vista, seria uma adição excelente. Tudo depende das vontades de todos".
Do ponto de vista do balneário, o ex-internacional português não antevê problemas numa eventual reintegração: "Ele continua a fazer parte do plantel, tendo ou não treinado com a equipa principal. Ainda é colega dos outros jogadores. Mas também depende aqui da vontade do próprio St. Juste querer ou não vir para a equipa depois de ter sido afastado".
Carlos Xavier deixa ainda uma nota final, caso o cenário não se altere: "Agora, não fazendo parte dos planos da estrutura do Sporting, é um jogador a mais e, portanto, estando a mais, não vale a pena lá estar. Aí a melhor decisão seria tentar vendê-lo".
Avançado internacional sueco voltou a ser alvo de “raspanetes” em Inglaterra depois de mais uma exibição discreta e sem golos
09 Jan 2026 | 12:19 |
Contratado ao Sporting no último verão por uma verba a rondar os 65 milhões de euros, Viktor Gyokeres foi novamente titular no jogo do Arsenal frente ao Liverpool, que terminou 0-0, a contar para a Premier League, e acabou substituído aos 64 minutos por Gabriel Jesus, depois de uma atuação praticamente invisível.
Durante o tempo em que esteve em campo, Gyokeres tocou apenas oito vezes na bola, uma delas para dar o pontapé de saída, não somou qualquer remate, drible ou cruzamento e perdeu o único duelo individual que disputou, apesar de ter acertado seis dos sete passes tentados.
Gary Neville, antigo capitão do Manchester United e atual comentador da Sky Sports, foi particularmente duro na análise, apontando falta de impacto e de envolvimento no jogo por parte do avançado sueco. “Gyokeres não tem sido eficaz, não acrescenta nada e tem de fazer muito mais”, afirmou.
Apesar das críticas que tem sofrido nos últimos tempos, Mikel Arteta voltou a defender o avançado na conferência de imprensa, sublinhando sinais de evolução e destacando a falta de serviço ofensivo, numa fase em que Gyokeres soma sete golos em 24 jogos oficiais e não marca desde 20 de dezembro.
Antes de rumar a Londres, Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros - destacou-se ao serviço do Sporting, onde deixou números expressivos: em duas temporadas(2023/2024 e 2024/2025) de leão ao peito, marcou 97 golos e somou 27 assistências em 102 jogos oficiais.
Numeração fatídica do Clube leonino voltou a cumprir a fama que a acompanha há quase três décadas, e pérola é o mais recente alvo
09 Jan 2026 | 11:54 |
Geovany Quenda é mais um nome da lista amaldiçoada da camisola 7. Tudo começou em julho, quando o Sporting anunciou a renumeração do plantel e entregou o número 7 ao jovem jogador, decisão que gerou fortes reações entre os adeptos.
O pior acabou por acontecer no dérbi frente ao Benfica, disputado a 5 de dezembro, na Luz. Quenda fraturou o quinto metatarso do pé direito, lesão que obrigou a intervenção cirúrgica em Londres, com o regresso à competição previsto apenas para março. Este novo capítulo de infortúnio reacende a lenda negra associada à camisola 7 em Alvalade, cuja origem remonta a 1995, quando Luís Figo deixou o Sporting para rumar ao Barcelona, marcando o início de uma sequência de episódios difíceis de ignorar.
Desde então, 13 jogadores envergaram o número 7 do Sporting nomes como Bojinov, Jeffrén e Shikabala, e grande parte enfrentaram lesões graves ou fases marcadas por adversidade. Este registo levou até que em nove épocas distintas, o número ficasse sem dono no plantel principal, um dado que ajuda a explicar porque tantos adeptos continuam a temer aquela que é, talvez, a camisola mais maldita de Alvalade.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.