
Futebol
Gyokeres revela mais pormenores sobre icónico festejo; Goleador do Sporting conta como tudo começou
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Entrada de leão por parte do Sporting CP, que logo na sua primeira oportunidade de golo se adiantou no marcador. Sebastián Coates marcou na sequência de uma marcação de canto, na qual a defensiva do Istanbul Başakşehir pareceu muito passiva e o central uruguaio apareceu solto de marcação.
O golo fez bem aos leões que menos de dois minutos depois podiam ter marcado novamente. Wendel roubou a bola no meio campo e levou-a até à área, onde serviu Šporar que cruzou a bola e Bolasie e Vietto deixaram a bola um para o outro e o lance acabou por não dar em nada. Logo no ataque seguinte, foi Šporar quem podia ter marcado após cruzamento de Jovane, mas a bola foi ao lado.
O jogo entrou numa fase mais calma, mas as oportunidades seguintes voltaram a ser dos leões, Bolasie isolou Jovane que frente ao guarda-redes turco permitiu defesa para canto. Na sequência do mesmo Battaglia quase marcava no ressalto, mas Mert Gunok impediu o 2-0.
Aos 18 minutos, Jovane tentou novamente fazer o gosto ao pé, mas a bola foi por cima da baliza sem qualquer perigo. Do lado aposto Visca e Júnior Caiçara combinaram bem do lado direito do seu ataque, mas o cruzamento do brasileiro foi muito largo e não levou perigo à baliza de Maxiamiano. Na resposta Vietto rematou bem, mas Gunok impediu novamente o golo.
Aos 26 minutos, Šporar enviou uma bola ao poste após grande passe de Vietto e na recarga Jovane finalmente marcou, mas Anthony Taylor, por indicação do seu fiscal invalidou o golo por fora de jogo do ponta de lança esloveno. Três minutos depois foi Bolasie a rematar à baliza, mas a bola foi ao lado. Na resposta os turcos tiveram a sua melhor oportunidade de golo depois de um cruzamento de Visca, mas Ristovski enviou a bola para canto.
Com o passar do tempo os turcos foram subindo no terreno, ainda que sem criar perigo. Ao minuto 40 até foi o Sporting CP que esteve perto do golo novamente, com Acuña a fazer um grande passe para Šporar, que conseguiu passar por um defesa, mas um segundo cortou a bola na sequência deste movimento.
O esloveno estava a prometer o golo e finalmente estreou-se a marcar de leão ao peito. Ao minuto 44 o ponta de lança leonino fez o 2-0 após cruzamento de Ristovski.
Intervalo com 2-0 no marcador, onde os leões foram reis e senhores durante grande parte do encontro e a vantagem até peca por escassa. Na segunda parte foram precisos esperar apenas seis minutos para o 3-0 do Sporting CP. Foi Luciano Vietto quem conseguiu fazer o gosto ao pé. Jovane roubou a bola, Bolasie conduziu-a e deu ao argentino já dentro da área, que conseguiu bater pela terceira vez Gunok.
Ao minuto 59, Maximiano finalmente foi chamado a intervir, após remate de Visca que respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Kahveci, numa grande defesa do jovem guarda-redes leonino.
A equipa turca estava com mais bola, mas mais uma vez não conseguia por à prova Luís Maxíamiano, com a excepção do remate de Visca ao minuto 59. Os jogadores de Silas estavam sempre muito concentrados e a tentar sair em ataques rápidos, ainda que sem o perigo da primeira parte.
Ao minuto 75 Neto faz falta sobre Demba Ba dentro da grande área e Anthony Taylor não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Visca, chamado a bater, colocou a bola no fundo das redes, mandando a bola ao centro da baliza, enquanto ‘Max’ atirou-se para a direita.
A verdade é que o golo acordou os jogadores com o leão rampante ao peito e que passaram a ter muito mais bola, mas raramente conseguiam criar perigo. Bolasie com uma grande arrancada onde correu quase meio campo enviou a bola à barra à passagem do minuto 84. Já na compensação foi a vez de Plata bater em velocidade Clichy, mas depois Vietto demorou muito a rematar e apenas conseguiu ganhar um canto. Plata ainda testou mais uma vez Gunok, mas o guardião internacional turco evitou o golo.
Os 27.392 leões presentes no Estádio José Alvalade viram um dos melhores jogos da temporada da equipa de Silas e onde o triunfo por 3-1 apenas peca por a vantagem ser de apenas dois golos para o jogo na Turquia de hoje a uma semana.
Num encontro em que empate bastava para a equipa das 'quinas' manter o terceiro posto, Bélgica foi mais forte e venceu de forma tranquila
|
A Seleção Nacional feminina perdeu, esta terça-feira, dia 3 de junho, diante da Bélgica por 3-0, resultado que ditou a descida da equipa lusa à Liga B da Liga das Nações, em jogo disputado no Funchal. Fátima Pinto, jogadora do Sporting, foi titular na turma de Francisco Neto. Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Telma Encarnação entraram no decorrer da partida.
Num encontro em que o empate bastava para a equipa das 'quinas' manter o terceiro posto e ter a possibilidade de discutir o play-off de manutenção na Liga A, a formação belga foi mais forte e triunfou com golos de Justine Vanhaevermaet, aos 36 minutos, e de Tessa Wullaert, aos 67, de grande penalidade, e aos 72.
Portugal acabou o Grupo A3 na quarta e última posição, com quatro pontos, e desceu à Liga B, a Bélgica foi terceira, com seis, e vai discutir o play-off, enquanto a Espanha, que recebeu e venceu a Inglaterra por 2-1, venceu o grupo, com 15 pontos, e vai disputar a 'final four', tendo a Inglaterra sido segunda, com 10, e assegurado a manutenção direta.
Francisco Neto analisou a derrota pesada e admite o momento difícil: "Fica o crescimento da atitude competitiva em relação aos últimos jogos, uma prova de carácter da equipa que lutou contra as adversidades após o golo e mesmo após o 3-0. Não estamos onde queremos estar e trabalhamos para estar. Não há outro caminho que não o do trabalho e seriedade. São momentos difíceis para todos, porque as Navegadoras nos habituaram ao sucesso".
Agora, ficam a faltar poucas semanas para o começo do próximo Campeonato Europeu, onde Portugal não terá vida nada facilitada, uma vez que vai voltar a enfrentar Bélgica e Espanha - dois adversários desta Liga das Nações -, mas também a seleção de Itália.
Comentador afeto ao Sporting não entende algumas escolhas para a Seleção Nacional e diz que “benfiquistão" tem de estar representado na equipa das quinas
|
Rodrigo Roquette não entende algumas escolhas para a Seleção Nacional como João Félix. O adepto do Sporting diz que o “benfiquistão" tem que estar representado na equipa das quinas. Comentador salienta que jogadores como Pote, mesmo não estando a 100%, apresentam melhor rendimento.
Roquette: “O facto de João Félix continuar a ter lugar cativo diz bem do que é a nossa Seleção hoje em dia"
“O facto de João Félix continuar a ter lugar cativo na nossa Seleção diz bem do que é a nossa Seleção hoje em dia, infelizmente. Lamento imenso”. Nesse sentido, assinala que existem outros jogadores que, em seu entender, tiravam o lugar ao jogador pretendido pelo Benfica.
Roquette: "O Pedro Gonçalves meio lesionado tem mais lugar do que o João Félix na Seleção portuguesa"
“O Rodrigo Mora coxo tem mais lugar que o João Félix com as duas pernas e em forma. Ao dia de hoje”, observou, em declarações no canal V. "Também o Pedro Gonçalves meio lesionado tem mais lugar do que o João Félix na Seleção portuguesa", exemplificou.
O adepto leonino salientou que também não entende como é que António Silva se mantém na Seleção de Portugal: “Da mesma maneira, é incompreensível como é que o Eduardo Quaresma não vai à Seleção, ao contrário de António Silva. Há jogadores que têm lá lugares cativos”, afirmou.
Rodrigo Roquette não esconde o espanto: “É um bocado estranho. É o que temos. O benfiquistão tem que estar representado. Já sabemos como é que é. Funciona assim a Seleção”, considerou. Por outro lado, também falou dos rumores que colocam o jogador na rota da Luz: "Félix precisa mais do Benfica do que o Benfica do Félix”, terminou.
Ex-médio do Clube de Alvalade é o nome ideal para a direção do emblema ribatejano para suceder a Vasco Botelho da Costa, que rumou ao Moreirense
|
É negócio fechado. Custódio, antigo médio e capitão do Sporting, é o eleito para assumir o comando do Alverca na próxima temporada. A direção já decidiu que o ex-internacional português é o nome ideal para suceder a Vasco Botelho da Costa, que rumou ao Moreirense.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, esta terça-feira, dia 3 de junho, que indica que as partes já chegaram a acordo. O técnico deixa assim a equipa do Braga B, que comandava desde 2022, depois de vários anos nos escalões de formação.
Custódio vai assumir o comando técnico da turma ribatejana, esperando-se a oficialização da mudança brevemente. Esta movimentação obrigou uma negociação entre ambos os clubes, uma vez que o técnico de 42 anos tinha ainda mais um ano de contrato com a turma bracarense.
Recorde-se que o Alverca foi promovido à Liga Portugal Betclic, depois de ter ficado no segundo lugar da tabela classificativa da Liga 2. Vasco Botelho da Costa foi o timoneiro da equipa, mas acabou por rumar à turma de Moreira de Cónegos após o término do contrato.
O ex-futebolista representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. No seu tempo pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal.