
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tendo em conta a atual classificação da Liga Portugal Betclic, e o emparelhamento da Taça de Portugal, cria-se um cenário insólito no futebol português, onde a vitória do Sporting (ou do Benfica) na final da prova rainha poderá significar ótimas notícias... para o Porto.
Tudo se prende com o acesso às competições europeias da próxima época. Atualmente no terceiro lugar, o Porto não só não tem acesso à Liga dos Campeões, como também não entra diretamente na fase liga da Liga Europa. No estado atual, seriam obrigados a entrar em competição na segunda pré eliminatória da prova, o que significaria iniciar a época desportiva em julho.
Ora, esta situação pode alterar-se caso um dos rivais de Lisboa vençam a Taça de Portugal. Isto porque a prova rainha concede uma entrada direta na fase liga da Liga Europa. Se Sporting, ou Benfica, vencerem a competição, e terminarem a ocupar os dois primeiros lugares da Liga Portuguesa, já terão confirmada a participação na Liga dos Campeões do próximo ano, e o acesso direto à Liga Europa passará para o terceiro classificado da Liga Portugal Betclic.
É com este cenário em mente que os responsáveis do Porto deverão estar a torcer para uma vitória lisboeta na final da prova rainha. Tendo em conta a participação no Mundial de Clubes, que se estreia esta época, o clube do norte do país poderia, virtualmente, ficar sem férias, caso fosse obrigado a entrar em cena na 2ª. pré eliminatória da Liga Europa.
Estas contas podem, também, vir a afetar o quarto classificado da Liga Portuguesa, e a sua qualificação para as competições europeias. Relembrar que o Braga também está, ainda, na corrida pela Taça de Portugal - a vitória dos bracarenses também daria jeito aos portistas, mas apenas no cenário dos guerreiros do Minho terminarem numa das duas primeiras posições da liga. Caso contrário, a vitória do Braga seriam más notícias para os adeptos do Porto.
Clube inglês tem capitão dos leões sob monitorização e poderá avançar já durante a abertura do próximo mercado de transferências
|
Morten Hjulmand é desejo do Tottenham para a temporada 2025/26. Os spurs estão a monitorizar o médio do Sporting e Ange Postecoglou terá dado luz verde para que a direção do clube londrino entre em contacto com a SAD do Clube de Alvalade nos próximos tempos.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o capitão dos verdes e brancos está na shortlist do atual 12.º classificado da Premier League, bem como do Manchester United.
Ruben Amorim tem o internacional dinamarquês na mira, a par de Geovany Quenda. Dada a elevada cláusula de rescisão de ambos os atletas (80 e 100 milhões de euros, respetivamente), o antigo treinador do Sporting tenta um desconto significativo pela dupla de imprescindíveis de Rui Borges.
Para já, não é conhecido o valor que o Tottenham está disposto a pagar por Hjulmand, tampouco os moldes de um eventual negócio com o Clube de Alvalade. Certo e que o 'camisola 42' é intocável no meio-campo leonino e Frederico Varandas não aceitará menos do que o montante presente no contrato.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.
Juiz da Associação de Futebol de Aveiro apitou a receção dos leões ao Santa Clara, jogo no qual os verdes e brancos viram sonegadas duas grandes penalidades
|
Cláudio Pereira vai apitar o duelo entre Sporting e Gil Vicente, válido para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O árbitro de 38 anos foi escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já o castigou esta temporada, depois de os leões terem perdido com o Santa Clara.
O juiz da Associação de Futebol de Aveiro foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Tiago Costa e Sérgio Jesus como assistentes. Já o quatro árbitro será Miguel Fonseca, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa, que será apoiado por Nuno Manso, AVAR da partida entre leões e a turma de Barcelos.
Recorde-se que Cláudio Pereira apitou o a receção do Sporting ao Santa Clara, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A prestação do juiz foi muito criticada, uma vez que ficaram duas grandes penalidades por marcar a favor dos verdes e brancos, à data comandados por João Pereira.
As decisões erráticas do árbitro, que prejudicaram fortemente os leões, valeram um 'castigo' de apenas uma jornada. Cláudio Pereira e Hélder Carvalho, VAR da partida, ficaram suspensos, mas apenas por uma ronda no campeonato nacional, apesar das decisões escandalosas contra o Sporting.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Avançado e médio dos leões estão muito bem referenciados no estrangeiro, mas são dois dos jogadores mais importantes do plantel verde e branco
|
Morten Hjulmand e Geovany Quenda são alvos do Manchester United. Com uma tremenda pressão em Old Trafford, Ruben Amorim está obrigado a atingir os lugares cimeiros do campeonato, mas precisa de reforços e deseja voltar a trabalhar com o médio e o ala que orientou no Sporting.
A informação está a ser avançada pelo TeamTalk, garantindo que o capitão dos verdes e brancos é o mais recente desejo, visto que o meio-campo dos red devils precisa urgentemente de uma renovação, dado que Casemiro e Eriksen não dão o maior rendimento competitivo à equipa.
No entanto, a cobiça em Geovany Quenda é já antiga - e Jorge Mendes está diretamente em conversações - e, dado que juntos custariam 180 milhões de euros (80M o dinamarquês e 100M o português), Amorim equaciona um acordo com Frederico Varandas, tentando negociar a dupla por um total de 100 milhões de euros.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.
Já Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 40 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.890 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.