
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cláudio Pereira vai apitar o duelo entre Sporting e Gil Vicente, válido para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O árbitro de 38 anos foi escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já o castigou esta temporada, depois de os leões terem perdido com o Santa Clara.
O juiz da Associação de Futebol de Aveiro foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Tiago Costa e Sérgio Jesus como assistentes. Já o quatro árbitro será Miguel Fonseca, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa, que será apoiado por Nuno Manso, AVAR da partida entre leões e a turma de Barcelos.
Recorde-se que Cláudio Pereira apitou o a receção do Sporting ao Santa Clara, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A prestação do juiz foi muito criticada, uma vez que ficaram duas grandes penalidades por marcar a favor dos verdes e brancos, à data comandados por João Pereira.
As decisões erráticas do árbitro, que prejudicaram fortemente os leões, valeram um 'castigo' de apenas uma jornada. Cláudio Pereira e Hélder Carvalho, VAR da partida, ficaram suspensos, mas apenas por uma ronda no campeonato nacional, apesar das decisões escandalosas contra o Sporting.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Avançado e médio dos leões estão muito bem referenciados no estrangeiro, mas são dois dos jogadores mais importantes do plantel verde e branco
|
Morten Hjulmand e Geovany Quenda são alvos do Manchester United. Com uma tremenda pressão em Old Trafford, Ruben Amorim está obrigado a atingir os lugares cimeiros do campeonato, mas precisa de reforços e deseja voltar a trabalhar com o médio e o ala que orientou no Sporting.
A informação está a ser avançada pelo TeamTalk, garantindo que o capitão dos verdes e brancos é o mais recente desejo, visto que o meio-campo dos red devils precisa urgentemente de uma renovação, dado que Casemiro e Eriksen não dão o maior rendimento competitivo à equipa.
No entanto, a cobiça em Geovany Quenda é já antiga - e Jorge Mendes está diretamente em conversações - e, dado que juntos custariam 180 milhões de euros (80M o dinamarquês e 100M o português), Amorim equaciona um acordo com Frederico Varandas, tentando negociar a dupla por um total de 100 milhões de euros.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.
Já Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 40 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.890 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Médio do Corinthians vem sendo acompanhado pelos leões desde o último mercado de transferências de verão e futuro é incerto
|
O Sporting tem acompanhado a evolução de Breno Bidon desde o último mercado de verão. O médio do Corinthians despertou interesse dos verdes e brancos com boas exibições no Brasileirão e pode mesmo rumar a Portugal, mas para representar... o Benfica.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que, além dos encarnados, Brighton, Arsenal e Tottenham também estão "a monitorizar a situação" do jovem futebolista.
O interesse do Sporting tinha sido noticiado pela mesma fonte, ainda no passado mês de julho. No entanto, os verdes e brancos acabaram por não contratar qualquer jogador para a posição, optando por ficar com um plantel mais reduzido, a pedido de Ruben Amorim, treinador dos leões na altura.
Com Rui Borges no comando técnico e várias lesões no centro do terreno, o Sporting já prepara um ataque ao mercado na próxima temporada. Giorgi Kochorashvili é um dos alvos prioritários e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Clube de Alvalade estão a apressar o dossiê.
No ano civil de 2025, Breno Bidon - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - soma apenas dois jogos pelo Corinthians, tendo disputado 101 minutos, sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal. Em 2024, o médio de 20 anos fez 41 partidas, nas quais fez o gosto ao pé por uma ocasião e o último passe em duas ocasiões.
Extremo internacional português deixou Alvalade em 2013, rumo ao Galatasaray, e acabou por regressar ao futebol nacional pela porta do Braga
|
Bruma trocou o Braga pelo Benfica no último dia de mercado de transferências de janeiro. O avançado internacional português vinha a ser destaque na pedreira e Luís Dias acredita que, apesar de já ter 30 anos, o veloz jogador ainda poderá brilhar e atingir patamares de topo.
"A saída dele do Sporting não foi pacífica e, na minha opinião, foi prematura. Se tem continuado a jogar regularmente no Sporting, como estava, poderia ter feito uma carreira diferente logo desde o início", garantiu o antigo coordenador técnico da formação leonina, em declarações ao jornal Record.
Luís Dias recorda as desavenças do jogador com a Direção e a ida para o Galatasaray como um dos pontos baixos da carreira do extremo: "Por causa do braço-de-ferro entre o Presidente da altura [Bruno de Carvalho] e o seu agente [Cátió Baldé], Bruma acabou por ir para um mercado que não potencia muito a evolução dos jogadores jovens, a Turquia".
O antigo treinador do Sporting acredita que Bruma poderá chegar ao topo, pois "tem condições para isso... Do ponto de vista psicológico, tem uma característica importante. Não tem medo, é muito confiante e o facto de já jogar em Portugal ajudou-o a dar continuidade àquilo que de bom vinha a fazer em Braga", atirou.
Luís Dias acabou por voltar a falar da saída do jogador da formação verde e branca, aquela que é, aos dias de hoje, uma das piores decisões do avançado: "Foi uma saída precoce e, em vez de ter saído para a Turquia, podia tê-lo feito para um dos 'big five'", reforça o antigo dirigente leonino.