Modalidades
Última hora! Frederico Varandas anuncia saída de central do Sporting
19 Dez 2025 | 12:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
12 Mar 2021 | 10:00 |
Sábado, 13 de março, terá de ser de sorte e esforço para a equipa feminina de voleibol do Sporting que, pelas 14h00, entram em campo frente à AJM/FC Porto para a meia-final da Taça de Portugal.
“Os impossíveis acontecem”
A maior curiosidade é que a última conquista das leoas da modalidade, antes de o voleibol terminar no Clube, foi mesmo a Taça de Portugal, em 1986. Se tivessem dito ao Prof. António Martins, treinador na altura, e às suas jogadoras, que essa seria a última conquista desta competição pelo Sporting, qual seria a reação?
Recordamos uma tarde época, em Fiães, onde o Sporting venceu o Leixões, por 3-2. O ambiente era imersivo: pavilhão cheio, um ‘super’ favoritismo dado às adversárias, mas no final tudo isso apenas terminou com mais uma taça para o Museu verde e branco.
O Leonino esteve à conversa com Olga Tavares, zona 4 da equipa da altura da conquista desta última competição, que começou por recordar o final desse encontro: “Lembro-me de estarmos a perder por 11-1 no último set e já ninguém acreditava, mesmo os Sportinguistas que lá estavam. O que é certo é que acabámos por ganhar por 19-17. O ambiente era muito equilibrado, víamos muita gente tanto do Sporting como do Leixões”, contou.
A número 15 das leoas deixou, também, uma mensagem à equipa que sábado irá defender as cores do Clube de Alvalade.
“Neste momento, se pudesse dizer alguma coisa às atuais atletas, seria que nunca nenhum set está perdido. Uma equipa deve sempre unir-se em torno do seu treinador, das jogadoras em campo, mas também das suplentes e dos adeptos. Os impossíveis acontecem”, sublinhou.
O que espera às leoas, 35 anos depois
Agora, 35 anos depois, o panorama de antevisão é semelhante, pois tal como nos anos 80, as leoas comandadas por Rui Pedro Costa voltarão a não ser favoritas a vencer a competição. O rival direto de acesso à final é a AJM/FC Porto, que terminou a fase regular do campeonato em primeiro lugar. Espera-se um jogo difícil e disputado, apenas com a diferença de que, infelizmente, as bancadas Pavilhão de Congressos de Matosinhos estarão vazias.
Por sua vez, a formação leonina chega a esta competição motivada pelo ano que está a fazer, tendo terminado a fase regular do campeonato em segundo lugar a fase regular do campeonato, apenas a dois pontos do líder.
A meia-final disputa-se sábado (13 de março, 14h00) e pode ser vista no canal de Youtube da Federação Portuguesa de Voleibol.
Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento e não deslizou perante três pontos conquistados pelo eterno rival nesta jornada do Campeonato
21 Dez 2025 | 19:57 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Leixões por 3-0, este domingo, dia 21 de dezembro, em jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o duelo frente à Académica de Espinho na última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de (25-20), (30-28) e (25-19). Desta forma, os leões reagiram ao triunfo do Benfica frente ao Ala Nun'Álvares (3-0) e voltam a estar na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a 12.ª em 14 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 34 pontos, mais um do que o Benfica (33). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro dos leões está marcado apenas para sábado, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 13.ª jornada. O encontro diante da formação orientada por Eduardo Faustino está marcado para as 17h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Emblema leonino ainda viu adversário chegar à igualdade, mas conseguiu vencer fora de casa e continua na liderança isolada da Liga
20 Dez 2025 | 16:49 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação da Académica de Espinho por 3-1, este sábado, dia 20 de dezembro, em jogo da 11.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o duelo frente ao Sporting de Espinho na última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de (25-17), (25-19 a favor do adversário), (25-12) e (25-20). Desta forma, o triunfo diante da formação nortenha mantém o Sporting na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a 11.ª em 13 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 31 pontos, mais quatro do que o Benfica (27, mas menos um jogo). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro dos leões está marcado já para o próximo domingo, dia 21 de dezembro, frente ao Leixões, em jogo a contar para a 12.ª jornada. O encontro diante da formação orientada por Tiago Sineiro está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Nova aquisição do emblema verde e branco mostrou-se bastante entusiasmado com este novo desafio ao serviço do Clube de Alvalade
20 Dez 2025 | 09:41 |
É oficial. Yongzhen Li é reforço para a equipa de voleibol do Sporting. O central chinês, de 27 anos, chega proveniente do Zhejiang Deqing, depois de uma temporada em destaque no campeonato do seu país de origem, onde foi eleito o melhor bloqueador da prova. O novo jogador chega para colmatar a saída de um outro atleta.
O jogador mostrou-se entusiasmado com este novo desafio ao serviço dos leões: "Acho que tudo é bom. Muitas pessoas têm-me ajudado desde que cheguei. Os meus colegas são bastante prestáveis para mim. Acho que treinámos bem e fizemos um bom jogo", começou por dizer o jogador aos meios do Clube de Alvalade, mostrando vontade de se sagrar campeão.
Z. Li: "O meu objetivo é ganhar jogos pela equipa e também vencer o campeonato"
"Esta é a minha primeira vez em Portugal, por isso é um momento muito especial. Gosto muito desta camisola com o meu número nove. O meu objetivo é ganhar jogos pela equipa e também vencer o campeonato", referiu o novo pupilo para João Coelho no plantel.
J. Fidalgo: "É um atleta que já estava identificado e estamos muito contentes por termos conseguido a sua contratação"
João Fidalgo, coordenador da modalidade, falou da chegada de Yongzhen Li: "É um atleta que já estava identificado e estamos muito contentes por termos conseguido a sua contratação. Sendo central, as suas características destacam-se junto à rede, no bloco e no ataque, mas também no serviço. Contamos claramente que acrescente e traga competitividade à posição dentro da equipa, tanto nas competições nacionais como na Liga dos Campeões.", apontou.
A experiência internacional do atleta como um dos fatores determinantes para a sua chegada: "É um atleta já com bastante experiência internacional, representa a sua seleção nas grandes competições mundiais e isso pesou na decisão. Hoje em dia, felizmente, conseguimos chegar a este tipo de jogadores pela estrutura que temos e isso permite-nos abrir horizontes em termos de contratações", sublinhou.
Reforço fez visita pelo Pavilhão: