Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Wiki Leonino

Números de Gyokeres são do outro mundo! Avançado do Sporting perto de novo recorde

Ponta de lança do Clube de Alvalade leva 52 golos e 12 assistências em 48 encontros pelos verdes e brancos na presente temporada

Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade
Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao plantel do Sporting, na temporada 2023/24, Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina goleadora. Este ano, os registos do sueco apenas têm aumentado, o que lhe permitiu entrar no pódio numa das mais difíceis listas de entrar na história do Clube de Alvalade, e tudo aponta a que o ponta-de-lança não pare por aqui.


Ainda este passado domingo, Gyokeres apontou o seu segundo “poker” da temporada, contra a equipa do Boavista, no jogo da 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, somando assim um total de 52 golos para todas as competições de clubes, ao longo da presente temporada. Com este registo, o avançado está perto de somar novo recorde ao serviço do Clube e tornar-se no jogador com mais golos ao serviço do Sporting numa temporada.


Existem apenas dois nomes acima de Viktor Gyokeres neste registo, e o mais recente é Mário Jardel. De leão ao peito em 2001/02, o “Super Mário” apontou 42 golos na Primeira Liga, sete na Taça de Portugal e seis na Taça UEFA, somando 55 golos no total, ao longo da época. Com estes números, o ponta-de-lança brasileiro foi uma das principais figuras na conquista da dobradinha desse ano e inscreveu o seu nome na história do Sporting.


Acima dos números de Mário Jardel, apenas Fernando Peyroteo. O “Violino Goleador” é atualmente, o melhor goleador numa só época na história do Sporting, atingindo esse feito na temporada 1945/46, quando apontou um total de 58 golos: 39 na Liga Portuguesa, 11 no Campeonato de Lisboa e oito na Taça de Portugal, sendo mesmo o maior goleador de sempre na história dos leões, com 526 remates certeiros.

Até agora, os números de Peyroteo foram vistos como inalcançáveis, mas Viktor Gyokeres tem uma boa chance de igualar o registo recordista do “Violino”, visto que o sueco precisa apenas de apontar seis golos nas quatro partidas que restam para o final da temporada, contra Gil Vicente, Benfica, Vitória de Guimarães e a final da Taça de Portugal, também ela contra o rival da Luz.


Recorde-se que Viktor Gyokeres entrou pelas portas de Alvalade no mercado de transferências do verão de 2023, sendo contratado à formação do Coventry por 20 milhões de euros e já mais do que justificou o investimento feito por Frederico Varandas, visto que atualmente conta com um valor de mercado avaliado em 75 milhões de euros pelo portal Transfermarkt.

Nas últimas semanas, fruto dos desempenhos de Viktor Gyokeres, têm sido vários os emblemas colocados na rota do avançado sueco. O Manchester United, de Ruben Amorim, bem como o Arsenal e o Chelsea, serão alguns dos gigantes europeus que podem vir a avançar para a contratação da estrela do Sporting.


Wiki Leonino

Com bis de craque, Sporting bate Benfica e é favorito à conquista do título

Conjunto verde e branco sai vitorioso do confronto com o eterno rival e agarra o favoritismo para chegar à grande decisão que definirá o detentor do troféu

Adeptos do Sporting festejam em casa depois de verem o seu Clube a vencer o eterno rival Benfica num jogo decisivo a contar para o Campeonato de Portugal
Adeptos do Sporting festejam em casa depois de verem o seu Clube a vencer o eterno rival Benfica num jogo decisivo a contar para o Campeonato de Portugal

  |

Icon Comentário0

Foi disputado o eterno dérbi a contar para a primeira mão das meias-finais do Campeonato de Portugal, no dia 24 de junho de 1934. O Sporting arrancou a vitória no encontro ao derrotar o Benfica por 3-2, graças aos contributos de Vasco Nunes (20’ e 29’) e Manuel Soeiro (44’) – finalizador nato dos leões que já foi perfilado pelo Leonino.


Rudolf Jeney, técnico húngaro dos leões, avançou para campo com Jordão Jóia, Joaquim Serrano, João Jurado, Rui Araújo, António Faustino, Vasco Nunes, Abelhinha, Agostinho Cervantes, Adolfo Mourão, Manuel Soeiro e Reynolds. Ribeiro dos Reis, treinador das águias, alinhou com Pedro da Conceição, Francisco Gatinho, Álvaro Pina, Francisco Albino, Francisco Costa, Rogério de Sousa, Vítor Silva, Eugénio Salvador, Manuel de Oliveira, Carlos Torres e Luís Xavier.


A entrada desapontante com resposta imediata


Os encarnados entraram melhor neste confronto. Carlos Torres, jogador do Benfica, foi o responsável por abrir o livro dos marcadores, ao fazer o primeiro golo apenas com 11 minutos jogados. Depois do 0-1, o Sporting soube responder por intermédio de Vasco Nunes, aos 20', que não perdoou a defesa das águias e empatou a partida.

O homem do jogo


Se depois do golo sofrido o Sporting já tinha conseguido responder, Vasco Nunes voltaria a aparecer no marcador nove minutos depois. O craque foi a grande figura da partida, após bisar contra o eterno rival, chegando, assim, ao 2-1, aos 29'.

Quando parecia que os 45 minutos estavam prestes a acabar, o Benfica continuou a ver a sua vida a andar para trás. Manuel Soeiro, craque histórico dos verdes e brancos, empurrou a bola para o fundo das redes encarnadas defendidas por Pedro da Conceição e fez o 3-1 aos 44'.

Desta forma, as equipas foram para intervalo e no momento em que voltaram, foi o Benfica que esteve por cima. Os leões estavam com alguns problemas defensivos e Vítor Silva, jogador que atuava pelos encarnados, aproveitou para reduzir a vantagem aos 51 minutos (3-2).

O triunfo na prova

A verdade é que não houve mais golos na partida e o Sporting assegurou o 3-2. Felizmente, na segunda mão a jogar fora de casa, os leões defenderam de forma exímia e conseguiram o 0-0, que os colocou na final do Campeonato de Portugal. A grande decisão foi disputada contra o Barreirense, que perdeu o confronto com os verdes e brancos, por 4-3. Assim, o conjunto leonino ergueu o seu segundo troféu da prova.


Wiki Leonino

Quatro anos após ajudar a fundar o Sporting, José Alvalade é eleito Presidente

Maior símbolo da história dos verdes e brancos é escolhido para assumir a direção do Clube leonino, depois de já ter sido o principal impulsionador da fundação

José Alvalade, que dá nome ao estádio do Sporting, é o maior símbolo do Clube por ter sido o principal fundador dos verdes e brancos
José Alvalade, que dá nome ao estádio do Sporting, é o maior símbolo do Clube por ter sido o principal fundador dos verdes e brancos

  |

Icon Comentário0

No dia 26 de junho de 1910, José Alfredo Holtreman Roquette, conhecido como José Alvalade - que deu nome ao estádio já desde a antiga casa - foi eleito Presidente do Sporting. O homem, que já tinha sido o principal impulsionador para fundar o Clube leonino, quatro anos depois, consolidou-se como o terceiro grande pilar na história da direção dos verdes e brancos.


O principal fundador


José Alvalade não só era o Sócio N.º 1, como também tinha sido vice-Presidente e gerente de desportos. O neto do Visconde de Alvalade, que foi o primeiro Presidente do Clube, tornou-se no terceiro a exercer esta função na história da direção do Sporting, depois do pequeno período liderado por Luís Caetano Pereira.


A saída da direção

Luís Caetano Pereira acabou por assumir a presidência novamente depois de José Alvalade ter saído da direção no dia 2 de setembro de 2012. O grande fundador do conjunto verde e branco fica marcado pela frase: "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa"


Um legado histórico

José Alvalade fica marcado como o grande símbolo do Sporting, depois de ter organizado um piquenique a 12 de abril de 1906, na Quinta do Correio Mor, em Loures. Neste 'convívio' estiveram presentes: Visconde de Alvalade, José Gavazzo, Henrique Barbosa, Scarlett, Vasco Morgado, Félix da Costa, José Stromp, Geraldo Barba e senhoras da família.

A iniciativa serviu para, quase um mês depois, a 8 de maio de 1906, o grupo fundar o Clube. Em termos oficiais, a data de fundação do Sporting é dia 1 de julho do mesmo ano, por proposta de Soares Júnior, tendo em conta a redação dos estatutos.

Infelizmente, José Alvalade morreu ainda muito jovem, com 33 anos, a 19 de outubro de 1918. O terceiro Presidente do Sporting, solteiro e sem geração legítima, foi vítima de febre tifoide. Atualmente, o principal fundador do Clube dá nome à casa dos verdes e brancos, o Estádio José Alvalade.


Wiki Leonino

Carlos Lopes eleva Sporting na Europa com novo recorde nos 10.000 metros

Atleta português conseguiu resultado surpreendente em prova disputada em Oslo, no mítico Estádio Bislett, durante os prestigiados Bislett Games

Carlos Lopes bateu o recorde da Europa nos 10.000 metros, em 1982, para grande orgulho do Sporting, o Clube que representava
Carlos Lopes bateu o recorde da Europa nos 10.000 metros, em 1982, para grande orgulho do Sporting, o Clube que representava

  |

Icon Comentário0

A 26 de junho de 1982, em Oslo, o impossível transformou-se em realidade. Contra todas as expectativas e desafiando o peso das lesões e da idade, Carlos Lopes, na altura com 35 anos, escreveu uma das páginas mais impressionantes do atletismo europeu. Foi no mítico Estádio Bislett, durante os prestigiados Bislett Games, que o atleta português assinou uma das melhores corridas da sua carreira e estabeleceu um novo recorde da Europa dos 10.000 metros.


A corrida das estrelas


O palco não podia ser mais simbólico: uma pista que já era lendária, uma assistência fervorosa e um alinhamento de luxo. O grande favorito era o norte-americano Alberto Salazar, que assumira publicamente a intenção de bater o recorde do mundo, então pertencente ao queniano Henry Rono (que também estava em prova).


A corrida desenrolou-se num ritmo alucinante desde o início. Aos 5.000 metros, o trio da frente, composto por Lopes, Salazar e o belga Alex Hagelsteens, registava uma marca mais de 10 segundos abaixo do que Rono fizera no dia do recorde. O próprio Rono, desgastado, cedeu aos 8.000 metros, deixando os três destacados na frente. Ainda assim, o queniano conseguiria reduzir uma desvantagem de quase 30 metros para se reaproximar nos últimos metros.

O ataque final de um campeão


Mas seria Carlos Lopes a assinar o momento da noite. A 250 metros da meta, lançou um ataque inesperado, um sprint que apanhou os rivais desprevenidos. Num golpe de classe e inteligência, venceu a corrida com o tempo de 27m24,39s, novo Recorde da Europa, ficando a apenas 2,39 segundos do Recorde do Mundo de Henry Rono. Foi uma prova memorável, tanto pela qualidade do desempenho como pela forma como a vitória foi conquistada: com frieza, cálculo e coragem.

A simplicidade de um génio

No final da corrida, Carlos Lopes admitiu com a humildade de sempre: "Não estava à espera de conseguir este resultado, mas desta vez tive a vantagem de ir no comboio até à última volta. Não me coube a responsabilidade de puxar. Depois foi simples: quem pode anda, quem não pode fica para trás".

Apesar do impacto do feito, Lopes não alimentava ambições imediatas de bater o recorde do mundo. Mas Moniz Pereira, o seu lendário treinador, era perentório. Na sua opinião, tanto Carlos Lopes como Fernando Mamede tinham capacidade para o conseguir, se a prova fosse devidamente planeada. Estava lançada a previsão e, como se sabe, viria a cumprir-se com ambos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting põe fim a ciclo negativo e acaba campeão frente ao Benfica
Wiki Leonino

Sporting põe fim a ciclo negativo e acaba campeão frente ao Benfica

 

Icon Comentário0
Namoros proibidos e dérbi escaldante: Sporting ganhou o último Campeonato de Portugal
Wiki Leonino

Namoros proibidos e dérbi escaldante: Sporting ganhou o último Campeonato de Portugal

 

Icon Comentário0
Miguel Angulo: Ficou abaixo das expetativas e acabou a pendurar chuteiras no Sporting
Wiki Leonino

Miguel Angulo: Ficou abaixo das expetativas e acabou a pendurar chuteiras no Sporting

 

Icon Comentário0