
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo em campo na quinta-feira, 15 de fevereiro, para o embate da primeira mão do playoff da Liga Europa. A partida diante do emblema helvético está agendada para as 17h45, no Stade de Suisse. O segundo encontro entre Sporting e Young Boys será jogado pelas 20h00 de dia 22, no Estádio José Alvalade.
Vale recordar que, para chegarem a esta fase, os pupilos de Amorim terminaram na segunda posição – lugar que valeu a disputa do playoff – do grupo D, com 11 pontos, apenas atrás da Atalanta (14). Sturm Graz e Raków (quatro) fecharam as contas.
Onze provável do Sporting para enfrentar os suíços: Franco Israel; Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Nuno Santos; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Na baliza, Antonio Adán, habitual titular, deverá ‘saltar’ para o banco e dar lugar a Franco Israel, que assume as redes leoninas. O trio de centrais também verá alterações, uma vez que Sebastián Coates não viajou com a equipa para a Suíça (saiba porquê). Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis compõem, dessa forma, a ‘muralha’ à frente do guardião uruguaio.
Ricardo Esgaio foi suplente diante do Braga, mas deve recuperar o lugar e dar descanso a Geny Catamo. Nuno Santos assume pela esquerda, visto que Matheus Reis será central. No miolo, Morten Hjulmand é ‘6’, com Hidemasa Morita a ‘8’, para voltar a entrar nas rotinas dos verdes e brancos.
O trio atacante deverá ter Francisco Trincão, que vive um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade, e Pedro Gonaçlves no apoio a Viktor Gyokeres, melhor marcador dos leões e jogador sensação da temporada. Paulinho está lesionado e, tal como Coates, é baixa nos leões.
Informações: Quinta-feira – 15 de fevereiro – 17h45– Stade de Suisse (Berna) – SportTV 1
Quem está fora: Jeremiah St. Juste (desconforto no pé) ; Ousmane Diomande (Seleção), Sebastián Coates (opção) e Paulinho (Lesão).
Dúvidas: Ninguém.
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Benoit Bastien Assistentes: Hicham Zakrani e Aurélien Berthomieu; 4.º árbitro: Jeremie Pignard; VAR: Benoit Millot; AVAR: Eric Watallier.
Emoções da Liga dos Campeões voltam a ser vividas esta terça-feira. Apesar de um dos jogos parecer estar resolvido, esperam-se muitos golos esta noite
|
Esta terça-feira poderá contar com uma programação diversificada que começa com o futebol de formação. Na Liga Revelação, o Torreense recebe o Vizela, para a fase de apuramento de campeão. O emblema de Torres Vedras segue, para já, na primeira posição, enquanto que os visitantes se encontram no quarto posto. Um pouco mais tarde, no Torneio de Montaigu, a seleção sub-16 de Portugal defronta o México, num confronto internacional que permite testar o talento jovem.
Ainda no plano da formação, mas no futebol feminino, será transmitido, em diferido, o jogo amigável entre as sub-15 de Portugal e a congénere da Polónia, também no Canal 11, sendo que para a noite estão guardadas as emoções da sempre imperdível Liga dos Campeões.
Na prova milionária, há dois embates de peso agendados para a segunda mão dos quartos de final. O Aston Villa recebe o PSG, depois da derrota por 3-1 no primeiro duelo, e, em simultâneo, o Borussia Dortmund defronta o Barcelona, tendo os alemães a difícil tarefa de recuperar da desvantagem de quatro golos registada em Espanha.
Veja, abaixo, a lista de jogos agendados para esta terça-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Torreense - FC Vizela: 15:00, Liga Revelação, Canal 11;
• México - Portugal: 16:30, Torneio de Montaigu, Canal 11;
• Portugal (sub-15) - Polónia (sub-15): 19:20, Amigável Feminino, Canal 11;
• Aston Villa - PSG: 20:00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
• Borussia Dortmund - Barcelona: 20:00, Liga dos Campeões, DAZN 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Treinador português que passou pelo Sporting tem estado em destaque este ano na Premier League, mas foi recentemente travado fora de casa
|
Marco Silva entrou em campo na passada segunda feira, dia 14 de abril, para disputar o Bournemouth - Fulham, referente à 32ª jornada da Premier League. Os comandados do português foram derrotados por 1-0, num jogo que ficou marcado por um momento insólito durante uma substituição da equipa de Londres.
O jogo começou da pior forma para o Fulham. O Bournemouth adiantou-se no marcador logo ao primeiro minuto de jogo, por Semenyo. A equipa de Marco Silva tentou chegar à igualdade, mas teve muitas dificuldades. Aos 57 minutos da partida, o momento que acabou por marcar o jogo.
Marco Silva quis fazer uma tripla alteração para mudar o rumo da partida e tentar o ataque ao empate no encontro. Lançou Adama Traoré, Raúl Jiménez e Tom Cairney para os lugares de Sander Berge, Rodrigo Muniz e Ryan Sessegnon. Mas o português nunca teve intenção de retirar o último jogador de campo.
Marco Silva - que recentemente foi elogiado por Troy Deeney - tentou dialogar com a equipa de arbitragem para corrigir a situação, mas sem sucesso. No final do jogo, explicou a situação: "Foi uma falha de comunicação com o quarto árbitro, por parte da nossa equipa técnica (...) Tínhamos tempo de sobra para corrigir. Quando vi o Sessegnon a sair, tentei corrigir. Ele [o quarto árbitro, Tim Robinson] decidiu não nos deixar corrigir", atirou o português.
O Fulham nunca conseguiu marcar ao Bournemouth até ao final do jogo e acabou por ser derrotado fora de casa. Um jogo importante que viu a equipa caseira a ultrapassar os comandados de Marco Silva na tabela classificativa, apesar de agora somarem os mesmos pontos na Premier League.
Treinador verde e branco continua com muitos problemas no miolo do terreno verde e branco mas as soluções parecem estar cada vez mais perto
|
Rui Borges não tem tido vida fácil desde que chegou ao Sporting. Desde dezembro de 2024 que os leões têm lidado com muitas lesões no plantel principal, e uma das poucas notícias tem sido a afirmação de muitos jovens da Academia Cristiano Ronaldo, que se preparam para lutar por um lugar na equipa.
A próxima temporada deverá ver, no meio campo do Sporting, uma entrada e uma saída: Hidemasa Morita deve deixar o Clube, abrindo espaço a Kochorashvili, proveniente do Levante. Morten Hjulmand e Daniel Bragança devem permanecer em Alvalade, e João Simões vai receber guia de marcha para a equipa principal.
Rui Borges não quer, no entanto, cometer os mesmos erros do passado, e procura ter várias soluções para o meio campo verde e branco, de modo a não correr o risco de viver situações semelhantes às que se assistiram na presente época desportiva. Nesse sentido, o treinador dos leões estará à procura de pelo menos mais um jogador para compor as suas opções em 25/26.
Aqui, a Academia Cristiano Ronaldo ganha especial destaque, uma vez que é de lá que deverá vir esse último reforço para o meio campo de Rui Borges. São muitas as opções para o treinador verde e branco que já este ano pode começar a trabalhar com alguns dos jovens promissores que vestem de verde e branco nas camadas jovens do Clube.
Entre os muitos nomes possíveis, destacam-se três: Henrique Arreiol, Alexandre Brito e Eduardo Felicíssímo. O trio já trabalhou às ordens de Rui Borges, já se estreou este ano e tem feito parte das opções do treinador transmontano. Para o ano, um deles deverá dar o salta para a equipa principal, enquanto que os outros devem seguir no Clube e serão considerados em caso de necessidade, como tem acontecido esta temporada.