ZICKY: SEM MEDOS E COM MUITA IRREVERÊNCIA
Estreamos a rúbrica “Jogador da Semana” com Zicky, pivô de 18 anos que tem dado que falar na formação de Nuno Dias
Redação Leonino
Texto
20 de Janeiro 2020, 09:54

Hoje estreamos a nossa primeira rúbrica: o jogador da semana. Este texto, que irá sair todas as segundas-feiras, advém de uma escolha da redação, na qual temos em conta as modalidades do Sporting CP no seu geral e escolhemos o atleta que, para nós, mais se destacou. No final do mês, teremos os quatro para vossa votação nas redes sociais.

Bem, apresentações feitas, vamos lá à escolha desta semana: Izaquel Té. O nome não lhe diz nada? E se falar de Zicky? Exato, o pivô da equipa de futsal dos leões merece o nosso destaque e vamos passar a explicar tudo.

O jovem de 18 anos fez, ontem, na partida frente ao Futsal Azeméis, dois grandes golos, por vários motivos. Temos vindo a perceber, pelas entradas de Zicky nos jogos da equipa principal, que o leão dá tudo na quadra, na raça, e foi exatamente isso que aconteceu ontem. O seu primeiro golo deste domingo, foi aos 13 minutos, pouco depois de entrar na partida, apenas teve de receber a bola de João Matos e rematar à meia volta – um movimento aprimorado de pivô que o leãozinho já domina com total naturalidade – e, o segundo, foi exatamente o que falei há pouco: na raça. Zicky, aos 30 minutos, roubou a bola a Emerson e só desistiu quando viu as redes da baliza abanarem. Não é por acaso que, no meio de 12 golos, os dois desta promessa leonina foram, sem sombra de dúvidas, os mais aplaudidos e festejados do próprio banco verde e branco.

Natural da Guiné-Bissau, Zicky está no Sporting CP desde a época 2013/14, vindo do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube. Depois do seu natural percurso pelas camadas jovens, ainda jogando, atualmente, nos juniores, o atleta estreou-se na equipa principal na época 2018/19, na altura com 17 anos, em jogo referente à segunda jornada do campeonato nacional, frente ao Pinheirense. O seu primeiro golo no Pavilhão João Rocha foi frente à Burinhosa, nessa mesma época, e relatou ter visto, nesse momento, “um sonho tornado realizado”. Essa foi, também, a partida em que o atleta recebeu o prémio de melhor jogador sub-17 do mês anterior (setembro), uma vez que o duelo em questão foi jogado a 17 de Outubro de 2018.

Esta aposta de Nuno Dias, na formação verde e branca, tem sido constante. Zicky é a prova disso e das boas decisões. Depois de ter estado lesionado, volta, agora, a ser uma escolha já mais habitual nas convocatórias do míster do Sporting CP e tem, com alguma naturalidade e irreverência, ajustado o seu lugar e mostrado o seu valor sempre que lhe são dadas oportunidades para tal.

Tendo o pé esquerdo como preferencial, o leão nascido a 1 de setembro de 2001, leva, esta época, dois golos em dois jogos pela equipa principal. A sua raça, entrega e dedicação ao Clube, além do notório apoio de todos os seus companheiros com mais experiência, leva-nos a crer que Zicky será, além do futuro pivô de eleição desta equipa – sim, estamos já a falar de futuras possibilidades – uma das caras mais conhecidas do plantel e uma das escolhas mais óbvias para continuar a mostra o seu valor. Isto tudo com apenas 18 anos, isso, 18 anos.

  Comentários