
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting está em alta no mercado. Fora das big 5 (cinco principais ligas europeias), o plantel dos leões é o mais valioso da Europa, atingindo um valor total de 487,5 milhões de euros. Se contabilizarmos os cinco principais campeonatos, o Clube de Alvalade surge no 20.º lugar do ranking atualizado pelo site especializado Transfermarkt. Tendo em conta estes números, que, certamente, deixam Frederico Varandas bastante contente, é altamente provável que o Clube de Alvalade encaixe muitos milhões no próximo mercado de verão.
No início da época, o plantel dos verdes e brancos estava avaliado em 463 milhões de euros, o que representa uma valorização de 24,5 milhões. Sem surpresa, Viktor Gyökeres é, com larga margem, o jogador mais valioso da equipa orientada por Rui Borges. O goleador, autor de 42 golos em igual número de jogos na presente temporada, tem um valor de mercado de 75 milhões de euros. Recorde-se que o sueco tem uma cláusula de rescisão de 100 M€.
Seguem-se Geovany Quenda, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, todos avaliados em 45 milhões de euros. O caso de Quenda merece um destaque particular. Em dezembro, o valor do jovem de 17 anos era de 30 milhões de euros, o que quer dizer que valorizou 15 M€ em poucos meses. Importa lembrar que o Chelsea pagou ao Sporting uma verba a rondar os 50,8 milhões de euros para poder contar com o internacional sub-21 português a partir da época 2026/27.
De resto, o Sporting supera os rivais Benfica e Porto no que diz respeito ao valor dos plantéis. Os 487,5 milhões de euros atribuídos ao plantel às ordens de Rui Borges ultrapassam largamente os 362,5 milhões das águias, que surgem na 33ª posição do ranking, e os 312,7 milhões dos dragões, que fecham o top-40.
O Manchester City tem o plantel mais valioso, com um valor de mercado fixado nos 1,31 mil milhões de euros. O Top-5 é composto ainda por Real Madrid (1,27 mil milhões), Arsenal (1,13 mil milhões), Barcelona (1,02 mil milhões) e Liverpool (993,5 milhões de euros). PSG, Chelsea, Bayern Munique, Tottenham e Manchester United fecham o top-10.
Avançado que atua no Campeonato Nacional está a ser apontado a uma mudança para Alvalade no verão, mas tem mais interessados
|
O Sporting tem sido apontado como um dos interessados em Félix Correia. O extremo do Gil Vicente fez uma grande temporada e pode regressar a Alvalade. Benfica e Porto também estão de olho no formado em Alcochete, que irá decidir o futuro brevemente.
Félix Correia: "Sporting, Benfica e Porto? Não penso nisso"
"Não penso nisso sequer. Sei que é muito falado, saem muitas notícias, mas não penso muito nisso. Deixo as pessoas do clube resolverem e depois se tiver que acontecer, vai acontecer. Mas não meto essa pressão na minha cabeça. Não tenho nada decidido e não tenho nenhum passo para dar", disse, ao jornal Record, sobre o interesse dos primeiros classificados do campeonato.
Questionado sobre se a sua prioridade será continuar na Liga Portugal Betclic ou rumar novamente ao estrangeiro, Félix Correia garantiu: "Já passei por muitos clubes grandes e, nesta altura da minha carreira, olho mais para o plano desportivo, para aquilo que me vão proporcionar, aquilo que vai ser o melhor para mim".
Félix Correia: "O melhor projeto desportivo para mim é aquilo que eu vou agarrar"
"Não olho para o clube grande ou não grande, se fico em Portugal ou não. O melhor projeto desportivo para mim é aquilo que eu vou agarrar", garantiu Félix Correia, formado no Sporting, que terminou a época mais produtiva da careira ao serviço do emblema da cidade de Barcelos.
Esta temporada, ao serviço do Gil Vicente, Félix Correia – avaliado em 4 milhões de euros – foi utilizado em 37 partidas: 33 na Liga Portugal Betclic e quatro na Taça de Portugal. Nos 3.188 minutos que disputou, o extremo marcou 10 golos e fez quatro assistências.
Treinador dos verdes e brancos não faz qualquer tipo de contas com futebolista dos leões e saída no verão é ponto assente em Alvalade
|
O Sporting quer vender Vladan Kovacevic neste mercado de verão, procurando reaver os 4,8 milhões de euros que investiu no guarda-redes. Rui Borges não tenciona ficar com o bósnio no plantel, tendo sido responsável pela sua saída no mercado de inverno.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, a SAD do Sporting tenciona vender o guarda-redes pelo valor que pagou aos polacos do Raków, no verão de 2024, para garantir os serviços do 'camisola 13', que até começou a temporada a titular.
Para já, o Norwich é o grande candidato à contratação de Vladan Kovacevic. O emblema que milita no Championship já estará a par dos requisitos para contratar o futebolista ao Clube de Alvalade e poderá avançar durante os próximos dias.
Sem espaço em Alvalade, Kovacevic deixou o Sporting no inverno, com a chegada de Rui Borges. O treinador viu que reforçar as redes leoninas era uma prioridade, acabando por contratar Rui Silva ao Bétis. O bósnio seguiu para a Polónia, emprestado ao Légia Varsóvia.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Presidente e treinador do Clube de Alvalade acreditam que futebolista é muito importante no plantel e ligação aos leões é para prolongar
|
Frederico Varandas e Rui Borges querem que Hidemasa Morita renove contrato com o Sporting. O jogador é muito apreciado pelo treinador verde e branco, mas a sua ligação ao Clube de Alvalade termina no final da próxima temporada e poderá sair a custo zero.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os verdes e brancos, à semelhança do que outrora tinham feito, apresentaram mais uma oferta contratual ao 'camisola 5', que, contrariamente ao que se sucedeu num passado recente, não rejeitou de forma imediata.
Morita quer deixar o Sporting e conhecer outras realidades, visto já ter 30 anos. A Premier League é o desejo maior do nipónico, que teve uma época muito conturbada e pouco regular devido a lesões e ainda terá de estudar qual o caminho a percorrer caso abandone Alvalade.
A mesma fonte garante que, para já, não existe qualquer proposta para o médio continuar a carreira e, dessa forma, o Sporting faz contas com Morita para a próxima temporada, mesmo depois de já ter oficializado a chegada de Giorgi Kochorashvili.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - contabilizou 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.020 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.