summary_large_image
#TeamSporting para vencer!
Só uma equipa de “sangue, suor e lágrimas”, com alicerces numa vontade férrea em triunfar, poderá superar os handicaps atualmente existentes.
Imagem de destaque17 Ago 2020, 09:43

Este é de facto um ano suis generis, com um agosto atípico no mundo do futebol. A somar à habitual “dança das transferências”, temos a conclusão das duas provas continentais no futebol europeu, com a particularidade de uma delas se disputar em Portugal. Ao mesmo tempo que se conjetura, com reforços ou saídas, sobre o “poder de fogo” das equipas, temos oportunidade de observar jogos críticos entre as melhores equipas, o que nos devia levar, também, a refletir e a tirar ilações sobre como chegar ao sucesso desportivo, objetivo primordial dum clube grande como é o Sporting.

Para percebermos a politica de reforços que precisamos, há que sermos pragmáticos para percebermos o lugar em que nos encontramos e qual o estatuto futebolístico que atualmente temos. Encaremos a realidade de frente, sem subterfúgios, que, em termos de estatuto futebolístico, nos encontramos atrás dos rivais. Quatro campeonatos em quarenta anos determinam este status quo. O futebol ensina-nos que a forma de os clubes “subirem” o seu estatuto se consegue através do rendimento desportivo. É com as vitórias em campo, com momentos de glória gravados na mente de adeptos e adversários que se sobem patamares de respeito no mundo do futebol. O rendimento desportivo é conseguido potenciando ao máximo os melhores jogadores que se conseguir reunir. Aristóteles, ao proclamar que “o todo é maior que a soma das partes”, resumiu também uma enorme verdade dos desportos coletivos, com expoente no futebol, que é praticada por onze elementos de cada lado. É então na formação de equipas, com o máximo sentido de espírito de grupo possível, que devemos estar focados em construir, onde o coletivo tem de imperar. Mais ainda, quando os rivais parecem ter mais meios financeiros. Vivemos um tempo em que temos de ter, primeiro, equipas que se dediquem a ganhar jogos de futebol e, depois, se possível, tenham “nota artística”. Só uma equipa de “sangue, suor e lágrimas”, com alicerces numa vontade férrea em triunfar, poderá superar os handicaps atualmente existentes. Precisamos de jogadores com a personalidade certa e não de catálogo. Assim, é com preocupação que se observa que os potenciais reforços do Sporting se encontrarem, maioritariamente, em clubes na órbita de Jorge Mendes, com quem Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting CP, tem relações privilegiadas, que começaram quando em 2002, Jorge Mendes o transferiu para o Newcastle, sendo o primeiro grande negócio da Gestifute (1).

Conforme disse no início do artigo, devemos refletir no que está a ocorrer com as equipas em competição na Champions League, a decorrer em Lisboa. A Atalanta jogando quase sempre um futebol bonito, esteve quase lá, mas sucumbiu no final do jogo à qualidade oriunda do banco de suplentes do PSG, fruto do poderio financeiro do clube de Paris. O Leipzig, equipa sem grandes vedetas, superou um Atlético de Madrid, que falhou uma aposta milionária em João Félix. O Barcelona, com uma equipa recheada de vedetas como Messi, Griezmann, Suárez, foi triturada por um Bayern compacto de alta rotação e seriedade competitiva, durante 90 minutos. Por fim, o Lyon demonstrou, tal como em Turim, que a vontade e o querer ganhar também contam, frente a um City sobranceiro que, mais uma vez, falha o objetivo Champions.

Nota final para o episódio aparentemente insólito com Peter Schmeichel após a oferta por parte do Sporting duma camisola aquando do jogo Leipzig- Atletico Madrid, no Estádio José Alvalade, onde o dinamarquês se encontrava, devido a afazeres profissionais. No seu instagram, publicou foto semelhante à do Sporting CP acrescentando “#TeamBenedito” (2). Recorde-se que, aquando das eleições de 2018, Peter Schmeichel foi uma das caras que a equipa de João Benedito conseguiu trazer a Lisboa (3) para apoiar o ex guarda-redes de futsal e membro do Grupo Stromp (4). Podemos optar por acreditar que Schmeichel, conhecido planetariamente, é um fã fervoroso de João Benedito, desaparecido mediaticamente há praticamente dois anos. Ou então, a entourage de Benedito continua ativa, conseguindo fazer passar este número mediático junto do dinamarquês, sem qualquer pudor, deselegante, roçando mesmo a ausência de cortesia pela instituição Sporting CP, promovendo imediatamente situações jocosas em torno do clube, diminuindo ainda mais a imagem do mesmo. Benedito, com o seu silêncio, avalizou esta mensagem não se demarcando da autoria da mesma. Tito Arantes Fontes, presidente do Grupo Stromp, terá vociferado uma reprimenda ou esboçado um sorriso cúmplice, por esta situação, já a pensar no pós-Varandas, envolvendo um dos seus mais notáveis membros? Esperemos pela próxima edição do Jornal Sporting para o percebermos!

1 – https://zap.aeiou.pt/carrossel-jorge-mendes-lado-negro-301974

2 – https://maisfutebol.iol.pt/liga/frederico-varandas/schmeichel-demarca-se-de-campanha-do-sporting-e-diz-que-e-benedito

3 – https://www.publico.pt/2018/07/31/desporto/noticia/peter-schmeichel-com-joao-benedito-1839715

4 – https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/grupo-stromp-junta-notaveis

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.