
Futebol
Ricardo Mangas já está em Portugal! Reforço do Sporting já falou à leão
29 Jul 2025 | 14:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mai 2025 | 10:17 |
A final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, agendada para este domingo no Estádio Nacional, está a gerar uma onda de preocupação entre as autoridades. A beleza tradicional do Jamor poderá ser ofuscada por receios ao nível da segurança, numa altura em que se multiplicam reuniões entre entidades para garantir que o dérbi decorre sem incidentes. O confronto entre os dois eternos rivais no jogo decisivo da prova rainha acontece pela primeira vez em 29 anos e está a elevar o alerta ao máximo.
O grande ponto de discórdia prende-se com os acessos ao estádio, inserido numa vasta zona de mata onde milhares de adeptos dos dois clubes irão circular. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem estado em contacto permanente com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a última reunião decorreu esta terça-feira, com a presença de Helena Pires, secretária-geral da FPF, e dos superintendentes-chefes Pedro Gouveia e Luís Elias, da PSP. Apesar da complexidade da operação, Helena Pires garantiu que está a ser feito "tudo está a ser feito para que a final da Taça de Portugal seja aquilo que deve ser sempre, uma verdadeira festa do futebol".
O peso histórico deste dérbi não pode ser ignorado. A última final da Taça no Jamor entre Sporting e Benfica remonta a 1996, marcada tragicamente pela morte de Rui Mendes, adepto do Sporting atingido por um very-light disparado por um benfiquista. O jogo prosseguiu como se nada tivesse acontecido, terminando com a vitória dos encarnados por 3-1. Este episódio continua a assombrar a memória coletiva dos adeptos e das forças de segurança.
A PSP está prestes a apresentar oficialmente o plano de segurança para o evento, que será classificado como de risco máximo. Com os dois clubes envolvidos a tensão entre as claques atinge níveis preocupantes. A operação policial será vasta e minuciosa, envolvendo reforços em pontos estratégicos de acesso, vigilância aérea e patrulhas nas imediações da mata.
Apesar dos receios, nunca esteve em causa a realização do encontro no Jamor. O desafio agora é assegurar que a festa da Taça não se transforme num pesadelo. A equipa de Rui Borges iniciou as preparações para a final da prova rainha esta manhã, e parece ter algumas debilidades na defesa.
Depois de brilhar na competição disputada nos Estados Unidos, jogador tem sido associado a diversos emblemas do futebol europeu
29 Jul 2025 | 15:13 |
Nelson Deossa voltou a estar na rota do Sporting. Depois de brilhar ao serviço do Monterrey no Mundial de Clubes deste verão, o colombiano pode ter a oportunidade de se juntar ao seu compatriota Luis Suárez, reforço que já foi apresentado de forma oficial no Clube de Alvalade.
Segundo informações avançadas por Nicolò Schira, o emblema verde e branco é um dos vários interessados pelo médio-centro de 25 anos. Além de ser cobiçado por Frederico Varandas, o jogador também consta na lista de potenciais reforços do Palmeiras, Roma e Bétis, com estes últimos a serem os principais candidatos a receber o atleta.
De acordo com o especialista em termas de mercado, a formação da cidade de Sevilha já terá feito uma aproximação junto do Monterrey, oferecendo a Nelson Deossa um contrato válido até 2030, naquela que poderá ser a primeira aventura do colombiano pelo futebol europeu.
Nelson Deossa foi um dos destaques dos mexicanos do Monterrey no Mundial de Clubes 2025 e tem reunido vários interessados no mercado. A cláusula de rescisão do futebolista de 25 anos está fixada em torno dos 20 milhões de dólares.
Em 2024/25, Nelson Deossa - avaliado em 6 milhões de euros - disputou 52 jogos: 23 pelo Pachuca e 29 depois de ter sido contratado pelo Monterrey. No total, o médio esteve em campo durante 3.757 minutos, nos quais marcou 10 golos e fez três assistências.
Confira a publicação de Nicolò Schira:
Presidente verde e branco já tomou decisão em relação ao jogador que está a ser apontado como o próximo reforço do conjunto leonino
29 Jul 2025 | 15:03 |
Jota Silva só vai rumar ao Sporting caso o Nottingham Forrest aceite uma cedência sem opção de compras. Frederico Varandas continua à procura de reforçar o conjunto verde e branco com um extremo de qualidade, capaz de ter impacto na equipa no imeadiato.
No entanto, os responsáveis leoninos não se querem precipitar nas negociações, e já fizeram saber que não estão dispostos a avança com o negócio caso este comtemple uma cláusula de opção de compra obrigatória, que ficaria automaticamente acionada no final da temporada.
A informação é avançada pelo jornal A Bola. Esta era a solução pretendida pelo Nottingham Forrest, clube inglês onde Jota Silva alinha. O emblema da Premier League procurava uma cedência de um ano, com uma opção de compra obrigatória por valores a rondar os 10 milhões de euros no final da temporada.
No entanto, o Sporting já fez saber que não está interessado nesse cenário, e caso não exista alternativa, os leões devem mesmo deixar cair o negócio. Os leões procuram um negócio nos moldes de uma opção de compra sem obrigatoriedade, tal como aconteceu, por exemplo, com Francisco Trincão.
A imprensa nacional também informa, de resto, que os dois clubes vão continuar em conversações para tentar levar o negócio a bom porto. Sporting e Nottingham Forrest mantém-se, assim, em contacto, numa altura em que os leões estão em vésperas do primeiro jogo oficial da temporada.
Frederico Varandas já prece ter chegado a acordo para a compra de um dos grandes alvos dos leões para a próxima temporada desportiva
29 Jul 2025 | 14:55 |
O Sporting vai pagar 15 milhões de euros, e não 12,5, por Georgios Vagiannidis. Os leões têm o defesa lateral-direito como o grande alvo para essa posição do campo, e o grego é, ao que tudo indica, o próxima grande reforço verde e branco com vista à temporada 2025/26-
Segundo o jornal Record, o negócio entre o Sporting, o jogador e o seu antigo clube está praticamente concluído para que Vagiannidis possa viajar para Portugal e assinar pelos leões. No entanto, ao contrário dos cerca de 12 milhões de euros que foram inicialmente noticiados, o grego deve custar um pouco mais.
A imprensa nacional aponta que o Sporting vai pagar 12,5 milhões de euros fixos, sendo que são comtemplados ainda mais 2,5 milhões em varáveis, bem como 15% de uma futura venda dos leões. Para além disto, o jogador também vai receber um bónus de assinatura a rondar os 450 mil euros.
Tudo isto já foi acertado antes do jogador viajar para Portugal. A partida de Vagiannidis da Grécia está marcada para a próxima quinta-feira: o plano é que assista à Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa no Estádio Algarve entre Sporting e Benfica.
Só depois desse decisivo jogo é que Vagiannidis vai cumprir todas as formalidades - os habituais exames médicos, as fotografias e vídeos para a sua apresentação, ou a entrevista aos canais oficiais do Clube - antes de finalmente assinar contrato com o Sporting.