Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Alerta máximo no Jamor! PSP preocupada com final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica

Afinal, nem tudo são festas: o dérbi no Estádio Nacional está a preocupar autoridades como nunca antes, e há razões históricas para isso

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Mai 2025 | 10:17 |

Icon Comentário0

A final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, agendada para este domingo no Estádio Nacional, está a gerar uma onda de preocupação entre as autoridades. A beleza tradicional do Jamor poderá ser ofuscada por receios ao nível da segurança, numa altura em que se multiplicam reuniões entre entidades para garantir que o dérbi decorre sem incidentes. O confronto entre os dois eternos rivais no jogo decisivo da prova rainha acontece pela primeira vez em 29 anos e está a elevar o alerta ao máximo.


O grande ponto de discórdia prende-se com os acessos ao estádio, inserido numa vasta zona de mata onde milhares de adeptos dos dois clubes irão circular. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem estado em contacto permanente com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a última reunião decorreu esta terça-feira, com a presença de Helena Pires, secretária-geral da FPF, e dos superintendentes-chefes Pedro Gouveia e Luís Elias, da PSP. Apesar da complexidade da operação, Helena Pires garantiu que está a ser feito "tudo está a ser feito para que a final da Taça de Portugal seja aquilo que deve ser sempre, uma verdadeira festa do futebol".


O peso histórico deste dérbi não pode ser ignorado. A última final da Taça no Jamor entre Sporting e Benfica remonta a 1996, marcada tragicamente pela morte de Rui Mendes, adepto do Sporting atingido por um very-light disparado por um benfiquista. O jogo prosseguiu como se nada tivesse acontecido, terminando com a vitória dos encarnados por 3-1. Este episódio continua a assombrar a memória coletiva dos adeptos e das forças de segurança. 


A PSP está prestes a apresentar oficialmente o plano de segurança para o evento, que será classificado como de risco máximo. Com os dois clubes envolvidos a tensão entre as claques atinge níveis preocupantes. A operação policial será vasta e minuciosa, envolvendo reforços em pontos estratégicos de acesso, vigilância aérea e patrulhas nas imediações da mata.

Apesar dos receios, nunca esteve em causa a realização do encontro no Jamor. O desafio agora é assegurar que a festa da Taça não se transforme num pesadelo. A equipa de Rui Borges iniciou as preparações para a final da prova rainha esta manhã, e parece ter algumas debilidades na defesa.



Futebol

Exclusivo Leonino - Marta Soares critica lance de rival do Sporting: "Fez muito pior do que Inácio"

3x presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade aponta incoerências claras nos critérios de arbitragem nos jogos de leões e dragões

Exclusivo Leonino - Jaime Marta Soares, ex PMAG do Sporting, critica arbitragens e diz que falta de Bednarek foi pior do que a de Inácio
Exclusivo Leonino - Jaime Marta Soares, ex PMAG do Sporting, critica arbitragens e diz que falta de Bednarek foi pior do que a de Inácio

06 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares falou em Exclusivo ao nosso Jornal sobre o atual momento do Sporting, abordando vários temas sensíveis: a arbitragem no futebol português, a onda de lesões que afeta o plantel e ainda o papel de Rui Borges. O ex presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões confessa ainda acreditar na conquista do título “até ser matematicamente possível”.


O antigo dirigente começou, no entanto, por apontar incoerências claras nos critérios de arbitragem, nomeadamente na expulsão de Gonçalo Inácio frente ao Gil Vicente e no cartão amarelo a Jan Bednarek no Santa Clara - Porto: “O defesa central do Porto faz exatamente a mesma falta do que Gonçalo Inácio, ou pior, e não foi expulso. Isto serve como termo comparativo para ver a desonestidade intelectual das arbitragens que efetivamente estão a campear hoje no futebol português”, começa por dizer.


J. Marta Soares: "O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto"


Jaime Marta Soares debruçou-se, de seguida, sobre a onda de lesões, destacando que o planeamento da temporada não foi bem feito: “O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto e que, para determinado tipo de situações, fica fragilizado. As pessoas, em vez de se preocuparem em levantar um conjunto de situações que só abrem guerras entre clubes, deviam ter mais cuidado, porque isso acaba por criar problemas entre os próprios associados e adeptos. Os líderes deviam ser cuidadosos naquilo que dizem, quando dizem e porque é que o dizem, mas acima de tudo no que não devem dizer”.

Apesar da desvantagem pontual para o Porto, Jaime Marta Soares mantém a esperança na conquista do tricampeonato: “Se eu não acreditasse, não era Leão, não era Sportinguista. Acredito até ao último momento, enquanto for matematicamente possível, que o Sporting pode vir a ser campeão”.


J. Marta Soares: "Não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting"

Questionado sobre o trabalho de Rui Borges, o ex dirigente reconheceu qualidades humanas, mas fala em limitações do técnico para liderar um Clube com a dimensão do Sporting: “É uma excelente pessoa, um profissional honesto, com conhecimentos, mas não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting Clube de Portugal. Não é porque ganhou que é porreiro e não é porque perde que já não presta. É uma opinião que tenho desde a primeira hora”, termina.


Futebol

Craque do Sporting é eliminado da CAN e Rui Borges vai ganhar mais uma opção

Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco

Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0 na CAN; Geny Catamo foi titular, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges no Sporting
Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0 na CAN; Geny Catamo foi titular, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges no Sporting

05 Jan 2026 | 22:42 |

Icon Comentário0

A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.


Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.


A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).


Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.



Futebol

Pedro Sousa esclarece rumores de um possível regresso de Ruben Amorim ao Sporting

Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”

Pedro Sousa garantiu que não há qualquer hipótese de Ruben Amorim voltar ao Sporting num futuro próximo
Pedro Sousa garantiu que não há qualquer hipótese de Ruben Amorim voltar ao Sporting num futuro próximo

05 Jan 2026 | 20:49 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.


Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"


"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.


A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.

Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.


Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.

Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
Futebol

Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"

05 Jan 2026 | 19:34

Icon Comentário0
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
Futebol

Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber

05 Jan 2026 | 17:45

Icon Comentário0
Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC
Futebol

Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC

05 Jan 2026 | 13:19

Icon Comentário0