
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Neto e Jovane Cabral são baixas prolongadas no seio da equipa verde e branca.
O central é, do setor recuado, o jogador com paragem mais prolongada, esperando-se que só fique apto daqui a seis semanas. Contrariamente a outros companheiros de posição, dos quais Amorim até já teve boas notícias (saiba mais AQUI).
Quanto a Jovane Cabral, o avançado não tem data de retorno prevista. O extremo está a lidar com uma pancada que levou num treino, em agosto.
Para lá destes dois nomes, Daniel Bragança é outro dos lesionados verdes e brancos de longa duração, devendo voltar aos relvados apenas em 2023.
Com paragem de duas semanas devido às seleções, Amorim vê o tempo do seu lado, pois o Sporting só volta a entrar em campo dia 30 de setembro. Os leões defrontam o Gil Vicente, em Alvalade, às 19h00.
Médio internacional georgiano é reforço assegurado para a nova temporada e o setor intermédio da equipa leonina vai contar com muitos atletas de qualidade
|
Com o bicampeonato assegurado, o Sporting continua a planear a próxima temporada. Giorgi Kochorashvili foi anunciado no final de março como reforço do Clube de Alvalade para 2025/26 e será mais uma opção para o meio-campo da equipa verde e branca, num setor que terá muitos jogadores à disposição de Rui Borges.
O médio internacional georgiano está, para já, focado em ajudar os espanhóis do Levante a garantir a subida à La Liga, mas aguarda com expectativa a chegada ao Sporting. Kochorashvili quererá justificar rapidamente o investimento realizado pelos verdes e brancos na sua contratação – 5,5 milhões de euros, aos quais podem acrescer mais 2M mediante objetivos.
A polivalência do atleta de 25 anos também deverá ser aproveitada por Rui Borges, visto que pode atuar como trico ou numa posição mais adiantada do meio campo. No setor intermédio, o treinador leonino também deverá continuar a contar com Morten Hjulmand, uma das peças-chave da equipa na conquista do bicampeonato. O capitão dos verdes e brancos vai iniciar a terceira temporada no Sporting, mantendo o estatuto de indiscutível.
De resto, Rui Borges planeia consolidar a adaptação de Zeno Debast - que falou sobre o futuro de Gyokeres - ao meio-campo. Apesar de ser defesa-central de origem, o internacional belga tem dado boa resposta na nova posição e prevê-se a continuidade dessa aposta. Já Daniel Bragança – que não joga desde fevereiro – vai iniciar a nova época ainda a recuperar da lesão no joelho esquerdo. No entanto, depois de recuperar a melhor forma física, o internacional sub-21 português vai lutar por um lugar na equipa verde e branca.
Por sua vez, a situação de Hidemasa Morita é diferente. O médio japonês vai entrar no último ano de contrato com o Sporting e tem recusado as propostas de renovação. Por isso, a sua saída, no mercado de verão, é uma hipótese em cima da mesa. Por fim, Rui Borges também planeia continuar a dar oportunidades aos jovens da formação verde e branca, sendo que Eduardo Felicíssimo – que fez sete jogos pela equipa A na presente temporada – deve continuar a somar alguns minutos.
Matador sueco tinha feito 'promessa' no final da época anterior e palavras do 'camisola 9' dos leões são agora relembradas com muito sucesso à mistura
|
Viktor Gyokeres foi, pelo segundo ano consecutivo, o melhor marcador da Liga Portugal Betclic. O sueco cumpriu a profecia que tinha preconizado no final da temporada passada, garantindo que vencer novamente o prémio era o grande objetivo. O avançado revelou ainda que assinar com o Sporting foi "a melhor decisão" da carreira.
"Para o ano quero ganhar outra vez", disse o 'camisola 9' do Sporting ao jornal A Bola, no final de 2023/24. Volvida uma temporada, o goleador-mor de Alvalade voltou a receber o prémio do diário desportivo, depois de uma campanha soberba com a Listada verde e branca.
Questionado sobre um 'tri' d'A Bola de Prata, o matador nórdico não desvendou o futuro: "Vamos ver, eu não sei. Não é só estar aqui e receber, mas vamos ver". No entanto, deixou claro que escolher o Sporting "foi a melhor escolha. Foi uma ótima escolha e uma ótima oportunidade. E foi ótimo até agora", apontou o jogador, que foi avisado por Morten Hjulmand quanto a uma possível transferência.
Gyokeres está ainda na corrida pela Bota de Ouro, mas um golo de Kylian Mbappé frente à Real Sociedad ou um bis de Mohamed Salah contra o Crystal Palace afastam o sueco da liderança, algo que parece não preocupar o avançado: "Sim, acho que ainda estou em primeiro, então é uma possibilidade. Mas não está nas minhas mãos. Mas é possível. Mas eles podem passar-me... Vamos ver".
Com 39 golos no campeonato, Gyokeres foi confrontado com qual o melhor que anotou. O avançado do Sporting não esconde que o tento diante do Vitória de Guimarães, que consumou o bicampeonato, terá um lugar especial: "Este ano lembro-me muito bem do último, porque foi o mais recente. E sim, nós ganhamos o título depois desse golo, então acho que é esse. Todos foram importantes, então para escolher um específico é difícil… Mas sim, o último foi muito importante", terminou.
Capitão dos verdes e brancos mostrou-se perentório sobre decisões que podem afetar futuro do plantel leonino na luta por todos os títulos
|
Morten Hjulmand compreende a iminente saída de Viktor Gyokeres do Sporting. Ainda assim o médio dinamarquês diz que o avançado tem de "perceber" no Clube em que está, tendo já grandes aspirações a títulos e a possibilidade de disputar as competições europeias de alto nível.
"Está pronto [para rumar a outros campeonatos] há muito tempo, mas ficou e ajudou-nos a conquistar o campeonato. Compreendo que tenha ambições para ir para um dos melhores clubes do mundo, mas também tem de perceber que tipo de Clube o Sporting é. Conquistou dois títulos e pode jogar a Liga dos Campeões...", disse, em entrevista à RTP.
Em seguida, Hjulmand foi questionado sobre quem seria mais fácil de substituir entre Ruben Amorim e Viktor Gyokeres. Apesar de ter pensado por uns instantes, o capitão dos leões foi direto: "Não sei responder... Toda a gente é substituível em qualquer equipa, mas claro que gostamos de ter o Viktor pelo máximo de tempo possível. Mas claro que é substituível".
"Se a equipa está preparada para o ver sair? A equipa está preparada para vê-lo a jogar no próximo jogo e, a partir daí, veremos. É difícil prever o que vai acontecer, é um dos melhores avançados do mundo e temos a sorte de o ter connosco", garantiu Hjulmand.
Para terminar, o 'camisola 42' do Sporting não abriu o jogo quando a uma saída de Alvalade, tendo admitido querer continuar com a Listada verde e branca: "Neste momento não vou falar do futuro. A Taça é o grande objetivo, para voltar a vencer títulos com a equipa. Não sei o que trará o futuro. Posso dizer que tenho muitas saudades dos capitães da época passada. Estou muito feliz por estar no Sporting como jogador e capitão, por poder representar a equipa. E isso é o mais importante para a minha felicidade, e aqui tenho-a".