
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O verão prevê-se muito intenso em Alvalade. Com a equipa do Sporting focada na reta final do campeonato, os responsáveis leoninos vão-se esforçando para preparar o plantel de Rui Borges para a próxima temporada. Os leões já definiram os alvos e, para além de um lateral direito, um defesa central e um avançado são os reforços pretendidos.
Começar por dizer que o Sporting já iniciou as suas movimentações de mercado. Os leões adiantaram-se aos rivais e já garantiram dois reforços para a próxima temporada: Alisson Santos, extremo brasileiro que estava cedido ao União de Leiria, e Giorgi Kochorashvili, médio georgiano que militava no Levante, em Espanha.
Mas a SAD verde e branca ainda não estará satisfeita, e continua no mercado por mais três posições: uma não é segredo e há até um nome já muito falado. O Sporting quer Vagiannidis para a lateral direita, e Frederico Varandas já tentou mesmo iniciar negociações, com os leões a terem oferecido cerca de oito milhões pelo jovem grego de 23 anos.
O Sporting também deverá perseguir um defesa central este verão, principalmente por se esperarem saídas na defesa dos leões. Jeremiah St. Juste deve abandonar o Clube no verão, situação que também poderá acontecer, por exemplo, com Gonçalo Inácio ou Ousmane Diomande, jogadores com muito mercado nas maiores ligas do mundo.
Por último, um avançado para render Viktor Gyokeres, que deve deixar o Sporting no verão. Sendo assim, é nesta posição onde deverá existir o maior investimento por parte de Frederico Varandas, que procura repetir a fórmula que utilizou com o ponta de lança sueco: comprar caro, mas de qualidade. O número dois do ataque verde e branco, esse, já está em Alvalade - será Conrad Harder a voltar a ocupar essa posição na hierarquia dos leões.
Treinador português tem o passado ligado ao rival eterno de Lisboa, mas a passagem pelo Sporting pode ter alterado as coisas para o técnico
|
O Manchester United está, neste momento, envolvido na eliminatória dos quartos de final da Liga Europa, que disputa contra os franceses do Lyon. A primeira mão terminou com um empate a duas bolas no marcador num embate que é marcado por alguns reencontros, como o de Matic e Ruben Amorim.
O médio defensivo do Lyon e o treinador do Manchester United cruzaram-se durante as suas carreiras, e o sérvio foi recentemente questionado acerca do antigo técnico do Sporting. Disse o seguinte: "O Ruben é uma grande pessoa, joguei com ele no Benfica... é um grande benfiquista. Posso dizer?", afirmou, entre risos.
Uma questão que se levantou por muitas vezes durante a estadia de Ruben Amorim em Alvalade, tendo em conta o passado do treinador português. De resto, a participação de Matic nesta eliminatória também ficou marcada por outra situação, com o guarda redes do Manchester United, Andre Onana.
Antes da partida, os dois envolveram-se em troca de galhardetes através de comentários em conferências de imprensa e nas redes sociais. O guardião camaronense acabou por ter culpas nos dois golos sofridos pelos Red Devils durante o jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, e Ruben Amorim comentou essa situação no final da partida.
"Estamos muito desapontados. Devíamos ter levado a vantagem de um golo para o próximo jogo, mas temos agora a partida de casa, que tentaremos vencer (...) É importante focar no próximo jogo da Liga e depois pensar na segunda mão com o Lyon. Quando um jogador erra, toda a equipa tem esse erro. E vamos continuar assim. Vamos continuar a fazer o mesmo. Treinar, ver os jogos, tentar escolher o melhor onze para ganhar todos os jogos", atirou Ruben Amorim, depois do empate do Manchester United.
Treinador dos verdes e brancos defendeu-se das críticas à equipa na última conferência de imprensa e apresentou vários dados estatísticos
|
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, Rui Borges foi confrontado com a irregularidade das exibições do Sporting, nos últimos tempos. Na resposta, o técnico dos leões recorreu à estatística para destacar, por exemplo, que a equipa verde e branca é “a segunda com mais posse de bola no campeonato” ou que é a melhor no capítulo da eficácia dos passes.
Analisando os dados estatísticos, conclui-se que Rui Borges tem razão em quase tudo. No que diz respeito à posse de bola, o Sporting é mesmo a segunda equipa da primeira liga com melhor média em jogos do campeonato (60.94%), apenas atrás do Porto (61.85%). Se se considerar apenas o período em que Rui Borges orienta a formação leonina – desde dezembro – a média baixa para 53.9%. A percentagem máxima registou-se na vitória frente ao Farense, por 3-1, em Alvalade (71.2%) e a mínima verificou-se no empate (1-1) no Estádio do Dragão (44,13%).
Quanto à eficácia dos passes, o Sporting surge no topo do ranking. Com 85.8% de passes acertados no total e 75.8% no último terço do campo, a formação verde e branca lidera em ambos os capítulos, tal como disse Rui Borges. O Sporting é também a equipa do campeonato que menos remates à baliza permite aos adversários – média de 2.6 remates enquadrados por jogo – e é a segunda com mais ações defensivas realizadas no meio-campo contrário (13.7 em média, em cada encontro).
O único equívoco de Rui Borges deu-se quando o técnico referiu que o Sporting é a “equipa com mais remates enquadrados à baliza”. Na verdade, os verdes e brancos surgem no segundo lugar deste ranking – nos últimos 13 jogos, a média leonina de remates à baliza do adversário foi de 6.5, um valor inferior aos 7.5 registados pelo Benfica.
A formação verde e branca foca-se agora em melhorar ainda mais todos estes índices na partida deste sábado frente ao Santa Clara, referente à 29ª jornada do campeonato. O encontro nos Açores – para o qual Pote está convocado – está agendado para as 18h e será arbitrado por Cláudio Pereira. Os leões estão no segundo lugar da classificação da Liga Portugal Betclic, com 66 pontos.
Partida inaugural da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic disputou-se na passada sexta feira, dia 12 de abril, e contou com muitos antigos leões em campo
|
Disputou-se, na passada sexta feira, dia 12 de abril, o Gil Vicente - Vitória SC, encontro inaugural da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic - onde o Sporting vai defrontar o Santa Clara. O encontro entre gilistas e vimaranenses terminou com vitória tangencial dos visitantes, por 1-0. No final da partida, Luís Freire congratulou-se e César Peixoto falou dos erros da equipa.
O jogo entre as duas formações nacionais contou com muitos ex Sporting em bom plano. Do lado do Gil Vicente, alinharam de início Félix Correia e João Marques. No Vitória SC, Vando Félix foi titular, e Bruno Gaspar começou no banco de suplentes.
No final da partida, César Peixoto, treinador do Gil Vicente, explicou que "Foi um jogo muito equilibrado, entre duas boas equipas, e bem organizadas", onde conseguiram "ser competitivos durante os 90 minutos e tudo foi decidido num detalhe, num erro individual. Completou: "Mas, quando um erra, erramos todos. Eu sou o responsável. O Bamba tem feito um grande trabalho e ninguém é culpado de nada. É um jogador importante para nós e vai continuar a ser", rematou.
Falou, ainda, dos objetivos para o resto da temporada: "Estamos a tentar sair de uma posição desconfortável na tabela, mas o que vi deixa-me boas perspetivas para o futuro. Não fomos inferiores em nada e, se mantivermos esta atitude e formos coletivamente muito fortes, vamos conseguir o objetivo (da manutenção)", explicou o técnico do Gil Vicente.
Luís Freire, do Vitória SC, disse o seguinte: "Foi uma primeira parte equilibrada e um jogo amarrado, com muitas perdas de bola de parte a parte. Na segunda parte, pedimos mais atitude na pressão e nos duelos, porque estávamos a chegar atrasados, com dificuldades em circular a bola (...) Mas, com as alterações, a equipa ganhou mais energia e vivacidade. Impusemos algum ascendente, mas sem criar ocasiões, até que aproveitámos um erro na circulação do adversário para fazer o golo (...) Fomos premiados porque não falhámos e o adversário falhou. Mas, se alguém tivesse de ganhar, seria sempre a nossa equipa", explicou o técnico português.