Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mai 2024 | 22:15 | Por Redação
O Sporting venceu, este sábado, dia 18 de maio, o Chaves por 3-0, em jogo relativo à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Rúben Amorim analisou a partida, agradeceu a Antonio Adán e Luís Neto e disse que vai ficar em Alvalade.
"Sinto-me feliz. Obviamente, o primeiro impacto já passou. Era importante vencer todos os jogos em casa. Marcámos três golos e devíamos ter marcado mais. Não deu para preparar muito bem a Taça, porque houve muitas paragens, depois, começaram as substituições, muita emoção... O dia ia ser sempre assim. Voltámos a não sofrer, a marcar, 90 pontos, 29 vitórias. Acho que completámos bem o campeonato", começou por dizer na flash interview.
"Luís Neto e Antonio Adán? É difícil. É a parte mais difícil de ser treinador. Nunca o tive de fazer, mas tudo o que eles nos deram é difícil de explicar em poucos segundos. Relembro o momento em que chegámos e como passámos por muitas dificuldades, pelo LASK... Tudo o que construímos com os adeptos, com o presidente, vai ficar para sempre. Vai ser difícil voltar a ter o sentimento que temos com este grupo", apontou.
"Agora, terão outros de ter a última palavra. Todos sentiram o exemplo de Luís Neto, estes anos todos, e, agora, teremos outros a fazer esse papel. Se fico no Sporting? Sem dúvida, essa é a ideia. Não consigo explicar tudo o que se passou este ano, mas já estamos a preparar a próxima época. A exigência diferente, mas vamos lutar para ganhar. A Taça de Portugal será muito importante e tornará a equipa mais especial na história do Sporting", concluiu.
No próximo sábado, dia 26 de maio no Jamor, os leões vão medir forças com o Porto. O encontro da final da Taça de Portugal está marcado para as 17h15 e a equipa verde e branca vai ter a oportunidade de lutar pela sétima dobradinha da sua história.
Treinador português encontra-se atualmente ao comando técnico do Flamengo e é um dos nomes apontados para o lugar de Rui Borges
28 Out 2026 | 11:22 | Por Redação
Leonardo Jardim pode ficar livre já em dezembro e o cenário ganha especial relevância para o Sporting, numa altura em que o técnico português é um dos nomes equacionados para uma eventual sucessão de Rui Borges. Apesar de liderar o Brasileirão, a continuidade no Flamengo para 2027 está longe de ser garantida.
De acordo com a ‘ESPN Brasil’, a tendência passa por Leonardo Jardim deixar o clube no final da temporada, mesmo que consiga conquistar o título brasileiro. Internamente, existirá a sensação de que a ligação entre o plantel e a equipa técnica se deteriorou e de que a evolução coletiva, tanto do ponto de vista tático como técnico, ficou aquém do esperado.
Uma saída imediata, contudo, estará afastada. O Flamengo lidera atualmente o Brasileirão, com mais um ponto do que o Palmeiras de Abel Ferreira, e continua totalmente envolvido na luta pelo campeonato. A eliminação nas meias-finais da Libertadores aumentou o desgaste, mas não deverá provocar uma rutura antes do final da prova.
O jornal Record acrescenta, porém, que ainda não existe uma decisão definitiva. Leonardo Jardim e os responsáveis do Flamengo pretendem aguardar pelo desfecho da temporada antes de acertarem o futuro, apesar de uma separação por mútuo acordo em dezembro ser apontada como uma possibilidade forte. O treinador tem contrato válido até ao final de 2027.
A eventual disponibilidade em dezembro encaixa num dos cenários que o Sporting tem vindo a estudar caso avance para uma mudança no comando técnico. Leonardo Jardim e Abel Ferreira estão entre os nomes considerados, embora Frederico Varandas ainda não tenha qualquer sucessor fechado para Rui Borges. Se Jardim terminar mesmo a ligação ao Flamengo no final do Brasileirão, poderá surgir como uma opção muito mais acessível para os responsáveis leoninos.
Antigo árbitro português deixou a sua análise à arbitragem de Iancu Vasilica na partida válida para os quartos de final da Taça da Liga
28 Out 2026 | 10:45 | Por Redação
Pedro Henriques analisou os principais casos do Sporting - Marítimo (2-1) e deixou uma crítica forte a Iancu Vasilica, árbitro do encontro da Taça da Liga. O antigo juiz português não viu motivo para grande penalidade num lance envolvendo Geny Catamo, mas apontou uma falha que considerou incompreensível.
O lance com o internacional moçambicano aconteceu aos 60 minutos, quando Geny caiu na área após um contacto com Romain Correia. Pedro Henriques, em análise para o jornal A Bola, entendeu que o defesa se limitou a ocupar legalmente o espaço e, por isso, validou a decisão da equipa de arbitragem de deixar seguir.
Pedro Henriques: "Não havia motivo para pontapé de penálti"
“Romain Correia, ao fazer a rotação, acaba por ocupar o espaço por onde ia passar Geny Catamo, não havendo obstrução, apenas contacto legal na ocupação de espaço e disputa de bola. O árbitro nada assinalou, e bem, já que não havia motivo para pontapé de penálti”, explicou o antigo árbitro português.
A grande crítica de Pedro Henriques surgiu, porém, relativamente aos equipamentos utilizados pelas duas equipas. Para o especialista, as cores escolhidas dificultaram seriamente a distinção entre Sporting e Marítimo, sobretudo para quem acompanhou o encontro através da televisão.
“As duas equipas devem usar cores que as distingam. Acredito que ao nível da relva não tenham gerado tanta dificuldade de distinção, mas ao nível televisivo é uma autêntica confusão, com a pergunta, quem é quem? Incompreensível o árbitro ter autorizado”, atirou Pedro Henriques, deixando assim a principal queixa à atuação de Iancu Vasilica.
Jogador brasileiro foi titular pela primeira vez na equipa orientada por Rui Borges e acabou por ser decisivo na vitória diante do Marítimo
28 Out 2026 | 10:11 | Por Redação
Pedro Lima não podia ter pedido melhor primeira titularidade pelo Sporting. O médio brasileiro marcou os dois golos dos leões na vitória por 2-1 frente ao Marítimo, resultado que garantiu o apuramento para a final-four da Allianz Cup e lhe permitiu aproveitar em cheio a oportunidade dada por Rui Borges.
O jogador foi uma das várias novidades num onze profundamente remodelado, numa altura em que o treinador leonino optou por gerir os habituais titulares devido ao calendário apertado. Pedro Lima respondeu com uma exibição convincente e assumiu papel decisivo numa vitória importante depois dos recentes resultados negativos dos verdes e brancos.
Pedro Lima: "Este resultado mostrou a força do plantel"
“Sabíamos que iria ser um intervalo curto entre jogos, mas este resultado mostrou a força do plantel, que pode contar com toda a gente e que todos estão preparados para fazer o melhor pelo Sporting”, afirmou o médio brasileiro, em declarações à Sport TV, sublinhando a profundidade das opções disponíveis no plantel.
Questionado sobre os dois golos e sobre a possibilidade de ganhar mais espaço nas escolhas de Rui Borges, Pedro Lima garantiu que a concorrência continua aberta. “Tanto eu como todos os que jogaram estamos a trabalhar para ter um lugar na equipa, para ter mais minutos. Sabemos que o míster faz as escolhas pelo melhor do Sporting e estamos todos unidos".
O triunfo teve também importância especial devido ao momento atravessado pelos leões. “Foi uma reviravolta chave para nós e agora é descansar porque sexta-feira temos novo jogo”, explicou Pedro Lima. Depois de aproveitar a primeira oportunidade no onze com um bis, o brasileiro deixa assim mais um argumento a Rui Borges numa fase em que procura aumentar o espaço na rotação do Sporting.