ANÁLISE LEONINO: MODALIDADES PERDEM CHAMA NO SPORTING EM 2022
Menos vitórias e menos investimento. Campeões nacionais só no futsal
Redação Leonino
Texto
12 de Dezembro 2022, 09:34

O nosso jornal analisou o desempenho das cinco principais modalidades dos verdes e brancos – futsal, hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol – durante 2022 e comparou com 2021.

O que mudou? Ganhámos mais ou menos vezes? Fomos campeões quantas vezes? E que troféus europeus trouxemos para casa? O Leonino analisa tudo.

Futsal

A modalidade com maior taxa de sucesso no universo leonino. O futsal da turma de Alvalade tem dado alegrias aos adeptos ano após ano. Em 2021, os leões conseguiram arrecadar mais troféus que na época anterior – quatro contra três – e muito se deveu ao facto de a pandemia de COVID-19 ter impedido a realização da Taça de Portugal e da Supertaça de 2020. Nesse ano, o Sporting venceu a Taça da Liga (6-2 vs Benfica), o Campeonato Nacional (3-1 em partidas vs Benfica) e a Liga dos Campeões (4-3 vs Barcelona). No ano seguinte, os leões conquistaram todos os troféus nacionais, batendo o Benfica em todas as finais, mas caíram na Champions League, aos pés do Barcelona (4-0).

Apesar de não ter conquistado o troféu mais apetecido (Liga dos Campeões), a equipa de Nuno Dias foi imperial dentro de portas, numa época exímia. Manteve-se a exigência de um Clube como o Sporting.

Hóquei em Patins

Depois de um período fora da ribalta, o hóquei leonino voltou ao principal escalão nacional em 2012. Oito anos depois, os leões foram Campeões Nacionais pela nona vez na história, batendo o Porto, na final. Nesse mesmo ano, venceram a Liga dos Campeões pela terceira vez, batendo, novamente, o rival nortenho. Dentro de portas, ficaram-se pelos 16-avos da Taça de Portugal e atingiram o segundo lugar na Taça 1947. Um ano depois, a realidade foi bem diferente. No campeonato, os comandados de Paulo Freitas não passaram das meias-finais, tendo caído nos quartos de final da Taça de Portugal. A Taça 1947 não se realizou e, entre seis participantes da Elite Cup, os verdes e brancos ficaram no quinto lugar. Internacionalmente, os leões venceram a Supertaça Europeia, mas não participaram na Liga dos Campeões, devido à mudança de formato da prova. Um segundo lugar na Taça Intercontinental fechou o lote de competições disputadas.

Mais competições para disputar e um troféu a menos. Uma época que acabou marcada pela falta de preparação.

Andebol

2020 terminou com o andebol do Sporting a conquistar o segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo, terminando sempre atrás do Porto. Na Taça de Portugal, o conjunto de Alvalade não foi além das meias-finais, não tendo sido disputada mais nenhuma prova nacional esse ano. Na EHF European League, o grupo de Rui Silva ficou pelos oitavos de final. No ano seguinte, a ‘conversa’ foi diferente. Apesar de não conseguir mais do que a mesma classificação na Liga Placard, os leões venceram a Taça de Portugal e a Supertaça. Na Europa, caíram na mesma ronda da época anterior.

Uma temporada que viu um melhor Sporting, refletido nos troféus: dois em 2021 e nenhum em 2020.

Basquetebol

Um ano depois do regresso, após um interregno de 25 anos, o Sporting é Campeão Nacional de Basquetebol, após bater o Porto na final. No mesmo ano, os verdes e brancos conquistam a Taça de Portugal, derrotando o Imortal. A Supertaça não foi disputada, pois a época anterior não terminou, devido à COVID, e na Taça Hugo dos Santos, os leões ficaram em segundo lugar. Internacionalmente, perderam na final da qualificação para a Liga dos Campeões, tendo sido relegados para a Europe Cup, onde caíram na fase de grupos. 2021 viu um aumento nos troféus – três contra dois – mas viu os leões perderem o campeonato, para o Benfica. A Taça de Portugal seguiu, novamente, para Alvalade e a Supertaça, que se voltou a realizar, seguiu o mesmo caminho. Na Taça Hugo dos Santos, o desempenho foi melhor que na época anterior e terminou com a conquista do troféu. Internacionalmente, a turma leonina voltou a cair a qualificação da Liga dos Campeões e, desta vez, caiu na fase de grupos da Europe Cup.

2021/22 foi uma temporada abaixo da anterior. Apesar de conquistar um troféu a mais, o Sporting não revalidou o título de campeão e caiu mais cedo na Europa.

Voleibol

O voleibol verde e branco subiu um degrau na Liga Una Seguros. Apesar de não terem conquistado o troféu, os leões ficaram no segundo lugar em 2021 e no terceiro em 2020. A Taça de Portugal fez o caminho inverso: conquista em 2020 e não  revalidação no ano seguinte. Na Supertaça, a turma de Gersinho falhou a conquista em ambas as épocas, tendo alcançado as meias-finais em 2020 e a final em 2021. Internacionalmente, o Sporting caiu nos oitavos de final da CEV Challenge Cup nos dois anos.

Um decréscimo na modalidade. Apesar de chegar mais longe, praticamente em todas as competições, o Sporting não venceu nenhum troféu em 2021.

Concluindo:

  • 2020 – 20 competições: oito troféus, dois deles europeus. Campeões Nacionais em três das cinco modalidades.
  • 2021 – 24 competições, 10 troféus, um deles europeu. Campeões Nacionais apenas no futsal.

Apesar de, em 2021, participar em mais competições e de arrecadar mais dois troféus, o Sporting foi inferior ao ano anterior, tendo conquistado menos um troféu internacional e deixado fugir o Campeonato Nacional em duas modalidades.

  Comentários