Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirHóquei em patins
|
0O hóquei em patins do Sporting CP defronta esta sábado, 5 de dezembro, pelas 11h00, a turma da AD Sanjoanense. Na antevisão à 13.ª jornada do Campeonato Nacional, Ângelo Girão, guarda redes dos leões, considerou que irá ser uma deslocação difícil, apesar do bom momento vivido pela equipa. "O ambiente no balneário é sempre bom, temos um bom espírito de grupo. Claro que as vitórias trazem confiança e camaradagem, mas o que nos mantém juntos é o nosso trabalho e aquilo que nós conseguimos controlar. É a isso que temos de nos agarrar. As vitórias são a finalização daquilo que fazemos durante a semana, mas o caminho é este, o do trabalho diário", começou por dizer. Relativamente ao adversário, o guardião leonino reconhece que a sua equipa terá dificuldades no encontro: "No ano passado, empatámos lá e sabemos das dificuldades que nos vão criar. No entanto, sabemos também que queremos os três pontos. Vamos lá para ganhar e para isso temos de lutar muito e o que fizemos em alguns dos últimos jogos não chega para trazer os três pontos. Vamos ter de nos unir e jogar como em Tomar e olhar com muito respeito para a AD Sanjoanense", considerou o atleta. Ângelo Girão recorda que o SL Benfica já perdeu pontos neste terreno, não querendo que o conjunto leonino cometa os mesmo erros: "Não olhamos a recordes. Analisamos a equipa e aquilo que podem fazer. No fundo, olhamos para aquilo que a AD Sanjoanense tem de bom e que nos pode criar. Um rival direto já escorregou lá, é verdade, mas nós não queremos fazer o mesmo. Queremos ganhar", garantiu. Por fim, o internacional português, garantiu que apesar dos leões serem líderes, a seriedade no trabalho mantém-se a mesma: "Não olhamos para isso. Queremos ganhar todos os jogos. Infelizmente, já tivemos um deslize em Viana do Castelo. Olhámos para cada jogo com a mesma ânsia de querer vencer e vamos continuar com esse pensamento. No final estamos cá para fazer as contas e para dar a cara como sempre demos", finalizou. O encontro entre AD Sanjoanense e Sporting CP está marcado para as 11h00 deste sábado, 5 de dezembro. O jogo da 13.ª jornada será no Pavilhão dos Desportos da AD Sanjoanense e, de acordo com informação disponibilizada pelo Sporting CP, terá transmissão na Sporting TV.
Fotografia de Sporting CP
Técnico começou a preparação da equipa para o Mundial, que decorrerá entre 16 e 22 de setembro, em Novara, Itália
|
0Após uma caminhada de sucesso no Sporting, Paulo Freitas é o atual selecionador nacional de Hóquei em Patins. No bolso tem a conquista de duas Champions pelo emblema verde e branco e o segundo lugar na Taça das Nações por Portugal, o técnico prepara agora a equipa para o Mundial, e não deixa de lado o eventual duelo que existe na baliza de Portugal entre Ângelo Girão e Xano Edo.
O selecionador esteve à conversa com o jornal Record e comentou a preparação da sua equipa: “As coisas estão a correr bem. Nós tivemos o cuidado de reunir com os atletas, de passar um conjunto de informações, de prescrever uma série de unidades de treino para que eles pudessem chegar em condições físicas que nos permitisse começar do patamar que nós entendíamos que deveríamos começar”, começou por dizer.
Questionado sobre a correlação entre a lenda do Sporting, Ângelo Girão, e a estrela em ascensão, Xano Edu, na baliza nacional, o técnico comentou: "Tenho dois guarda-redes de grande nível, em patamares de experiência diferentes, por força da idade. O Girão com mais idade do que o Xano, mas, acima de tudo, dois atletas que me podem dar total resposta àquilo que serão as necessidades da competição. Portanto, estamos muito tranquilos relativamente a isso".
"Eles estão a trabalhar muitíssimo bem. Eles formam uma dupla muito consistente e têm ali algumas dinâmicas próprias… o facto do Girão ser mais velho, o facto do Xano ser mais novo. Mas há uma coisa que é transversal aos dois, que é a enorme qualidade que têm. Estou muito satisfeito com isso. Como se costuma dizer, é sempre uma dor de cabeça saudável, porque quando existe qualidade é bem melhor", acrescentou.
O selecionador falou ainda acerca da dificuldade em escolher apenas 10 jogadores para as convocatórias do mundial: “Foi difícil porque eu acho que há outros atletas também que poderiam perfeitamente estar aqui, mas foi uma decisão em consciência. As decisões nunca são tomadas contra ninguém, as decisões são sempre tomadas a favor de alguma coisa", concluiu.
Peça chave da equipa verde e branca vai realizar últimos jogos pela equipa das quinas antes do adeus oficial no final do presente mês de setembro
|
0Ângelo Girão anunciou que vai dizer adeus à Seleção Nacional após o Campeonato do Mundo de Novara, que se irá realizar de 16 a 22 de setembro. Em entrevista ao jornal Record, o guarda-redes da equipa de hóquei em patins do Sporting, explica os motivos que o levam a tomar a decisão.
"Foi um conjunto de fatores alargado. Fui pai, preciso de tempo para família e a idade é avançada. Aém disso, lembro-me que quando cheguei à Seleção havia muita gente que dizia que havia jogadores a alongar muito tempo este espaço de Seleção e eu não queria chegar a esse ponto. Portugal tem muitos jovens com qualidade, nomeadamente na baliza", começou por dizer.
"É sempre difícil porque desde os 14 anos que tenho a felicidade de representar Portugal. É uma viagem bonita, uma viagem que me enche de orgulho. Vai ter uma carga emocional muito grande quando chegar à altura dos jogos. Vou ter de fazer um trabalho extra para conseguir controlar essa parte. O que peço aos jogadores é o mesmo que eles fizeram até agora sempre, que é dar o melhor por esta bandeira, por este país e se possível darem um bocadinho mais porque me vou despedir da Seleção", apontou.
"Tive a sorte de conseguir ingressar num clube muito grande em Portugal, que é o Sporting, que já me tinha dado uma dimensão que eu não estava à espera pela forma como os adeptos vivem no clube, mas claramente que o ponto alto da minha carreira foi ser campeão do mundo pelo meu país e principalmente da maneira que foi", finalizou.
Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).
Leões têm acordo fechado com o jogador, que vai integrar a equipa principal
|
0Xano Edo vai ser jogador do Sporting na próxima temporada. A confirmação 'oficiosa' foi dada por Ângelo Girão, guarda-redes titular dos leões, que, no mesmo momento, revelou - tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, no passado dia 28 de junho - que esta é a sua última época em Alvalade.
"Quer tu faças alguma coisa, quer não faças, vão sempre criticar, falar mal de ti, inventar histórias, mas estou bem calejado disso. O carinho que recebo na rua é gigante. Fui à festa do título e saí de lá de coração cheio, pois os adeptos têm sido muito bons para comigo. Eu entreguei-me a esta casa a 100%, é a lei da vida, é natural, a renovação é perfeitamente natural. Não estou contra o que estão a fazer, o Xano Edo é uma guarda-redes fantástico", disse, ao Zerozero.
"Toda a gente sabe (da chegada do jovem) no Mundo do hóquei. Eu tive com o Xano Edo em Montreux, é um rapaz espetacular, cinco estrelas. (Sporting fica bem servido?) Muito bem. Para mim já é um guarda-redes de top mundial e é um top mundial para muitos anos, para além da pessoa que é fora da pista. Estivemos uma semana em Montreux e não tenho nada a dizer. O clube vai continuar muito bem entregue", admitiu.
A chegada do internacional português visa não só colmatar a saída de Girão, histórico da modalidade verde e branca, como satisfazer um desejo de Edo Bosch, pai do atleta e novo treinador do hóquei leonino. O Sporting segura, desta forma, uma das maiores promessas mundiais.
Xano Edo cumpriu, em 2023/24, a quinta época a nível sénior. No total, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell - adversário do Sporting na última edição edição da WSE Champions League - uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona. Em escalões mais abaixo, o jovem tem, também, vários troféus, como o Europeu sub-17 por Portugal.
Assista a esta exibição fenomenal de Xano Edo: