
Futebol
Antigo avançado do Sporting elogia pupilo de Amorim: "Nos próximos dois ou três anos..."
09 Set 2025 | 08:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Set 2025 | 08:27 |
Balázs Gyenge, jornalista húngaro, tornou-se o grande destaque da conferência de imprensa de antevisão ao Hungria - Portugal, encontro a contar para a segunda jornada da qualificação europeia para o Mundial 2026 - a equipa das quinas venceu o primeiro jogo. Tanto Roberto Martínez como Bernardo Silva fizeram questão de sublinhar o português perfeito, que saltou à vista aquando das perguntas aos portugueses.
O jornal Record foi falar com Balázs Gyenge, e descobriu que esta capacidade também se deve ao Sporting. Mas começa antes, com as ligações à língua portuguesa a virem desde cedo: "O meu pai era diplomata e trabalhou em Moçambique. Eu e a minha irmã nascemos lá, aprendemos falar português primeiro. A vida levou-nos para o mundo lusófono".
"Passei a minha infância em Portugal e por isso é que falo tão bem português. Ainda voltei novamente à Hungria, mas fiz a universidade em Portugal", explicou, isto já após um período em que tinha deixado Moçambique para regressar à Hungria, onde tem nacionalidade.
Por fim, a influência verde e branca fez-se notar: "A minha maior ligação com Portugal é o Sporting. Um dos primeiros jogos que vi em Portugal foi o 7-1 ao Benfica, em 1986, e aí não havia volta a dar. Adorei as cores, Alvalade... Tenho uma bandeira enorme do Sporting que comprei nesse jogo".
Por último, comentou a partida entre as duas seleções pelas quais nutre carinho especial: "Será difícil para a Hungria, mas para Portugal também não vai ser fácil. Desde que o estádio foi construído, enche sempre com a Seleção. Mas Portugal esmaga sempre os pequenos nas fases de qualificação e se marcar primeiro, a Hungria já não consegue dar a volta".
Reveja, aqui, o último embate entre Portugal e Hungria no Puskas Arena:
Jogador teve uma passagem sem sucesso pelo Clube de Alvalade, onde não apontou qualquer golo ou assistência de leão ao peito
09 Set 2025 | 11:07 |
Luc Castaignos elegeu o melhor 11 da sua carreira, onde conta com a presença de três antigos capitães do Sporting. O avançado neerlandês partilhou o balneário com estes jogadores na sua passagem pelo Clube de Alvalade entre 2016 e 2018, onde chegou por via da direção de Bruno de Carvalho.
Em declarações ao portal Elfvoetbal, Castaignos, considerado por muitos como um dos maiores flops da história recente do emblema verde e branco, elegeu Sebastian Coates, Adrien Silva e Bruno Fernandes como três dos 11 melhores jogadores com quem jogou na mesma equipa.
Ainda para o mesmo meio de comunicação, Luc Castaignos escolheu Jorge Jesus como o melhor técnico da sua carreira, recordando os tempos em que encontrou o atual treinador do Al Nassr, no seu tempo à frente do Sporting: “É fantástico. Adorava estar em contacto com ele”.
Vale a pena recordar que ainda no passado mês de fevereiro, o antigo internacional jovem neerlandês terminou a sua carreira enquanto jogador de futebol, aos 32 anos. O ex-avançado comunicou a sua decisão através da sua conta oficial de Instagram: “Depois de todas estas belas experiências a viajar pelo mundo para perseguir o meu sonho, decidi que é altura de parar. Parar como jogador e futebolista profissional. Dizem que onde uma porta se fecha, outra se abre".
Luc Castaignos entrou pelas portas do Sporting em 2016, através da direção de Bruno de Carvalho. A SAD leonina pagou 2,5 milhões de euros pelos seus serviços, num investimento que não apresentou quaisquer resultados. Nos seus 17 jogos de leão ao peito, o avançado não conseguiu fazer qualquer golo ou assistência. O seu único registo é de três cartões amarelos.
Defesa central do Clube de Alvalade tem despertado o interesse do Al Ittihad, que pode apresentar uma proposta astronómica
09 Set 2025 | 10:23 |
Frederico Varandas já tomou uma posição por Gonçalo Inácio. O Presidente do Sporting não tem interesse em abdicar do seu defesa central, que tem despertado as atenções do Al Ittihad. Apesar do mercado já ter fechado na Europa, a janela de transferências do campeonato da Arábia Saudita termina no próximo dia 10 de setembro.
Segundo informações avançadas pelo jornal O Jogo, o dirigente máximo do Clube de Alvalade recusa negociar pelo seu ‘camisola 25’, visto não querer deixar fugir um dos titulares indiscutíveis nesta fase do campeonato. Desta forma, o internacional português apenas pode rumar aos amarelos de Jeddah pelo valor da sua cláusula de rescisão.
Desta forma, a única forma do Al Ittihad garantir os serviços de Gonçalo Inácio é desembolsar os 80 milhões de euros estabelecidos no seu contrato com o Sporting. Nos últimos tempos, a direção do emblema saudita teria chegado com um negócio na casa dos 45M pelo defesa, mas tudo indica que a proposta não tenha sido apresentada formalmente.
Com estatuto de titular indiscutível no plantel de Rui Borges, o internacional português de 24 anos tem vindo a despertar também o interesse de um gigante europeu. Surgem também notícias que o Barcelona está atento ao atleta, e pode mesmo apresentar uma proposta que faça o central jogar nos blaugrana no início da temporada 2026/27.
Neste arranque de temporada 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos totalistas na equipa do Sporting. O defesa central verde e branco soma já 450 minutos, em cinco jogos, onde já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Confira os melhores momentos de Gonçalo Inácio no jogo contra o Gil Vicente, em 2024/25:
'Camisola 6' regressa ao Clube de Alvalade, onde vai ter encontro marcado frente ao Famalicão no próximo dia 13 de setembro
09 Set 2025 | 10:20 |
Zeno Debast regressa ao Sporting depois de um bom momento pela seleção da Bélgica. Nesta pausa para compromissos internacionais, o defesa central ascendeu à condição de titular nos comandados de Rudi Garcia nas goleadas frente ao Liechtenstein e Cazaquistão.
Zeno Debast: "Nos últimos meses há algo bem mais positivo"
Para além de subir para o 11 inicial da sua seleção, o ‘camisola 6’ do Clube de Alvalade foi totalista, cumprindo 120 minutos acumulados nas duas vitórias belgas por 6-0 desta jornada dupla de apuramento para o Mundial 2026. Inclusivamente, o momento de forma do atleta de 21 anos.
Na sequência da goleada ao Azerbeijão, Zeno Debast teve oportunidade de comentar da sua nova vida ao serviço da Bélgica: “Nos últimos meses há algo bem mais positivo. Os nossos jogadores têm destaque nos clubes e isso é importante para nós”.
Após as recentes exibições do defesa central ao serviço dos verdes e brancos, não foi só Rudi Garcia a voltar as atenções no jogador. Também Ruben Amorim tem vindo a seguir o seu antigo pupilo de perto, com a possibilidade do Manchester United avançar pelo belga na próxima janela de transferências.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já cinco partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 324 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.