Futebol
Rafael Leão evita catástrofe com golo nos descontos do Milan – Genoa (Vídeo)
09 Jan 2026 | 09:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mai 2023 | 11:53 |
Manuel José, ao comando do Sporting, derrotou o Benfica na penúltima jornada da época de 1985/86 e ajudou a alterar as contas do campeonato, permitindo ao Porto sagrar-se campeão. O português, que também treinou os encarnados, em declarações ao jornal ‘Record’, recordou esse jogo e aproveitou para deixar um ‘recado’ aos rivais dos leões.
"O Benfica tem a obrigação de jogar à vontade. De véspera, só morre o peru, mas à partida seria um escândalo nacional o Benfica perder com o Santa Clara, o Porto ganhar os seus jogos e ser campeão", afirmou, antes de recordar o jogo de 1985/86.
"Lembro-me que na primeira vez que treinei o Sporting, a cinco jornadas do fim, ficámos afastados do título num jogo com o Porto, num golo do Celso. Mas na penúltima jornada do campeonato fomos jogar à Luz e evitámos que fossem campeões. Nós ganhamos 2-1. Estragámos a festa ao Benfica, pois nessa jornada o Futre estava no Porto e marcou um golo com pé direito. Demos esse título ao Porto", recordou.
"Num dérbi não há facilitismos. A jogar na Champions, contra equipas credenciadas como o Arsenal, Juventus, [o Sporting] fez sempre grandes jogos. Este jogo pode ser uma vingançazinha por parte do Sporting que tem um treinador benfiquista, conhece bem o Benfica e que vai jogar para que o Benfica não seja campeão na sua casa. O Sporting vai jogar com uma vontade tremenda de ganhar o jogo. Se o Benfica tiver a atitude que teve contra o Braga, penso que vai ser um grande jogo", concluiu.
O dérbi eterno está marcado para hoje, 21 de maio, às 20h30, no Estádio José Alvalade, e é esperada uma casa a rondar os 45 mil espectadores.
Manuel José treinou os leões por duas vezes (de 1985 a 1987 e de 1989 a 1990). Neste período fez 95 jogos, venceu 57, empatou 16 e perdeu 22. O português não venceu qualquer título com o Clube de Alvalade.
Internacional grego saiu lesionado do encontro diante do Vitória de Guimarães, em partida válida para as meias-finais da Taça da Liga
09 Jan 2026 | 10:00 |
Fotis Ioannidis será reavaliado esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, no regresso do Sporting aos trabalhos para preparar a partida diante do Casa Pia. O internacional grego saiu lesionado da partida frente ao Vitória de Guimarães e não deverá estar apto para o regresso à Liga Portugal Betclic.
Segundo revela o jornal A Bola, apenas após nova avaliação é que Rui Borges ficará a saber quando o avançado poderá voltar às suas opções. Para já, ao que tudo indica, será baixa diante dos gansos, mas ainda sem novidades sobre a situação.
Fotis Ioannidis lesionou-se logo ao minuto 4, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
O Gabinete da Unidade de Performance do Sporting, com o objetivo de despistar qualquer entorse no pé ou mesmo no joelho esquerdo - tendo este sido o mesmo em que se lesionou frente ao Santa Clara. No entanto, os leões acreditam que a lesão não será grave.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade volta aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, para preparar a Liga Portugal Betclic
09 Jan 2026 | 09:50 |
Rui Borges terá dois reforços para o Sporting - Casa Pia, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões regressam aos trabalhos esta sexta-feira, com o objetivo de iniciarem a preparação para o jogo diante dos gansos, e são esperados os regressos de Zeno Debast (lesão) e Geny Catamo (CAN).
O central belga, de 22 anos, sofreu uma lesão no joelho esquerdo na terceira jornada da Champions League, no triunfo por 2-1 frente ao Marselha, a 22 de outubro, tendo sido substituído aos 80 minutos. Desde então, falhou 16 encontros. Apesar de não estar inicialmente previsto como titular, as várias ausências no setor defensivo podem acelerar a sua integração no onze, já que Gonçalo Inácio é, nesta altura, o único central de raiz disponível. Eduardo Quaresma continua lesionado e Ousmane Diomande permanece ao serviço da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. O jogo dos quartos de final frente ao Egito será decisivo para perceber se o defesa regressa a tempo do duelo com o Casa Pia.
Quanto a Geny Catamo, o extremo regressa após a eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN. O jogador, de 24 anos, já está apto para integrar as opções para a próxima jornada e, face às lesões de Quenda e Pedro Gonçalves, surge como um dos candidatos ao onze inicial.
Antes de seguir para a seleção, Catamo já tinha em curso um processo de renovação contratual com o Sporting, com a extensão do vínculo até 2030, melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão de 60 para 80 milhões de euros. A oficialização deverá acontecer em breve.
No treino desta sexta-feira deverão continuar ausentes os lesionados Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves. Fotis Ioannidis será reavaliado, ficando dependente dessa análise o seu eventual regresso aos trabalhos do Sporting sem limitações. Nuno Santos prossegue o processo de recuperação física. Para o jogo com o Casa Pia, Morten Hjulmand e Maxi Araújo cumprem castigo.
Incidente no último encontro da Liga já foi analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
09 Jan 2026 | 09:40 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 1.530 euros a Luis Suárez, na sequência dos incidentes ocorridos no final do jogo entre Gil Vicente e Sporting, no Estádio Cidade de Barcelos, que terminou em empate a uma bola na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo o Mapa de Castigos, divulgado na quinta-feira, o avançado leonino foi punido após um momento de exaltação, situação descrita no relatório dos delegados ao encontro: "No final da partida, aquando do regresso das equipas aos balneários, o atleta do clube visitante, com camisola número 97, Suárez, deu uma pancada forte com a sua mão num vidro de separação da zona técnica (não tendo causado danos neste momento), pontapeando de seguida uma porta de vidro, tendo partido o material constituinte da mesma".
O processo enquadrou-se no Artigo 167.º do Regulamento Disciplinar, relativo à inobservância de outros deveres, sendo que, como já tinha sido antecipado, o jogador do Sporting arriscava apenas uma sanção pecuniária, entre os 360 e os 2.550 euros.
Recorde-se que o encontro terminou empatado (1-1) e ficou marcado por um ambiente tenso, com Luis Suárez a sair de campo visivelmente irritado, após sucessivas provocações e insultos vindos da bancada. O Sporting deverá ainda assumir os custos da reparação da porta danificada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.