Futebol
Rui Borges, técnico do Sporting, lembrado por goleador: “Foi uma montanha russa”
13 Jan 2026 | 16:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 09:17 |
Hugo Viana vai ser o novo diretor desportivo do Manchester City. O braço-direito de Rúben Amorim e Frederico Varandas substitui Txiki Begiristain e a mudança levanta diferentes opiniões no universo verde e branco. Dias Ferreira não lida bem com os rumores, enquanto Litos garante que "será merecido". Já Augusto Inácio garante que o maior motivo do sucesso leonino é Rúben Amorim.
"Agora é o Hugo Viana, já foi o Gyokeres… Arranjarão sempre qualquer coisa e quem esteja de saída", disse, ao jornal A Bola, mostrando-se incomodado. Para o antigo candidato à Presidência leonina, Viana é "Discreto e eficaz, como deve se um diretor desportivo".
Litos, antigo jogador do Sporting, considerou que "será merecido para Hugo Viana pelo trabalho que tem desenvolvido ir para um clube que lhe dá condições para ter sucesso. Porém, antes, todos os sportinguistas esperam que ele, tal como Rúben Amorim, conquistem o bicampeonato para o Sporting".
Por sua vez, Augusto Inácio mostrou-se menos preocupado com a saída, admitindo que "há uma tripla constituída pelo presidente Frederico Varandas, pelo diretor desportivo Hugo Viana e pelo treinador Rúben Amorim que está a trabalhar muito bem, mas antes de chegar Rúben Amorim já havia a dupla Frederico Varandas-Hugo Viana e as coisas não correram muito bem".
"No futebol atual não são só os jogadores valorizados e cobiçados, também o trabalho dos dirigentes, das pessoas do gabinete do scouting e por aí fora é escrutinado por outros clubes. A verificar-se, será um passo muito grande para Hugo Viana e vai sair dum clube onde já está mais enraizado, mas é com naturalidade que olho para esta cobiça", terminou Inácio.
Recorde um golaço de Hugo Viana ao Benfica:
Jogador que partilha balneário no Al Nassr com Cristiano Ronaldo tem estado no radar dos verdes e brancos para este mercado de transferências
14 Jan 2026 | 03:00 |
As contratações de Luis Guilherme e Souleymane Faye afastam Wesley do Sporting, sabe o Leonino. Apesar do jogador que partilha balneário no Al Nassr com Cristiano Ronaldo estar no radar dos leões, a estrutura não deverá avançar com uma proposta formal.
Ao que o nosso Jornal apurou, Rui Borges está satisfeito com a chegada de dois extremos neste mercado de transferências e a Direção não pretende entrar em mais loucuras em janeiro por outro jogador para a mesma posição, o que fará com o brasileiro acabe por ficar 'na prateleira', até porque o real sonho dos leões para o verão continua a ser Yeremay Hernández.
A verdade é que, até ao momento, o Sporting já investiu bastante nos dois nomes que juntou ao plantel - sendo que Luis Guilherme já foi oficial, carecendo apenas da apresentação de Faye. O primeiro foi contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos; enquanto que para o segundo está previsto um gasto de 6,5M.
No que a Wesley diz respeito, os leões terão mesmo chegado a acenar com 15 milhões de euros pelo jogador do Al Nassr, isto ainda numa fase muito embrionária do defeso e, ao que parece, será mesmo por esses valores que o emblema saudita está disposto a libertar o extremo (10-15M).
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Novo emblema surge nos rumores para reforçar o comando técnico, com lenda do futebol mundial a falar em possíveis negociações
13 Jan 2026 | 17:54 |
Ruben Amorim regressou a Portugal após o seu despedimento em Inglaterra, mas os rumores sobre o futuro do treinador português não param de crescer. Segundo declarações de Sol Campbell, antigo internacional inglês, o Tottenham está a seguir de perto o percurso do técnico, explorando possíveis negociações para a próxima temporada.
"Provavelmente, já estão a falar com ele"
“Provavelmente, já estão a falar com ele, o que não me surpreenderia”, referiu, em declarações à Sky Bet, afirmando que o emblema londrino estaria a avaliar o português como uma opção para reforçar o comando técnico, elogiando o seu perfil e capacidade de liderança.
Ruben Amorim surge como um candidato de peso, para substituir Thomas Frank, graças à experiência em Portugal, aos resultados alcançados nos últimos anos com o seu clube de origem e ter algum conhecimento de Premier League.
"Mas eles vão falar com outros treinadores"
"Obviamente, se ele começar a dar a volta à situação e a ganhar jogos, isso ajuda. Mas eles vão falar com outros treinadores. Faz parte do processo", explicou o antigo central de Arsenal e Tottenham, que, mesmo com a possibilidade de recuperação do treinador atual da equipa, o clube continuará a analisar alternativas
Ao serviço do Manchester United, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Estudo coloca a turma de Alvalade, orientada por Rui Borges, como uma das equipas mais sólidas do velho continente no setor mais recuado
13 Jan 2026 | 17:35 |
O Sporting integra o top-3 das defesas mais impenetráveis da Europa, segundo um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, em parceria com a Impect Football. Os leões aparecem na terceira posição no ranking de golos esperados consentidos a cada 90 minutos, com 0,63, ficando apenas atrás do Porto (0,51) e do Bayern Munique (0,55).
Em 17 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Sporting sofreu apenas nove golos, um registo que confirma a solidez defensiva da equipa de Rui Borges nesta temporada. O rival azul e branco regista quatro golos consentidos, enquanto os bávaros já sofreram 12 em 16 rodadas da Bundesliga.
O estudo do CIES evidencia a consistência defensiva do Sporting em diversos aspetos estatísticos. As equipas mais sólidas são avaliadas com base em golos esperados (xG) sofridos, refletindo não apenas a quantidade de golos concedidos, mas também a qualidade das oportunidades criadas pelos adversários. Este indicador coloca os leões entre os melhores da Europa neste capítulo.
Além do Sporting e do Porto, o top-10 europeu inclui clubes como Olympiakos, Shakhtar Donetsk, PAOK, Slavia Praga, Dínamo Kiev, Arsenal e RFS, todos reconhecidos pela organização defensiva e capacidade de neutralizar adversários nos respetivos campeonatos nacionais.
Os leões querem continuar a melhorar este registo defensivo na sexta-feira, frente ao Casa Pia - que está desfalcado. O encontro, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Confira a publicação: