Futebol
João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting
04 Nov 2025 | 10:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Fev 2024 | 12:47 |
O Sporting ficou, esta sexta-feira, a saber que terá pela frente a Atalanta nos oitavos-de-final da Liga Europa. Neste artigo, analisamos à lupa o emblema italiano, liderada por Gian Piero Gasperini, que vive um tremendo momento de forma e reencontrará à turma de Rúben Amorim.
Na fase de grupos da Liga Europa, curiosamente, o Sporting defrontou a Atalanta por duas vezes e as memórias não são muito positivas. No jogo em Alvalade, a 5 de outubro, os italianos triunfaram, por 2-1, com golos de Giorgio Scalvini (32') e Matteo Ruggeri (43'), sendo que Viktor Gyokeres (75') reduziu para os verdes e brancos.
No jogo da segunda volta, Sporting e Atalanta empataram a uma bola, numa partida marcada pelo desperdício leonino. Aos 23 minutos, Gianluca Scamacca inaugurou o marcador e, no segundo tempo, Marcus Edwards (56') fez o gosto ao pé.
No campeonato italiano, a Atalanta ocupa a quinta posição da tabela classificativa, com 45 pontos em 24 encontros (14 vitórias, três empates e sete derrotas). Porém, a turma de Gian Piero Gasperini tem vindo a crescer, registando cinco triunfos consecutivos na prova.
Nota, ainda, para o facto de a Atalanta não perder, em todas as competições, desde 23 de dezembro de 2023. A última vez que em que o emblema italiano acabou derrotado foi frente ao Bolonha (1-0), num embate disputado fora de casa.
Já na Taça Italiana, a Atalanta permanece com um bom registo, tendo eliminado o Sassoulo nos oitavos de final da competição por três bolas a uma, e , mais recentemente, o Milan de Rafael Leão, por duas bolas a uma, nos quartos de final. O próximo embate da prova está agendado para o dia 3 de abril, frente à Fiorentina.
No que diz respeito ao capítulo individual, o belga De Ketelaere é um dos destaques da temporada (10 golos e sete assistências). Koopmeiners (nove golos e quatro assistências), Gianluca Scamacca (sete golos e três assistências), Ademola Lookman (sete golos e quatro assistências) e Éderson (seis golos e uma assistência) são outros dos jogadores a destacar.
A primeira mão dos oitavos-de-final será disputada no Estádio José Alvalade a 5 de março (terça-feira), às 17h45, fruto de o Benfica também jogar em casa nesta fase da competição e a UEFA não permitir que duas equipas que atuem na mesma cidade entrem em campo no mesmo dia. A segunda mão está agendada para dia 14 de março, uma semana depois, não tendo, ainda, horário definido. Naturalmente, o encontro será realizado na casa da Atalanta.
Na época transata (2022/23), relembre-se, o Sporting chegou aos quartos-de-final da Liga Europa, tendo caído aos pés da Juventus (2-1), isto depois de ter eliminado o Midtjylland (5-1) e o Arsenal (5-3 nas grandes penalidades, em Londres).
Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga dos Campeões já esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à equipa da Juventus
04 Nov 2025 | 12:33 |
Georgios Vagiannidis será titular no Juventus - Sporting, válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões. Depois de uma curta passagem pelo Inter, onde não jogou, o internacional grego prepara-se para regressar a Itália e fazer a sua estreia na prova milionária.
A lesão de Iván Fresneda na partida frente ao Alverca - que os leões venceram, por 2-0 -, não deixa grandes opções a Rui Borges, que se irá ver 'obrigado' a trocar esta peça no onze inicial da sua equipa para a deslocação a Turim, na qual o técnico português pretende ir na máxima força.
A verdade é que, nos restantes três jogos do Sporting na Liga dos Campeões, Vagiannidis acabou por não sair do banco em qualquer um deles - Kairat, Napoli e Marselha -, sendo que a única vez que disputou a prova milionária foi ainda na fase de qualificação, pelo Panathinaikos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em dez partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 663 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á em Turim, pelas 20h00.
Jogador não fez muitos encontros ao serviço dos verdes e brancos, mas ficou marcado na memória dos adeptos, ainda que não pelos melhores motivos
04 Nov 2025 | 12:07 |
A passagem de Valeri Bojinov no Sporting, apesar de bastante curta - apenas disputou 16 jogos pelos leões -, ficou marcada na memória dos adeptos verdes e brancos, mas não pelos melhores motivos. Ainda assim, o antigo futebolista búlgaro comentou o tempo passado em Portugal e acabou por pedir desculpa.
"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.
Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".
De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".
Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".
Direção do Clube de Alvalade lançou um comunicado a condenar as recentes pressões do emblema nortenho, que recentemente voltaram a existir
04 Nov 2025 | 11:22 |
Esta terça-feira, dia 4 de novembro, o Sporting divulgou um comunicado, nos seus meios oficiais, no qual condena as tentativas de "condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos", isto depois da acusação de Fábio Veríssimo sobre a pressão do Porto na partida diante do Braga, do último domingo.
Nessa mesma nota, publicada no site do Clube, o Sporting lembra Pinto da Costa adianta que "não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", é possível ler-se. O comunicado ainda anuncia que a Direção dos leões vai "apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis": "o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável".
Confira o comunicado na íntegra:
"O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português.
Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.
O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional".