Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O sorteio da Liga dos Campeões, que decorreu na passada sexta feira, dia 31 de janeiro, ditou que o Sporting iria defrontar os alemães do Borussia Dortmund no play-off de acesso aos oitavos de final da prova milionária. Os leões mantêm-se, agora, atentos a novos desenvolvimentos na equipa da Bundesliga.
Isto porque o Dortmund conseguiu garantir, já mesmo em cima do fecho do mercado de transferências, a contratação de Daniel Svensson, defesa sueco que alinhava nos dinamarqueses do Nordsjaelland, e agora dá o salto para uma liga superior.
Segundo as informações que estão a ser avançadas pela imprensa internacional, o jogador natural da Suécia vai reforçar o Borussia Dortmund numa operação que será um empréstimo, inicialmente, mas que se pode transformar numa movimentação definitiva. Pelo empréstimo, os alemães deverão pagar entre um a dois milhões de euros, e a opção de compra ficará estipulada entre os seis e os sete milhões de euros.
O jogador já reagiu à contratação: "Depois de ter sido convocado à Seleção da Suécia, a mudança para um clube europeu de topo como o Borussia Dortmund é mais um grande passo na minha carreira. Vou chegar com a máxima motivação e farei tudo o que puder para garantir que possamos celebrar muitos sucessos como equipa, juntamente com os adeptos".
Relembrar que o eterno rival do Sporting, o Benfica, esteve em negociações com o defesa sueco ainda nesta janela de transferências de inverno. O negócio, no entanto, não teve desenvolvimentos positivos e acabou por cair.
Juventude dos leões brilhou na vitória sobre o Farense, mostrando maturidade e talento. Harder e Fresneda estiveram em destaque
|
0O Sporting confirmou o favoritismo e venceu o Farense por 3-1, este domingo, numa exibição em que os jovens talentos leoninos assumiram o protagonismo. Desde o apito inicial, a equipa de Rui Borges impôs o seu jogo e encontrou soluções para desmontar o bloco defensivo adversário. Apesar da eficácia reduzida na finalização, o 2-0 ao intervalo refletia a superioridade verde e branca.
O golo do Farense na segunda parte trouxe alguma tensão às bancadas, mas não abalou a serenidade do Sporting. Os algarvios cresceram no encontro, fruto das alterações táticas de Tozé Marreco, e criaram alguns lances de perigo. No entanto, Harder, que tem sido comparado a Gyokeres, tratou de devolver a tranquilidade aos leões, selando a vitória com o terceiro golo, num momento de classe e frieza.
Ainda sobre os destaques individuais, também Fresneda brilhou com uma exibição segura defensivamente e muito participativa no ataque. O jovem lateral espanhol demonstrou evolução no seu jogo ofensivo, abrindo espaços para Geny Catamo explorar o corredor direito. Já Harder esteve envolvido em dois dos três golos e fez os adeptos esquecerem, momentaneamente, a ausência de Gyokeres.
Se os jovens deram boas indicações, a única nota negativa foi a lesão de Geny Catamo. O extremo moçambicano, peça-chave no esquema de Rui Borges, saiu lesionado e pode ser uma baixa para os próximos jogos. A situação preocupa a equipa técnica, que já lida com algumas ausências no plantel, tais como Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Viktor Gyokeres e Hidemasa Morita.
Com esta vitória na 20.ª jornada do campeonato nacional, o Sporting mantém o foco na luta pelo título e já soma 50 pontos, mais seis do que o Benfica e mais nove do que o Porto. A irreverência dos mais novos continua a ser um trunfo para Rui Borges, que vê na juventude leonina um fator decisivo para a reta final da temporada.
Lateral espanhol assustado com promessa leonina que pode vir, no futuro, a roubar-lhe o lugar na ala direita da turma verde e branca
|
0Embora tenha feito o seu primeiro golo ao serviço do Sporting, Iván Fresneda tem razões para estar bastante preocupado, pois Diogo Travassos, jovem lateral de 20 anos formado na Turma verde e branca, tem estado em bom plano ao serviço do Estrela da Amadora, clube ao qual está emprestado pelos leões.
De acordo com dados fornecidos pelo portal GoalPoint, Diogo Travassos está à frente em vários aspetos, como conduções progressivas, dribles eficazes + faltas sofridas, e interceções, em relação ao lateral espanhol do Sporting, Iván Fresneda .
Por sua vez, Fresneda responde com melhores índices em tentativas de desarmes, passes para finalização e % de tentativas eficazes de desarme. O jogador espanhol de 20 anos, chegou no início da temporada passada ao Sporting proveniente do Valladolid a troco de 9 milhões de euros, mas só agora está a ter uma real oportunidade na Equipa agora orientada por Rui Borges, tendo inclusive feito o gosto ao pé frente ao Farense.
Já Diogo Travassos está contratualmente ligado ao Clube de Alvalade, ainda que se encontre neste momento emprestado à equipa do Estrela da Amadora, onde está a fazer uma boa temporada ao serviço dos Tricolores. Nos estrelistas tem até ao momento 14 jogos realizados, tendo apontado um golo na última jornada frente à equipa do Benfica.
Travassos irá continuar no clube da Amadora até final da temporada, e aí iremos ficar a perceber se ingressará no Sporting para competir com Fresneda, ou irá ter outro rumo. Até lá, Iván Fresneda terá, ao que tudo indica, apenas a concorrência de Eduardo Quaresma para o lado direito da defesa.
Atleta com formação no Clube verde e branco revela com é especial o regresso a um estádio onde já foi muito feliz e onde conquistou um campeonato nacional
|
0Miguel Menino, jogador formado na turma leonina, revelou o quão especial foi regressar ao Estádio José de Alvalade e jogar perante os adeptos do Sporting, onde conquistou um campeonato nacional ao serviço da equipa verde e branca.
O atual jogador do Farense, clube para o qual foi após ter rescindido por mutuo acordo com a equipa do Sporting, não escondeu a emoção após o jogo: "Claro que é sempre especial voltar. Foram 15 anos e é sempre bom voltar a casa", referiu em relação ao regresso à casa do Clube que o formou para o futebol.
Em relação ao rescaldo da partida o médio português foi claro: "O resultado não foi o que nós queríamos, mas há que continuar a trabalhar, pois há um longo campeonato. Acho que faltou-nos eficácia. O Sporting foi mais eficaz e acho que isso fez a diferença", disse em relação às principais incidências da partida que os leões venceram os algarvios por 3-1.
Miguel Menino fez ainda a sua análise à temporada que a equipa do Farense tem realizado "Desde que o mister entrou, temos mudado algumas coisas e os resultados têm vindo a ser melhores. Temos de continuar, pois falta muito campeonato e sabemos o que temos de fazer e quais os nossos objetivos" disse em relação à entrada de Tozé Marreco para o comando dos algarvios e à luta pela permanência que promete ser renhida até final do campeonato.
Miguel Menino, de 22 anos, ao serviço da Equipa principal do Sporting realizou somente um jogo não tendo apontado qualquer golo nem realizado nenhuma assistência. Já nos leões de Faro nesta temporada, leva 20 jogos realizados com 1384 minutos tendo feito o gosto ao pé por uma vez e feito duas assistências.