
Futebol
Ex presidente do Sporting aponta erros graves no dérbi: "Penálti por marcar e golo limpo anulado"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, este sábado, dia 11 de maio, o Estoril por 1-0, em jogo relativo à 33.ª e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Na flash interview, Vasco Seabra admitiu que gostava de ter Koba Koindredi de volta nos canarinhos.
"Sim, estamos sempre disponíveis para receber o Koba [Koindredi] de braços abertos. Queremos que faça uma carreira de alto nível, mas sabemos que vamos perder muitos jogadores porque não acredito que os clubes estejam distraídos, pois temos muito talento individual na equipa", começou por referir.
"Temos muitos jogadores e muito jovens que estão associados a clubes grandes e isso também mexe um pouco com eles. O Koba é um jogador que admiramos muito e, por isso, estamos sempre de braços abertos [para o receber]", disse, analisando a partida.
"Fica um amargo de boca por não levarmos pontos do jogo, fomos competitivos, conseguimos dificultar a entrada do Sporting no último terço, não roubámos muitas bolas à frente como queríamos, mas evitámos que o Sporting entrasse no nosso último terço. O Sporting não criou o que tem criado nos últimos jogos para sair vencedor", explicou.
"Tivemos uma chance muito boa ao poste, depois na segunda parte fomos mais atrevidos, conseguimos sair com mais qualidade e encontrar espaços. Tivemos a coragem que fomos tendo ao longo da época e tenho de valorizar a presença dos nossos adeptos. Muito orgulhoso do nosso trajeto no campeonato e da manutenção garantida", concluiu.
Koba Koindredi – avaliado em 800 mil euros – contabilizou, ao todo, 17 jogos oficiais pelo Estoril na corrente época desportiva. O francês que chegou ao Sporting no mercado de inverno soma, até à data, ao serviço dos verdes e brancos, sete disputas, num total de 108 minutos dentro de quatro linhas. O futebolista chegou a Portugal o verão passado, proveniente do Valência, para ganhar experiência, uma vez que estava sem espaço na Liga espanhola.
Advogada e adepta dos leões analisa casos jurídicos, critica a troca de palavras entre o treinador leonino e o Guimarães e diz que quer festejar no Marquês
|
Rita Garcia Pereira, advogada e adepta do Sporting não teve papas na língua. Em entrevista exclusiva ao Leonino, falou sobre vários temas que marcaram a reta final da temporada, desde cláusulas polémicas entre clubes, como o caso de João Mário, passando pela segurança no Estádio da Luz e o momento dos leões.
“Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais"
Questionada sobre a cláusula que garante ao Vitória de Guimarães 1 milhão de euros, caso o Benfica se sagre campeão, fruto da concretização de objetivos relativos à transferência de Manu Silva dos minhotos para as águias, em janeiro, a jurista foi taxativa: “Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais, seja porque viola as regras básicas da concorrência, seja porque viola a verdade desportiva.” E acrescenta: “Não concordo que tais cláusulas possam ser validamente apostas em contratos.”
"Muito dificilmente se consegue provar que tenha havido fraude da parte do Inter"
Sobre o caso João Mário, que envolveu o Inter, o Sporting e a FIFA, a advogada explicou por que razão a comparação é desajustada: “No caso do Joao Mário, o Sporting tinha que fazer uma prova que é muito difícil de ser feita, que as diversas transições do Joao Mário, até chegar ao seu clube de então bem vendido, eram fraudulentas, e essa prova é dificílima de ser feita. Portanto muito dificilmente se consegue provar que tinha havido fraude da parte do Inter".
Já sobre a possível interdição do Estádio da Luz, após a tentativa de agressão ao árbitro por parte de um adepto benfiquista, não deixou dúvidas: “Há uma manifesta falta de segurança no próprio estádio, e no âmbito de um país que fosse completamente civilizado e duro na aplicação dos princípios o estádio deveria ser interdito sim. Se isso vai acontecer, não acredito.”
Por fim, desvalorizou a troca pública de palavras entre Rui Borges e o Guimarães, pedindo foco para o técnico leonino: “Considero que estão ambos a perder o seu tempo. Rui Borges tem que se concentrar, em trazer para casa, salvo seja, aquilo que é nosso.” E terminou com esperança: “Apesar de não ser um jogo completamente fácil, acredito sim e espero estar a festejar no Marquês”.
Jogador alcançou as 100 partidas pelo Clube de Alvalade no dérbi frente ao Benfica (1-1) e lembra que ainda há dois jogos importantes até ao final da época
|
Viktor Gyokeres alcançou as 100 partidas pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica. O sueco - que está próximo do Arsenal - deu uma entrevista à Sporting TV em que garantiu sentir-se em casa e aponta à conquista do bicampeonato. Apesar de não ter marcado contra o rival, o sueco leva 95 golos e 27 assistências.
"Vai-se para o relvado e aproveita-se cada minuto a jogar por este Clube e em frente a estes adeptos". A cumprir ainda a segunda temporada em Alvalade, Gyokeres explicou que a chegada à partida centenária foi rápida e lembrou que o Sporting ainda tem duas partidas importantes por disputar esta temporada.
"O objetivo é vencer os dois jogos que faltam. O foco está todo no sábado, em vencer, e depois no seguinte", continuou Gyokeres. O avançado leva 38 golos na Liga e ainda pode alcançar a Bota de Ouro, apesar de estar a competir com jogadores que atuam em ligas com melhores quoficientes.
"Vemos adeptos praticamente em todo o lado. Nunca param de apoiar"
O jogador destacou a força dos adeptos e atmosfera que criam no Estádio José Alvalade. "Vemos adeptos praticamente em todo o lado. Nunca param de apoiar. Dá para sentir que vivem para o Clube, para o futebol. Dá-nos algo extra, motiva-nos muito para atingirmos outro nível", explicou.
O Sporting só depende de si próprio este sábado para revalidar o bicampeonato. Frente ao Vitória de Guimarães, os pupilos de Rui Borges precisa de fazer o mesmo resultado que o Benfica, que vai jogar em Braga. Há setenta anos que o clube de Alvalade não festeja dois triunfos consecutivas para a Liga Portuguesa.
Internacional sub-21 português, que está cedido pelo emblema verde e branco, repete trauma do passado e ouve o que não queria
|
O Las Palmas caiu oficialmente à segunda divisão espanhola. A equipa onde joga Dário Essugo, médio que está emprestado pelo Sporting, já não dependia de si para ficar na La Liga e acabou por ver confirmada a queda da primeira liga, após a vitória do Alavés frente ao Valencia (1-0). O internacional sub-21 português volta assim a descer de divisão, depois de também ter sido despromovido com o Chaves em 2023/24.
O único golo da partida foi apontado aos 79 minutos, por intermédio de Joan Jordán, na marcação de uma grande penalidade, levando o estádio Mendizorroza ao delírio. O marcador não se mexeu, apesar de o Valência ter tentado, mas a equipa da casa defendeu-se para garantir três ponto.
A equipa sediada nas Ilhas Canárias está assim despromovida a duas jornadas do final da La Liga, tendo 32 pontos em 36 jogos. A equipa de Diego Martínez, que vem de quatro derrotas consecutivas, está a seis pontos do Alavés (último lugar de salvação), mas com desvantagem no confronto direto.
Nesta ronda, o Las Palmas perdeu frente ao Sevilha (1-0). A jogar em casa, os sevilhanos contaram com um golo de García Pascual, aos 52 minutos, para voltar às vitórias oito partidas depois, 'afundando' o Las Palmas, numa partida em que Dário Essugo foi lançado aos 51 minutos.
A cedência de Dário Essugo - que vai rumar ao Chelsea em 2025/26 - aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar, tendo já participado em 25 encontros na La Liga, somando 1.810 minutos e um golo marcado.