Futebol
Atenção! Benfica coloca-se no caminho do Sporting para a contratação de Yeremay
21 Mai 2026 | 12:33
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mar 2026 | 13:35 |
O Sporting desloca-se ao Ribatejo, este domingo, dia 21 de março, às 18h00, para enfrentar o Alverca na jornada 27 da Liga. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e abordou vários temas, inclusive, as críticas de Benfica e Porto ao adiamento do jogo com o Tondela.
Regresso à Liga após façanha na UEFA Champions League
"Vai ser uma tarefa difícil também pelo que é a equipa do Alverca. Tem crescido e, por isso, será um jogo difícil. Vamos ter de perceber até amanhã em termos físicos e mentais a recuperação da equipa. O mais importante é recuperá-los e ‘ligá-los’ ao máximo à exigência do próximo jogo”
Alterações em perspectiva
“Sim, é possível que possa haver algumas mudanças. Vamos ter de perceber até amanhã como vamos sentindo a equipa. Em relação à esquerda, não temos o Maxi, mas temos o Nuno Santos e o Ricardo Mangas, que está de volta. São duas soluções e qualquer uma dá-nos garantias.”
Lesão de Luis Guilherme
“A paragem pode estar à volta de quatro a seis semanas, tem que ver com o tornozelo. Foi no último momento do treino, sozinho… Há coisas que não conseguimos controlar. Desgaste acumulado? Faz parte da grandeza e da exigência do Clube. Claro que houve um desgaste emocional e físico fora do normal, mas temos de saber lidar com isso. Não é agora, vem desde sempre. Temos feito muitos jogos e vamos entrar num mês de abril preenchidíssimo de jogos. Faz parte de estar onde estamos, mas temos de arranjar soluções para continuar a dignificar muito bem o Sporting”.
Abril com jogos em todas as frentes e vários jogadores chamados às seleções
“São muitos, mas é o que é. Não conseguimos fugir a isso. Eles também querem jogar nas suas seleções, estão à porta de um Mundial. Fico feliz, acima de tudo, por vê-los nas seleções, a concretizar mais um objetivo e sonhos, mas não é por aí que vamos deixar de dar resposta em Abril. As semanas são quase apenas a recuperar, não a treinar e a malta que precisa de tempo é difícil adquiri-lo. Por exemplo, o Zeno teve uma paragem longa e dá para 30 minutos, porque se o puser de início não vai ter essa resposta. A capacidade física não vai acompanhar. Tem mais que ver com pagar a ‘fatura’ do que tem sido toda a época, não tem apenas que ver com o mês de Abril. Vão ser jogos intensos e de grau de dificuldade elevada, mas os jogadores querem muito disputar esses jogos. Temos de arranjar estratégias entre todos para chegar na melhor forma e continuar a dar uma boa resposta”.
Adiamento do jogo com o Tondela e críticas de Benfica e Porto
“Nenhum arrependimento. Era um direito regulamentar que tínhamos e acionámo-lo. Ainda bem que o fizemos, porque se tivéssemos o jogo não tínhamos conseguido dar a resposta física e mental que demos contra o Bodø/Glimt. Demos uma resposta fantástica durante 120 minutos. Vamos ter de pôr o jogo nalgum sítio. Dizemos que os outros campeonatos é que são bons e nos outros acontece exatamente o mesmo. Rivais? É ruído, faz parte, mas era um direito que tínhamos".
‘Descer à Terra’ após a passagem histórica na UEFA Champions League
“É importante arranjar formas de ligar os jogadores e puxar a sua energia. Não será a mesma, porque muito que queiramos, mas é impossível. O tempo de repouso não é o mesmo, a recuperação também não, mas temos de puxar a energia para um patamar de exigência bom. Vamos encontrar uma equipa que em 2026 ainda não perdeu em casa, tem crescido bastante e defende bem. Vai exigir muito de nós. O jogo pode entrar nas transições e temos de perceber que resposta podemos dar”.
Sobre a eventual renovação de contrato com o Sporting
“Estou muito tranquilo em relação a isso. Sei bem como é a interacção e a confiança mútua com a estrutura do Sporting. Tenho contrato com o Sporting e o que tiver de acontecer, vai acontecer a seu tempo”.
Opções para a posição de central
“Se calhar é a posição mais difícil de gerir. Tenho quatro centrais fabulosos, todos merecem jogar e isso dá dores de cabeça. O Edu tem respondido bem e, se calhar, com quem tem mais minutos é comigo. O Diomande teve esta quebra com o Ramadão, é natural, o Zeno está a voltar e muito bem, e o Inácio tem feito uma época fantástica. Tenho quatro centrais de grande qualidade e qualquer um pode ser titular”.
Desgaste de Luis Suárez sem poder contar com a concorrência de Fotis Ioannidis
“Não acredito que o Ioannidis esteja nas próximas semanas. Em relação ao Luis, é muito particular. Nós também apelamos ao bom sendo dos selecionadores, para que percebam o desgaste dos jogadores e aquilo que ainda vão ter pela frente. Espero que isso também aconteça, porque tem sido um jogador muito sacrificado para dar tudo à equipa e nota-se. Fisicamente tem sido estrondoso, mas não é uma máquina e vai ter quebras, como já teve”.
Talento e entrega dos jogadores da formação verde e branca tem dado nas vistas no futebol europeu e poderá ser distinguido com um prémio
21 Mai 2026 | 15:51 |
Esta quarta-feira foram revelados os nomes dos 100 jogadores candidatos ao Prémio Golden Boy, galardão destinado a eleger o melhor sub-21 do ano civil, numa cerimónia que teve lugar nas cercanias da cidade italiana de Perugia. A lista de potenciais vencedores para 2026 está recheada de jogadores portugueses e, entre eles, Geovany Quenda e João Simões - estes do Sporting - e Rodrigo Mora, Martim Fernandes e Mateus Mané.
No entanto, há mais jogadores a integrar este lote de selecionados que atuam no campeonato português, com destaque para Froholdt, médio do Porto que aparece no n.º 8 de uma lista liderada por Lamine Yamal, estrela do Barcelona. Os portistas Pietuszewski e William Gomes, o benfiquista Prestianni e Bastien Meupiyou, do Alverca, também são finalistas.
Um destes jogadores poderá suceder a um dos galardoados, Renato Sanches e João Félix, os portugueses que já levaram para casa o prémio em 2016 e 2019, respetivamente. Contudo, o nome do vencedor só será revelado em dezembro.
Recordar que a votação cabe aos jornalistas de diversos órgãos de comunicação europeus de referência. O jornal português, Record, foi convidado para a cerimónia que serviu de antecâmara para a distinção criada em 2003 pelo diário desportivo “Tuttosport”, acolhida pela propriedade do magnata da moda Brunello Cucinelli.
Geovany Quenda e João Simões, jogadores da formação verde e branca indicados nesta lista, têm-se vindo a afirmar na equipa do Sporting. Já se tendo sagrado campeões nacionais e com várias partidas disputadas na Liga dos Campeões, os jovens leões tem dado nas vistas no futebol europeu. Recorde-se que Quenda, já vendido à equipa inglesa do Chelsea, irá disputar a Premier League na próxima temporada.
Depois de uma época na formação verde e branca, o técnico poderá estar de regresso ao país nativo para treinar o clube rival
21 Mai 2026 | 14:28 |
O nome de Marco Silva, ex Sporting, continua a ser uma hipótese sonante para suceder a José Mourinho e, aparentemente, as negociações para um acordo estão bem encaminhadas. O treinador português, porém, ainda terá uma reunião com o Fulham, equipa com o qual acabará contrato, para informar se aceita ou rejeita a oferta dos londrinos, muito vantajosa financeiramente. Até ao último jogo na Premier League, já este domingo, em Craven Cottage, com o Newcastle, o técnico irá manter o silêncio sobre o assunto.
Enquanto aguarda que Mourinho responda à proposta de renovação, o Benfica, consciente de que o cenário mais realista é o de uma mudança para Madrid, está em campo para contratar um novo substituto. Segundo o jornal A Bola, todos os caminhos vão dar a Marco Silva, que sabe, há muito, ser desejado pela estrutura do Benfica. Os contactos têm sido positivos e, na Luz, prevalece a convicção de que tudo poderá ficar resolvido já na semana que se aproxima.
Marco Silva não ignora o esforço que a equipa do Fulham está a fazer para o manter. A nível financeiro, já que prometem um salário que o Benfica não lhe poderá oferecer, como a nível estratégico, já que Fulham está preparado para dar ao treinador mais autoridade e autonomia na formação do plantel.
Na formação leonina, em 2014/2015, o técnico cumpriu 53 partidas, tendo conquistado 31 vitórias. Para além de uma participação na Liga dos Campeões, conquistou uma Taça de Portugal e um terceiro lugar no campeonato português.
Com Ruben Amorim descartado das contas das águias nesta fase das negociações após comunicado, se as conversações com Marco Silva não conduzirem a acordo, a possibilidade de se contratar um técnico estrangeiro cresce.
Final da prova rainha, diante da equipa do Torreense, disputa-se no próximo domingo, 24 de maio, com início marcado para as 17h15
21 Mai 2026 | 13:46 |
O Sporting anunciou que os bilhetes para a final da Taça de Portugal, deste domingo, diante do Torreense (17h15), estão, novamente, esgotados. A formação de Alvalade colocou, esta quarta-feira, mais 300 ingressos, disponibilizados pela Associação de Futebol de Lisboa, mas voltaram a voar rapidamente no universo dos leões.
A primeira leva de ingressos esgotou logo no primeiro dia, quando a venda estava apenas destinada a Sócios com Lion Seats, situação que gerou grande contestação junto de adeptos com vários anos de lugar anual no Estádio José Alvalade e não conseguiram bilhete para o jogo da equipa do Sporting.
Este critério de venda levou a que várias centenas de adeptos se tenham tornado Sócios da equipa do Torreense, para terem a oportunidade de comprar bilhetes para o lado da formação azul e grená. Nesta segunda venda, a tendência manteve-se: não passou sequer do parâmetro de abertura.
No Estádio do Jamor, espera-se apoio máximo à equipa de Rui Borges, uma vez que depois de terem esgotado a primeira vaga de ingressos, os leões corresponderam da mesma forma à venda adicional aberta na última quarta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.